Você pode seguir a nossa conta no Twitter onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki 
Creative.svg
Caso utilize algum material proveniente de nosso conteúdo, por favor apresente em seu trabalho a devida referência. A Minecraft Wiki é um projeto publicamente acessível e editável sobre informações relacionadas ao Minecraft sem nenhum fim lucrativo para os seus editores, que fornecem esse conteúdo para ajudar outros jogadores.

Tutoriais/Minecraft na educação

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Minecraft pode ser uma ferramenta educacional que facilita a cooperação e o trabalho em equipe entre os jogadores.

Benefícios educacionais[editar | editar código-fonte]

Minecraft pode ter enormes benefícios educacionais para crianças; ele pode ajudar a ensinar vários assuntos com e sem envolvimento de adultos. Aprender no Minecraft pode ser mais rápido do que os métodos tradicionais de educação, como as crianças são muitas vezes muito mais motivadas, obtendo mais prática, e sentem que o que eles estão aprendendo é útil.

Assunto Benefício
Leitura
Livro.png
Os nomes dos itens no inventário são um ótimo lugar para começar a ensinar as crianças a ler, uma vez que cada item tem uma dica de ferramenta e imagem que caminham juntas. Para crianças maiores, a leitura da wiki e guias on-line podem estender suas habilidades.
Escrita
Pena e Livro.png
Os jogadores podem usar a Pena e Livro dentro do jogo para manter um registro, ou transmitir informações a outros jogadores. Ao contribuir para a Minecraft Wiki, crianças maiores aprendem a escrever textos informativos em um ambiente colaborativo, multimídia!.
Matemática
17
+ 44
O sistema de criação pode ajudar no ensino de matemática básica (por exemplo "Eu preciso de 3 canas-de-açúcar para fazer papel), o qual faz a transição para multiplicação (Eu preciso de 3 Papeis e 1 couro para um livro, e 3 livro para uma estante, então eu preciso de 9 de papel e 3 de couro totalmente") e divisão ("Quando crio papel recebo 3 de uma só vez, então 9/3 = 3 vezes por estante eu vou ter que criar papel"). Se os jogadores querem criar um sinalizador totalmente ligado, eles terão de calcular matematicamente as quantidades de materiais (ferro, diamante, esmeralda, ouro) eles precisam para criar a pirâmide, que é 9 vezes {∑i=1~i=4 (2i+1)2}. Isso significa (9+25+49+81)×9 = 1476 = 23×64+4= 23 pilhas e 4 peças de materiais. Isso mostra que não sóvocê precisa de matemática muito no Minecraft, mas você também pratica e, possivelmente, aprende algumas habilidades matemáticas.
Geometria
M10 tesseract.png
Enquanto o mundo do Minecraft apenas é constituído por cubos, as criações que uma criança faz podem assemelhar-se outras formas. O envolvimento dos pais pode ajudar a ensinar as crianças a reconhecer essas formas (cubo, cubóide, pirâmide de base quadrada, tesseract,Nota etc). Estruturas feitas com blocos para assemelhar-se formas e figuras também podem ajudar crianças com dimensões - x, comprimento, y, altura, z, largura, e possivelmente também . Além disso, a contagem do número de blocos que foram escavadas ao fazer uma caverna 6x6x3 pode ajudar nas habilidades de multiplicação e entender os conceitos de volume e área. Também, Minecraft é tudo sobre gráficos tridimensionais. Um mundo Minecraft baseia-se em coordenadas x, y, e z, e usa tanto geometria do táxi (por exemplo para iluminação) e geometria Euclidiana (para determinar onde monstros geram e desgeram). Este método muito útil de jogo pode ser utilizado para aprender a altura de nível na matemática tal como o teorema de Pitágoras (por exemplo: x2+y2=c2) Portanto, o Minecraft não é apenas usado para aprender "geometria de nível para crianças", ele também pode ser utilizado para aprender conceitos geométricos bastante difíceis muito facilmente.
Música
Bloco de Nota Musical.png
Com a preparação de alguns circuitos de redstone, experimentando com Blocos de Nota Musical podem ensinar as crianças sobre notas, oitavas e acordes.
Habilidades sociais
Mob1.pngMob1.png
Através da criação de um servidor privado, os pais podem proporcionar um ambiente seguro para as crianças a interagir com os amigos e fazer jogar Minecraft um evento de cooperativo. Usar uma Rede de Área Local (LAN, or "rede doméstica") irá permitir que as crianças brinquem na mesma sala ou na mesma rede WI-FI com seus amigos. Ao usar o Voice over Internet Protocol (VoIP, ou "chat de voz"), um telefonema, ou o bate-bato de texto do jogo, eles podem jogar juntos onde quer que estejam. Também é possível configurar um Minecraft Realm. Um minecraft realm é um servidor gerido pela Mojang. Minecraft Realms custa $13/Mês (cerca de R$37,41/Mês). Você pode facilmente configurar um servidor de Minecraft e convidar os amigos do seu filho. Você também pode configurar vários minijogos para o seu filho para jogar em ou apenas um mundo padrão do Minecraft. Para mais informações sobre o Minecraft Realms, vá para esta página. Estes métodos permitem que as crianças trabalhem juntas para construir, explorar e aprender como elas se desenvolvem as suas competências sociais, especialmente o trabalho em equipe. Para crianças maiores, contribuir para a Minecraft Wiki pode ser uma oportunidade de aprender sobre etiqueta e colaboração na Internet.
Ciência Tecnológica Básica
Redstone.png
Circuitos de Redstone fornecem um ambiente interativo para construir circuitos lógicos básicos e combiná-los para obter mais

