Você pode seguir a nossa conta no Twitter onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki 

Árvore

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Tree)
Ir para: navegação, pesquisa
Árvore
Oak Tree.pngSpruce Tree.pngBirch Tree.pngJungle Tree.pngAcacia Tree.pngDark Oak Tree.png
Bioma(s)

Qualquer lugar no Overworld onde há luz e terra.

Consiste em
Pode gerar
pós-geração

Sim

Árvores são estruturas naturais feitas de blocos de madeira e folhas, criadas quando um chunk é gerado ou quando uma muda é plantada.

Árvores podem ser encontradas em quase todos os biomas do overworld, e são abundantes em biomas florestais. Vem em 6 tipos: carvalhos, eucaliptos, pinheiros, selva, carvalho escuro e acácia.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A altura das árvores varia bastante, com um mínimo de 5 blocos (4 de madeira e 1 de folha) a até 16 blocos (13 de madeira e 3 de folhas). Biomas de alto índice pluviométrico (chuvosos) favorecem árvores maiores.

As folhas da árvore crescem até 3 blocos acima do mais alto bloco de madeira. Elas podem existir a apenas um bloco acima do chão (para árvores com 4 blocos de madeira) a até 6 blocos acima do chão (para as árvores mais altas). Nas árvores sem galhos, os aglomerados de folhas geralmente são simétricos e têm entre 5 e 7 blocos de diâmetro, centrados no tronco. Folhas precisam ser suportadas por blocos adjacentes de madeira ou outras folhas, ou vão desaparecer.

As árvores normais com mais de quatro blocos de madeira têm uma chance de nascer galhos (blocos de madeira conectados horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente com o tronco principal ou outros galhos). Uma árvore pode ter entre 1 e 6 galhos, e cada galho pode ter entre 1 e 6 blocos de madeira. Assim, é possível ter até 43 blocos de madeira em uma árvore, mas isto é raro. Árvores com galhos suportam muito mais folhas que árvores sem. Eucaliptos e pinheiros não podem ter galhos.

Crescimento de brotos[editar | editar código-fonte]

Uma árvore numa caverna, com a luz necessária fornecida por tochas. Note que apenas uma tocha é necessária, na realidade.

Árvores crescem de brotos. As folhas têm uma chance de 5% (2.5% para árvores da selva) de gerarem um broto quando elas são destruídas. Muitos jogadores as cultivam de forma eficiente com arvoredos.

Há 6 variedades de brotos, cada um correspondendo a um tipo de árvore.

O broto deve ser plantado em um bloco de terra ou grama. Deve haver no mínimo quatro blocos de espaço acima dele, e um nível de luz de no mínimo 9. Uma muda crescerá com um nível de luz de 7 ou menos no próprio bloco, a não ser que tenha um bloco obscuro acima dela (exceto por vidro ou outros materiais totalmente transparentes). Todas as árvores num grande raio em volta do jogador tentarão crescer em intervalos aleatórios. Para qualquer árvore, isso pode funcionar por cerca de 3 tentativas por minuto, mas uma árvore geralmente não vai crescer até quase 30 minutos se passar desde o plantio. Quando uma árvore tenta crescer ela primeiro verifica se tem luz suficiente, então escolhe se vai gerar uma árvore grande ou uma árvore pequena. Grandes árvores precisam de 4-14 blocos de espaço aberto diretamente sobre a muda para crescer (Ar ou folhas) mas de outro modo pode estar completamente fechada por todos os lados (o que permite o fenômeno de 'Tubos de Árvores'). Pequenas árvores não precisam de espaço livre na horizontal na base, 1 bloco no tronco principal, 2 blocos na parte superior do tronco até o teto e 6-8 blocos de espaço livre na vertical (Deste modo uma árvore pequena pode crescer num buraco de 1 bloco de profundidade, mas não em um de 2 blocos de profundidade). Agora que a árvore verificou a luz e escolheu entre ser uma árvore grande ou pequena, ela verifica se tem espaço para crescer no que ela já escolheu (aleatoriamente) o que será. Se ela encontrar um obstáculo durante essa verificação, ela não consegue crescer e deve esperar para o próximo passe antes que ela possa tentar crescer novamente. Isso significa que uma árvore num campo aberto com luz o bastante crescerá rapidamente (geralmente em torno da marca de 30 minutos), mas uma árvore em uma fazenda de árvores que retarda seu tamanho pode fazer várias tentativas antes que finalmente cresça. Farinha de osso forçará a muda a crescer se todos os requisitos estiverem corretos (luz, espaço, terra, etc.).

