Minecraft Wiki
Linha 87: Linha 87:
 
* To mark cave entrances and other important, but hard to notice places on your map: clone your map, then put it in an item frame. You can then find the place by the green marker.
 
* To mark cave entrances and other important, but hard to notice places on your map: clone your map, then put it in an item frame. You can then find the place by the green marker.
   
== Naval Navigation ==
+
== Navegação Naval ==
  +
Se você viajar através da água com um [[barco]] por longas distancias, você pode muito bem perder-se de casa. Mas por sorte existem algumas maneiras de viajar com segurança acima e abaixo da água. [[Mapa]]s são '''muito''' útil aqui. Você também pode construir torres do fundo do mar para bem acima da superfície, e no topo das torres colocar uma [[tocha]] ou algo luminoso. Cana-de-açúcar, painéis de vidro, barras de ferro ou portas, irão fornecer uma bolsa de ar ao longo da altura da torre, e blocos de vidro ou painéis também vão levar luz para as profundezas. Jogadores avançados podem usar [[pedra luminosa]] ou queimar Rocha do Nether para fornecer luz.
If you travel through water with a [[boat]] a lot, you may very well find yourself lost from home. There are a few ways to travel safely above and below water. [[Map]]s are ''very'' useful here. You can also build towers from the seafloor to well above the surface, and top the towers with a [[torch]] or [[Jack o'Lantern]]. Sugar cane, glass panes, or iron bars will all provide an air pocket along the height of the tower, and glass blocks or panes will also carry light into the depths. Advanced players might use [[Glowstone]] or burning [[Netherrack]] for the lights.
 
   
  +
Se você tiver [[Vitória-Regia]]s (encontradas em rios), você pode usá-los para criar pequenas ilhas para a navegação ou mini-bases. Você vai precisar de um balde de lava e depois despejar a lava em cima dela. A lava irá formar uma ilha. Neste ponto, você tem um marco em chamas no oceano. Se você quiser usar a ilha para outras coisas, você vai precisar recuperar a fonte de lava com o balde, e esperar que o fluxo de lava esfrie. Se você não conseguir pegar a lava do barco, você pode ser capaz de saltar rapidamente para a ilha queimando (isso vai doer e colocar-lo em chamas), e clicar com o balde na fonte de lava, e pular na água para apagar o fogo. Verifique se você está com toda vida '''e''' totalmente alimentado antes de tentar isso! (Você pode usar o mesmo método para despejar água sobre a lava para resfriá-lo mais rapidamente). Uma vez que a lava se foi, você vai ter uma bela ilha pequena, mas grande o suficiente para um [[baú]], uma [[bancada de trabalho]], e até mesmo uma [[cama]]. (A nova ilha pode ou não pode mostrar em seu mapa). Lembre-se de manter uma tocha sobre ela para evitar o spawn de monstros.
If you have [[Lily Pad|lily pad]]s (found in rivers), you can use them to create small islands for navigation or minibases. You'll need a bucket of lava for this—place the pad, then from as far as you can reach, dump the lava on top of the pad. The lava will form an island. At this point, you have a blazing landmark in the ocean. If you want to use the island for other stuff, you'll need to reclaim the lava source with your bucket, and wait for the flowing lava to cool. If you can't manage to grab the lava from the boat, you may be able to quickly jump onto the burning island (this will hurt and set you afire), bucket the lava source, and jump off into the water to put your flames out. Make sure you're at full health ''and'' fully fed before you try this! (You can use the same method to dump water on the lava to cool it more quickly.) Once the lava is gone, you'll have a nice small island, big enough for a [[chest]], [[Crafting Table|crafting table]], and even a [[bed]]. (The new island may or may not show on your map.) Remember to stick a torch or [[Jack o'Lantern]] on it to prevent monster spawning.
 
   
  +
Pedra luminosa também pode ser colocado sob a '''água''', ou no fundo do mar.
Glowstone and jack-o-lanterns can also be placed ''under'' the water, on the seafloor. The jack-o-lantern can also be oriented to show the direction home, or to indicate an opening in the seafloor (that is, leading to caves).
 
   
 
== Referencias ==
 
== Referencias ==

Edição das 18h19min de 15 de maio de 2014

Esta página é parte do Projeto PTBR Translation. 

