Você pode seguir a nossa conta no Twitter onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki 
Creative.svg
Caso utilize algum material proveniente de nosso conteúdo, por favor apresente em seu trabalho a devida referência. A Minecraft Wiki é um projeto publicamente acessível e editável sobre informações relacionadas ao Minecraft sem nenhum fim lucrativo para os seus editores, que fornecem esse conteúdo para ajudar outros jogadores.

Tipos de Bloco

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Artigo principal: Blocos

(Esse conteúdo não é oficial do próprio Minecraft)

Existem vários tipos de blocos no Minecraft e cada um tem características específicas. Além disso muitos deles têm características semelhantes o que leva as se criar classes para eles.

Tipos de Blocos[editar | editar código-fonte]

Rochas

As rochas são blocos sólidos, resistentes e bastante comuns em suas respectivas dimensões. São duros, e geralmente só podem ser coletados por picaretas. Também são resistentes a explosões o que fazem ser essenciais para construções.

As rochas também são muito fáceis de serem moldadas, polidas, talhadas, fundidas e assumem várias formas. Como exemplo temos a pedra que pode se transformar em pedregulho, em lajes de pedra, já o pedregulho pode ser transformado em escadas, muros, lajes e fazem parte de alguns blocos utilitários como a Fornalha, Suporte de Poções, Ejetores, Liberadores entre outros. Lista de Rochas:

Pedra

Pedregulho (e sua variante com musgo)

Tijolos de Pedra (e variantes)

Prismarinho

Tijolos de Prismarinho

Netherrack

Tijolos do Nether (e sua variante com fungo do nether)

Terracota (e suas variações)

Tijolos

Pedra do End

Tijolos de Pedra do End

Bloco de Púrpura

Obsidiana

Bedrock

Arenito (e sua variante vermelha)

Bloco de Quartzo (embora ele também seja um mineral)

Granito (e suas variantes)

Concreto (e as variantes).

Lembrando que as rochas são feitas basicamente de Si e O (Silício e Oxigênio) segundo o separador de elementos do Education Edition.


Pós

Pós são blocos sólidos frágeis e são bastante comuns no Mundo Superior, porém são raros no Nether e inexistentes no The End. São fracos e são coletados geralmente por pás, mas a maioria pode ser colorado com mão. São péssimas em segurar explosões.

Os pós em geral são ótimos portadores de matérias primas (como a areia que gera vidro e o cascalho que gera Sílex). Também são ótimos portadores de vida (como a areia que pode portar cactos, a terra que porta grama, flores, arbustos, árvores e etc.) Alguns pós são afetados pela gravidade. Alguns pós podem ser juntados para se formar rochas, como a areia que pode formar arenito.

Lista de Pós:

Terra

Terra Arada

Terra Grossa

Areia (e sua variante vermelha)

Areia de Almas

Pó de Concreto

Terra

Podzol

Micélio

Argila

Cascalho

Minerais

Minerais ou minérios são blocos sólidos, duros e incomuns. Eles geralmente são blocos de rochas que acumulam minerais e se transformam em minérios.

Eles são duros e podem ser coletados com picaretas, porém são frágeis contra explosões.

Os minérios dropam o seu respectivo mineral, que em geral tem várias utilidades. Dentre as categorias de minerais existem:

  • Metais

Os metais são minerais fortes, brilhantes, valiosos e maleáveis. Dentre os metais existe o ferro, ouro, esmeralda, diamante (embora o diamante e a esmeralda não sejam metais na vida real, no Minecraft eles se comportam como metais). Os metais podem ser transformados em armaduras e ferramentas, podem ser moldados como por exemplo o ferro, que pode ser moldado pra fazer bússolas, caldeirões, bigornas e etc.

    • Ferro: Muito maleável, suas armas e ferramentas são bastante resistentes e fortes, é pouco encantável e é comum de ser coletado no Mundo Superior.
    • Ouro: Maleável, suas armas e ferramentas são frágeis e fracas, é muito encantável e é raro de ser coletado no Mundo Superior.
    • Diamante: Pouco maleável, suas armas e ferramentas são extremamente resistentes e fortes, é razoavelmente encantável e é muito raro no Mundo Superior.
    • Esmeralda: Não Maleável, não tem armas e nem ferramentas e não é encantável. Só é considerado metal por também poder ser utilizado em uma pirâmide de um Sinalizador e também pra ativar seus poderes. É o mineral mais raro do Minecraft e serve como moeda para os aldeões.
  • Minerais Energéticos

São minerais que guardam alguma fonte de energia. Dentre eles existe o carvão, lápis azul e redstone. Os Minerais Energéticos guardam energia térmica, mágica e elétrica.

