Você pode seguir a nossa conta no Twitter onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki

Vila

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Vila
Plains Small House 3.pngDesert Small House 5.pngSavanna Small House 7.pngTaiga Small House 3.pngSnowy Small House 6.png
Bioma(s)
Consiste em

Veja § Estrutura

Pode gerar
pós-geração

Não

As Vilas (pt-BR) ou Aldeias (pt-PT) são grupos de edifícios habitados por aldeões, gatos, golens de ferro e ocasionalmente, aldeões zumbis, vendedores ambulantes e lhamas do vendedor, que geram naturalmente na Superfície.

Geração[editar | editar código-fonte]

Um visual atualizado de uma vila das planícies
Uma vila da taiga mostrando características de design distintas, como telhados feitos de toras de pinheiro

Vilas geram naturalmente em biomas de planície, savana, taiga, tundra nevada, e deserto. Na Edição Bedrock, elas também geram em biomas de taiga nevada, planície de girassóis, colinas de taiga, e colinas de taiga nevada. O tipo da vila e, portanto, o estilo de todas as estruturas dentro dela, é determinado pelo bioma no centro da vila ou no ponto de encontro. Se o ponto de encontro não gerar em um dos biomas acima, a vila assumirá o padrão da planície.

A tabela a seguir descreve quais biomas resultarão em quais estilos.

Deserto Planície Savana Taiga Nevado
Bioma Deserto Planície
Planície de girassóis[EB apenas]
Savana Taiga

Colinas de taiga[EB apenas]
Taiga nevada[EB apenas]
Colinas de taiga nevada[EB apenas]

Tundra nevada

O número de aldeões gerados depende do número de camas na vila. Os aldeões geram apenas em casas com camas, enquanto os edifícios no local de trabalho (sem camas) sempre gerem sem aldeões.

Se um edifício ou caminho gerar ao ar livre, plataformas circulares ou quadradas de grama ou areia (dependendo do terreno) irão gerar abaixo da estrutura, o que pode causar esquisitices de superfície. Isso pode ser visto claramente quando um prédio de uma vila gera sobre um oceano. As fazendas geram alguns blocos de espaço aberto acima delas, se ocorrerem dentro de uma colina.

2% das vilas geram como vilas zumbis; veja § Vilas zumbis.

Criaturas[editar | editar código-fonte]

Na geração
  • Aldeões (geram apenas em vilas regulares)
  • Golens de ferro (geram apenas em vilas regulares; um aparece perto de um ponto de encontro da vila)
  • Aldeões zumbi (geram apenas em vilas zumbis)
  • Cavalos (geram apenas em vilas regulares)
  • Porcos (geram apenas em vilas regulares)
  • Vacas (geram apenas em vilas regulares)
  • Ovelhas (geram apenas em vilas regulares)
Periodicamente
Durante eventos

Eventos[editar | editar código-fonte]

Invasões[editar | editar código-fonte]

Um jogador que mata um capitão illager recebe o efeito de estado Mau presságio por 100 minutos. Como outros efeitos de estado, o Mau presságio também pode ser eliminado ao morrer ou beber leite. Entrar no limite de uma vila enquanto o efeito estiver ativo aciona uma invasão, em que grupos de illagers geram e atacam a vila.

Cercos de zumbis[editar | editar código-fonte]

Os cercos de zumbis são eventos no jogo em que muitos zumbis aparecem em uma vila, independentemente de quão bem iluminada ou murada a vila seja. Eles têm 10% de chance de ocorrer à meia-noite todas as noites ou durante tempestades quando uma vila tem pelo menos 20 camas válidas.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Uma vila de tundra nevada.
Casas com lofts

Edifícios[editar | editar código-fonte]

O número de edifícios que compõem uma vila pode variar, e nem toda vila consiste em todos os tipos de edifícios de uma só vez. Além do ponto de encontro, que é único e sistemático, o número de edifícios de cada tipo que é gerado aleatoriamente e aumentado em mundos superplanos. O número de postes de iluminação e estruturas decorativas (fardos de feno, melancia, abóbora, neve e gelo) não tem restrição, pois são gerados onde nenhum outro edifício pode ser colocado. Os caminhos são encontrados entre os prédios da vila e geralmente se estendem além deles.