Crescimento dos Carvalhos[editar | editar código-fonte]

  • O crescimento dos carvalhos não é bloqueado pelas folhas.
  • Caso haja um teto sobre o broto, este vai limitar a altura máxima que a árvore deste broto poderá a atingir.
  • A forma de uma grande árvore existe com uma única camada de folhas sobre o tronco de no mínimo 4 blocos, raramente permitindo que uma árvore cresça em um espaço vertical com altura de 5 blocos, já que a altura máxima do tronco é 2 blocos menor que a do espaço vertical, fazendo a altura mínima pratica ser 6 blocos.
  • Brotos vão crescer normalmente no O Nether , embora tenham de ser plantados na Terra trazida do mundo normal.
  • Se você estiver sobre um broto quando ele se transformar em uma árvore você ficará preso e começará a sufocar . Você pode escapar cavando.
  • Pó de Ossos não garante que uma árvore irá crescer, mas a força a tentar. A árvore deve passar todos os testes normais, incluindo espaço disponível e luminosidade, antes de crescer.
  • Embora troncos não cheguem a crescer através de nenhum outro bloco solido, os galhos de uma grande árvore podem talvez crescer através (substituir) qualquer bloco que não esteja diretamente acima do tronco.

Crescimento de Bétulas, Pinheiros e Abetos[editar | editar código-fonte]

  • Bétula, pinheiros e abetos nunca tem galhos, sendo sempre apenas um tronco reto.Bétulas sempre tem folhas pelo menos 2 blocos acima do solo, enquanto as dos carvalhos podem estar a apenas 1 bloco acima (pelo menos em biomas de floresta).
  • Bétulas, pinheiros e abetos parecem requirir um volume de 5x5x(Altura da árvore), começando um metro acima da base do broto, que é livre de folhas que não do mesmo tipo; bétulas não crescerão neste espaço caso ele esteja ocupado por folha de pinheiro/abeto (ou vice-versa) ou outros blocos (incluindo tochas).Este comportamento é diferente do dos carvalhos, que crescem independentemente da obstrução (geralmente não crescendo em áreas obstruidas).

Notas de crescimento[editar | editar código-fonte]

  • Desde Beta 1.5, parece que as betulas crescem mais rapido do que as arvores normais. Já foi visto uma betula crescer do broto para uma arvore em menos de 1 dia. Parece que elas pulam o periodo de 30 minutos, e em raros casos elas podem crescer dentro de um minuto. Isso acontece no Single Player e SMP.

Biomas[editar | editar código-fonte]

Todos os três tipos de árvore no Beta 1.2.

As árvores são vistas diversos biomas da superfície, como taigas e selvas, sejam isoladas ou em bosques.

Usos[editar | editar código-fonte]

A colheita de arvores é essencialmente o primeiro passo para qualquer jogador no modo de sobrevivência. Os blocos da árvore podem ser colhidos, no caso da madeira sem a necessidade de ferramentas (entretanto um machado irá acelerar esse processo). Cada bloco de madeira bruta pode ser transformado em 4 tabuas de madeira, possibilitando a criação de 8 palitos, que são usados para a criação de ferramentas.

A madeira também pode ser transformada em carvão vegetal, um equivalente ao carvão mineral.

Quando folhas são colhidas, ou degradadas naturalmente, há uma chance que eles dropem um broto, que pode ser plantado para que cresça uma nova árvore. A destruição de folhas não requere uma ferramenta; porém, uma tesoura permite a coleta dos blocos.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Carvalho[editar | editar código-fonte]

Os carvalhos são únicos comparados aos eucaliptos, pinheiros, árvores da selva, carvalhos escuros e acácias por várias razões: os carvalhos precisam de muito menos espaço, e enquanto as outras só podem crescer através de folhas de seu próprio tipo, os carvalhos podem crescer substituindo blocos de folhas de qualquer outro tipo.

