Tutoriais/Sobrevivência no nether

De Minecraft Wiki

Sobreviver no Nether pode ser bastante difícil, principalmente sem os itens necessários.

Fogo[editar | editar código-fonte]

O fogo é um inimigo comum no Nether e está em forma de lava e fogo de variadas causas.

Lava[editar | editar código-fonte]

A lava aparece em forma de "oceanos" o que dificulta a travessia no Nether, outro caso é as piscinas de lava que ficam escondidas no subsolo além das "cascatas" de lava que emergem do teto do Nether. A lava no Nether flui muito mais distante e mais rápido do que a lava no Mundo Superior o que pode levar a riscos maiores ao se manusear ou causar um vazamento sem querer. A lava é o principal inimigo já que ela causa enormes sequelas no jogador com seu contato além de o jogador sofrer danos de fogo adicionais ao longo do tempo.

Fogo[editar | editar código-fonte]

O fogo é menos perigoso, porém não deve ser ignorado. O fogo mais comumente aparece espalhado na superfície do Nether e ele pode ser causado com explosões de um Ghast e por bolas de fogo.

Bloco de Magma[editar | editar código-fonte]

Os blocos de magma aparecem muito comumente no Nether e podem causar danos em quem os pisotear. Usar botas encantadas com Passos Gelados ou andar agachado sobre ele evita o dano.

Marcando Caminhos[editar | editar código-fonte]

Diferente do Mundo Superior, que possui vários biomas, cores e estruturas variadas, o Nether possui apenas um bioma, um bloco característico (Netherrack) e somente um tipo de estrutura (Fortaleza do Nether). Por isso é muito fácil se perder e não achar o caminho de volta para o portal.

Para marcar e sinalizar o caminho que você faz pode-se usar tochas ou outros blocos luminosos e blocos que tenham uma cor diferente e que possam ser vistos e reparados de longe. Um sinalizador pode ser colocado perto ao portal, assim, se a região em que você está tem vista para o céu ele poderá ser percebido de longe.

Comida[editar | editar código-fonte]

Ao ir para o Nether deve-se levar muita comida, pois lá é cheio de perigos que podem fazer sua saturação e sua fome se esgotarem rapidamente.

Economia[editar | editar código-fonte]

Os alimentos devem ser cautelosamente usados em caso de escassez. Lembre-se de não comer toda vez que sua barra de fome estiver caindo, use somente quando o alimento alvo sacie completamente a fome, sem excessos e sem perdas. Por exemplo: Se você possui um filé que restaura 8 (Hunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svg) você deve come-la quando você perder 8 (Hunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svg) exatamente para não haver desperdício, caso você esteja com pouca vida e precise se recuperar ainda sim você deve comer dependendo da situação. Usar alimentos com altas saturações é útil pois evita que sua barra se esgote rápido novamente.

Melhorando[editar | editar código-fonte]

Alguns alimentos que você leve para o Nether podem ser melhorados através do ouro que o Nether guarda. Alimentos como a cenoura e a maçã podem ser melhorados com ouro. O ouro por sua vez pode ser encontrado em Fortalezas Nether em baús e matando zumbis pigmen.

  • Cenoura Dourada pode ser feita com cenoura e pepitas de ouro. A cenoura dourada possui uma ótima saturação e recupera 6 (Hunger.svgHunger.svgHunger.svg) de fome. Também pode ser usada para fazer poções de Visão Noturna.
Ingredientes Receita de Criação
Pepita de Ouro +
Cenoura

Ingredientes Receita de Criação
Barra de Ouro +
Maçã

Comida Alternativa[editar | editar código-fonte]

No Nether aparece o homem-porco zumbi que dropa carne podre. A carne podre pode ser usada no caso de escassez total de comida. Ela restaura 4 (Hunger.svgHunger.svg), porém oferece o efeito de Fome por 30 segundos (80% de chance).

Criaturas[editar | editar código-fonte]

Lista de criaturas que aprecem no Nether:
Homem-porco zumbi Neutro, ataca em grupos e possui um ataque que causa 12Heart.svg × 6 no Difícil.
Cubo de Magma Hostil, se divide em partes menores igual ao slime e chega a causar 6Heart.svgHeart.svgHeart.svg quando no tamanho máximo e no Difícil.
Ghast Hostil, flutua no ar e ataca o jogador à distância com bolas de fogo explosivas. Sua explosão pode chegar a causar 17Heart.svg × 8.5 de dano.
Blaze Hostil, ataca a distância com bolas de fogo e também a curta distância causando 9Heart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svgHalf Heart.svg de dano.
Esqueleto Wither Hostil, ataca com sua espada de ferro infligindo Decomposição e causando até 12Heart.svg × 6 no Difícil.
Esqueleto Hostil, aparece raramente em fortalezas, atira no inimigo com seu arco.
Enderman Neutro, aparece raramente e se torna hostil quando o jogador o encara.

Mobs que só aparecem em fortalezas:
Esqueleto Wither
Blaze
Esqueleto

Mobs que aparecem no Nether comum:
Homem-porco zumbi
Cubo de Magma (Eles aparecem mais comumente em fortalezas).
Enderman
Ghast
Esqueleto Wither[Edição Console Legado apenas]

Enfrentando Fortalezas[editar | editar código-fonte]

Veja: Tutoriais/Derrotando Fortalezas do Nether

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Arco É útil para se matar ghasts e blazes a longa distância. É recomendado que o arco tenha pelo menos "Power I", pois assim poderá matar o ghast com apenas um tiro.

Espada É útil para se matar mobs como o cubo de magma e zumbi pigman. É recomendado que se use espada de materiais melhores e que possuam o encantamento "Smite" para matar o zumbi pigman e o esqueleto wither com mais facilidade.

Escudo Bloqueia bolas de fogo do blaze (somente após a 1.14.3) e explosões do ghast, além de auxiliar no combate contra outros monstros.

Totem da Imortalidade Evita que você morra.