Tutoriais/Adicionando beleza às construções

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Este tutorial é para dar conselhos estéticos para sua casa ou edifício. A beleza do design exterior pode vir de muitos elementos diferentes, todos interagindo juntos. Não importa qual estilo de arquitetura ou esquema de cores você escolher, o aspecto mais importante do design exterior é adicionar detalhes. Isso significa que, se você estiver construindo uma casa em estilo colonial azul, deseja usar diferentes tons de azul misturados, talvez com outra cor como uma ascendência. Você quer se lembrar dos pilares na varanda e dos arbustos na frente. As pessoas nem sempre concordam com o seu estilo, mas a atenção aos detalhes é inegável.

Básico[editar | editar código-fonte]

Nota: O jogador pode instalar um mod de móveis para adicionar móveis ainda mais realistas. O Carpenter's Blocks é um bom mod que permite moldar qualquer bloco da maneira que você quiser.

Piso[editar | editar código-fonte]

O piso de tábuas de carvalho é um dos materiais mais comuns para um piso, devido ao seu tema e à sua disponibilidade. Simples e limpo, dá uma sensação caseira

Sob certas circunstâncias, um piso de vidro pode parecer excelente (por exemplo, como uma ponte transparente sobre um barranco ou rio, ou uma sala onde o teto e o chão são idênticos), mas na maioria das construções, o vidro não é o material a ser usado. Recomenda-se que o piso não seja feito de grama ou blocos de terra, pois eles são mais adequados para paisagismo ao ar livre. É melhor usar um piso feito de tábuas ou pedra (incluindo suas variantes, tal como arenito). A pedra lisa fica bem como azulejos, bem como granito, diorito e andesito polidos. é decorativa, mas, novamente, mantenha-a longe dos riscos de incêndio. Use concreto como alternativa à prova de fogo. Tapete é uma alternativa muito melhor à lã, por ser mais barato. Além disso, você pode colocar o micélio sob o tapete para torná-lo místico ou brilhante. Para adicionar um toque de antiguidade ao seu piso, por exemplo, se for feito de tijolos de pedra, use alguns tijolos de pedra comuns (quanto mais, menos abandonado parece), alguns tijolos de pedra rachados e alguns pedregulhos/cascalhos como tijolos de pedra muito rachados. A variação de blocos no seu piso acrescenta detalhes, você também pode usar a variante musgosa de tijolos de pedra/pedregulho. Para fazer com que o piso pareça desgastado/muito pisoteado, use pedra e/ou lã cinza-claro. Os pisos de arenito podem ter rachaduras se um bloco de escada de arenito for colocado em uma posição invertida. Para um efeito de azulejos pequenos, tente prismarinho escuro, que fica bem em ambientes como cozinhas, banheiros e piscinas. Blocos de terracota e azulejo podem formar um piso satisfatório para uma era espacial.

Janelas[editar | editar código-fonte]

O design da janela de sacada, integrado à casa

Se você está no início de sua sobrevivência, é uma questão de preferência se deseja ou não se concentrar na estética ou na conservação do material. Se você escolher o último, é recomendável não usar blocos de vidro, como você pode usar vidraças para economizar materiais. Se você escolheu o primeiro ou é mais avançado em seu mundo, use blocos de vidro se parecer melhor.

Se as janelas estiverem a um ou dois blocos acima do solo, é fácil de olhar para fora por elas. Crie janelas grandes que ocupam uma seção da parede para uma sensação mais aberta. Se você criar janelas 1x2, poderá adicionar blocos de madeira ou alçapões nas extremidades para persianas.

A mesma casa temática, mas com uma janela circular em vez da janela de sacada acima. Observe como a janela não se encaixa no design da casa.

Se você deseja que seus blocos de vidro tenham uma aparência mais nublada, pegue oito deles e um corante branco e crie alguns vidros tingidos. Os blocos resultantes, se usados corretamente, podem parecer incríveis. Outras cores podem ser usadas, por exemplo, um efeito enlameado pode ser criado com um vidro marrom e o vidro azul combina quase perfeitamente com a água.

Novamente, a profundidade é crucial para destacar seus edifícios, e isso também se aplica às janelas. Alguns exemplos de profundidade que estão sendo usados são as janelas de sacada, que extrudam o vidro para formar uma mini sala. As janelas circulares emolduradas são outra opção popular, que possui uma moldura externa com o vidro colocado atrás.


