Você pode seguir a nossa conta no Twitter onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki 

Servidor brasileiro no Discord

Você pode seguir a nossa conta no Facebook onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki 

Tutoriais/Colonizando

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Este tutorial presume que você esteja jogando no modo sobrevivência e na dificuldade fácil ou maior.

Você pode também usar este tutorial como inspiração para projetos futuros.

Este tutorial é para jogadores que usaram outros tutoriais e agora estão em um estágio onde podem alcançar estes requisitos ou, como dito antes, ser usado para projetos; quem não deseja ser um bárbaro e destruir vilas? De qualquer maneira, continuando, deve ter com você inicialmente:

  • Tenha uma base principal incluindo pelo menos uma sala de criação, uma sala de fundição e uma sala de armazenamento, uma mina, e um estoque de comida.

Se você alcançou os requisitos acima e tem sede de mudança, então leia logo!

Localização[editar | editar código-fonte]

Este tutorial não é bom sem um lugar para usá-lo e esta parte vai ajudá-lo a encontrar o melhor lugar.

Distância[editar | editar código-fonte]

Ao explorar uma possível localização de colônia, a primeira coisa a se pensar é a distância. Se estiver muito perto da sua base, então não vale a pena. Se o local estiver muito longe, você terá dificuldade em configurar a linha de comunicação mencionada mais tarde. Em algum lugar no meio entre a colônia e a base principal é ótimo se você conseguir encontrá-lo depois. No entanto, para alguns jogadores, (especialmente se você juntou muitos trilhos ou gelo para barcos), uma grande distância não é um grande problema. Encontre um local que seja confortável para você.

  • Sistema de transporte através do Nether

Se você desenvolveu o suficiente para obter 20 obsidians, um sistema de transporte pelo Nether (se possível, seguro, para evitar a destruição por Ghasts) pode compensar longas distâncias de forma bastante eficaz, uma vez que 1 bloco percorrido no Nether é de 8 blocos (3 na edição do Xbox) percorridos no mundo normal.

Se você estiver disposto a usar cheats, você pode usar blocos de comando para criar uma rede de teletransporte. Ao pressionar F3, você pode abrir a tela de depuração para encontrar suas coordenadas. Anote-as para programar o bloco de comando. Caso contrário, você terá que se teletransportar cegamente, que se arrisca a aparecer a uma distância abaixo do solo ou a aparecer a uma distância alta acima do solo.

Usando 80 como o valor Y (altura) reduzirá drasticamente o risco do primeiro (ser enterrado) enquanto aumenta o risco do segundo (ter uma queda dolorosa). Botas encantadas com Peso Pena IV são úteis nesta situação, ou apenas use o modo Criativo para pousar e depois retorne ao modo Sobrevivência. De qualquer jeito, você vai precisar do modo Criativo para programar os blocos de comando.

  • Sistema de transporte alternativo

Se você não usar as opções de Nether ou teletransporte, fique atento a uma longa distância. Porém, o motivo pelo qual o Minecraft não desacelera seu computador ou cria arquivos de salvamento em massa é porque ele não gera todo o mundo de uma só vez, e sim de parte por parte. Portanto, é possível que seu computador possa ficar lento. Este não é um problema nos Consoles, nos mundos pequenos do DS ou nos antigos mundos na edição Bedrock, pois o mundo é muito menor.

Detalhes de construção[editar | editar código-fonte]

O segundo ponto a considerar ao escolher um local para sua colônia é a facilidade de construção. Se você não tem muito espaço (por exemplo, está num bioma de montanhas), é melhor você estar pronto para gastar muito tempo liberando espaço para sua colônia. Além disso, não escolha um local debaixo d'água ou dentro da lava, a menos que você esteja disposto a gastar tempo para limpar a água ou a lava que interferir em sua base.

