Vaca

De Minecraft Wiki
Vaca
Cow.png
Babycow.png
Pontos de vida

10♥♥♥♥♥

Geração

1*1*2 de espaço sobre a grama

Uma vaca é uma criatura passiva comum, fonte de couro, bife cru e leite. As vacas são encontradas em biomas gramados.

Geração[editar | editar código-fonte]

As vacas são encontradas em rebanhos de 4 indivíduos no topo de blocos de grama com pelo menos 2 blocos de espaço entre eles num nível de luz de 9 ou superior, exceto na tundra nevada.

Elas geram individualmente sobre a grama depois da geração de mundo. Uma vaca é encontrada dentro das granjas e casas de açougueiros nas vilas.

Elas possuem 1.4 blocos de altura. Já os filhotes possuem 0.7 blocos.

Bezerro[editar | editar código-fonte]

Um bezerro comparado a uma vaca adulta.

Se o jogador der trigo para vacas adultas, o seu "modo de amor" será ativado, e elas procriarão para gerar um bezerro, dando algumas experiências. Os pais só podem procriar novamente depois de aguardarem 5 minutos.

O crescimento de um bezerro pode ser impulsionado lentamente ao o alimentar com trigo. Cada trigo dado a um bezerro diminui em 10% o tempo que ele leva pra crescer.

Coguvacas[editar | editar código-fonte]

Artigo principal: Coguvaca
  • São vacas especiais encontradas apenas no bioma dos cogumelos.
  • Elas possuem cogumelos vermelhos por todo seu corpo, dando um aspecto diferente das vacas de biomas comuns.
  • Coguvacas produzem leite como as vacas normais.
  • Tosquiar uma vaca-cogumelo irá transforma-la em uma vaca normal.
    • Caso o jogador use uma tosquiadeira na coguvaca, os cinco cogumelos que estava presente em seu corpo é dropado para o jogador pegar, caso queira.

Usos e drops[editar | editar código-fonte]

Cada vaca dropa até duas peças de couro quando morta, o que pode ser usado para criar um tipo renovável ​​mas frágil de armadura. Elas também largam de um a três bife crus, ou filés se estiverem em chamas. As vacas são uma parte indispensável para fazer um bolo (desde que o jogador tenha três baldes), já que são uma fonte ilimitada de leite. A vaca pode ser ordenhada utilizando o botão de uso enquanto segura um balde vazio sobre ela. O leite de vaca também cura todos os efeitos de poção.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

As vacas percorrem qualquer bioma gramíneo em rebanhos de 4 indivíduos. Vacas vagueiam sem rumo, e normalmente ficam fora d'água. Elas fugirão quando sofrerem danos. Ocasionalmente mugem. Quando no escuro (abaixo de nível de luz de 7), irão em busca de fontes de luz.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Artigo principal: Reprodução

As vacas podem se reproduzir usando trigo, sendo atraídas diante de até 10 blocos pelos mesmos. A reprodução criará uma vaca filhote (bezerro) e as vacas adultas tem que aguardar 5 minutos até que elas possam se reproduzir novamente. Vacas adultas seguirão o bezerro até que este esteja totalmente crescido.

Histórico (Edição Java)[editar | editar código-fonte]

  • As vacas foram introduzidos no Alpha 1.0.8 , largando couro quando mortas e produziam leite, quando o jogador utilizava um balde em uma vaca. Este leite não teve uso até Beta 1.2, quando Notch introduziu a receita para a elaboração do bolo que exigiam 3 baldes dela.
  • A partir da versão Beta 1.8, as vacas fogem quando atacadas.
  • A partir da versão Beta 1.9 Pre-Release 3, leite de vaca também cura todos os efeitos de estado.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]