Tutoriais/Dicas e truques simples

De Minecraft Wiki

Aqui estão algumas dicas e pequenas sugestões para quem é iniciante no Minecraft. Lembre-se, contudo, que há dicas que são frequentes dentro da seção 'Trivia' da página de um item, que são suscetíveis a ter mais aprofundamento.

Coletando areia e cascalho[editar | editar código-fonte]

Ao invés de perder a durabilidade de suas pás coletando areia ou cascalho, use tochas para isso. Quebre o bloco mais inferior segurando uma tocha em sua mão e, em seguida, coloque imediatamente uma tocha no chão do bloco. O pilar de areia ou cascalho vai quebrar e cair no chão. No caso de os blocos ficarem flutuando acima da tocha depois de colocá-la, quebre o bloco que está exatamente acima da tocha.

Combustíveis alternativos[editar | editar código-fonte]

Você com certeza vai precisar de algum tipo de combustível para assar seus alimentos. O carvão mineral pode ser complicado de se achar no início, porém, existe outro combustível que é o carvão vegetal. Para se obter esse combustível basta queimar troncos de madeira em uma fornalha, o combustível para essa queima pode ser tábuas.

Ingredientes Receita de Fundição
Tronco +
Tábuas de Carvalho

Utilizar itens de madeira ociosos como combustível também é útil.

Bússolas[editar | editar código-fonte]

Bússola de rachaduras[editar | editar código-fonte]

Precisa saber o norte/sul/leste/oeste? Antes de sair em uma perigosa jornada longe de casa, bata em um bloco ao redor. Não quebre-o. Apenas veja em qual direção as rachaduras vão. Deve haver uma rachadura que vai quase em linha reta para cima, uma vai para a direita, e uma vai quase em linha reta para baixo. Agora aponte o mouse para o chão e faça o mesmo. Circule ao redor do bloco e vá batendo até achar a mesma orientação que achou nas rachaduras do outro lado. A rachadura para cima (ou quase) aponta para o norte! Siga esses pedaços de rachaduras para ir em linha reta para o norte. Quando quiser voltar, bata o bloco sob seus pés, localize o sul, e volte para casa.

Bússola de HUD[editar | editar código-fonte]

Caso você não queira gastar preciosos ferros ou redstones para se fazer uma bússola você realmente não precisa gastar, apenas precisa ter os itens necessários para o crafting.

Ingredientes Receita de Criação
Barra de Ferro +
Redstone

A bússola que aparece na "saída" não é um simples item e é direcional, teste procurando fazer a fórmula em direções diferentes e verá que ela realmente funciona.

Na Console Edition não se precisa nem ao menos de nenhum item, ao abrir o menu de pausa durante o jogo basta ir em "Ajuda e Opções" depois em "Como jogar" e depois em "HUD", logo você verá um HUD na tela de instruções e verá no último slot de inventário um bússola funcional!

Modo pacífico[editar | editar código-fonte]

Se você está tendo dificuldades com, digamos, um zumbi ou um creeper, ou não consegue encontrar nenhum alimento para comer, simplesmente mude a dificuldade do mundo para 'pacífico' e seu problema está resolvido. Sua saúde irá regenerar-se rapidamente, sua barra de fome não irá afetá-lo, e todos os mobs hostis irão desaparecer. Isto torna-se útil ao construir grandes estruturas ou pixel arts; no entanto, a maioria dos jogadores não gostam disso, porque tira o que muitos veem como o desafio e a diversão do Minecraft, especialmente quando a maioria das pessoas usam como "botão de pânico". Você, no entanto, tem a opção de travar a dificuldade do mundo e eliminar esta opção, mantendo-o "honesto" em seu gameplay. Na Console Edition a dificuldade não pode ser alterada durante um jogo caso a opção "Privilégios do Host" não estiver ativada.

Técnica de árvores[editar | editar código-fonte]

Se você deseja coletar todos os blocos em uma árvore mas não consegue chegar ao bloco do topo, tente deixar o bloco inferior intacto, e depois salte sobre ele para obter o resto. Depois disso, colete o bloco inferior. Se você ainda não conseguir chegar ao topo depois de fazer isto, você vai ter que colocar mais um bloco, como terra abaixo de você para chegar acima. Se você está coletando madeira em um bioma de floresta, você pode querer deixar os "tocos de árvores" para mais tarde; quando você voltar irá encontrar todos os drops - maçãs, mudas - ao redor do último bloco de madeira. O dia seguinte pode ser um bom momento para coletar os últimos blocos, antes de começar a coleta novamente.

Lembre-se dos padrões[editar | editar código-fonte]

Se você está lutando para lembrar os padrões de criação, tente dar uma olhada em um padrão, como o padrão da vara de pescar, por exemplo. Tome nota de como os gravetos e as linhas devem estar organizados para parecer com uma vara de pescar. Muitos padrões seguem esta característica, como as portas, que utilizam duas colunas de tábuas para fazer a forma retangular de uma porta, e espadas, que utilizam duas tábuas de madeira/pedregulhos/barras de ferro/barras de ouro/diamantes e um graveto como suporte. (Ou você pode pausar o jogo e acessar a página da wiki do jogo para o item ou receita). Além disso, empilhe alguns itens para evitar de ter a necessidade de arrastá-los, algo que desperdiça tempo. Por exemplo, tente colocar dois diamantes em forma de elmo sobre a forma de calça para obter um elmo e uma calça de diamante mais rapidamente.

Ingredientes Entrada » Saída
Diamante
Ingredientes Entrada » Saída
Barra de Ferro

Além disso, você pode fazer uma parede 3x3 com molduras formando uma receita.

Mude seu spawn[editar | editar código-fonte]

Se sua casa está longe de seu ponto de spawn, e você possui 3 lãs e 3 tábuas de madeira, você pode fazer uma cama. Se você dormir em uma cama à noite, ela irá definir seu ponto de spawn para ela. Mas cuidado: se sua cama for quebrada, você perderá seu novo ponto de spawn e irá renascer no ponto de spawn original do mundo. Portanto, seria bem inteligente fazer uma segunda cama, e usá-la antes de perder a primeira cama. Dessa forma você ao morrer não voltará para o ponto de spawn original, mas sim para sua outra cama

Seja cuidadoso ao decorar ao redor de sua cama. Alguns blocos vão visualmente parecer que dão acesso a sua cama, mas irão impedir sua cama de agir como um ponto de spawn. Nunca cerce completamente sua cama, mesmo que seja com blocos de meia altura, como lajes de pedra. Se sua cama está obstruída e você morre, você irá recomeçar no ponto de spawn original com uma mensagem dizendo que sua cama está ausente ou obstruída.

Além disso, note que você precisa ser capaz de usar sua cama se você quiser definir um novo ponto de spawn.