Trilho elétrico

De Minecraft Wiki
Trilho elétrico
Off Powered Rail (NS) JE2 BE2.png
On Powered Rail (NS) JE2 BE2.png
Renovável

Sim

Empilhável

Sim (64)

Ferramenta

Resistência à explosão

3,5

Dureza

0,7

Luminosidade

0

Transparência

Sim

Inflamável

Não

Pega fogo com lava

Não

Disambig color.svg Esse artigo fala sobre o trilho elétrico. Para outros tipos de trilhos, veja Trilho (desambiguação).

O trilho elétrico é um tipo de trilho usado para diminuir ou aumentar a velocidade de movimentação de carrinho de mina.

Trilhos elétricos podem ser criados e trilhos elétricos já colocados antes podem ser quebrados com as mãos ou com qualquer ferramenta, sendo largado como um item. Para remover um trilho elétrico, ataque-o:

Bloco Trilho Elétrico
Dureza 0,7
Ferramenta
Tempo de quebra[nota 1]
Padrão 1,05
Madeira 0,55
Pedra 0,3
Ferro 0,2
Diamante 0,15
Netherita 0,15
Ouro 0,1

Fabricação[editar | editar código-fonte]

Trilhos elétricos são criados da mesma forma para os trilhos normais, mas usa-se ouro em vez de ferro, e acrescenta-se redstone para a parte inferior.

Ingredientes Receita de Fabricação
Barra de ouro +
Graveto +
Redstone

6

Saque de baú[editar | editar código-fonte]

Item Estrutura Recipiente Quantidade Chance
Edição Java
Trilho elétrico Mina abandonada Baú 1–4 27,1 %
Edição Bedrock

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Uma plataforma de lançamento simples usando quatro trilhos elétricos, um botão e um bloco sólido

Os trilhos elétricos tem dois estados possíveis: ligado ou desligado.

Um trilho que está "desligado" retarda qualquer carrinho de mina passando através da aplicação de uma força de atrito. A força é geralmente forte o suficiente para fazer um carrinho de mina em movimento, parar completamente, ou um carrinho de mina numa ladeira. No entanto, depois de passar por uma encosta de 80 ou mais blocos de trilho, um trilho elétrico desativado não consegue parar um carrinho de mina.

Um trilho "ligado" vai acelerar um carrinho de mina se alguma das seguintes afirmações for verdadeira:

  1. O carrinho de mina já está em movimento, caso em que o carrinho é acelerado na direcção do movimento.
  2. O carrinho de mina é estacionária, mas uma extremidade do trilho é movido para cima de encontro a um bloco sólido. Neste caso, o carrinho é acelerado no sentido de que não é bloqueado.
  3. O carrinho de mina está parado, mas o trilho alimentado está em um declive. No instante em que o trilho alimentado é ativado, o freio é liberado e o carrinho vai começar a se mover para baixo devido à gravidade. Como o carrinho agora está se movendo, a regra (1) aplica-se e o carrinho é acelerado nessa direção.

O segundo e terceiro casos, pode tanto ser usado para criar simples plataformas de lançamento de carrinhos com botões de pedra. Quando o trilho elétrico estiver desligado, os carrinhos são mantidos no lugar, proporcionando uma maneira segura de carregar e descarregar os carrinhos sem eles descarrilarem.

Fornecimento de Energia[editar | editar código-fonte]

A energia pode ser transmitida para o carril de qualquer uma das seis posições adjacentes (acima, abaixo, ou qualquer dos lados), do mesmo modo que a redstone é alimentada.

Trilhos elétricos propagam o poder para o outro, se eles são adjacentes e parte da mesma faixa até 9 blocos de distância da fonte de alimentação (1 sendo alimentado diretamente, o que é propagado para 8 trilhos adjacentes). Eles também irão receber o poder de qualquer trilho detector adjacente (quando um carrinho passa sobre ele), mesmo que eles não são parte de uma mesma faixa (que decorre das regras acima). Porque os trilhos detectores podem ser usados para activar os trilhos elétricos apenas quando necessário:

  • Para viagens de ida, colocar um trilho detector antes do trilho elétrico;
  • Para o curso de duas vias, colocar um trilho detector de em ambos os lados do trilho elétrico.