As estruturas são escolhidas aleatoriamente em um conjunto de possíveis edifícios. Nenhum edifício tem maior chance de aparecer do que outro.

O estilo da arquitetura e os blocos que compõem as estruturas da vila variam de acordo com o tipo da vila. Nem todo edifício pode gerar em uma única vila, embora alguns blocos possam ser encontrados em qualquer vila, como blocos de trabalho e itens alimentares.

Na Edição Bedrock edifícios têm probabilidades diferentes de gerar, dependendo do tipo de vila; por exemplo, é mais provável que uma loja de armas apareça em uma vila de Taiga do que em outras vilas.

Caminhos[editar | editar código-fonte]

Caminhos da vila sem prédios próximos, gerados em um tipo de mundo de Buffet com geração de cavernas antes da Village and Pillage.

As vilas geram caminhos entre os prédios e estendem-los para fora da vila. Os caminhos das vila geram no nível do terreno existente, potencialmente subindo colinas íngremes ou descendo barrancos, sem levar em consideração se uma entidade pode realmente atravessar o caminho. Os caminhos não ficam abaixo do nível do mar e substituem apenas blocos de grama (com ar acima), água, lava, areia, arenito, e arenito vermelho; todos os outros blocos são ignorados e os blocos abaixo são considerados para substituição.

Nas vilas de planícies, savanas, taiga e nevadas, os caminhos são compostos de caminhos de grama e grama. As vilas de savana também gerarão terras aradas e plantios em alguns caminhos. Os caminhos de grama que geram sobre a água serão substituídos pelo tipo de tábuas do estilo da vila. As vilas do deserto geram com caminhos de arenito liso.

Em mundos Buffet com a geração de cavernas, os caminhos podem gerar em uma camada separada do restante dos edifícios. Na geração de ilhas flutuantes, os caminhos podem não gerar.

Saque

[editar]

Vilas zumbis[editar | editar código-fonte]

Uma vila zumbi

Uma vila tem a chance de gerar como uma vila zumbi. Essa chance é de 5% na Edição Java, e parece ser 25%-30% na Edição Bedrock.[1] Em tais vilas, todos os aldeões gerados são aldeões zumbis, e todas as portas e fontes de luz estão faltando. Esses aldeões zumbis não desgeram, mas não têm resistência especial à luz solar. Nas vilas zumbis, alguns blocos e pedregulhos são substituídos por teias e pedregulho musgoso, respectivamente. Todos as vidraças regulares também são substituídas por vidraças marrons. Vilas zumbis também geram com gatos vagantes.

Mecânicas[editar | editar código-fonte]

Uma vila sempre consiste em pelo menos uma cama aceitável e um aldeão. Raramente, uma estrutura de vila pode gerar sem prédios com camas, não se qualificando como vila. Após a criação, um centro da vila é definido como uma cama reivindicada pelo primeiro aldeão ou o bloco do ponto de encontro (um sino), e o tamanho da vila é o maior que 32 blocos ou a distância até a cama mais distante do centro. Qualquer aldeão, golem da vila, zumbi gerado em cerco, ou illagers gerados em uma invasão retornarão à vila se eles se encontrarem a uma distância maior do que o "tamanho" de blocos do centro.

As vilas são definidas pelo número de camas válidas nelas. Na Edição Bedrock, uma "cama válida" é uma cama desobstruída por outros blocos para que possa ser usada para dormir.

A população mínima de uma vila é o número de camas válidas. Se a população cair abaixo desse ponto (devido a morte ou sequestros), mas há pelo menos dois aldeões que podem se encontrar, os aldeões acasalam e procriam até que a população esteja acima do mínimo.

Ponto de encontro[editar | editar código-fonte]

As vilas têm pontos de encontro onde os aldeões podem conviver. Um ponto de encontro é definido como um sino localizado dentro dos limites da vila. Um vendedor ambulante pode gerar em um ponto de encontro, acompanhado pelas lhamas do vendedor.

Blocos de local de trabalho[editar | editar código-fonte]

Os blocos de local de trabalho são blocos como Rebolos, bancadas de ferraria, e atris, que são usados pelos aldeões. Os aldeões com as profissões correspondentes passam o tempo na frente do seu local de trabalho, exceto os palermas e os aldeões desempregados (aldeões sem sobreposições de profissão).

