Tempestade

De Minecraft Wiki
Relâmpago durante uma tempestade.
Um relâmpago atinge uma árvore, tornando-a potencialmente inflamável. Um creeper pode ser visto caminhando pela floresta; se estivesse mais perto do local, teria se tornado um creeper elétrico.

A Tempestade é uma condição de clima, um tanto comum e perigosa.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Tempestades são uma ocorrência global, temporária e semicomum[1] que pode acontecer aleatoriamente a qualquer momento na superfície. O tipo exato de precipitação durante uma tempestade varia dependendo da temperatura do bioma atual, bem como a altitude atual.

As tempestades podem ocorrer aleatoriamente, pois as tempestades de chuva ou neve pioram. A tempestade média dura 0,5-1 de um dia de Minecraft, e há um atraso de 0,5 a 7,5 dias entre as tempestades. Eles podem ser totalmente ignoradas com o uso de uma cama, independentemente da hora do dia. Dormir em uma cama também zera o temporizador de tempestade do jogo, tornando improvável uma tempestade logo após dormir. Isso significa que a melhor maneira de esperar por uma tempestade seria ficar vários dias sem dormir, já que dormir todos os dias no Minecraft minimizaria a chance da ocorrência de uma tempestade.

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Tal com chuva e a neve, o céu escureceu e o sol, lua e estrelas não estão mais visíveis. Tempestades escurecem o mundo, fazendo com que a luz do céu diminua para um nível de 10 em plena luz do dia (Contudo, o brilho está mais próximo do nível de 11,5 e é tingido de azul). As nuvens escurecem do branco ao cinza escuro, embora as próprias nuvens não precipitem ou criem raios. Enquanto o sol não é visível durante a chuva, o brilho associado ao nascer e ao pôr do sol ainda é visível.

Ao contrário de tempestades regulares ou tempestades de neve, o nível de luz do céu é tratado como se fosse 5 para fins de geração de algumas criaturas hostis, que permite que criaturas hostis apareçam a qualquer hora do dia.

Relâmpago[editar | editar código-fonte]

Relâmpago

Relâmpago é um elemento letal para tempestades. O relâmpago aumenta momentaneamente o brilho da luz do céu para um pouco maior do que a luz do dia.

Um relâmpago criando um fogo

O relâmpago atinge aleatoriamente e cria fogo onde atinge. Esses incêndios agem normalmente, pode acender todos os materiais inflamáveis, detonar TNT e até mesmo ativar portal do Nether. O relâmpago em si, no entanto, não é destrutivo e não destrói blocos. Embora a maioria dos incêndios seja extinta pela chuva, as áreas que bloqueiam a chuva podem permitir que o fogo se espalhe, e qualquer rocha do Nether, areia de almas, ou terra de almas atingido por um relâmpago não se apaga pela chuva.

A maioria das entidades atingidas por um relâmpago sofrem 5♥♥♥ de dano (às vezes duas vezes consecutivas) e são incendiadas, o que pode causar danos adicionais.

Se o jogador for morto por um raio, a mensagem de morte aparecerá: "<player> foi atingido por um raio." Esta mensagem não é exibida se o jogador foi morto pelo fogo criado por um raio.

O relâmpago pode ser invocado manualmente com o comando /summon lightning_bolt. É convocado como uma entidade, e pode ser referido por comandos ou seletores.

Um grupo de cavaleiros esqueletos gerados durante uma tempestade.

Um raio também é gerado quando um tridente encantado com canalização é lançado e atinge uma multidão durante uma tempestade.

Efeitos em criaturas[editar | editar código-fonte]

Um raio afeta certas criaturas de maneira diferente:

  • O relâmpago pode gerar aleatoriamente uma "Armadilha" de cavalo-esqueleto com chance de 0,75–1,5% no Fácil, 1,5–4% no Normal e 2,8125–6,75% no Difícil, dependendo da dificuldade. Um jogador aciona a armadilha movendo-se dentro de 10 blocos do cavalo, após o que o cavalo se transforma em quatro cavaleiros esqueléticos. Um cavalo de armadilha não disparado desaparece após 15 minutos.
  • Um porco atingido por um raio se torna em um piglin-zumbi.
  • Um creeper torna-se um creeper elétrico].
  • Um aldeão é substituído por uma bruxa.
  • Uma coguvaca vermelha muda para um coguvaca-marrom e vice-versa.
  • Se um raio matar uma tartaruga, ele deixa cair 1 tigela em vez de seus drops normais.[2]
  • Independentemente da saúde atual, o raio sempre mata tartarugas instantaneamente.‌[Edição Bedrock apenas]

Mecânica do relâmpago[editar | editar código-fonte]

Para cada pedaço carregado, cada um marca 1100.000 de chance de uma tentativa de uma queda de raio durante uma tempestade.

Quando o raio está para cair, as coordenadas X e Z aleatórias dentro do pedaço são escolhidas, e o bloco logo acima do bloco mais alto que é líquido ou obstrui o movimento é escolhido para o raio. Então, se houver alguma entidade viva que possa ver o céu em uma região 3 × h × 3 de 3 abaixo do bloco alvo até a altura do mundo, uma dessas entidades é selecionada aleatoriamente e o alvo relâmpago é movido para o bloco em que a entidade está.