Disponibilidade de recursos[editar | editar código-fonte]

Por último, em suas considerações devem estar os recursos disponíveis. O objetivo principal de uma colônia é juntar recursos, especialmente se algum recurso em particular estiver faltando nas proximidades de sua base. Por exemplo, se sua base estiver em uma grande planície ou no bioma do deserto, uma colônia perto de uma floresta compensaria a falta de madeira na área em torno de sua base. Se você encontrou um ponto que satisfaça os dois parâmetros acima, mas não possui uma carga útil grande o suficiente, não vale a pena.

Preparação[editar | editar código-fonte]

Então você encontrou a sua localização para construir, agora você tem que se preparar para se estabelecer.

Rota[editar | editar código-fonte]

Uma vez que você tenha o lugar para colonizar, você precisa chegar lá com todos os materiais. Escolha uma rota que cause a menor dificuldade possível para sua jornada. Também para lembrar, se for produtivo o suficiente para continuar, você vai querer construir um trilho da colônia para a base principal. Se você tiver mais de uma colônia, seria uma boa ideia construir uma estação de trem em sua base. Há um tutorial para uma estação de trem localizado aqui, mas você pode querer adaptar o design para a receberem minecarts com baús, pois o design funciona para Sobrevivência Multiplayer. A melhor maneira de encontrar esta rota sem muita energia é seguir o caminho de menor resistência de volta do seu local escolhido para sua base principal, colocando marcadores como lã ou pilares (de preferência placas) ao longo do caminho.

Kits para colônia[editar | editar código-fonte]

Você tem o local, você conhece o caminho, mas você ainda precisa de materiais. Esses kits podem, até certo ponto, ser alterados conforme a distância de viagem e a localização em que você está construindo, mas este é um kit básico.

  • 1 conjunto de ferramentas (espada, picareta, machado, pá e opcionalmente uma enxada) e armadura (de ferro ou melhor).
  • 1 cama, bancada de trabalho e fornalha.
  • 1 arco.
  • Pelo menos 32 flechas (a não ser que seu arco tenha Infinidade).
  • Alguns Minérios de Carvões.
  • Um suprimento forte de alimentos (64 itens de batata/pão/frango, ou pelo menos 32 itens de bife/porco).
  • 2-3 baldes (suficiente para uma fonte de água infinita e lava, se necessário).
  • 1-2 packs de Pedregulho.
  • 2 packs de Terra (bom para colocar pequenas paredes e fortificações).
  • 1 pack de Tochas.
  • 1 pack de sementes de trigo.

Se você usar o mínimo necessário para este kit, você deverá ficar com vários espaços de estoque livres. Você pode adicionar itens opcionais, como bússola, relógio e mapa, pedras e ferro, encher os baldes com água (eles não vão empilhar, mas você pode fazer uma fonte de água infinita), talvez alguns diamantes/ouros/redstones, cenouras, quantidades extras de suprimentos, cactos, e assim por diante. Se você já explorou sua localização de destino, você pode ignorar algumas coisas dessa lista de acordo com a sua necessidade (por exemplo, não há necessidade de levar sementes de cacau a uma selva, ou areia para um deserto).

Faça o que fizer, não seja um "herói" e pense que vai se sustentar com itens locais, porque isso prejudicará a colônia. Se você fez isso, o objetivo seria sobreviver e não reunir materiais. Você já teve que fazer isso no começo. Use o que você adquiriu.

Kits avançados de colônias[editar | editar código-fonte]

Esses materiais são difíceis de obter, mas, se você os tiver, eles podem ajudá-lo.Se disponível, 16 itens ou mais de Abóbora (ou apenas as sementes).