Eles podem ser classificados em quatro variantes:

1. Pequenos carvalhos, os mais comuns, que são idênticos aos eucaliptos em forma e tamanho. Eles não exigem espaço horizontal na base, eles exigem um bloco ao redor do tronco principal, 2 blocos da parte superior do tronco até a copa e 8 blocos de espaço verticais. Portanto, um pequeno carvalho pode crescer em um buraco de 1 bloco de profundidade, mas não em um de 2. Como as árvores da selva, o seu crescimento não é prejudicado pela madeira, folhas, terra e brotos.

2. Os grandes carvalhos são menos frequentes e têm uma aparência diferente e diferentes requisitos de crescimento. Esses carvalhos costumam ter "galhos", blocos de madeira que crescem nas laterais do tronco, ou até mesmo localizados perto do tronco, mas sem nenhum bloco de madeira adjacente, cercados por folhas. Eles exigem 14 blocos de espaço livre (ar ou folhas), mas podem ser completamente fechados pelos lados.

3. Nos biomas de pântano, os carvalhos naturais tendem a crescer na água. Ao contrário dos carvalhos de outros biomas, que normalmente têm uma copa ligeiramente cônica ou pontiaguda, todas as árvores pantanosas têm copas redondas e planas. Também ao contrário de outros carvalhos, estes têm uma gama muito mais ampla de folhagem. Eles tendem a ser cobertos por vinhas até o chão.

4. Arbustos pequenos encontrados nas selvas.

Pinheiros[editar | editar código-fonte]

Os pinheiros crescem a partir de mudas de pinheiro e têm padrões de crescimento e requisitos muito semelhantes aos dos eucaliptos, embora tenham uma aparência bastante diferente. Eles só podem ser encontrados nos gélidos biomas de taiga, tundra nevada ou montanhas. A madeira de abeto tem a mesma textura que o carvalho, mas tem uma cor castanha mais escura e as suas folhas são mais densas com a coloração azul.

Existem 3 tipos de árvore que podem crescer a partir de qualquer broto de pinheiro:

Uma variante curta, com altura semelhante aos carvalhos. Uma variante alta e fina com folhas no topo Uma variante de "pinheiro alto", com um limite de altura de 17 em vez dos 14 típicos. As folhas da variante curta tendem a crescer em fileiras em vez da forma mais "esférica" ​​dos carvalhos e eucaliptos, enquanto as variantes altas tendem a ter muito poucas folhas, concentradas no topo.

Como os eucaliptos, eles não têm galhos e precisam de mais espaço que os carvalhos.

Eucalipto[editar | editar código-fonte]

São árvores menos comuns e parecem bastante semelhantes aos carvalhos, mas são mais altos. Têm folhas de cor clara e destacam-se pelo seu tronco branco. O bioma em que os eucaliptos são mais comumente encontrados é a floresta.

Selva[editar | editar código-fonte]

As árvores da selva são exclusivas do bioma da selva. A árvore da selva dropam as mudas da árvore da selva, que parecem delgadas como a própria árvore da selva. Quando plantadas na grama ou na terra, elas crescem em uma árvore da selva com um tronco 1×1, mas você pode colocá-las em uma formação 2×2 e elas crescerão em uma árvore da selva grandiosa, com um tronco 2×2.

Carvalho Escuro[editar | editar código-fonte]

Essas árvores são mais grossas e crescem mais rápido. Seu tronco é bem escuro e são encontradas no bioma de floresta escura.

Acácia[editar | editar código-fonte]

Seu tronco é ramificado e de cor gris. São encontradas apenas no bioma de savana.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • É possível, apesar de muito raro, encontrar uma árvore no bioma do deserto, já que elas podem aparecer em bases com terra exposta ou em um pedaço de terra localizado bem próximo ao deserto e outro bioma.

Galeria[editar | editar código-fonte]