Creative.svg

Tutoriais/Escolhendo um combustível

De Minecraft Wiki

Para se usar combustíveis deve-se levar em consideração a sua eficácia. Para cozinhar ou fundir poucos itens é essencial se usar combustíveis mais fracos e menos caros. Por exemplo: Se você for fundir apenas 7 ou 5 minérios de ferro é indicado usar um carvão (que funde 8 itens) ao invés de um balde de lava (que funde 100 itens). Para fundir por exemplo uma pilha de 64 itens é indicado usar blocos de alga ressecada para se fundir.

Para melhor informações sobre a eficiência veja: Combustíveis, ou: Fundição.

Cada combustível tem sua raridade e disponibilidade.

Carvão[editar | editar código-fonte]

O carvão é abundante em forma de minerais que podem ser encontrados facilmente em cavernas ou pode ser obtido através da fundição de troncos de madeira em uma fornalha. Ele é um combustível mediano (funde até 8 itens), abundante e fácil de trabalhar.

O carvão pode ser encontrado facilmente em cavernas de qualquer altura (Y)
Ingredientes Receita de Fundição
Coelho Cru +
Coal

Coal

Bloco de Alga Ressecada[editar | editar código-fonte]

É um biocombustível eficiente (funde até 20 itens) e abundante, porém, seu processo de fabricação é mais avançado.

Para fabricá-lo precisa-se coletar algas, que são abundantes em oceanos específicos, e as esquentar em uma fornalha, assim dará origem a alga ressecada que quando junta em 9 delas em uma bancada de trabalho será finalmente fabricado o bloco de alga ressecada que está pronto para ser usado como combustível.

Algas em geradas em um oceano.
Ingredientes Receita de Criação
Alga Ressecada
Ingredientes Receita de Fundição
Coal Ore +
Dried Kelp Block

Vara de Blaze[editar | editar código-fonte]

A Vara de Blaze é um combustível mais eficiente que o carvão, porém não chega a ser um combustível turbinado, sua capacidade de fundição é de 12 itens (4 a mais que o carvão). Ele é uma ótima opção caso você queira um combustível que queime mais que o carvão mas não chegue a queimar tanto quanto um bloco de alga ressecada. Ela não é muito acessível já que a única forma de se conseguir ela é matando um blaze que dropa ela. Utilizar elas como combustível pode ser tolice, já que com varas de blaze se faz Pó de Blaze que serve para fazer poções, entretanto se você tem uma Farm de Blazes ele se torna bem mais acessível.

Um Blaze ocioso em uma fortaleza do Nether
Ingredientes Receita de Fundição
Carneiro Assado +
Blaze Rod

Blaze Rod

Lava[editar | editar código-fonte]

A lava é um bloco líquido não renovável. Eles são combustíveis muito eficazes (funde até 100 itens), porém não são tão acessíveis e não são empilháveis. A Lava pode ser encontrada em cavernas profundas em abundância, porém pela dificuldade de acesso e de transporte ela acaba não sendo tão útil. Ela é útil apenas para se fundir uma quantidade enorme de itens sem gastar combustíveis que você possua que sejam mais fracos.

Lagos de lava podem ser encontrados na superfície também
Ingredientes Receita de Fundição
Carneiro Assado +
Balde de Lava

Balde de Lava

Bloco de Carvão[editar | editar código-fonte]

O Bloco de Carvão é o 2° combustível mais eficiente do jogo (funde até 80 itens), perdendo apenas para a lava. Ele é ótimo caso a remessa de itens seja grande e você tenha muito carvão guardado. Ele é feito com 9 carvões, porém tem mais eficiência do que 9 carvões separados que consegueriam fundir 72 itens.

Ingredientes Receita de Criação
Carvão

Madeira e variados[editar | editar código-fonte]

Uma forma de utilizar materiais de madeira que você não utiliza mais como combustíveis em fornalhas. É um ótimo caso de reciclagem que vai dês de ferramentas de madeira até Jukeboxes

Ingredientes Receita de Fundição
Coal Ore +
Muda ou
Madeira ou
Tronco ou
Jukebox ou
Bancada de Trabalho ou
Arco

Exemplos de materiais que podem ser utilizados, para uma lista maior veja: Fundição