    • Carvão: Ao ser queimado libera energia térmica. É usado como combustível em fornalhas, é usado também para alimentar as chamas das tochas e fazer bolas de fogo. É encontrado com muita facilidade no Overworld e em praticamente qualquer altura.
    • Lápis Azul: É usado para encantar ferramentas em mesa de encantamentos e como corante (versões antigas). É bastante raro, porém quando coletado vem uma grande quantidade de minérios.
    • Redstone: Usado para gerar energia elétrica e conduzir. A redstone é um composto radioativo que quando colocado no chão como um pó conduz eletricidade, quando é colocada como bloco denso ou uma tocha de redstone ele produz eletricidade. Ela pode ser usada para fazer circuitos e mecanismos. A sua eletricidade e capaz de realizar ações como: abrir e fechar portas e alçapões, ativar Liberadores e Ejetores, acender lâmpadas de redstone, ativar pistões e muito mais. Geralmente produz partículas vermelhas quando ativa e também pode produzir luz. Também é rara, porém pode ser encontrada com facilidade em cavernas profundas, além disso ela dropa muito de si mesma.
  • Minerais Rochosos

São minerais que têm semelhanças com rochas e possui poucas semelhanças com outros minerais. O único mineral dessa classe é o Quartzo.

    • Quartzo: Mineral rochoso que é basicamente uma rocha em forma de mineral. Pode ser usado para fazer circuitos de redstone e também tem a mesma composição que as rochas.

Lista de Minerais:

Minério de Carvão

Minério de Ferro

Minério de Ouro

Minério de Diamante

Minério de Esmeralda

Minério de Redstone

Minério de Lápis-Lazúli

Minério de Quartzo


Cristais

São blocos frágeis, transparentes e pouco comuns. A maioria dos cristais são transparentes ou podem gerar luz. São péssimos isolantes de explosões.

Podem ser coletados com picaretas em sua maioria, mas geralmente não dropam nada ou algo diferente de si mesmo (por exemplo o vidro que não pode ser coletado ao menos que se use uma ferramenta encantada com toque suave)
Lista de Cristais:

Vidro (e suas variantes tingidas)

Painel de Vidro (e usas variantes tingidas)

Gelo

Gelo Compactado

Pedra Luminosa

Lanterna do Mar

Lâmpada de Redstone


Narurais

São blocos que são orgânicos ou que possuem alguma origem orgânica, são médios em resistência e dureza, porém alguns são frágeis e pouco resistentes.

Podem ser coletados na maioria das vezes com a mão. Alguns podem ser coletados por machados. Por ser uma classe diversificada ela possui divisões:

  • Naturais sólidos

São aqueles que podem ser considerados sólidos como o cogumelos e cactos.

  • Naturais não-sólidos

São geralmente plantas e arbustos como as flores e grama alta.

  • Madeiras

A madeira tem características diferentes dos outros blocos, e por isso que tem uma classe própria. As madeiras são razoavelmente resistentes e duras. A madeira pode ser facilmente moldada se transformando em portas, alçapões, ferramentas e etc.
Lista de Naturais:

Tábuas

Tronco

Madeira

Bloco de Coral

Coral

Fardo de Feno

Bloco de Alga Ressecada

Bloco de Ossos

Muda (e variantes)

Grama

Flores (e variantes)

Abóbora

Melancia

Cacto

Blocos Utilitários

São blocos especiais que geralmente têm utilidades bem definidas além de possuírem interfaces (com excessões).

São fabricados com outros blocos e tem durezas e resistências a explosão variadas.
Lista de Utilitários:

Bancada de Trabalho

Suporte de Poções

Mesa de Encantamentos

Bigorna

Cortador de Pedra

Funil

Pistão

Ejetor

Liberador

Caldeirão

Observador

Repetidor de Redstone

Comparador de Redstone

Fornalha

Alto Forno

Estandarte