É altamente recomendável usar a estrutura circular; no entanto, se ela não se encaixar na sua construção, um arco fará o mesmo trabalho. Vários youtubers, incluindo Grian e MinecraftCinematics, criaram vídeos explicando o conceito de profundidade, além de fornecerem tutoriais fáceis e adequados ao seu tema preferido.

Teto[editar | editar código-fonte]

Uma sala básica com a técnica de detalhamento de teto mencionada

Se seu teto tem 2 blocos de altura, as pessoas não podem pular. Ajuste-o de modo a medir de 3 a 4 blocos de altura, para que sua casa tenha uma sensação mais espaçosa. Lembre-se de que endermans tem três blocos de altura, então mantenha sua casa bem iluminada para evitar que eles gerem; note que isso não impedirá que endermans que geraram em outros lugares se teletransportem para sua casa. Ou você pode simplesmente criar uma sala de 2,5 blocos de altura com um teto de laje. Um piso de laje impedirá a geração de criaturas, desde que sua iluminação seja suficiente. No entanto, baús e outros blocos utilitários terão que ser afundados no chão ou eles estarão flutuando.

Em termos de aparência, muitos sugerem 4 a 5 blocos de altura como uma pequena sala; lembre-se de que sua casa deve ter tetos variados. Por exemplo, uma sala de estar em uma casa medieval costumavam atingir de 5 a 6 bloco de altura, enquanto as salas de jantar em um castelo medival alcançavam de 10 a 12 blocos de altura, com as salas atingindo meros 4-5 blocos de altura. Sua paleta de cores deve ser usada no telhado, como no resto da sua casa. Isso significa que, para uma casa feita principalmente de tábuas de carvalho e pinheiro, as tábuas de acácia para um teto não caberiam.

Para adicionar detalhes, um exemplo seria colocar escadas perto de colunas que chegavam ao teto, para facilitar a transição entre a parede e o teto.



Escadas[editar | editar código-fonte]

Se você tem escadas que usam blocos completos em vez de blocos de escada, é uma boa ideia trocá-las. Torna muito mais fácil andar. Se você quiser escadas longas, use lajes. Para transporte completamente vertical, use um carrinho de mina, pistão ou elevador de água. Se você deseja usar o espaço horizontal, use lajes e blocos. Você também pode usar um padrão recorrente de laje/escada/bloco para escadas um pouco mais longas (1,5 blocos separados para ser exato), para viagens mais horizontais. Também você pode usar laje/laje/bloco/bloco, laje/laje/escada/bloco/bloco e assim por diante para indicar uma escadaria.

Corredor[editar | editar código-fonte]

Faça um corredor se você tiver vários quartos. Eles devem ter três ou quatro blocos de largura para uma casa grande e dois blocos de largura para os menores. Use tapetes para esta peça para adicionar um pouco de cor, embora a lã também funcione. Recomenda-se também deixar espaço para uma janela, se você tiver espaço, para que fique mais claro.

Exterior[editar | editar código-fonte]

Inclua um jardim de arbustos, flores, algumas árvores e algumas plantas envazadas. Coloque um ou dois blocos de folhas em cima da madeira para fazer cercas vivas. Se o seu jardim for grande o suficiente, considere adicionar uma casa na árvore, piscina ou até uma fonte (veja bem abaixo) para ser o centro das atenções. Certifique-se de colocar escadas e outros blocos de ladrilhos (como escadas e lajes) para parecer ainda melhor.

Segurança[editar | editar código-fonte]

Ao construir um assentamento ou construção, você deseja um edifício seguro, útil e confiável. Você não quer sua casa finamente decorada, cheia de diamantes, plantas, fontes, etc. para explodir até o chão. Você não quer testemunhar sua casa em chamas. Aqui estão algumas precauções de segurança:

  • Tenha cuidado com madeira e lã. Eles espalham fogo e serão queimados. Se você estiver construindo uma casa com eles, e um incêndio começar, não queimará para sempre, mas você perderá uma quantidade significativa de sua casa.
  • Não use bolas de fogo, pederneiras ou baldes de lava. Um minuto, nada está acontecendo, e no outro a casa inteira está acesa.
  • Tente não construir com terra, grama, areia ou areia vermelha, porque endermans pode pegá-los e deixar creepers em sua casa.