Na prática, é muito mais eficiente para ter trilhos elétricos constantemente ativos através de outros meios:

  • Coloque uma tocha de redstone ao lado do trilho elétrico ou a dois blocos debaixo dela ou use fio de redstone para conseguir o mesmo efeito;
  • Coloque uma alavanca ativada na parte inferior do bloco do trilho elétrico que está ligado (a mais barata, exige apenas um graveto e uma pedra para fazer);
  • Coloque o trilho elétrico em um bloco de redstone;

Dinâmica de Impulso[editar | editar código-fonte]

A velocidade de um carrinho que é impulsionado usando trilhos elétricos é calculado para ser no máximo 8 m/s, no entanto, o carrinho mantém um valor interno de impulso que mantém o carrinho à velocidade máxima de 8 m/s até que o excesso de impulso é esgotado.

Um único trilho elétrico em terreno plano contra um bloco de paragem dá a um carrinho ocupado impulso suficiente para viajar 80 trilhos sobre uma superfície plana, ou 8 trilhos num carrinho desocupado (na Beta 1.5 era de 64 blocos e 8 blocos, respetivamente). Testes mostram que colocar vários trilhos elétricos em uma linha tem retornos decrescentes observáveis ​​a cada trilho elétrico adicionado de quanto mais longe um carrinho for viajar.[1] Isto implica que o impulso adquirido é menor, se a velocidade do carrinho é mais rápido e vice-versa.

Testes mostram que a subida de de inclinações impacta severamente a velocidade do carrinho de forma rápida. No entanto, se há suficiente impulso excedente, o carrinho vai subir inclinações com facilidade. Por outro lado, carrinhos que estão descendo inclinações, ganham impulso. Trilhos elétricos inclinados para baixo juntam tanto o impulso dos trilhos e o impulso de descida do carrinho.

Subida de Inclinações[editar | editar código-fonte]

Ao lançar um carrinho em repouso com 4 trilhos elétricos, um carrinho elétrico tem impulso sufciente para subir uma inclinação de 10 blocos sem precisar de mais impulso e consegue viajar horizontalmente numa velocidade muito lenta por, pelo menos, uma dúzia de blocos antes de parar. Esse mesmo carrinho não tem impulso suficiente para subir uma inclinação de 11 blocos. Um carrinho vazio num cenário simliar consegue subir apenas 5 blocos e viajar alguns blocos horizontalmente.

Quando os carrinhos sobem uma inclinação sem terem suficiente impulso armazenado, um trilho elétrico é necessário a cada 4 blocos para sustentar o movimento até ao final da subida. Em alternativa, 2 trilhos elétricos a cada 8 blocos é um pouco mais fácil de fornecer energia (Atenção: parece que não funciona na versão 1.14.4, e pode precisar de testes adicionais). No entanto, tenha em atenção que este é o pior cenário onde não há impulso de começo.

Se estiver trabalhando com carrinhos vazios (por exemplo, um sistema de carrinhos de transporte de armazenamento), 1 trilho elétrico a cada 2 blocos é necessário para sustentar o movimento. Para minimizar a quantidade de energia requerida, 2 trilhos elétricos seguidos por 2 trilhos pode também ser usado (semelhante a carrinhos transportados por jogadores).

Ao subir uma inclinação na velocidade máxima (8 m/s) um trilho elétrico é suficiente para manter a velocidade máxima por 2 blocos de altura, ou seja, alterar entre trilhos normais e elétricos mantém a velocidade ao subir. Trilhos elétricos consecutivos adicionam mais impulso, então oito trilhos elétricos podem ser seguidos por 8 trilhos para manter a velocidade máxima enquanto sobe a inclinação. Menos impulso é ganho por cada trilho consecutivo ao longo que a faixa fica maior.