Na busca de novos recursos ou locais interessantes para construir grandes fortalezas, muitos jogadores de Minecraft, partem em busca em distâncias absurdas. É perfeitamente possível se perder nestas viagens, mas com um pouco de precaução é fácil evitar ficar vagando pela terra por uma eternidade, em busca de sua base. Este tutorial irá focar em algumas das maneiras mais fáceis de navegar nos enormes mares de Minecraft.

Pontos de Spawn

Todo mundo tem um conjunto Ponto de Spawn, onde os jogadores são colocados perto quando pela primeira vez entraram no jogo, e cada vez que morrer (veja abaixo sobre as camas). O mundo tem um ponto de Spawn, e todos os jogadores nascem a poucos quarteirões dele, mas a localização exata é a acaso. (Anteriormente, os jogos single-player tinha um ponto de Spawn específico, mas agora eles usam o mesmo sistema do multi-player.) Em multijogador, a área ao redor dos pontos de desova vai ser "protegido", de modo que apenas os operadores de servidor [Administradores ou Moderadores] podem construir ou destruir blocos de lá. Fazendo uma base muito perto de uma área de Spawn no multijogador também pode expô-lo a griefer, portanto, em multi-player é geralmente melhor para mover uma certa distância antes de se estabelecer.

Cada jogador pode mudar seu ponto de Spawn individualmente, dormindo em um cama, na maioria das vezes em sua base ou casa. Se a cama é removido, destruído, ou bloqueado, o novo ponto de Spwan está perdido, e o jogador vai reaparecer perto de ponto de Spawn original de seu mundo ou do servidor em multijogador. Um ponto de Spawn do mundo podem ser facilmente encontrados através de uma Bússola, mas isso vai sempre apontar para o jogador do ponto de Spawn ou originais do mundo, e não um local cama.

X, Y, e Z Coordenadas

Artigo principal: Coordenadas

Se você apertar F3 (Fn + F3 se usar MAC), você irá abrir a Tela de debug de informações (pressione F3 novamente para fechá-lo), que inclui a sua atual coordenada no mundo. Estas coordenadas são interpretados da seguinte forma: Todas as três coordenadas são medidas em "blocos", que são considerados equivalentes a metros de distância. X dá a sua distância a leste da origem, e Z dá a sul distância. Ambos podem ser negativos, para os cargos de oeste ou norte da origem. A coordenada Y apresenta a sua altitude em metros, o que não pode ser negativa (o mundo é pavimentado com Rocha Matriz no nível 0). O nível do mar é de 63 ou 64 (dependendo da versão do jogo), e o ponto de Spawn será dentro de algumas centenas de blocos de origem mapa (X e Z de 0). A partir da versão 1.3.1, a tela de debug agora exibe duas posições Y: A posição Y de seus pés é a altura da parte superior do bloco que você está em pé, enquanto o outro (anteriormente o único relatado) é 1,62 metros mais alto e dá a altura de seus olhos, ou seja, a tela mostra ao mundo a partir desta altura. Entre as outras informações na tela de debug , o item F dá o seu enfrentando, ou seja, qual a direção da bússola que você é (a maioria quase) enfrentando. Um valor de 0 significa sul, oeste 1, 2 norte, e 3 para o leste.

A maneira mais simples para evitar ser totalmente perdido, é anotar as coordenadas X e Z de sua base. Caso você tenha ido muito longe, você sempre pode voltar para casa pressionandoF3, comparando suas coordenadas atuais com as de sua base, e indo em direções apropriadas até as coordenadas corretas.

Este método de navegação é particularmente importante para explorar o Nether, como a Bússola não funciona e os Mapas são prejudicados. Anote as coordenadas de seu portal ou Nether ou Base, e você poderá ir explorar o Nether. Além disso, se você encontrar uma Fortaleza do Nether longe de sua base, anote as coordenadas da fortaleza e você pode voltar a ele mais tarde.

Navegando acima do Solo

Guias Direcionais

Minecraft tem um conjunto bem definido de direções como: norte e sul, leste e oeste. Existem também várias maneiras de dizer o caminho que você está enfrentando:

  • O Sol e a Lua Nascem no leste e se poem no oeste. Os seus caminhos são sempre os mesmos, e eles são fixos em relação às estrelas.
  • As estrelas viram em sentido anti-horário em torno de norte, e em no sentido horário em torno de sul.
  • Nuvens sempre flutuar para o oeste, e são visíveis acima do solo durante o dia e noite.
  • Quando usar o Tela debug, a linha começando com f dá o seu virado Bússola, incluindo um ângulo em graus.