efeitos sofisticados. O feedback é imediato, e os erros não destriem componentes elétricos caros.

Linguística
Olá! - Hello! - ¡Hola!
Salut! - Γεια σου! - 您好!
Via o menu de opções, as crianças podem selecionar várias línguas para usar enquanto estiverem jogando Minecraft. Se uma criança pode nomear um item vendo, há uma maior chance de que a criança seja capaz de compreender pelo menos algumas palavras de uma nova linguagem muito rapidamente.

A Mojang reconheceu o potencial educativo que o Minecraft oferece, e fez uma parceria com o minecraftedu.com para proporcionar um desconto de 50% sobre o Minecraft para instituições de ensino.

Adequação de conteúdo[editar | editar código-fonte]

Enquanto os mobs (inimigos) podem ser assustadores ou muito frustrantes para as crianças mais jovens, o singleplayer não contém linguagem grosseira, a menos que digitada manualmente, não há referências sexuais ou drogas, nenhuma sangue (exceto no ícone de esfeito de estado da Força, que é apenas uma bolha de pixeis avermelhados), e mobs mortos simplesmente ficam vermelho, caem, e viram pó e somem. Há combate, mas é no contexto de sobrevivência, nem matança gratuita e não é nada gráfico (mods de servidor no entanto, podem fazer os jogadores emitirem partículas como redstone quebrado ou lava para representar sangue - estes, no entanto, são quase inexistentes após a versão 1.5). Há também um modo pacífico, para que os jogadores mais jovens não têm de encontrar inimigos além de lobos (o qual só atacam se provocados). Mas algumas coisas vem atrás de você e seu filho tem uma opção para fugir ou lutar, os mobs podem ser desligados também.

No multiplayer, outras pessoas em servidores podem usar textos grosseiros ou linguagem imprópria ao usar o bate-papo do jogo. Isto pode ser evitado através da execução de um servidor privado ou a criação de um Minecraft Realms, onde o acesso pode ser restrito a jogadores específicos usando a whitelist personalizável. Você pode convidar até 20 jogadores (incluindo o proprietário, então, na verdade, 19) na whitelist personalizável.

Você também pode desativar o bate-papo, indo para menu de configurações e de lá para Opções do Multiplayer. Lá você tem a opção de desligar o bate-papo, você não vai ver nenhuma conversa de algum membro, e você não pode falar. Você também estará irritantemente impedido de utilizar comandos como /home, o que pode ser extremamente útil quando em perigo. Isto pode ser evitado, alternando a configuração de "Comandos apenas".

Habilidade técnica[editar | editar código-fonte]

O Minecraft pode ser facilmente configurado por um pai para o seu filho para jogar. O launcher pode ser baixado a partir do minecraft.net. O arquivo pode ser salvo no desktop para facilitar o acesso, ou para qualquer local no computador. Para jogar o jogo, abra o arquivo, faça o login, crie um perfil (opcional), e pressione Play. O launcher salva senhas, então você deve fazer login manualmente cada vez que você jogar o jogo, se você não quer que seu filho brinque livremente.

Configurar um servidor é muito mais envolvido, e provavelmente vai exigir assistência dos pais até os 13 anos de idade.

Notícias[editar | editar código-fonte]