Você pode seguir a nossa conta no Twitter onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki 

Servidor brasileiro no Discord

Today, 9/19, is the 6th Anniversary of Gamepedia's launch. Join us for an all-day Mega Stream on the Gamepedia Twitch channel! In addition, all users who log in during the anniversary week will receive a special achievement.

Tutoriais/Construindo um castelo ou fortaleza

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Muitos tentam criar um castelo ou forte no jogo, porém se esquecem de seu principal propósito: Proteger. Aqui você verá como construir um castelo ou fortaleza funcional.

Começando[editar | editar código-fonte]

Consiga uma área totalmente plana. Não apenas para a construção do castelo, mas também para a fácil visualização de mobs ou invasores. Procure ter bons equipamentos antes de construir um. Lembre-se, estes equipamentos são apenas para facilitar a coleta de recursos para a construção, sendo que você pode derreter pedregulho numa fornalha em vez de ter Toque de Seda para coletar pedra. Você também não precisa de uma mesa de encantamentos poderosa para os itens listados abaixo: pode comprá-los de aldeões.

-Uma picareta de diamante ou ferro com Eficiência e Inquebrável.

-Uma picareta de diamante ou ferro com Toque de Seda.

-Uma pá e machado de diamante ou ferro encantados para limpar o terreno.

-Armas fortes.

-Tochas.

-Muito, mas muito material.

Escolhendo um material[editar | editar código-fonte]

O material usado no castelo é sua principal escolha. Escolha um material forte a explosões, não inflámavel, fácil de obter. Alguns materiais perfeitos para castelos são:

-Pedregulho é um bloco que se encaixa em todos os lembrentes acima. Caso você tenha uma mina, deve ter muito do mesmo.

Caso você tenha um minímo senso de beleza (não ideal) em não querer usar o pedregulho, você pode usar:

-Pedra é útil quando se quer algo liso no castelo. Sua laje também é perfeita para o castelo. Porém você pode optar por usar essa pedra para o castelo para fazer Tijolos de Pedra, que é mais liso, bonito e usado na maioria dos castelos. Caso você escolha usar um esses materiais, em vez de derreter seu pedregulho, faça uma picareta com Toque de Seda e minere a pedra facilmente.

Nesses blocos acima, você pode construir um Gerador de Pedra/Pedregulho. Porém não é recomendado, pois minerar pedra normalmente te dá a chance de encontrar minérios valiosos, e não precisar esperar para a pedra se regenerar agiliza o processo.

Você pode optar por usar as pedras Diorito,Granito, e Andesito, junto com suas variantes lisas, para construir o castelo. Eles tem a mesma resistência que os outros blocos de pedra, e não precisam de Toque de Seda para serem minerados, além de serem achados facilmente e em grandes quantidades. Tijolos também são úteis.

Porém, antes de escolher um material, lembre-se que você pode usar vários materiais ao mesmo tempo, como por exemplo paredes de pedra lisa e chão de pedregulho. O importante é usar e misturar materiais resistentes à explosões. O castelo inteiro não precisa ser do mesmo material.

Materiais não recomendados[editar | editar código-fonte]

As vezes, um material é bonito, fácil de conseguir, e daria certo num castelo. Mas não se engane. Esse material pode fazer seu império ser invadido ou destruído facilmente. Estes são exemplos:

Não use ou use muito pouco qualquer tipo de madeira. Elas são inflamáveis, não resistentes e podem não dar nada certo. Sim, podem ser muito bonitas, mas tome cuidado: use-as por sua conta e risco!

Concreto, por incrível que pareça, tem uma resistência muito menor aos itens de pedra.

Terra tem motivos óbvios para não ser usado.

Caso você queira usar janelas em seus muros, vidro não é uma boa idéia. Você pode usar Grades de Ferro para isso, ou Parede de Pedregulho.

Cercas não são necessárias, a menos dentro do seu castelo.

Lã? Apenas carpetes.

