Tundra nevada

De Minecraft Wiki

A tundra nevada é um bioma nevado e gélido incomum, geralmente gerado perto de outros biomas nevados ou frios, tal como a taiga nevada. A família de biomas possui um total de três biomas variantes individuais.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A tundra é vasta e coberta de camadas de neve, que são frequentemente empilhadas na Edição Bedrock. Árvores de pinheiro, grama alta, as flores dentes-de-leão e papoulas geram com pouca frequência, quebrando as camadas de neve. A grama e as folhas expostas possuem um tom azul piscina. Os lagos geram com mais ou menos frequência, embora congelem logo após a geração devido à temperatura se não forem expostos à luz; assim, qualquer cana-de-açúcar que gera ao lado desses lagos se arranca logo depois. Na variação rara denominada picos de gelo, o gelo compactado gera naturalmente. Lagos de lava que geram nos meados da tundra derretem as camadas de neve ao seu redor.

Os biomas dos rios que cortam a tundra são parcialmente congelados, se não totalmente congelados no caso do bioma dos rios congelados.

Como nas taigas nevadas, são encontrados iglus. Eles são difíceis de encontrar na tundra, devido aos blocos de neve que se camuflam entre as camadas de neve. As vilas geradas na tundra são feitas de madeira de pinheiro, blocos de neve, gelo azul e gelo compactado. Unicamente na tundra, assim como nos biomas de rios congelados e picos de gelo, são ursos polares e esqueletos stray, variações dos esqueletos que disparam flechas do efeito de estado lentidão.

A sobrevivência na tundra é bastante difícil devido à escassez do bioma e à falta de animais; somente ursos polares e coelhos podem gerar naturalmente aqui, embora vacas, ovelhas, porcos e cavalos possam aparecer como parte das vilas. Raras árvores de pinheiros são a única fonte natural de madeira neste bioma, e a manutenção das fontes de água pode ser difícil devido à água desse bioma congelar, tornando-se gelo, se não estiver protegida pela luz. Como a tundra é um bioma nevado, neva em vez de chover; portanto, um raio nunca atinge esse bioma.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Há um total de três variantes de bioma de tundra com neve.

Tundra nevada[editar | editar código-fonte]

Tundra nevada
Snowy Tundra.png
Dados

dec: 12 hex: C bin: 1100

ID

§ Valores de dados

Tipo

Nevado/Gelado

Raridade

Incomum

Temperatura

0.0

Estruturas

Iglu
Vila
Posto de observação

Blocos

Neve
Bloco de grama
Gelo
Tronco de pinheiro
Folhas de pinheiro

Cor da grama

azul piscina

Cor da água

lilás

Esta é a variante padrão e mais abundante da tundra nevada. Possui planícies cobertas de neve caracteristicamente planas e pinheiros escassamente dispersos, com os ocasionais iglus, vilas, e postos de observação. Urso polars, coelhos e esqueletos são capazes de gerar aqui. Na edição Bedrock, nenhuma criatura hostil que não seja o esqueleto stray e o esqueleto pode surgir naturalmente aqui.

Criaturas da tundra nevada
Criatura Chance de geração Tamanho do grupo
Categoria dos passivos
Coelho[nota 1] 1011 2–3
Urso polar 111 1–2
Categoria dos hostis
Aranha 100515 4
Zumbi 95515 4
Aldeão zumbi 5515 1
Creeper 100515 4
Slime[nota 2] 100515 4
Enderman 10515 1–4
Bruxa 5515 1
Esqueleto 20515 4
Stray 80515 4
Categoria das criaturas do ambiente
Morcego 1010 8
  1. 80% dos coelhos serão brancos e 20% serão preto e brancos.
  2. Geram somente nas chunks de slimes

Montanhas nevadas[editar | editar código-fonte]

Montanhas nevadas
Snowy Mountains.png
Dados

dec: 13 hex: D bin: 1101

ID

§ Valores de dados

Tipo

Nevado/Gelado

Raridade

Incomum

Temperatura

0.0

Blocos

Neve
Bloco de grama
Gelo
Tronco de pinheiro
Folhas de pinheiro

Essas montanhas são mais altas que a maioria dos outros biomas de montanhas no jogo, com alturas comparáveis ao bioma montanhas, embora com uma geração de terreno menos irregular. Nenhuma estrutura é gerada neste bioma, embora ursos polares, coelhos e esqueletos ainda apareçam. Cavernas frequentemente geram nos lados das montanhas. Na Edição Bedrock, nenhuma criatura hostil que não seja um esqueleto-errante (stray) ou um esqueleto pode surgir naturalmente aqui.

Picos de gelo[editar | editar código-fonte]

Veja também: Picos de Gelo/Estrutura
Picos de gelo
Ice Spikes.png
Dados

dec: 140 hex: 8C bin: 10001100

ID

§ Valores de dados

Tipo

Nevado/Gelado

Raridade

Raro

Temperatura

0.0

Estruturas

Picos de gelo

Blocos

Gelo compactado
Bloco de neve
Neve
Terra
Gelo

Esta variação rara apresenta um grande número de picos de gelo compactado em toda a sua paisagem. Além disso, todos os blocos de grama são substituídos por bloco de neve e geleiras de gelo compactado também geram em vez de lagos. Os picos aparecem em dois tamanhos: um pico baixo e largo e um pico alto e fino. Os picos curtos geram mais frequentemente do que os picos altos, compreendendo cerca de 15 blocos de altura, enquanto picos altos podem ter mais de 50 blocos. Antes do Update Aquatic, esse bioma era a única fonte de gelo compactado no jogo. Nenhuma construção pode gerar naturalmente neste bioma, embora ursos polares, coelhos e esqueletos ainda apareçam.

Além dos picos de gelo, o terreno neste bioma é mais alto e mais íngreme que a tundra comum, comparável às montanhas nevadas. As árvores de pinheiro também não geram. As camadas de neve ainda se formam no topo dos blocos de neve, fazendo com que pareçam mais altas do que realmente são.

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

Edição Java:

Biome ID
Tundra nevada snowy_tundra
Montanhas nevadas snowy_mountains
Picos de gelo ice_spikes

Veja também[editar | editar código-fonte]