Usando Blocos com Marcas

Pedregulho, Pedra com Musgo e Rocha do nether têm marcas que são facilmente identificáveis​​. Porque estes blocos sempre orientar-se da mesma forma quando colocado, e é possível usá-los para saber onde está o norte, mesmo no subsolo ou enquanto no Nether. como ilustrado neste vídeo. (Essas marcas podem variar quando usar algum Pacote de Textura ou Pacote de Recursos.)

Marcadores de Trilhas

Nem todos os jogadores vão se contentar em construir diretamente sobre o ponto de Spawn ou mesmo no mundo, onde bússolas podem trabalhar. Muitas vezes, o ponto de Spawn é um lugar bastante ruim ou desértico, e os jogadores que desejam um olhar selvagem, vão para as montanha ou no interior do Nether, e pode acabar muito longe de seu Spawn. Nestes casos, é bom notar mentalmente ou mesmo construir uma série de marcos a seguir, especialmente se o caminho for longo. O uso de marcadores de trilha é muito mais engenhoso, mais rápido e eficiente do que a construção de estradas longas. É uma boa ideia colocar todos os marcadores de trilha, de tal forma, de modo que você sempre pode ver dois marcadores (o marcador de onde veio, e o marcador que você estiver indo). Isso impede que você perder a pista. Também é aconselhável ter os seus marcadores colocados ou projetados de tal forma que você pode sempre saber que direção que leva para a origem da fuga. Aqui estão alguns métodos para marcar a sua trilha ao ar livre:

  • Tochas e outros blocos que emitam luminosidade, oferecem um método fácil de fazer marcadores visíveis e rápidos para seguir, e eles afastar monstros de nascerem. Eles são mais úteis à noite, a menos que colocado no alto ou em combinação com outros marcadores . Abóboras com tochas, também são úteis pois elas também tem um rosto que aponta em uma única direção. Você pode colocá-los para que o rosto sempre aponta para casa.
  • Placas também são úteis. Mesmo que eles não brilhem, você pode colocar uma tocha para iluminar-las, e você pode colocar informações úteis ou setas que ajudem no sinal. Certifique-se de que os marcadores vizinhos podem ser vistos em ambas direções - se você colocar uma tocha a uma distância longa da tocha anterior, a primeira tocha podem não ser visíveis da segunda.
  • Curtos pilares de blocos tingidos como : Podem ser construídos, formando combinações que pode ser usado para identificar o destino (diferentes cidades, edifícios, ou bioma inteiros). Várias cores pode até mostrar direção.
  • Uma série de pequenas torres de areia nos picos de morros também oferece uma ótima marcação. A areia é facilmente extraída, muitas vezes abundantes, e muito visível na maioria dos terrenos. Colocar outro bloco no chão, perto da torre para criar uma linha entre a torre e o bloco é um método fácil de orientar o leitor na direção certa. Marcadores de blocos de areia pode ser lida de forma extremamente rápida à distância, tornando-os uma excelente escolha para jogadores precipitação através do campo durante a noite que não têm tempo para parar e ler placas. Para evitar que os blocos de cair devido à gravidade, arenito, que é rapidamente craftável com areia, podem formar a base ou camadas internas.
  • Alguns jogadores preferem construir menos, mas mais altos pilares de ser visível a uma distância maior. Estes podem ser feitos de neve, ou qualquer outros blocos de cores brilhantes ou reflexivas e, em seguida, forrado com tochas ou tampado com lava ou com uma Rocha do Nether como fogo em cima para criar marcos muito visíveis.
  • Uma maneira muito rápida de fazer um pilar alto é para limpar as folhas uma ou mais árvores na área do marco ou talvez ao longo de uma rota. Não são necessárias ferramentas, e limpar a folhagem pode ajudar a descobrir outras coisas e criar caminhos.

