Esponja

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Wet Sponge)
Esponja
Esponja.png
Esponja Molhada.png
Tipo (campo inutilizado)

Bloco Sólido

Renovável

Não

Empilhável

Sim (64)

Ferramenta

Qualquer ferramenta

Resistência à explosão

3

Dureza

0.9

Luminosidade

Não

Transparência

Não

Inflamável

?

Pega fogo com lava

?

Dados

dec: 19 hex: 13 bin: 10011

ID de espaço de nome

sponge

Tom Stone Mojang avatar.png

Assim como na vida real, as esponjas no Minecraft têm poderes úteis de absorção. Uma vez colocado, o bloco de esponja absorverá a água ao redor e mais água que seja tola o suficiente para atravessar seu caminho. Impressionante, este bloco com sede pode beber até 65 blocos de água antes de se tornar uma esponja molhada. Infelizmente, uma esponja molhada não pode absorver mais o H20, são dias de glória agora muito tempo atrás.

Tom Stone[1]

A esponja é um bloco que pode ser usado para remover a água em torno de si mesmo quando colocado, transformando-se em um esponja molhada no processo.

Qualquer tipo de esponja pode ser extraído manualmente, ou com qualquer ferramenta, soltando-se como um item. O tempo de mineração não é afetado pela ferramenta utilizada.

Bloco Esponja
Esponja Molhada
Dureza 0,6
Tempo de quebra[nota 1]
Mão 0,9

Drops[editar | editar código-fonte]

Um Guardião Ancião deixa cair um esponja molhada quando mortos pelo jogador. Desde guardião ancião não Renasça, isso não faz esponjas renováveis.

Geração natural[editar | editar código-fonte]

Monumentos Oceânicoss Têm uma possibilidade de renascer sem ou com um ou mais quartos que contêm esponjas molhadas. Cada quarto contém uma média de 30 esponjas.

Fundição[editar | editar código-fonte]

Esponja Molhada pode ser seca numa fornalha para fazer a esponja reutilizável.

Ingredientes Receita de Fundição Descrição
Esponja Molhada +
Qualquer Combustível
Esponja Molhada

Se um recipiente não estiver no compartimento de combustível no momento em que a esponja completa a sua secagem, a água vai escorrer para o recipiente, deixando um balde de água no compartimento de combustível. Caso contrário, a água apenas evapora.

Uma esponja que absorve a água em um lago.

Uma esponja pode ser usada para transformar a água em ar ("absorve" a água). Para colocar uma esponja, use Um item esponja enquanto aponta para uma superfície voltada para o espaço que a esponja deve ocupar.

Uma esponja imediatamente absorve a água próxima quando é colocada junto à água ou quando a água entra em contato com ela (colocando-a ao lado da esponja, ou fluindo para ela). Uma esponja absorve água Em torno de si mesmo (blocos de água ou água corrente) para uma distância de 7 em todas as direções (incluindo para cima e para baixo), mas não absorverá mais de 65 blocos de Água (a água mais próxima da esponja será absorvida primeiro). A absorção apenas se propaga da água para a água e não "saltará" os blocos não-água (incluindo o ar).

Quando uma esponja absorve água, ela se transforma em uma esponja húmida, e será incapaz de absorver mais água nesse estado.

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Secagem rápidaSeque uma esponja em uma fornalha.15GBronze

Edição Java Classic
24 de Maio de 2009Esponja sugerida nos fóruns da TIGSource.
0.0.18a_02Bloco de Esponja adicionado.[2] A esponja era uma correção temporária para parar a água de inundações até que a água finita fosse implementada.[3] Ela absorvia a água em uma área de 5x5x5 em torno dela. Esponjas não precisavam de luz para sobreviver, e não se deterioravam (esponjas usadas para se decompor na foram adicionadas na implementação da atualização 0.0.19a, mas isso foi mudado dentro de 50 minutos da liberação). Também era usada como o amarelo para pixeis art antes da amarela ser introduzida.
Uma esponja podia ser escondida em paredes, pisos, etc como uma defesa contra griefers. Isso podia confundir e retardar griefers ao tentar inundar um desenvolvimento subterrâneo, deixando mais tempo para que eles sejam capturados e parados.
Edição Java Infdev
?No Infdev, esponjas se tornaram não-funcionais e apenas disponíveis através da edição de inventário.
Edição Java Alpha
?Uma esponja podia ser usada como um objeto para a atualização redstone para blocos. Se você colocava uma esponja ao lado de um bloco que precisava ser atualizado, em seguida, retira-se a esponja, todos os blocos dentro de um intervalo de 5x5x5 eram atualizados. Isto podia ser muito útil para construções de redstone usando o interruptor de BUD (Detector de atualização de bloco).
Esponjas podiam ser obtidas utilizando o comando /give.
Edição Java Beta
1.8O bloco de esponja estava disponível para utilização no Modo Criativo, mas não funcionava.
Edição Java
1.112w07aBlocos de esponja já não podem ser usados como um ferramenta de redstone.
8 de Junho de 2014Jeb twittou dizendo que a capacidade de eliminar blocos de água vai ser retornada para a esponja. O mesmo mostra que elas tem uma nova textura. Vê-se também que a esponja muda de cor, uma vez que tenha absorvido água.
1.814w25aEsponjas têm uma nova textura, podem absorver a água de novo, e são obtidos no Sobrevivência.
Edição Pocket Alpha
0.8.0build 2Esponjas adicionadas para o modo Criativo.
Edição de Console Legado
TU5CU11.0Patch 1Esponjas adicionadas para o modo Criativo.
TU28CU161.19Textura atualizada.
TU31CU191.22Patch 3As esponjas são agora obtidas no Modo de Sobrevivência, e agora absorvem blocos de água contíguos Geometria do táxi de 7 quando colocado, transformando-se então na nova esponja úmida.

Problemas relacionados com "Sponge" ou "Wet Sponge" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.