  • 64 itens de Cana-de-Açúcar.
  • 128 itens de Ovos.
  • 32 itens de Mudas (de Carvalho, Eucalipto, Pinheiro, Selva, Acácia ou Carvalho Escuro, em ordem de preferência).
  • 32 itens de Ossos.
  • Se disponível, 1 Baú do Fim, em que você pode armazenar ainda mais itens.
  • Algumas Lãs (ou apenas uma, ou mais camas. Note que as camas não serão empilhadas).
  • Várias Caixas de Shulker.
  • Lhamas domesticadas.
  • Pelo menos 1 Laço.
  • 1 Escudo.
  • 64 Barras de Ferro (se você quiser trazer mais, carregue Blocos de Ferro em vez disso).
  • Opcionalmente, algumas Redstones (Minérios ou Blocos).
  • Opcionalmente, 16 fatias/sementes ou mais de melão e/ou de cacau.

Outros[editar | editar código-fonte]

Estes são preparações diversas, como a delimitação do seu projeto de colônia no papel ou a configuração de marcadores para longas distâncias (isso deve ser feito enquanto você está fazendo o caminho de volta para a base principal). Basicamente qualquer coisa que não seja necessária, mas útil de qualquer maneira.

Construção[editar | editar código-fonte]

Depois de ter examinado a localização, preparado os materiais e viajado até o local, você deve construir a colônia. Uma boa ideia é ter vários setores, incluindo uma estação de trem no meio, e coisas como habitações, fazendas e uma base de operações para organizar tudo o que você coleciona ou produz na colônia.

Espaço[editar | editar código-fonte]

Certifique-se de limpar espaço suficiente para cada projeto que você pretende fazer antes de começar a construir. Uma boa ideia é limpar uma quantidade de espaço fixo, como 30×30. Pode ser melhor limpar uma área maior, apenas no caso de você decidir expandir-se mais tarde (seja avisado, se "limpar" significa nivelar vários blocos, pode demorar muito tempo). Em seguida, cerque-o usando Terra e Areia (por enquanto) e ilumine a área com Tochas. Isso deve lhe dar um espaço de construção perfeitamente plano, que é protegido (dependendo da quantidade de luz) contra mobs.

Usos favoráveis dos kits[editar | editar código-fonte]

Você trouxe o kit com você para utilizar na construção, mas se você exagerar, você se encontrará lutando para reunir mais itens, derrubando suas estruturas ou precisando de materiais. Para o uso ideal, use seus suprimentos somente quando você realmente precisa. Isso significa que você só deve usar suas ferramentas se precisar construir ou reparar uma estrutura importante. Não pense que só porque você tem espaço que você precisa construir sobre isso.

Lista de tarefas[editar | editar código-fonte]

As coisas que você deve se concentrar primeiro estão nesta lista por ordem de importância.

  • Construa uma pequena casa ou abrigo.
  • Nivele espaço suficiente.
  • Fazendas (trigo, galinhas, abóboras/melancias, madeira).
  • Minas.
  • Paredes e/ou cercas, para manter os mobs distantes.
  • Torres de vigias (coloque o máximo possível, se puder, coloque Golens de Neve nelas).
  • Mais fazendas de animais e plantas! Você precisará o máximo possível.
  • Expansões diversas.
  • Desenvolva-se.

Se você nivelar um espaço e construir uma parede forte com torres primeiro, você provavelmente se encontrará sem materiais e com fome. Defina suas prioridades.

Idéias para seções-chave da colônia[editar | editar código-fonte]

Esta é a galeria de planos para uma colônia básica.

Casa[editar | editar código-fonte]

Esta casa básica é de 5×5×3 (não incluindo o chão) com acesso ao telhado, e um porão é recomendado para o armazenamento. Ao longo do tempo, o jogador pode adicionar andares.

Fazendas[editar | editar código-fonte]

Veja os tutoriais ou sugestões de fazendas - Trigo para criação de animais/comida, Galinha para mais comida e Penas para Flechas (Cascalho fornece Pederneira), Abóboras para Abóboras de Halloween e Tortas, Melancias ou Cacau para comida pequena, Madeira para ferramentas.

Minas[editar | editar código-fonte]

Esta mina deve se expandir para baixo do seu porão, pois facilita o transporte dos itens até o armazenamento. Se você estiver em um deserto, coloque em qualquer lugar que a pedra apareça na superfície.