Outros[editar | editar código-fonte]

Mantenha muitos espaços abertos e não use muitas portas, para que sua casa pareça mais do que "Designer". Salas iluminadas com lâmpadas de redstone ou lanternas do mar em vez de tochas para melhorar a iluminação ou adicionar lustres para uma aparência mais elegante. Você também pode colocar pinturas nas paredes que parecem vazias. Você pode "pendurar" uma tocha colocando uma tocha em um bloco e, em seguida, uma moldura no mesmo bloco, antes de finalizá-lo colocando um botão de pedra, meia laje de pedra ou uma bigorna dentro da moldura. Você também pode manter gatos e cachorros no prédio.

Salas[editar | editar código-fonte]

Cozinha[editar | editar código-fonte]

Inclua mesas. Isso pode ser feito fazendo um pistão estendido para cima ou colocando um tapete/placa de pressão em uma cerca/muro.

Não esqueça uma pia. Pode ser construída usando um caldeirão cheio ou um funil direcionado para a parede, com uma alavanca para baixo ou um gancho de armadilha na parte superior para simular suas torneiras. Você também pode colocar um liberador cheio de frascos de água atrás do bloco com a alavanca (torneira), que quando "ligada" derramará água livre.

Para um fogão, você pode usar um defumador coberto por placas de pressão de ferro ou trilhos de detector e colocar algumas escadas alguns blocos acima para simular um exaustor.

Adicione uma bancada de trabalho como bancada e liberadores com molduras contendo camadas de neve giradas como armários que seguram tigelas e garrafas.

Você também pode adicionar uma ilha no meio da sala, grades de ferro para simular uma área para pendurar panelas e uma mesa que contenha um bolo e bolo de chocolate simulado por um detector de luz solar.

Embora caro, pendurar um bloco de sinalizador no teto cria uma iluminação elegante.

Sala de estar[editar | editar código-fonte]

Inclua cadeiras e sofás e algo decorativo ou algo a fazer. Você também pode adicionar uma lareira, mas cuidado com o fogo! Você pode fazer lareiras com qualquer material, mas é recomendável usar pedra ou tijolo. Adicione alguns baús e bata alguns alçapões em seus rostos e bam, você tem um armário. Você também pode ocultar baús abaixo de baús aqui.

Dormitório(s)[editar | editar código-fonte]

Inclua uma cama, pinturas, um toca-discos e uma cômoda feita empilhando baús atrás das portas. Opcionalmente, você pode incluir um baú de ender para manter seguros quaisquer objetos de valor e transportar facilmente materiais a granel. No entanto, pode não ser recomendado devido ao custo dos componentes utilizados na construção. Uma mesa de cabeceira também é uma ótima decoração (consulte "mobília" para a construção da mesa).

Banheiro[editar | editar código-fonte]

Use prismarinho escuro para o chão, pois se assemelha a pequenos ladrilhos do banheiro. Para ladrilhos maiores, o quartzo não faz mal. Blocos de azulejos também podem ajudar com a ladrilhos.

Adicione cercas/escadas como um toalheiro. Grades de ferro também podem servir como um pequeno radiador.

Para construir um assento de vaso sanitário, coloque duas escadas de quartzo invertidas, uma de frente para a outra. De um lado, coloque um bloco de quartzo normal com uma alavanca no topo e coloque um alçapão para que fique no topo da outra escada invertida.

Alguns projetos[editar | editar código-fonte]

Veja também Tutoriais/Mobília

Mobília[editar | editar código-fonte]

Cadeira

Observe que você pode fazer um sofá adicionando mais escadas. As cadeiras também podem ser feitas usando uma meia laje de preferência de carvalho para o fundo, apoios para os braços feitos de alçapões e uma porta para as costas, para dar a suas cadeiras uma sensação extra-elegante.

Mesa


Uma mesa no estilo da vila pode ser feita a partir de uma placa de pressão em cima de um poste. Os tapetes podem ser usados da mesma maneira e ficam melhores. Conectar mais de uma mesa ao usar tapetes também ficará melhor. Muitas vezes, uma laje simples que flutua na altura da cintura pode ser suficiente, às vezes ajustando-se a 'casas de estilo alternativo'. Outra maneira de fazer mesas maiores com apenas quatro pernas é usar tapetes, postes e linhas, pois os tapetes podem ser colocados sobre linhas.