Popularidade[editar | editar código-fonte]

A popularidade de um jogador começa em zero e varia entre -30 e 30, e o seguinte pode alterar a popularidade de um jogador:

Popularidade das ações
Ação Mudança de popularidade
Herói da vila +10
Melhorar um Aldeão para Experiente/Mestre +4
Melhorar um Aldeão para Qualificado +3
Melhorar um Aldeão para Aprendiz +2
Negociar com um aldeão pelo último espaço de oferta em sua lista +1
Atacar um Aldeão -1
Matar um Aldeão -2
Atacar uma criança aldeã -3
Matar uma criança aldeã -5
Matar um golem de ferro da vila -10

Quando um jogador age diretamente em um aldeão, as partículas ao redor dele indicam a mudança na popularidade. A popularidade de um jogador não é redefinida com a morte e os jogadores não podem alterar a popularidade de outros jogadores. A popularidade é armazenada por vila; um jogador pode ter alta popularidade em uma vila e baixa em outra. Além disso, como a popularidade é armazenada por vila, se toda a vila for destruída, qualquer popularidade acumulada, positiva ou negativa, também será eliminada.

Se um jogador tiver -15 de popularidade ou menos, os golens de ferro gerados naturalmente pela vila serão hostis a ele até que a popularidade do jogador aumente. Golens construídos pelo jogador, no entanto, são sempre passivos em relação ao jogador.

Histórico[editar | editar código-fonte]