Armazenamento[editar | editar código-fonte]

Esta é uma sala grande cheia de baús. Será um 5×6×4 de qualquer material (de preferência mais forte que a madeira). Os baús podem abrir com qualquer bloco transparente acima deles, permitindo que um jogador tenha baús empilhados uns sobre o outro. Placas podem ajudar na organização, tornando mais fácil e rápido encontrar itens úteis. Uma vez que este quarto irá armazenar quase todas as suas coisas, você pode colocar no meio da sua colônia em uma área bem iluminada.

Complementos úteis[editar | editar código-fonte]

  • Centro de Processamento (uma sala alinhada com Fornalhas).
  • Fazenda de cactos.
  • As coisas extras listadas no ponto 3.3.
  • Um porto de pesca com: 2 barcos ou mais, um baú para armazenar todas as coisas que você pegou e uma Fornalha para cozinhar peixe.
  • Se você tem cavalos, um pequeno estábulo.
  • Uma fazenda de mobs para reunir outros itens essenciais e experiência.

Pensamentos futuros[editar | editar código-fonte]

Para o futuro da colônia.

Linha de comunicação[editar | editar código-fonte]

São trilhos colocados sobre a rota entre a base principal e a sua colônia. Isso permite o transporte de materiais, mobs e você mesmo. Apenas faça isso se a colônia for permanente. Não se preocupe com mobs, uma vez que não conseguem spawnar nos trilhos.

Linha de túnel[editar | editar código-fonte]

Uma forma extremamente tediosa da linha de comunicação é, ao invés de usar trilhos, usando um túnel que corre logo abaixo da superfície, geralmente com 2×1 de tamanho. Isso pode ser preferido se houver um bioma que você gostaria de ignorar rapidamente ou se você quer apenas uma conexão direta e livre de inimigos. Novamente, no entanto, estes são extremamente tediosos, a menos que você os planeje com antecedência, aumentando-os conforme a distância.

Melhorias[editar | editar código-fonte]

Se a sua colônia se manter ativa por um longo período de tempo ou permanentemente, seria uma boa ideia melhorá-la o suficiente para ser considerada uma base secundária (ver 6.2). Isso lhe dá o conforto de casa.

Outros[editar | editar código-fonte]

Vilas[editar | editar código-fonte]

Se houver uma vila nas proximidades da sua colônia, use-a!

A melhor maneira de fazer isso é conquistá-la.

  1. Capture todos os habitantes, aproveite o recurso comercial introduzido na atualização 1.3. Foque no comércio em massa com a coleta de esmeralda.
  2. Roube! Se houver um ferreiro, o baú pode conter itens valiosos. Além disso, corte todo o trigo.
  3. Destrua! Nivele todas as casas de madeira no chão. Isso proporcionará uma enorme quantidade de recursos de madeira. (Nota: Não quebre a igreja (construção parecida com uma torre de pedregulho) ou as bases das casas! É pra isso que existe a mineração!)
  4. Ocupe! Viva e expanda a igreja daquela aldeia. Se houver outras aldeias próximas, nivele a igreja também. Conquiste as outras aldeias do mesmo jeito.
  5. Use todos os recursos para construir uma grande colônia!

Uma alternativa ao invés de destruir uma aldeia é usá-la como sua nova colônia, a maior parte do trabalho está feita.

  1. Coloque uma cama em uma casa grande e durma ao pôr-do-sol todas as noites para evitar Creepers.
  2. Construa uma cerca ou uma parede ao redor da aldeia e acende-a com tochas, também os telhados.
  3. Crie um gerador de aldeões construindo uma casa com várias portas, construa barracas comerciais e junte vários aldeões lá.
  4. Com uma porta na mão, caia no fundo de um poço, coloque a porta e cave para o lado. Agora você tem uma entrada apenas para jogadores (pois os aldeões flutuam) para a sua nova mina.