Uso Ideal[editar | editar código-fonte]

Foi conduzido um teste, em que construíram pistas retas de 2000 blocos no nível do chão com diferentes intervalos de trilhos elétricos. O tempo demorado a viajar um comprimento de 2 km num carrinho de mina ocupado foi registrado a cada intervalo. A tabela seguinta lista os resultados:[2]

Espaço entre trilhos Tempo para viajar 2km Velocidade % Desaceleração
1 a cada 32 ou menos metros 250 segundos 8 m/s 0%
1 a cada 33 metros 252 segundos 7,94 m/s 0,8%
1 a cada 34 metros 250 segundos 8 m/s 0%
1 a cada 45 metros 281 segundos 7,12 m/s 11%
1 a cada 46 metros 281 segundos 7,12 m/s 11%

O tempo para viajar o comprimento de 2 km é diferente para os outros tipos de carrinho, requerendo mais trilhos elétricos para chegar à velocidade máxima de 8 m/s. A tabela seguinte lista os dados coletados: (Tenha em atenção que o espaçamento entre trilhos ideal para um carrinho totalmente carregado difere)

1 a cada 34 metros 275 segundos 7,28 m/s 9%

3 trilhos elétricos numa linha em terreno plano é suficiente para impulsionar todos os tipos de carrinhos em repouso para a velocidade máxima de 8 m/s.

Consequentemente, o espaço ideal entre trilhos elétricos é de 1 a cada 38 blocos para carrinhos ocupados (ou seja, um padrão repetitivo de 1 trilho elétrico seguido por 37 trilhos normais, e depois outro trilho elétrico, e assim vai) o que mantém uma velocidade do carrinho constante de 7,97m/s. Se você tiver pouco ouro, é possível usar trilhos elétricos com um maior espaçamento entre eles ao custo de ter uma velocidade geral mais reduzida. Se você definitivamente quer ter os 8 m/s você deve colocar um trilho elétrico a cada 34 blocos para carrinhos ocupados.

Para todos os outros tipos de carrinhos, o espaçamento ideal entre trilhos elétricos é de 1 trilho elétrico a cada 27 blocos para carrinhos utilitários (1 trilho elétrico seguido por 26 trilhos normais).

No entanto, o espaçamento ideal de tochas é 1 a cada 13 blocos para manter toda a pista acesa no nível de luz 8 e acima. Então para fins estéticos, pode ser desejável espaçar os trilhos elétricos a cada 39 blocos com uma perda de 3,1% de velocidade para carrinhos ocupados, ou espaçá-los a cada 36 blocos com uma tocha a cada 12 blocos com a mesma perda de velocidade.

Um uso ideal requer a sincronização do movimento do carrinho e da colocação do trilho elétrico; mover um trilho elétrico um único bloco para a frente ou para trás numa pista pode fazer uma diferença significativa. Isto acontece porque o impulso de um carrinho é aumentado por tique (=1/20 de um segundo) que o carrinho está num trilho elétrico (por 0,9m/s para carrinhos ocupados). Quando um carrinho viaja na velocidade máxima de 8 m/s numa pista reta, ele alternadamente fica 2 ou 3 tiques em cada bloco. Para um posicionamento ideal, o trilho elétrico deve ser colocado onde o carrinho fica 3 tiques, se não, um terço do impulso é gasto.

Uma pista diagonal é uma pista que consiste no padrão 'canto esquerdo' ligado a um 'canto direito' ligado a um 'canto esquerdo' e assim vai. Quando carrinhos viajam numa pista diagonal, a câmera é mantida firme na direção diagonal e o carrinho viaja, visualmente, diagonalmente na pista também. O limite de velocidade dos carrinhos é, na verdade, 8 m/s por cada eixo cardinal, portanto ao viajar em pistas 2D, o carrinho viaja a 8 m/s nas direções cardinais de viagem para resultar num vetor de cerca de 11,3 m/s ou a raiz quadrada de 128.

