Tutoriais/Termos arquitetônicos

De Minecraft Wiki

Esta página explica a definição de vários termos usados na construção no Minecraft, adaptados de nomes reais. Essa não é uma lista compreensiva; apenas os termos que são utilizáveis para recursos em escalas normais do Minecraft serão cobertos.

Lista de termos[editar | editar código-fonte]

Termo Definição
Consolo Um suporte decorativo, geralmente usado para apoiar um acessório de parede, busto ou outro recurso. No Minecraft, um consolo ou mísula será muitas vezes indistinguível.
Contraforte Uma estrutura de suporte para uma barragem ou muro de contenção, semelhante a um gigante.
Embrasura Se uma parede é parcialmente escavada por dentro, isso é conhecido como embrasura. Elas podem ser usadas como um local para fendas de flechas, ou como um buraco de tiro para um canhão, ou para ampliar a abertura ao redor de um arco ou porta. Veja Paredes e contrafortes.
Esperas Um termo geralmente para corda, fio ou bastão que ajuda a manter uma estrutura em posição. Geralmente usado para mastros de navios e outras estruturas finas e muito altas, e às vezes para certos projetos de muro de contenção.
Estaca Uma viga pesada ou poste verticalmente enterrado no chão para apoiar as fundações de uma estrutura muito grande.
Gigante Um suporte externo a uma parede que impede que ela se incline para fora e desmorone. Veja Paredes e contrafortes.
Lucarna, trapeira ou gateira Uma estrutura em um telhado comumente com seu próprio 'mini-telhado' acima. Veja Decorações de telhado. Também um termo abreviado para um janela de lucarna, uma janela dentro de uma estrutura de lucarna.
Luz O termo luz é usado não apenas para luzes reais, mas também para alguns tipos de objetos que deixam entrar luz, como janela – consequentemente 'clarabóia', 'basculante', 'luz de popa' e assim por diante.
Mísula Mísula, e a técnica de 'misulamento' são usadas de várias maneiras na arquitetura. Antes do desenvolvimento dos métodos agora usados para arcos, um arco de mísula era um arco 'falso' que apenas afiava as pedras de uma parede um pouco de cada vez até que se encontrassem, sem alterar a forma ou a orientação da maneiras da pedras no arco que seriam feitas para um verdadeiro arco. 'Mísula' também é um termo para suporte, geralmente de pedra, que foi encaixado na parede de suporte para que seja mais forte do que um consolo.
Mainel Um elemento vertical que divide as seções de janelas, portas ou telas ou usado decorativo.
Monitor Um telhado secundário saliente, correndo ao longo da cumeeira paralelo ao telhado principal. Veja Tipos de telhado.
Piso de laje Este é um termo específico do Minecraft para um piso feito de lajes. São usados com alguns tipos de móveis, que contam com uma base de meia altura – uma laje – para parecer correto. Também possibilita aproximar os rodapés usando blocos de degraus, mantendo-se em escala com o resto da sala. A desvantagem de um piso de laje é que apenas um pequeno número de blocos do Minecraft tem variantes de laje disponíveis, o que limita os possíveis tipos de piso e o novos ladrilhos de tapete não podem ser usados.
Popa Uma viga ou barra estrutural horizontal ou a travessa que separa uma porta de uma janela acima dela. Também um termo abreviado para uma, ou luz de popa.
Teto de laje Este é um termo específico do Minecraft para um teto feito de lajes. Elas têm menos desvantagens do que os pisos de lajes, pois os únicos 'móveis' comuns de teto são luzes de vários tipos, mas o uso de um teto de laje ainda impõe um limite aos materiais de teto disponíveis.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]