Estradas e Ferrovias

Se você decidir tentar encontrar um novo lugar para construir uma casa ou uma mina, uma coisa útil a fazer é cavar uma grande vala de dois ou três blocos e se mover numa direção. Uma vez que você encontrar o seu novo local de construção, tudo que você tem a fazer é seguir a trincheira e voltar para seu ponto de origem se precisar. Mais tarde no jogo (ou como você estiver cavando, se você tiver os recursos), você pode preencher a vala para fazer um caminho mais agradável. Note que areia/arenito ou cascalho são até bonitos, mas não são renováveis para estradas longas, é melhor usar pedregulhos, pedra lisa, ou até mesmo madeira. (Relâmpago pode queimar a madeira, mas isso é muito raro, e não acontecem em desertos).

Também seria uma boa ideia colocar tochas ao longo do caminho para tornar a viagem mais segura à noite. Você pode até mesmo colocar cercas ao lado de seu caminho para um visual mais atraente e para se defender de monstros. Quando você construir mais coisas, você pode criar desvios em seu caminho junto com placas para direcioná-lo onde deseja ir.

Claro que, quando você tem uma estrada, você pode querer colocar trilhos para ir mais rápido! Por outro lado, a ferrovia também funciona como uma estrada!

Mapas

Mapas são um complemento viável ou uma substituição de marcadores de trilha para viagens de médio alcance. Mapas não são difíceis de fazer, você só necessitará de: Uma bússola e um pouco de papel, então você vai precisar de um pouco de redstone e ferro, mais algumas Canas de Açúcar para isso. Ative seu mapa a meio caminho vazio entre os dois pontos que você deseja se conectar. Uma localização será numa extremidade, a outra no outro lado, em função da distância .

A partir da versão 1.4, os mapas não serão exatamente centrado em onde eles são ativados, porque eles se ajustam a uma grade. Eles também irão começar com uma escala muito pequena, e precisa ser ampliado para uma escala razoável depois da ativação, mas antes é aconselhável que faça cópias primeiro. Cada nível de zoom leva mais 8 papel (em uma Bancada de Trabalho, com o mapa no meio e os papel em volta), e dobra a escala do mapa, mas também limpa qualquer conteúdo atual. No entanto, o mapa vai ficar centrado mais ou menos onde o mapa vazio foi ativado. Leva 3 zooms para coincidir com a escala dos mapas pré-1.4; o quarto zoom chegará a escala máxima de um pedaço por pixel. Você pode colocar uma cópia emoldurada de cada mapa em sua base para obter um marcador verde para o local (pelo menos quando pedaço do quadro é carregado).

Você querer observar ou criar uma grande estrutura que seja visível no mapa em cada local. Construa-o para fora de um material que vai se destacar como: uma pintada ou pedra musgo, tudo contraste contra neve (a menos que eles se recoberto de neve). (Antes de 1.7, todas as cores de lã iria mostrar no mapa cinza [ como pedra], mas a partir de 1.7.2 isso não é mais um problema). Algumas estruturas naturais que se destacam incluem Aldeias e grandes lagos, rios ou piscinas de lava.

Você também pode querer fazer um quarto mapa da área local (ou não tão local). Se o fizer, vai lhe dar uma visão sobre a área circundante, bem como mostrar todos os pontos de interesse, como piscinas acima do solo de lava e barrancos, ou mesmo suas próprias construções maiores.

Underground Navigation

Natural caverns are fairly easy to get lost in without a little forethought. Depending on a player's mining style, artificial mines might be fairly disorienting as well! Here are some tips for getting around. (Spoiler: If you have a pumpkin farm, nothing beats Jack-o-lanterns for pointing the way.) Remember that digging your way to the surface is usually possible, but may be hazardous in its own right (water or lava being the major hazard).

Trail Markers

There are a variety of markers you can leave behind to make trails, with a somewhat different selection being useful underground.