Nota: Embora saquear uma aldeia forneça muitos recursos, isso é muito demorado, já que quebrar Tábuas são quatro vezes menos eficientes do que quebrar Madeiras, e Pedregulho leva mais tempo para quebrar do que Pedra, então não se preocupe se você tem uma fazenda de madeira e uma mina. Além disso, se você não pretende ocupar a aldeia, matar aldeões é bastante inútil, pois você perderá comerciantes potenciais e, possivelmente, irritará um golem de ferro. Em caso de dúvida, deixe a aldeia intacta.

Se você quiser deixar a aldeia intacta, mas colher o que não é necessário, seu primeiro ponto para madeira deve ser a borda das plantações (obviamente isso não funciona se for uma vila no deserto). Você precisará deixar algo para bloquear a saída da água, mas ao invés de deixar essas 4 Madeiras (1 em cada extremidade), você sempre pode converter 1 Madeira em 4 Tábuas e usá-las, ou mesmo usar Terra ou Pedregulho. Note que os espaços onde a madeira foi colhida podem ser substituídos por troncos de Madeira da Selva se você o tiver, permitindo que Sementes de Cacau sejam plantados (no entanto, isso pode ser um desperdício se você não for lá).

Seu segundo ponto para madeira deve ser as Madeiras nos cantos de algumas casas. Os cantos externos das casas não são tecnicamente necessários (boa dica para quando você estiver construindo uma casa de emergência). Seja avisado, se você colocar sua cama no canto de uma casa com os cantos externos que faltam, você pode aparecer fora na manhã seguinte, devido a esse canto faltando estar dentro de 1 bloco de sua cama.

Seu terceiro ponto para a madeira deve ser os blocos de teto dentro das casas com telhados à base de escadas. Os telhados baseados em escadas sempre têm 1 bloco de Tábuas de Madeira abaixo de cada escada devido a escadas serem não-opacas, e os aldeãos precisam que telhados sejam opacos para que possam entender que lado da porta de madeira é o interior da casa. Para evitar que isso seja destruído e fazer uma casa "inválida" para os aldeões, você precisa deixar 1 ou mais das tábuas do telhado que estão acima dos espaços na frente da porta (verifique os 5 quadrados em frente a ambos os lados da porta, mas nenhum para os lados).

Níveis de status de uma base[editar | editar código-fonte]

Ao planejar uma nova colônia ou estrutura longe de sua base principal, é aconselhável combinar função e importância com os recursos gastos com ela. Por exemplo, tudo bem criar um castelo enorme, mas se é apenas um lugar para se esconder de mobs, seu tempo e recursos teriam sido gastos melhor em outros lugares. Abaixo estão alguns níveis gerais de estruturas e alguns conselhos.