Com uma pista 3D, você pode viajar tão rápido quanto 13,85 m/s ou a raiz quadrada de 192.

Devido a esta diferença, também há uma diferença entre espaçamento ideal de trilhos elétricos quando usado numa pista 2D comparado a uma viagem numa pista reta num terreno plano. Atualmente, isso não é muito preciso mas é cerca de 1 a cada 52 blocos.

Também há uma diferença em carrinhos vazios ou de armazenamento, por isso é aconselhável usar um intervalo mais curto se esses carrinhos forem usados.

Parece que o espaçamento ideal de posicionamento de trilhos elétricos para fazer os carrinhos de armazenamento se moverem é 4 (1 trilho elétrico a cada 4 blocos). Comparado a intervalos mais pequenos, a redução em velocidade é mínima. O maior intervalo possível parece ser 9, já que o carrinho não chega sempre ao seu destino quando se usa intervalos maiores.

Propriedades adicionais[editar | editar código-fonte]

Um exemplo de uma secção de via diagonal longa, mostrando a falta de peças de pista poder ferroviário curvas
Trilhos elétricos não fazem curvas como outros trilhos.

Trilhos elétricos curvados apenas existem no caso em que a direção final está virada para este (com o trilho elétrico na orientação norte-sul), ou numa junção em T onde um caminho está virado para o este ao longo de uma pista norte/sul. É possível fazer uma ferrovia curvada de uma via usando trilhos elétricos, mas não uma bi-direcional.

Ao colocar trilhos, trilhos normais preferem se curvar em direção ao trilho elétrico. Em casos como esse, a regra sudoeste aplica-se.

Um carrinho inverte a sua direção quando colide um com objeto (parede, um único bloco, jogador, outros carrinhos) enquanto viaja num trilho elétrico. Ele não inverte a sua direção se colidir com um bloco translúcido, tal como as lajes de pedra ou vidro. Se uma pista incluir trilhos elétricos é limitada por blocos que atuam como "amortecedores", o carrinho continua a ir e a voltar pela pista indefinidamente. Tendo carrinhos interagindo entre si numa pista curta feita dessa maneira pode ser utilizada para usar vários carrinhos juntos como se fosse um "trem". Uma vez alinhados, todos eles se movem juntos, relativamente, na mesma velocidade.

Quão longe a carga passa em trilhos adjacentes é independente do comprimento do fio de redstone. Até se os trilhos estiverem conectados a uma tocha de redstone por 15 blocos de pó de redstone, os 8 trilhos adjacentes vão receber energia apesar de supostamente deverem estar fora do alcance da tocha.

Mecanismos com trilhos elétricos[editar | editar código-fonte]

Pontos de parada[editar | editar código-fonte]

GIF (imagem animada) de um ponto de parada. Clique para a versão animada

É possível fazer pontos na sua pista em que o carrinho é parado e começa a se mover através do jogador. Isto pode ser útil para criar pontos de parada em certos lugares de interesse no seu mundo. Isso pode ser efeito ao usar dois trilhos elétricos numa inclinação de um bloco, tendo o primeiro trilho virado para baixo, com o segundo trilho em baixo e um botão colocado ao lado do segundo trilho, fazendo com que o botão esteja diretamente acima do trilho. Você pode ver um exemplo animado de um ponto de parada se clicar na imagem na direita.

Quando o carrinho chega ao ponto, ele para na inclinação, permitindo que o carrinho use a gravidade para se impulsionar quando o botão for premido. Jogadores podem ficar no carrinho e continuar até à próxima parada, ou sair do carrinho na estação por eles mesmo ou outros jogadores usarão-lo mais tarde.

Uma parada de "duas vidas" pode ser feita combinando duas paradas normais com um trilho detector entre elas. Isto pausa o carrinho que está viajando numa direção e permite que ele se movimente ao pressionar um botão.