21 de fevereiro de 2010Vilas NPC e "cidades monstruosas" são mencionadas.
1 de julho de 2011Uma foto das vilas foi divulgada por Notch antes do lançamento da Beta 1.8. Na captura de tela inicial, as vilas eram parcialmente constituídas por pedregulho musgoso.
13 de julho de 2011Uma entrevista inicial com Notch discutiu seus planos para a vila.
10 de agosto de 2011Notch originalmente trabalhou sozinho nas vilas, mas acabou dando a tarefa a Jeb, para que ele pudesse trabalhar em outras coisas.
11 de agosto de 2011Jeb disse que durante os primeiros testes das vilas, a lava em uma ferraria, muitas vezes colocava fogo na vila.
26 de agosto de 2011As vilas foram mostradas ao público durante a demonstração da PAX 2011, incluindo os interiores.
Edição Java Beta
1.8Pre-releaseVilas adicionadas.
Elas foram originalmente destinadas a serem preenchidas com homens-porcos.[2]
Edição Java
1.0.0Beta 1.9 PrereleaseAldeões foram adicionados às vilas. Eles tinham 'TESTIFICATE' escrito acima de suas cabeças.
1.112w01aSuperplano adicionado, permitindo vilas maiores.
Edifícios de ferreiro em vilas agora mantêm baús com saque.
1.2.112w07aAldeões agora repovoam vilas com base em quantas casas existem.
Cercos de zumbis agora podem ocorrer quando uma vila atinge um determinado tamanho.
O jogador agora pode adicionar casas às vilas, desde que sejam fechadas com um telhado e porta de emadeira.
12w08aVilas maiores agora geram golens de ferro para defender-las.
1.3.112w21aVilas do deserto agora são feitas de arenito ao invés de madeira e pedregulho.
1.4.212w32aAs vilas agora rastreiam a "popularidade" de jogadores individuais por nome de usuário.
12w36aBatatas e cenouras agora pode ser encontradas em vilas NPC.
1.513w03aMudanças na geração de blocos de água agora fazem poços fontes de água infinitas adequadas.
13w06aA falha do poste nas vilas foi corrigida.
1.7.213w36aAdicionado o bioma de savana, que vilas agora podem gerar.
1.814w03aEstradas de cascalho nas vilas agora têm pedregulho por baixo, para impedi-las de entrar em colapso em cavernas.
14w04aPortas agora são adicionadas à vila mais próxima.
14w25aCercos de zumbis agora foram reimplementados.
14w30aPoços em vilas do deserto agora são feitos de arenito em vez de pedregulho.
1.915w31aFazendas agora incluem plantios de beterraba.
1.1016w20aAs estruturas das vilas não são mais restringidas por bordas de bioma, significando que uma vila que começa em um bioma válido agora pode se espalhar para um bioma inválido adjacente.
Vilas agora geram em biomas de taiga (mas não suas variantes), e são feitas de madeira de pinheiro.
Vilas da savana agora são feitas de madeira de acácia em vez de carvalho. Troncos de acácia substituem pedregulho em todas as estruturas, exceto igrejas.
Os caminhos não geram mais abaixo do nível do mar e são feitos com materiais diferentes, dependendo do terreno existente.
Caminhos de grama agora geram em vez de caminhos de cascalho, quando gerados em blocos de grama.
Caminhos feitos de tábuas agora geram sobre água e lava para formar pontes.
As vilas agora têm 2% de chance de gerar como vilas zumbis, que são habitadas apenas por aldeões zumbis, e geram sem nenhumas portas ou tochas.
16w21aA ferrarias agora geram com pedregulho em todos os biomas, ao invés de troncos de acácia nas savanas e arenito no desertos.
pre1Aldeões zumbis gerados em vilas zumbis não desgeram mais.
Cercas de madeira agora são substituídas pelo tipo de madeira correto para o bioma.
Os caminhos não substituem mais a maioria do blocos, em vez disso, considera os blocos abaixo, impedindo-os de gerar nas copas das árvores ou fazer pontes em ravinas.
1.1418w47aAdicionadas invasões, em que grupos de illagers atacam vilas depois que um jogador mata um líder da patrulha illager e entra em uma vila.
28 de novembro de 2018Uma correção rápida para todas as snapshots da 1.14 foi lançada, atualizando o menu principal com um panorama das novas vilas.
18w48aAtualizado o visual da vila da planície.
18w49aAdicionadas vilas da tundra nevada.
Atualizado o visual da vila da savana.
18w50aAtualizados os visuais da vila da taiga e deserto.
19w04aRe-adicionadas vilas zumbis nos biomas do deserto e taiga.
19w07aRe-adicionadas vilas zumbis nos biomas de planícies e savana.
Adicionadas vilas zumbis da tundra nevada.
19w08aAs vilas agora geram com pelo menos um golem de ferro.
19w11aA detecção de vilas agora se baseia em camas, locais de trabalho e pontos de encontro em vez de portas.
1.14.1Pre-Release 1Muitas estruturas são ajustadas para ter melhor iluminação.
Edição Pocket Alpha
0.9.0build 1Adicionadas vilas. Elas geram com pontes de cascalho, madeira ou arenito.
build 2Vilas do deserto agora são feitas de arenito.
build 4Vilas agora são raras.
build 7Vilas são agora mais comuns.
0.11.0build 1Blocos de caminho de grama agora substituem caminhos de cascalho em vilas.
0.12.1build 1Vilas maiores agora geram golnes de ferro para defendê-las.
build 8Fazendas agora incluem plantios de beterraba.
0.14.0build 3A proporção porta-aldeão nas vilas agora aumentou (era anteriormente 1:1).
0.15.0build 1Adicionadas variantes das vila de savana e taiga.
As vilas podem agora gerar em biomas de taiga fria e planícies de gelo. Os edifícios são feitos de madeira de pinheiro como vilas da taiga.
As vilas agora têm 2% de chance de gerar como vilas zumbis. Edifícios em vilas zumbis incluem teia e pedregulho musgoso.
0.16.0?Fazendas não geram mais plantios em vilas de planícies de gelo e taiga fria.
0.16.2Baús agora podem gerar dentro de casas grandes em vilas de planícies de gelo e taiga fria contendo material agrícola.
Edição Bedrock
1.8.0beta 1.8.0.8Gatos agora geram em vilas.
1.10.0beta 1.10.0.3Atualizada a aparência de vilas de planície, deserto, savana, taiga, tundra nevada, e taiga nevada.
Vilas de taiga agora são mais comuns.
Vilas são agora definidas pelo número de camas na vila em vez de portas.
Vilas agora têm locais de encontro nos quais vendedores ambulantes podem aparecer.
Vilas agora têm locais de trabalho onde os aldeões vão trabalhar.
Vilas zumbis removidas.[verificar]
1.11.0beta 1.11.0.1Vilas agora sempre geram pelo menos um golem de ferro.
Alteradas algumas estruturas; o curtume das planícies agora inclui um único caldeirão, algumas áreas mal iluminadas têm tochas, a lava não é mais um risco de incêndio, acrescentados pisos em algumas casas sem chão.
Alterada a geração da vila reequilibrando o número de casas (edifícios com camas) e locais de trabalho (edifícios com blocos de local de trabalho). A areia agora também tem suporte de arenito abaixo.
Fazendas de planícies e casas de ferreiro de planícies agora podem gerar em novas vilas de planícies.
Agora, os animais aparecem nos estábulos da vila, nos currais, nas casas dos pastores e nos açougues.
Adicionado saques de baús às variantes de vilas que não são planícies.
Adicionadas invasõess, em que grupos de illagers atacam vilas.
beta 1.11.0.3Jogadores com mau presságio agora desencadeiam um ataque quando nas vilas.
1.13.0beta 1.13.0.9Re-adicionadas vilas zumbis.
Edição de Console Legado
TU5CU11.0Patch 11.0.1Adicionadas vilas.
TU9Edifícios de ferreiro em vilas agora mantêm baús com saque.
TU141.04Adicionadas vilas do deserto.
???Poços nas vilas do deserto agora são feitos de arenito em vez de pedregulho.
TU31CU191.22Patch 3Adicionado o bioma de savana, em que vilas podem agora gerar.
Estradas de cascalho nas vilas agora têm pedregulhos por baixo, para impedir que colapsem em cavernas.
TU43CU331.36Patch 13As vilas podem agora gerar em biomas de taiga fria e planícies de gelo, construídas com madeira de pinheiro.
As vilas agora geram com caminhos de grama em vez de cascalho.
As vilas em biomas de savana agora geram com madeira de acácia.
TU46CU361.38Patch 15As vilas agora geram naturalmente no bioma de taiga.
TU58CU491.60Patch 281.0.8As vilas geradas no bioma de deserto ou de savana agora substituem o máximo de arenito/madeira de acácia por pedregulho.
TU60CU511.64Patch 301.0.11As vilas agora geram naturalmente em biomas de taiga fria e planícies de neve gerando com madeira de pinheiro.
Vilas do desertos não geram mais com pedregulho, incluindo ferreiro e igreja.
As mesas nas vilas agora têm tapete em vez de placa de pressão.
New Nintendo 3DS Edition
0.1.0Adicionadas vilas.