  • Nível 0: Escapar de Mobs: uma área com nada dentro, nem mesmo uma cama, apenas uma tocha ou placa para marcar sua localização. Praticar uma pitada, mas você não vai gastar muito tempo aqui. Coloque estas em áreas onde você provavelmente será atacado. Útil em uma emergência, mas você não vai gastar muito tempo aqui. Coloque estas em áreas onde você provavelmente será atacado.
  • Nível 1: Cabana Temporária: este abrigo é essencialmente 4 paredes, um telhado, uma cama, possivelmente uma bancada de trabalho e uma fornalha e uma pequena área com tochas nas áreas ao redor. Bom para passar uma única noite. Construa estes em rota para pontos de interesse caso você esteja atrasado.
  • Nível 2: Posto Avançado: Este abrigo deve ser de pelo menos 3×3 no interior, e contém uma bancada de trabalho, um baú (não necessariamente com coisas nele) e uma cama. Construa estes em pontos de interesse, mas não em locais em que você depende.
  • Nível 3: Casa: este abrigo deve ser de 5×5×3 no interior e ter qualquer outro quarto ou outro andar. Contém itens de Nível 2 e pelo menos um baú, com suprimentos básicos. Útil como uma base temporária de operações quando você está fora de sua base, ou ao construir uma colônia maior.
  • Nível 4: Colônia: este deve conter uma casa, comida e materiais de madeira, e uma mina. Também pode incluir um porto de pesca de preferência com 2 ou mais Barcos, um Baú para armazenar todas as coisas que você pegou e uma Fornalha para cozinhar peixe. Uma colônia também deve ter um perímetro definido. Estes geralmente serão permanentes e devem ter recursos suficientes para que você fique o tempo que quiser. Estes serão usados ​​para coletar recursos onde sua base não pode.
  • Nível 5: Base Secundária: todas as características do Nível 4, mas melhor decoradas dentro e com fortificações na borda do perímetro. Coloque-os onde você colocaria uma colônia, mas deveria ter trilhos para colônias próximas e ser capaz de funcionar de forma independente. Use-os quando estiver muito longe de casa, ou a conexão com sua base principal é impraticável (por exemplo, está separada por um oceano).
  • Nível 6: Base Principal: como uma Base Secundária, mas com melhor fortificação, uma grande mina, grande armazenamento e melhores mobílias. Deveria ter trilhos para os outros lugares. Esta base deve ser central para todos as outras. Geralmente, isso vai evoluir a partir de sua base inicial, mas se verificar que você tem uma base de partida ruim, então você deve encontrar um local apropriado e construir lá, depois destruir sua base. Se você já desenvolveu o suficiente para ter várias colônias, então você também pode ficar em sua melhor colônia e rebaixar sua base inicial em uma estação ferroviária.
  • Nível 7: Colônia Imperial: geralmente um local permanente que, no centro, olhando ao redor, a natureza não pode ser vista por cerca de 4 chunks. Esse assentamento geralmente é final e teria levado meses mesmo com ajuda (no modo Sobrevivência). Esta base deve conter: fortificação notável e segurança garantida quase que 100% do tempo, pelo menos 5 estruturas mobiliadas cada uma sendo 12×12, transporte rápido e habilidoso (talvez animais com selas ou sistema ferroviário), todos os requisitos de nível 6 e uma estrutura de armazenamento pelo menos, contém 432 espaços de armazenamento (8 baús grandes).
  • Nível 8: Server Spawn/Colônia Definitiva: Todos os requisitos do Nível 7, mas com 20-100 baús grandes, pelo menos 1 sala 20×20, 1 sala 35×35 de spawn/entrada, uma grande quantidade de grandes complexos habitacionais e um Baú do Fim em cada quarto. Deve ter um baú grande para coisas que não são necessárias e uma área pública de criação, com bancadas de trabalho, e possivelmente uma loja. Deve haver uma parede contendo o nome das pessoas que ajudaram a construir o mapa ou o nome dos administradores, e se você tiver mods, uma lista deles. Isso será algo que você provavelmente vai querer criar no Criativo com amigos (Nota: Se você estiver jogando no modo Sobrevivência, então isso provavelmente levará muito tempo).

Destruindo[editar | editar código-fonte]

Nota: Este tópico é opcional e pode não ser vantajosa dependendo das circunstâncias. No caso de uma melhoria adicional da colônia ser muito difícil, ou se a carga útil do recurso não vale o tempo gasto, a melhor escolha é desativar a colônia. Neste caso, o método de destruição apropriado funciona assim.

  1. Nivele todas as plantações até o chão.
  2. Nivele todas as construções até o chão.
  3. Remova todas as estruturas subterrâneas e feche a mina.
  4. Não deixe vestígios (por exemplo, preencha os buracos, remova a água).
  5. Deixe um pequeno memorial que consiste em um pilar de pedra de 3×3 e assine o seu nome, o nome da colônia, a data de partida e a data atual. Também indique o motivo pelo qual que você deixou a colônia e ilumine a área.