Impulso de Partida[editar | editar código-fonte]

Para criar um simples sistema de impulso inicial usando 2 trilhos elétricos, cave um buraco com 1 bloco de profundidade e 2 blocos de comprimento. Coloque os trilhos elétricos dentro do buraco, conecte uma ponta à outra da pista onde você quer que o carrinho saía. Finalmente, coloque o carrinho no trilho elétrico.

Uma vez energizado, o carrinho será impulsionado.

Acelerador de carrinhos cíclico do "Whirlijig"[editar | editar código-fonte]

Com uma simples troca, um carrinho pode ser temporariamente desviado para uma pequena repetição de trilhos elétricos para acelerar. Depois de um tempo, que pode ser alcançado com repetidores ou com um temporizador de funis, um segundo interruptor pode ser ativado para soltar o carrinho para a pista. Usando este método, com atrasos moderados (entre 10 a 20 segundos) um conjunto de 4 trilhos elétricos pode ser usado para impulsionar um carrinho na velocidade máxima por algumas centenas de blocos, desta forma excedendo a eficiência de colocar trilhos elétricos durante a pista.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Trilho elétrico/Video

Edição Java Beta
1.532px 32px Os trilhos elétricos foram adicionados.
1.6?A eficácia dos trilhos elétricos foi aumentada como resposta para corrigir o bug do impulso do carrinho de mina.
Edição Java
1.915w44aTrilhos elétricos podem agora ser encontrados em carrinho de mina com baú em mina abandonada.
1.1116w32bA altura das caixas de colisão de todos os tipos de trilhos são diminuidas de um bloco inteiro para meio bloco.
1.1317w47aO ID dos trilhos elétricos foi mudado de golden_rail para powered_rail.
Antes do The Flattening, o ID numeral deste bloco era 27.
1.1418w43aOff Powered Rail (NS) JE2 BE2.png On Powered Rail (NS) JE2 BE2.png A textura dos trilhos elétricos foi alterada.
19w12bTrilhos elétricos podem agora ser colocados em vidro, gelo, pedra luminosa and lanterna do mar.
Edição Pocket Alpha
0.8.0build 232px Adicionados trilhos elétricos, mas os trilhos estão sempre ativos.
0.13.0build 132px Trilhos elétricos já não têm poder inerente, ou seja, precisam de ser ativados por uma fonte de energia exterior.
0.14.0build 1Trilhos elétricos agora podem ser encontrados em carrinho de mina com baú em mina abandonada.
Edição Bedrock
1.10.0beta 1.10.0.3Off Powered Rail (NS) JE2 BE2.png On Powered Rail (NS) JE2 BE2.png A textura dos trilhos elétricos foi alterada.
Edição de Console Legado
TU1CU11.0Patch 132px 32px Adicionados trilhos elétricos.
PlayStation 4 Edition
1.90Off Powered Rail (NS) JE2 BE2.png On Powered Rail (NS) JE2 BE2.png A textura dos trilhos elétricos foi alterada.
New Nintendo 3DS Edition
0.1.032px 32px Adicionados trilhos elétricos.

Problemas relacionados com "Trilhos Elétricos" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Para a comparação das velocidades, velocidade de caminhada é de cerca de 4 m / s (4,27 exatamente), usando trilhos elétricos para acelerar irá quase dobrar sua velocidade de viagem.
  • No código do jogo, os trilhos elétricos eram referenciados como "goldenRail".
  • Os trilhos elétricos eram originalmente uma sugestão para as faixas douradas. [3]
  • A tocha de redstone ou qualquer outra fonte de alimentação só vai alimentar um trilho elétrico por 9 blocos, ao contrário dos 15 blocos com um bloco de redstone.
  • Se você colocar para baixo uma linha de trilhos elétricos e colocar outro em uma direção diferente no final da linha, um carrinho de mina girará como um trilho normal.
  • No modo criativo, voar é mais rápido do que viajar de carrinho de mina.
  • Na Edição Bedrock, o meio dos trilhos elétricos são vermelhos em vez de marrom, possivelmente fazendo referência à redstone usada para fazê-los.

Veja Também[editar | editar código-fonte]