Rocha-mãe

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Rocha matriz)
Rocha-mãe
Rocha Matriz.png
Transparência

Não

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

18,000,000

Ferramenta

Nenhuma

Renovável

Não

Empilhável

Sim (64)

Inflamável

?

Pega fogo em lava

?

Larga

Nada

Valor de Dado

dec: 07 hex: 7 bin: 111

ID de espaço de nome

bedrock

Rocha-mãe é um bloco indestrutível e inquebrável.

Rocha-mãe não pode ser quebrada com nenhuma ferramenta. Também não pode ser movida por pistões ou destruída por explosões. Rocha-mãe só pode ser obtida no inventário do Criativo ou com comandos.

Bloco Rocha-mãe
Dureza
Tempo de quebra[nota 1]
Mão

Geração natural[editar | editar código-fonte]

Rocha-mãe compõe as 5 camadas mais baixas do Mundo Superior em um padrão irregular, apesar de que a 4ª camada é predominantemente plana sem buracos, fazendo com que a última camada seja inacessível. No Nether, rocha-mãe compõe tanto as 4 camadas do topo quanto as da base em um padrão irregular. No topo do Nether, a rocha-mãe evita que o jogador passe da camada 127. Ela também pode ser encontrada em todos os lados do Nether na edição de console. Rocha-mãe no Mundo Superior e no Nether sempre são gerados no mesmo padrão, não importa qual seed é usada.

No Fim, blocos de rocha-mãe individuais também aparecem na estrutura natural de cristais do Fim, e a rocha-mãe permanece após a destruição do cristal. Rocha-mãe forma também parte dos portais de entrada do Fim, criados quando o dragão é morto, e como parte do portal de saída de rocha-mãe gerado no centro da ilha central do Fim.

O principal uso da rocha-mãe é ser um bloco sólido inquebrável. Ela também evita nascimentos de criaturas e é o único bloco sólido através do qual os raios de sinalizadores podem passar.

Além disso, quando estiver no Fim ou em chamas, o fogo da rocha-mãe nunca vai se apagar naturalmente, semelhante à rocha do Nether.

Edição Java Classic
0.0.12aRocha-mãe adicionada.
Rocha-mãe não é gerada no mapa, não pode ser destruída por explosões, mas é quebrável e larga um recurso normal. No entanto, leva mais de 16 minutos para quebrar um único bloco.
As paredes do mapa eram alinhadas com uma barreira com textura de rocha-mãe. É completamente inquebrável.
0.0.20Rocha-mãe agora pode ser colocada e destruída, exceto por jogadores em servidores com permissões de operador. Ops podem destruir rocha-mãe como qualquer outro bloco.
Ops podem usar /solid para alternar pedra colocando ela mesma ou tornando-se rocha-mãe por um curto período de tempo.
Se qualquer jogador tentar colocar rocha-mãe usando um item hackeado em seu inventário, será retirado do servidor, mesmo se for um .
Edição Java Indev
?Inquebrável, mas, se a rocha-mãe for colocada na parte inferior do mapa, vai virar lava depois de um tempo se exposta à luz solar. Rocha-mãe durante este estágio de desenvolvimento foi lisa.
Edição Java Infdev
?Rocha-mãe era inquebrável, sem exceções.
Edição Java Alpha
1.2.0O Nether foi adicionado, com rocha-mãe no topo e na parte inferior.
Edição Java Beta
1.3Rocha Matriz não podia mais ser destruída com o plantio de uma semente embaixo dela em terra arada.
1.6Um bug foi corrigido, no qual você podia cair no void. Destruir um bote ou trilhos com um carrinho no bloco de rocha-mãe menor fazia isso acontecer.
1.8Modo Criativo foi adicionado, no qual rocha-mãe pode ser colocada e destruída instantaneamente, assim como qualquer outro bloco.
Notch twittou que tinha feito acidentalmente algo para a camada de rocha-mãe, mas não especificou o quê.[1]
Edição Java
1.0.0Beta 1.9-pre6O efeito das partículas pode agora ser desligado ou diminuído.
Quando o Dragão do End morre, ele deixa uma estrutura de rocha-mãe semelhante a uma fonte com o ovo de Dragão em cima. Ele possui outro portal do End para retornar aos jogadores para o ponto de nascimento ou cama.
Cristal do Fim adicionado, uma entidade que fica no topo de um bloco de rocha-mãe flamejante.
1.2.112w07aComo a altura máxima do mundo do Nether foi aumentada para 256, mas a geração mundo do Nether mantém-se inalterada, criaturas e cogumelos eram gerados em cima do teto de rocha-mãe.
12w07bCriaturas não podem nascer em rocha-mãe.
?Com a adição de lagos (de lava e de água) em qualquer altura, era possível que um lago causasse raramente uma grande lacuna na rocha-mãe. Isto foi corrigido na versão 1.2.
1.2.5A funcionalmente da picareta no bloco foi introduzida. No entanto, foi um pouco bugado e dava-lhe rocha-mãe enquanto sua mira estava em qualquer parte de qualquer mob.
Rocha-mãe no Fim vai queimar para sempre se incendiada, semelhante à rocha do Nether. Ela ainda pode ser colocada para fora através dos mesmos métodos também.
1.814w27bA textura da rocha-mãe agora roda aleatoriamente, dando uma aparência mais natural à camada de rocha-mãe.
14w34cA partícula "depthsuspend" da rocha-mãe foi removida.
1.8.2pre5Rocha-mãe não obstrui mais a ativação de sinalizadores ou seus raios.
1.915w31aRocha-mãe faz parte do end gateway portal.
16w02aRocha-mãe não larga ela mesma como um item.
Edição Pocket Alpha
0.1.0Rocha-mãe aparece na parte inferior do mundo, mas é inalcançável mesmo no modo Criativo.
0.8.0build 3Rocha-mãe adicionada ao modo Criativo.
0.9.0build 1Névoa de rocha-mãe adicionada.
0.12.1build 1Rocha-mãe agora é gerada no Nether.
Edição de Console Legado
TU1CU11.0Patch 1Rocha-mãe adicionada.
TU141.04A camada mais inferior da rocha-mãe pode agora ser quebrada no mundo. No entanto, o jogador ainda não pode cair do mundo.

Problemas relacionados com "Bedrock" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • É possível, mas raro, um minério ser encontrado envolto em Rocha-mãe.
  • Na Edição de Console, só a camada mais superior no Nether de rocha-mãe naturalmente gerada é inquebrável.
  • No Minecraft 4k, há rocha-mãe no fundo do mapa sem textura.[2]
  • Fortalezas podem fazer rocha-mãe não formar dentro de seus limites.