  • Mushrooms: Relatively easy to acquire if you're near a swamp biome, quick to harvest and will attach to nearly any block. Space them close enough together so the last one is still visible behind you when you go to place the next. With red and brown mushrooms, you can have two separate trails that are easy to retrace. When you're done with them, you might try some mushroom stew.
  • Torches: You can place all your torches on the right side of the cave when you enter a new passage. This allows you to find your way back to the entrance simply by keeping the torches on your left. When encountering multiple caverns, also known as a fork, put two torches at the exit to indicate the correct way to exit the cavern. You can also place torches to point towards the exit. This method has its limits, as that torches restricted to the right side probably won't provide sufficient light to completely prevent mobs from spawning.
    • Torches placed on the side of a block can be used to indicate direction. Torches placed on the faces of blocks that are in front of you on your outward journey will point back toward the exit on your return journey.
    • You can put additional torches on the floor in caves and the wider passageways, and in the middle of non-exit walls.
    • If you "float" a block in the middle of the cavern and cover it in torches, that will light a wide area, and the floating block is easily distinguishable from the marker torches.
    • If a cave loops back on itself at some point, there can be some confusion as to the shortest way out—you may need some of the other markers listed below.
    • Combining this with the "right hand against the wall" rule will help you methodically explore. Always go into the rightmost dark area at intersections. Imagine your right hand running along the wall.
  • Signs at intersections, often with "ASCII arrows", such as --> or ^, to indicate the heading. Keep in mind that you will need to be able to see these signposts the most on your way back out of the cavern, so when placing them, it is important to position them where they will be easily visible from the other direction. Signs are reliable (lava notwithstanding) and fairly cheap (6 wooden planks and 1 stick produces 3 signs). Unlike most blocks, however, they only stack up to sixteen (16). This may suffice for small cavern groups; for larger cave systems, you can bring a stack of wood and a crafting table to make signs as you go. (The table can be carried with you after each use.) Normally you'll want to carry logs, but in abandoned mineshafts, planks are handy and common.
  • Cobblestone arrows at each intersection, pointing back towards the passage you just came from. A torch can be placed on the block at the tip of the arrow to ensure that the arrow is easy to spot. This method has the advantage of utilizing a resource (cobblestone) that is common in caverns and easily carried in bulk, making it suitable for aiding in the exploration of even the most massive caverns. These arrows can be placed on walls or embedded into the floor, and can point in any direction. Similarly to the signpost method, cobblestone arrows should be placed in locations that are easily visible on the way back out of the cavern.
  • Cobblestone can also be used for walls or barricades to block off dead-ends or previously explored cavern branches to find exits more quickly. This along with the "right-side" torch method work very well hand-in-hand and can guarantee a less confusing exit strategy for players in a hurry to end their cavern run.
  • In otherwise "cleaned-up" caverns or mineshafts, dead-ends that have already been cleared out, can be marked with a block of dirt.
  • Redstone: If you're not using it for other things, you can make use it for several kinds of trail.
    • Lines and arrows from spare redstone dust.
    • Redstone torches within sight of each other are distinctive. Note that redstone torches do not provide enough light to stop monster spawning, but you won't confuse them with regular torches.
    • Combining the above gives you trails of lit redstone dust, up to 15 long per torch. These will fade as they stretch away from the torch, but you can use that as a directional hint.
  • Minecart tracks can also be used to mark trails. Of course, if you've laid down an actual track, it's easy to follow or ride that to either end.
  • Jack-o-lanterns can be placed at intersections, with the face pointing towards the exit. This doubles as a light source and a direction out. Jack-o-lanterns are easy to acquire once you start a pumpkin farm, and give off more light than a torch. In cases where there is one path on top of the other one, place the jack-o-lantern higher (using piles of gravel or some other temporary block to place it on top of) to indicate the exit is the upper path. Make sure to place them at the middle of the intersecting paths, with the pumpkin easy to see from both directions.
  • If you've been to the Nether, netherrack is conspicuous. It is also very quick to mine, and doesn't naturally appear in the Overworld. When going back, you can set them alight, recovering torches and marking explored paths.
  • Wool is versatile and stackable, and comes in a variety of colors. Use different colors for different symbols, e.g., "red" for "explored branch", or a combo of "white" and "yellow" to form an exit sign arrow. Beware that wool is flammable, so be careful around lava. You can also use different colors to mark particular trails. Even underground you can get get string from spiders or cobwebs, and craft that into wool. You can also get at least two, possibly three primary dyes, which you can use and combine to make your wool more conspicuous: lapis lazuli from (moderately deep) ore, and bone meal from skeletons. A large waterfall from the surface may also provide ink sacs from squid.
  • A short, distinctive stack of blocks with two torches: one on top to make the stack stand out from a distance, and one on the side of the stack that points away from the exit: this torch will be clearly visible when you are walking towards the exit. A cobblestone block on top of a dirt block stands out and is quick and cheap to make. Marker beacons like these are useful for lighting up larger caves and in the middle of a large junction.
  • If you have a large amount of string, you can create a trail with it on the ground that leads back to where you came from. This can be very effective in abandoned mineshafts as there will be plenty of cobwebs to harvest for this. The only major downside is that the string can be difficult to see, even in a well lit area.

