Rocha Matriz

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Rocha matriz)
Rocha Matriz
Rocha Matriz.png
Transparência

Não

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

18,000,000

Ferramenta

Nenhuma

Renovável

Não

Empilhável

Sim (64)

Inflamável

Não

Larga

Nada

Valor de Dado

dec: 07 hex: 7 bin: 111

Nome

bedrock

Rocha Matriz é um bloco indestrutível e inquebrável.

Rocha matriz não pode ser quebrada com nenhuma ferramenta. Também não pode ser movida por pistões ou destruída por explosões. Rocha matriz só pode ser obtida no inventário do Criativo ou com comandos.

Bloco Rocha Matriz
Dureza
Tempo de quebra[nota 1]
Mão

Geração natural[editar | editar código-fonte]

Rocha matriz compõe as 5 camadas mais baixas do Mundo Superior em um padrão irregular, apesar de que a 4ª camada é predominantemente plana sem buracos, fazendo com que a última camada seja inacessível. No Nether, rocha matriz compõe tanto as 4 camadas do topo quanto as da base em um padrão irregular. No topo do Nether, a rocha matriz evita que o jogador passe da camada 127. Ela também pode ser encontrada em todos os lados do Nether na edição de console. Rocha matriz no Mundo Superior e no Nether sempre são gerados no mesmo padrão, não importa qual seed é usada.

No Fim, blocos de rocha matriz individuais também aparecem na estrutura natural de cristais do Fim, e a rocha matriz permanece após a destruição do cristal. Rocha matriz forma também parte dos portais de entrada do Fim, criados quando o dragão é morto, e como parte do portal de saída de rocha matriz gerado no centro da ilha central do Fim.

O principal uso da rocha matriz é ser um bloco sólido inquebrável. Ela também evita nascimentos de criaturas e é o único bloco sólido através do qual os raios de sinalizadores podem passar.

Além disso, quando estiver no Fim ou em chamas, o fogo da rocha matriz nunca vai se apagar naturalmente, semelhante à rocha do Nether.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Edição Java Classic
0.0.12aRocha matriz adicionada.
Rocha matriz não é gerada no mapa, não pode ser destruída por explosões, mas é quebrável e larga um recurso normal. No entanto, leva mais de 16 minutos para quebrar um único bloco.
As paredes do mapa eram alinhadas com uma barreira com textura de rocha matriz. É completamente inquebrável.
0.0.20Rocha matriz agora pode ser colocada e destruída, exceto por jogadores em servidores com permissões de operador. Ops podem destruir rocha matriz como qualquer outro bloco.
Ops podem usar /solid para alternar pedra colocando ela mesma ou tornando-se rocha matriz por um curto período de tempo.
Se qualquer jogador tentar colocar rocha matriz usando um item hackeado em seu inventário, será retirado do servidor, mesmo se for um .
Edição Java Indev
?Inquebrável, mas, se a rocha matriz for colocada na parte inferior do mapa, vai virar lava depois de um tempo se exposta à luz solar. Rocha matriz durante este estágio de desenvolvimento foi lisa.
Edição Java Infdev
?Rocha matriz era inquebrável, sem exceções.
Edição Java Alpha
1.2.0O Nether foi adicionado, com rocha matriz no topo e na parte inferior.
Edição Java Beta
1.3Rocha Matriz não podia mais ser destruída com o plantio de uma semente embaixo dela em terra arada.
1.6Um bug foi corrigido, no qual você podia cair no void. Destruir um bote ou trilhos com um carrinho no bloco de rocha matriz menor fazia isso acontecer.
1.8Modo Criativo foi adicionado, no qual rocha matriz pode ser colocada e destruída instantaneamente, assim como qualquer outro bloco.
Notch twittou que tinha feito acidentalmente algo para a camada de rocha matriz, mas não especificou o quê.[1]
Edição Java
1.0.0Beta 1.9-pre6O efeito das partículas pode agora ser desligado ou diminuído.
Quando o Dragão do End morre, ele deixa uma estrutura de rocha matriz semelhante a uma fonte com o ovo de Dragão em cima. Ele possui outro portal do End para retornar aos jogadores para o ponto de nascimento ou cama.
Cristal do Fim adicionado, uma entidade que fica no topo de um bloco de rocha matriz flamejante.
1.2.112w07aComo a altura máxima do mundo do Nether foi aumentada para 256, mas a geração mundo do Nether mantém-se inalterada, criaturas e cogumelos eram gerados em cima do teto de rocha matriz.
12w07bCriaturas não podem nascer em rocha matriz.
?Com a adição de lagos (de lava e de água) em qualquer altura, era possível que um lago causasse raramente uma grande lacuna na rocha matriz. Isto foi corrigido na versão 1.2.
1.2.5A funcionalmente da picareta no bloco foi introduzida. No entanto, foi um pouco bugado e dava-lhe rocha matriz enquanto sua mira estava em qualquer parte de qualquer mob.
Rocha matriz no Fim vai queimar para sempre se incendiada, semelhante à rocha do Nether. Ela ainda pode ser colocada para fora através dos mesmos métodos também.
1.814w27bA textura da rocha matriz agora roda aleatoriamente, dando uma aparência mais natural à camada de rocha matriz.
A partícula "depthsuspend" da rocha matriz foi removida.14w34c
1.8.2pre5Rocha matriz não obstrui mais a ativação de sinalizadores ou seus raios.
1.915w31aRocha matriz faz parte do end gateway portal.
16w02aRocha matriz não larga ela mesma como um item.
Edição Pocket Alpha
0.1.0Rocha matriz aparece na parte inferior do mundo, mas é inalcançável mesmo no modo Criativo.
0.8.0build 3Rocha matriz adicionada ao modo Criativo.
0.9.0build 1Névoa de rocha matriz adicionada.
0.12.1build 1Rocha matriz agora é gerada no Nether.
Edição de Console Legado
TU1CU11.0Patch 11.0.1Rocha matriz adicionada.
TU141.04A camada mais inferior da rocha matriz pode agora ser quebrada no mundo. No entanto, o jogador ainda não pode cair do mundo.

Problemas relacionados com "Bedrock" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • É possível, mas raro, um minério ser encontrado envolto em Rocha Matriz.
  • Na Edição de Console, só a camada mais superior no Nether de rocha matriz naturalmente gerada é inquebrável.
  • No Minecraft 4k, há rocha matriz no fundo do mapa sem textura.[2]
  • Fortalezas podem fazer rocha matriz não formar dentro de seus limites.