Problemas[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Village" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Um olhar mais atento de uma arquitetura de uma vila zumbi a partir de um bioma de planície. No fundo há uma savana e um deserto.
  • De acordo com Jeb, originalmente eles queriam um sistema para uma vila expandir em população se o jogador o melhorar-la. Mas eles descobriram que era computacionalmente caro avaliar o que constituía uma casa; portanto, para simplificar, eles decidiram que uma porta com um interior e um exterior conta como casa; no entanto, a casa foi posteriormente mudada para camas.[3]
  • Antes da Village and Pillage, as fazendas nas vilas evitavam saliências para não preencher a área abaixo delas com terra quando geravam. Quando uma fazenda ultrapassa uma ravina, uma estrutura de terra retangular alta gera por baixo. Os edifícios preenchiam a área abaixo deles com pedregulhos, geralmente resultando no mesmo comportamento.
  • Ocasionalmente, as ravinas de superfície são geradas através das vilas, causando caminhos ausentes ou até edifícios inteiros afundados na ravina. Isso também se aplica a entradas de cavernas e outras esquisitices de superfície.
  • Em casos raros, os jogadores podem encontrar vilas muito pequenas contendo apenas uma casa ou até apenas um edifício de trabalho (um edifício com blocos de local de trabalho) sem casas (um edifício com camas), fazendo com que a vila não gere aldeões.
  • A vila da planície é o único tipo de vila com grande parte de sua arquitetura semelhante à antiga contraparte anterior à Village & Pillage.

Galeria[editar | editar código-fonte]

MINECON Earth 2018[editar | editar código-fonte]

Pré–Village and Pillage[editar | editar código-fonte]

Edição Bedrock[editar | editar código-fonte]

Geração estranha[editar | editar código-fonte]

Pré–Village and Pillage[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]