Você pode seguir a nossa conta no Twitter onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki 
Creative.svg
Caso utilize algum material proveniente de nosso conteúdo, por favor apresente em seu trabalho a devida referência. A Minecraft Wiki é um projeto publicamente acessível e editável sobre informações relacionadas ao Minecraft sem nenhum fim lucrativo para os seus editores, que fornecem esse conteúdo para ajudar outros jogadores.

Tutoriais/Defesa

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

No Minecraft as construções são algo essenciais, entretanto elas estão propensas a serem destruídas e vandalizadas, por isso devem ser protegidos com técnicas de defesas de construção. As defesas podem ser feitas por criaturas, muralhas e armadilhas.

Um golem de neve deixando seu rastro.

Elas podem integralmente:

  • Cobrir: todas as defesas necessitam completamente defender as áreas protegidas ou zonas clamadas, assim criaturas de qualquer tipo vindo de qualquer direção não irão intervir ou destruir.
  • Iluminar: os locais devem estar bem claros, com fontes de luz sejam tochas, fogo, lava, etc. a fim de evitar que criaturas hostis no espaço.
  • Ter sustentabilidade: as defesas devem funcionar independentemente da entrada do jogador e, idealmente, podem proteger uma área indefinidamente, seja nunca degradando em primeiro lugar (por exemplo, paredes) ou renovando-se automaticamente.
  • Ter facilidade de uso: A melhor defesa do mundo é inútil, se matar o dono ou amigos. Uma boa defesa deve ser segura e fácil de usar. Se você tiver que pressionar 2 botões e destruir um bloco para ativá-la, é muito complicado.

Criaturas[editar | editar código-fonte]

Golem de Ferro[editar | editar código-fonte]

O golem de ferro é um mob extremamente útil que ataca outros mobs hostis que chegam perto dele, além de ser extremamente forte em ataque e em pontos de vida (100Heart.svg × 50).
Colocar golems ao redor de uma construção pode evitar a entrada e lotação de mobs hostis.
Todavia os golems não são fortes o suficiente para matar creepers com único hit e eles não os atacam o que pode gerar lotação de creepers.

Golem de Neve[editar | editar código-fonte]

O golem de neve pode ser útil para supressão, ou seja somente auxiliam no combate a monstros. Ele lança bolas de neve nos mobs hostis, porém, as bolas de neve não dão dano e somente dão repulsão. De certa forma eles não ajudam muito, mas podem ajudar a evitar a aproximação de mobs, ajudar os Golems de Ferro e atrapalham a mira de esqueletos.

Vale lembrar que eles atacam creepers, o que pode levar a explosões acidentais em sua construção, eles também podem ser mortos pelo golem de ferro caso os ataque sem querer, eles não podem ser gerados em biomas quentes senão são mortos pelo calor, além de fazerem um caminho de neve por onde passam (somente em biomas mais frios) o que pode levar a criação de neve indesejada.

Lobos[editar | editar código-fonte]

Lobos domesticados são ótimos ajudantes pessoais, mais também podem ser ótimos para evitar aproximação de esqueletos e esqueletos wither. No caso de lobos domesticados é recomendável que se deixem sentados para evitar confusões e perseguições indesejadas. Os lobos não domesticados podem ser presos em laços e podem evitar populações de ovelhas e coelhos.

Jaguatiricas e Gatos[editar | editar código-fonte]

Tanto a jaguatirica tanto o gato evitam a aproximação do Phantom e do creeper o que é muito útil para se combinar com o uso do golem de ferro e do golem de neve. Embora jaguatiricas sirvam para o mesmo uso, os gatos são mais fáceis de lidar já que podem ser domesticados[Java e Bedrock apenas] e postos para ficarem sentados (como os lobos).

Baiacu[editar | editar código-fonte]

Baiacus são ótimos pois atacam e envenenam qualquer criatura que encosta nele, útil para armadilhas (veja abaixo).

Armadilhas[editar | editar código-fonte]

Queda[editar | editar código-fonte]

Uma ótima forma de matar os invasores é por uma queda cujo dano é fatal. Para isso deve-se cavar um buraco de 1 bloco de comprimento em volta da sua casa e colocar alçapões fechados do lado (o espaço entre o alçapão e o próximo bloco de ser apontado para direção oposta a da sua casa).

As criaturas vão achar que conseguem passar pelo espaço sem conseguirem e acabam morrendo pela queda na vala.

Lava[editar | editar código-fonte]

Pode se usar a mesma fórmula da armadilha anterior e colocar um buraco pequeno, porém, com lava. A lava pode ser usada em ejetores para cobrir áreas e ela evita a passagem de monstros e geração deles nas proximidades.

Água[editar | editar código-fonte]

A água pode ser usada para empurrar criaturas para trás com a correnteza, assim evitando a invasão. Ela pode ser usada para gerar baiacus em biomas de águas mornas e quentes, causando dano e envenenamento dos inimigos.

Bloco de Magma, cactus e outros[editar | editar código-fonte]

Os blocos de magma e diversos outros blocos que causam dano com contato alguns como a fogueira, rosa do wither e arbustos de frutas doces, podem ser usados para evitar ou mesmo diminuir as invasões. Eles causam dano apenas quando são pisados por alguma entidade, o que leva a necessidade de se fazer mecanismos(como paredes) capazes de manter os inimigos sobre eles.

Ejetores[editar | editar código-fonte]

O ejetor pode ser usado para atirar flechas, poções, tridentes, líquidos e outros.

Muralhas[editar | editar código-fonte]

Um exemplo de uma muralha simples

Muralhas são barreiras que impedem a entrada de animais, jogadores ou monstros. Muralhas podem ser feitas com diversos materiais que geralmente são blocos resistentes a explosão e a quebra. Além disso alguns outros fatores importam na sua muralha como:

  • Ela deve ser alta o suficiente para impedir entidades de passarem, também é útil colocar uma extensão de blocos a mais para fora da muralha a fim de evitar que aranhas escalem.
  • Anexar armadilhas (veja acima) a muralha para ampliar sua defesa.
  • Colocar criaturas para proteger a muralha.
  • Medidas para permitir a observação do exterior quando se estiver dentro dela.
  • Prolongar a muralha para dentro do subterrâneo para evitar de um jogador cavar para baixo e ultrapassar a barreira, ou até mesmo um creeper explodir e abrir uma passagem por debaixo.
    Uma muralha mais elaborada.

Blocos[editar | editar código-fonte]

Os tipos de bloco que você colocará em sua construção em si vai ajudar a aumentar a resistência da sua casa a explosões e quebras. Também servem de obstáculos.

Obsidiana[editar | editar código-fonte]

A obsidiana é excelente para se impedir uma explosão e também por sua resistência elevada a quebras. A obsidiana pode ser encontrada em piscinas de lava em cavernas subterrâneas e só pode ser coletada por picaretas de diamante.

Pedra do Fim[editar | editar código-fonte]

A pedra do end é um ótima isolante de explosões, embora não seja "imune" diferentemente das obsidianas. Ela pode ser encontrada no The End.