Other hints

  • While it will not help you in navigating the cave itself, it may be wise to bring a map with you into a large cave, should you get lost and need to dig your way out. Note that most caves occupy less area horizontally than they might seem, but interconnected caves and abandoned mineshafts can sprawl over huge distances. You might well map some new surface as you explore underground, but the cave itself will not be mapped.
  • A good mining practice is to fully explore and light a cave system before beginning to mine out any resources. It is extremely dangerous to stop and mine in a dark cave system, and you can lose your loot if you are killed. Check for "broken bridges" such as gravel masses or 2-block drops. If monsters can come out of them, you may want to change that; once verified safe, you can save the blocked-off areas for later.
  • As part of exploration, try to "clean up" the area, taking off leftover blocks, filling small pits, and generally smoothing things out. In abandoned mineshafts, clear out most of the fence-and-plank "supports" as you "claim" an area. This will improve both visibility and mobility, cutting down on unpleasant surprises.
  • Some water flows come from openings in the seafloor. With care (and perhaps a door or some ladders), you can swim up these and mark the entrance with a jack-o-lantern, which will generally be visible from the sea surface. Such openings are also a quick way to get back to the surface if you've gotten lost. With a bit more effort, you can seal the opening altogether, perhaps leaving a shaft with ladders for your own use. (Remember that ladders and signs block water.)
  • When finished exploring a cave, you can make your own exit—just dig upwards to the surface in a staircase fashion, watching for drips and being careful not to dig the block just above you. This is especially useful for when you are lost and have not used any of the other plans. When digging a staircase out of a cave, it can be useful to check your map to figure out where you will, or want to, emerge. Coming out into the seabed can be tricky, especially if your torches get washed away.
  • To mark cave entrances and other important, but hard to notice places on your map: clone your map, then put it in an item frame. You can then find the place by the green marker.

Navegação Naval

Se você viajar através da água com um barco por longas distancias, você pode muito bem perder-se de casa. Mas por sorte existem algumas maneiras de viajar com segurança acima e abaixo da água. Mapas são muito útil aqui. Você também pode construir torres do fundo do mar para bem acima da superfície, e no topo das torres colocar uma tocha ou algo luminoso. Cana-de-açúcar, painéis de vidro, barras de ferro ou portas, irão fornecer uma bolsa de ar ao longo da altura da torre, e blocos de vidro ou painéis também vão levar luz para as profundezas. Jogadores avançados podem usar pedra luminosa ou queimar Rocha do Nether para fornecer luz.

Se você tiver Vitória-Regias (encontradas em rios), você pode usá-los para criar pequenas ilhas para a navegação ou mini-bases. Você vai precisar de um balde de lava e depois despejar a lava em cima dela. A lava irá formar uma ilha. Neste ponto, você tem um marco em chamas no oceano. Se você quiser usar a ilha para outras coisas, você vai precisar recuperar a fonte de lava com o balde, e esperar que o fluxo de lava esfrie. Se você não conseguir pegar a lava do barco, você pode ser capaz de saltar rapidamente para a ilha queimando (isso vai doer e colocar-lo em chamas), e clicar com o balde na fonte de lava, e pular na água para apagar o fogo. Verifique se você está com toda vida e totalmente alimentado antes de tentar isso! (Você pode usar o mesmo método para despejar água sobre a lava para resfriá-lo mais rapidamente). Uma vez que a lava se foi, você vai ter uma bela ilha pequena, mas grande o suficiente para um baú, uma bancada de trabalho, e até mesmo uma cama. (A nova ilha pode ou não pode mostrar em seu mapa). Lembre-se de manter uma tocha sobre ela para evitar o spawn de monstros.

Pedra luminosa também pode ser colocado sob a água, ou no fundo do mar.

Referencias