Caso você tenha dúvida em que material pode ser usado, pesquise por ele aqui na wiki e compare sua resistência a explosão (itens de pedra tem 30).

Construindo[editar | editar código-fonte]

Rodeie a área inteira com blocos. Estes serão sua base para tudo. Podem ser de 25x25, 30x30, para muros quadrados e simples, ou você pode ser mais criativo e fazer um muro com várias curvas e formas, mas lembre-se: mantenha sua defesa e materiais acima.

Muros[editar | editar código-fonte]

Muros podem ter de 4 blocos de altura para cima. Recomenda-se 6 blocos. Em seu muro, tenha um beiral para aranhas não escalarem, em em cima do beiral coloque os blocos 'alternados'. Não são decorativos, na verdade eles servem para você atirar flechas e se proteger das que estão vindo, sendo muito útil em servidores multiplayer. Pense nisso e faça esses bloqueios altos o suficiente.

Seus muros devem ter trechos para que você possa passar livremente de torre a torre.

Torres[editar | editar código-fonte]

Certifique-se de ter no minímo uma torre em cada ponta dos muros. Você pode adicionar mais caso seu muro seja grande ou você achar que precise. Não é recomendado fazer telhados fechados, pois limita a visão e defesa do terreno aos muros. Também evite fazer múltiplos andares nas torres. Evite escadas em espiral na torre: uma vertical basta.

Interior[editar | editar código-fonte]

Esta é sua grande escolha: pode ser feito um interior aberto ou fechado, dependendo da sua preferência.

Um interior aberto exigirá um beiral interno no muro para você não cair, junto com uma escada até ele. Dentro, poderá ter suas plantações, fazendas, e até sua casa ou uma outra torre. Ele é comumente feito por quem não tem muitos recursos.

Um interior fechado exigirá mais recursos que o normal, porém será mais defensivo. Enquanto no andar inferior você poderá fazer oficinas, salas de baús e até plantações e outros cômodos, no andar superior (que deverá alcançar o muro, ou você precisará construir uma escada até ele) você poderá construir sua casa ou torre, e agir como lugar para batalha. Nele, você estará muito mais protegido de ataques de mobs ou jogadores inimigos, e retaliar facilmente.

Subterrâneo[editar | editar código-fonte]

Caso seu castelo não seja muito grande, você pode criar um andar subterrâneo. Nele pode haver circuitos de redstone, salas de fuga, salas de depósito, entradas para uma mina(onde você pode coletar materiais) ou um metrô.

Salas de Fuga[editar | editar código-fonte]

Caso você esteja jogando em multijogador , poderá investir em uma sala de fuga. Pode ser bem caro, usando obsidiana em todos os lados, uma entrada secreta com pistões e vários recursos. Nela, faça uma saída secreta, como por uma cascata na montanha.

Defesa[editar | editar código-fonte]

Após construído seu castelo, você pode trabalhar nas suas defesas. Um outro muro anti-aranhas(pode ser feito também com uma cerca/janela no meio) com um fosso pode ajudar. Sistemas de defesa como alarmes e ejetores são muito úteis.

Mantenha um Golem de Ferro e Neve na base sempre em pontos estratégicos.

Use portas de pistão ou ferro nas áreas suscetíveis a mobs. Dentro de seus muros, use portas de madeira.

Água e Lava são magníficos se usados corretamente. Água pode absorver explosões, proteger contra incêndios, retardar inimigos, e afogar. Lava pode criar uma barreira impenetrável caso usada em seu muro ou fosso, já que os materiais usados não são inflamáveis.

Sempre fique armado a noite, caso queira rondar o perímetro.

Para mais detalhes, veja https://minecraft.gamepedia.com/Tutorials/Defense (em inglês)

Notas[editar | editar código-fonte]

Este guia apenas reflete o modo e a utilidade de um castelo. O resto é por trás da sua criatividade. Minecraft é um jogo livre de construção, então faça o que quiser.

Boa Sorte!

Promotional Content