O bloco alvo é verificado novamente para as seguintes condições:

  • O bloco alvo pode ver o céu.
  • Chuva (não neve) está caindo no bloco alvo.
    • Assim, os raios não atingem naturalmente biomas frios ou biomas onde não chove (exceto na Edição Console).

Se essas condições passarem, um raio cai.

Quando o raio atinge, todas as entidades dentro de uma região 6 × 12 × 6 centrada horizontalmente no canto noroeste do bloco alvo com a borda inferior 3 abaixo do bloco alvo são atingidas por um raio. Vários passes são feitos nesta região, portanto, os itens deixados durante um passe anterior podem ser destruídos durante um passe subsequente; Imunidade de dano geralmente evita que criaturas atingidas recebam mais do que 5♥♥♥ de dano. Não sólido blocos (como redstone, tochas e camada de neve) não são afetadas diretamente por raios.

Trovão[editar | editar código-fonte]

"Thunder" redireciona aqui. Para the Minecraft Dungeons enchantment, veja MCD:Thundering.

Trovão é um evento sonoro que ocorre toda vez que cai um raio. Cada jogador dentro dos 160 mil blocos da mesma dimensão, se ouve o trovão.

A capacidade de ouvir trovões afeta o modo multijogador, já que é possível ouvir relâmpagos na base de outra pessoa ou usar um cliente Minecraft modificado para determinar a direção de cada golpe no mundo em que o jogador está. Usando a direção dos golpes, é possível triangular as coordenadas dos raios.

Sons[editar | editar código-fonte]

atenuação
Lightning strikes??entity.lightning_bolt.impactsubtitles.entity.lightning.impact??16
Thunder roars??entity.lightning_bolt.thundersubtitles.entity.lightning.thunder??infinite

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

ID[editar | editar código-fonte]

Edição Java:

NomeID de espaço de nomeChave de tradução
Lightning Boltlightning_bolt entity.minecraft.lightning_bolt

Edição Bedrock:

NomeID de espaço de nomeID numérico Chave de tradução
Lightning Boltlightning_bolt 93entity.lightning_bolt.name

Dados de entidade[editar | editar código-fonte]

Veja também: Chunk format

Os relâmpagos têm dados de entidade associados a eles que contêm várias propriedades.

Tempestade/ED

Edição Java Beta
1.5Added thunderstorms and lightning.
The ability for lightning to charge creepers and transform pigs into Zombie Pigmen has been added.
Edição Java
1.3.1?Due to singleplayer becoming multiplayer, the sky during a thunderstorm now looks the same as if it would be only raining.[3]
1.7.2?The rendering brightness is now decreased during thunderstorms. Previously, the sky would darken, but the ground wouldn't appear to get darker, even though monsters could spawn.
13w39aThe clouds and the sky again appear much darker during thunderstorms.
1.814w03aLightning now transforms villagers into witches.
14w30aLightning can now be manually summoned with the /summon LightningBolt command.
14w32aLightning now damages Nether mobs and mobs with the Fire Resistance status effect.
1.915w38aThere is a now chance (depending on regional difficulty) that a lightning strike spawns a "skeleton trap" skeletal horse.
1.1116w32aThe entity ID has been changed from LightningBolt to lightning_bolt.
1.1318w07aIf a player throws a trident enchanted with Channeling at a mob, a lightning bolt is summoned and strikes that mob. This is the first and only way that a player can manually summon lightning without commands.
1.1419w08aIf lightning strikes near a red mooshroom, it turns into a brown mooshroom and vice versa.
1.16?Lightning bolts can now be targeted by selectors and save to the world.
Edição Pocket Alpha
0.12.1build 1Added thunderstorms.
0.14.0build 1Lightning now transforms villagers into witches.
0.16.0build 1There is now a chance (depending on regional difficulty) for a lightning strike to spawn a "skeleton trap" skeletal horse.
Lightning can now be manually summoned with the /summon LightningBolt command.
Edição Pocket
1.1.0alpha 1.1.0.0The entity ID has been changed from lightningBolt to lightning_bolt.
Edição Bedrock
1.4.0beta 1.2.13.8If a player throws a trident enchanted with Channeling at a mob, a lightning bolt is summoned and strikes that mob.
1.13.0beta 1.13.0.9If lightning strikes near a red mooshroom, it turns into a brown mooshroom and vice versa.
Edição de Console Legado
TU1CU11.00Patch 1Added thunderstorms.

Problemas relacionados com "Relâmpago" ou "Trovão" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Na Edição Bedrock, se o jogador deixar o mundo durante uma tempestade e voltar, só estará chovendo.
  • O relâmpago, ao contrário de outros efeitos climáticos, não tem um arquivo de imagem associado a ele. Assim, é codificado diretamente no motor de jogo, permitindo relâmpagos dinâmicos e realistas.
  • Na Edição Bedrock, raios caem mais perto do jogador com mais frequência do que na edição Java, devido aos limites de distância de spawn.

  1. "É temporal e global" (arquivado)@notch, 07 de abril de 2011
  2. MC-125562 – resolvido como "Funciona conforme pretendido".
  3. [1]