Rio

De Minecraft Wiki
Um bioma de rio

O rio é um bioma técnico comum. Os rios servem para limitar a extensão de vários biomas e usualmente desaguam em oceanos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O leito de um rio.

Os rios são biomas finos e contínuos, que correm em dado mundo. Eles normalmente servem como uma divisão entre dois biomas diferentes, mas também podem dividir um único bioma em dois. Eles estão cheios de água até o nível do mar, embora os rios possam secar em certas áreas devido à elevação do terreno mais alta do que o normal. A grama exposta nos rios assume uma tonalidade verde-azulada e desbotada. Os leitos dos rios consistem em terra, areia, cascalho e argila e são um dos poucos lugares onde a argila é gerada, ao lado de lagos, pântanos e topos de colinas oceânicas. A erva marinha gera sobre estes blocos, já a cana-de-açúcar ocasionalmente é gerada na margem.

Se este bioma é usado para gerar um mundo customizado consistido de somente um bioma, ele aparece como um oceano raso, de não mais de 10 blocos de profundidade, com principalmente areia, terra, argila e um chão de cascalho e ilhas de grama pouco frequentes que raramente contêm carvalhos e, mais raramente, abóboras.

As margens do rio são geralmente feitas de blocos de grama, mas sempre há lugares com areia ou cascalho. Quando um rio corta um vale em uma colina deserta ou uma montanhas áridas, que são biomas que não contêm blocos de grama, as áreas gramadas da margem do rio geralmente cobrem as paredes íngremes.

O rio pertence ao clima temperado. Choverá sobre um rio, mesmo que percorra um bioma com clima quente ou frio.

Raridade[editar | editar código-fonte]

Existem dois tipos de rios no Minecraft: comuns e congelados. Um rio comum gera em biomas com climas frios, temperados e quentes e na taiga nevada; os rio congelado na tundra nevada. Se um rio for gerado entre a tundra nevada e outro bioma, tecnicamente será um rio regular, parcialmente coberto de gelo. O rio congelado difere-se pela cobertura de gelo. Um rio comum pode fluir para um rio congelado e vice-versa.

Nome Tipo Тemperatura Raridade
Rio Temperado 0.5 Muito comum
Rio congelado Nevado 0.0 Incomum

Variações[editar | editar código-fonte]

Rio[editar | editar código-fonte]

Rio
River.png
Tipo

Temperado

Raridade

Muito comum

Temperatura

0.5

Estruturas

Vegetação

Blocos

água
bloco de grama
terra
argila
areia
cascalho
cana-de-açúcar
erva marinha

A variação padrão do rio. O peixe salmão e a lula podem gerar aqui. Este é o terceiro bioma mais comum no jogo, atrás apenas das planícies e florestas.

Criaturas da rio
Criatura Chance de geração Tamanho do grupo
Categoria das criaturas aquáticas
Lula 22 1–4
Categoria das criaturas do ambiente
Morcego 1010 8
Categoria dos hostis
Aranha 100615 4
Zumbi 95615 4
Afogado 100615 1
Aldeão Zumbi 5615 1
Esqueleto 100615 4
Creeper 100615 4
Slime[nota 1] 100615 4
Enderman 10615 1–4
Bruxa 5615 1
Categoria das criaturas do ambiente aquático
Salmão 55 1–5
  1. A geração só ocorre nas chunks de slime.

Na Edição Bedrock:

Criaturas da rio
Categoria dos aquáticos
Salmão 1616 3–5
Categoria dos passivos
Lula 88 2–4
Categoria dos hostis
Afogado 55 2–4

Rio congelado[editar | editar código-fonte]

Rio congelado
Frozen River.png
Tipo

Nevado

Raridade

Incomum

Temperatura

0.0

Blocos

Gelo
Água
Bloco de grama
Terra
Argila
Areia
Cascalho

Os rios congelados substituem os rios regulares e geram apenas nos biomas de tundra nevada. Como o nome indica, a camada superior da água está totalmente congelada, embora abaixo do gelo esteja a areia, o cascalho e a argila. As ervas marinhas não são geradas no leito do rio. Embora que a cana-de-açúcar possa ser gerada ao longo de uma margem de rio congelada, ela rapidamente se desenraiza após a geração de terreno devido ao congelamento da água.

Na Edição Bedrock junto com as lulas, salmões e afogados, strays, coelhos e ursos polares podem ser encontrados em rios congelados. Nenhuma outra criatura hostil gerará, mesmo no subsolo.

Os rios congelados podem cortar apenas a tundra nevada, não suas variantes; um rio que separa a tundra nevada de qualquer outro bioma estará apenas parcialmente congelado.

Os rios congelados usam a mesma probabilidade de geração de criaturas que os rios para as categorias aquáticas e de ambiente. Já para as outras:

Criaturas da rio
Categoria dos hostis
Aranha 100516 4
Zumbi 95516 4
Afogado 1516 1
Aldeão Zumbi 5516 1
Esqueleto 100516 4
Creeper 100516 4
Slime[nota 1] 100516 4
Enderman 10516 1–4
Bruxa 5516 1

Para a Edição Bedrock, os rios congelados usam as mesmas chances de geração de criaturas que rios para categorias aquáticas. Quanto as outras:

Criaturas da rio
Categoria dos hostis
Afogado 5125 2–4
Stray 96125 1–2
Esqueleto 24125 1–2
Categoria dos passivos
Lula 813 2–4
Coelho[nota 1] 413 2–3
Urso Polar 113 1–2
  1. 80% dos coelhos gerados serão brancos e 20% são branco e pretos.

Veja também[editar | editar código-fonte]