Eletrodomésticos[editar | editar código-fonte]

Pia

Fogão

Substitua a fornalha por um ejetor para uma máquina de lavar, secadora de roupas ou lava-louças.

Geladeira



Refrigerador


Aquário



Coloque as escadas invertidas e voltadas para o lado em que o gelo está. O jogador também pode construir um aquário real usando vidro (não painéis, como a água fluirá através deles) e baldes com peixe. Primeiro, construa uma caixa de vidro e encha-a com os baldes de peixe e baldes de água. É possível adicionar algumas ervas marinhas, algas ou pepinos-do-mar para decoração, ou mesmo blocos de coral se o aquário for grande o suficiente. Um aquário maior pode ser usado para segurar lulas e, se houver um topo aberto, golfinhos, mas será muito difícil criar em sobrevivência. Um aquário segurando guardiões também é possível, mas só deve ser feito em criativo, pois os guardiões são extremamente hostis para com os jogadores. Lula nunca deve ser mantida no mesmo tanque que os guardiões, pois os guardiões as atacarão, resultando na morte da lula. Traças, apesar do seu nome em inglês (Silverfish) possuir peixe (peixe-prateado numa tradução livre), não são peixes e se afogam se colocados em um aquário.

Grandes decorações para edifícios[editar | editar código-fonte]

Fonte

Vista lateral (corte transversal)



Água















Vista do topo



Água

Estilos arquitetônicos[editar | editar código-fonte]

Outra maneira fácil de fazer com que um prédio ou grupo de edifícios fique bonito é construí-lo de acordo com os estilos do mundo real. O estilo determinará a forma do seu edifício, o material e, possivelmente, o local também.

Medieval[editar | editar código-fonte]

Um dos estilos arquitetônicos mais utilizados no Minecraft, vem de períodos entre 476 e 1500. Os materiais usados são geralmente madeira e pedra, mas vidros tingidos e telhados com cores variadas também proporcionam um cenário mítico e fantasioso. Tijolos de prismarinho devido à sua cor azul e textura polida, muitas vezes cabe nos telhados.

Colonial[editar | editar código-fonte]

Estes tipos de casas foram construídas pela primeira vez durante os tempos coloniais (1600-1700 aproximadamente) usando tijolo ou madeira, dependendo do que fosse abundante na área. Algumas regiões tem muita argila boa, então o tijolo é popular. Mais ao norte, você pode ver mais construções de madeira. As de madeira podem ser feitas com praticamente qualquer cor com tinta, embora sejam comuns vermelhas, brancas, amarelas e azuis. O tipo de casa é bastante simples, pois é um prisma retangular com poucas janelas e complementos basicamente. Isso pode parecer bom em uma cidade feita por jogadores em um bioma florestal.

Vitoriano[editar | editar código-fonte]

Esse estilo veio da Inglaterra com o influxo de colonos europeus usados entre 1840 e 1900. Esteio do período, a maioria dos edifícios era feita de tijolos produzidos em massa e parecia muito semelhante. Um bom exemplo da arquitetura vitoriana são as casas geminadas fora de muitas cidades britânicas durante a revolução industrial. Esse tipo de arquitetura era muito agradável, com design muito simétrico. Esse estilo fica bem em terrenos planos e construído em torno de grandes fábricas de tijolos.

Moderno[editar | editar código-fonte]

Esse estilo contemporâneo pode apresentar várias cores, layouts e materiais de construção diferentes. Normalmente, as casas são compostas por retângulos, todas equipadas com muitas janelas presentes.

Futurista[editar | editar código-fonte]

Esse estilo inclui edifícios elegantes da era espacial e geralmente inclui naves espaciais. Grandes extensões de blocos de vidro são frequentemente usados, com concreto e terracota como outros materiais principais. Esse estilo geralmente possui um esquema de cores mais claro.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]

  • Grian (em inglês), um YouTuber que ensina aos jogadores de Minecraft como adicionar beleza às construções, além de algumas coisas a não fazer na construção
  • Jazzghost (em português), um YouTuber brasileiro que fornece dicas de decoração para o seu jogo, principalmente com novos itens/blocos adicionados em cada nova versão