Junte-se a nós no Discord!

Placa de Pressão

De Minecraft Wiki
Placa de Pressão
Stone Pressure Plate.png
Wooden Pressure Plate.png

Transparência

Sim

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

2.5

Ferramentas

Use-axe.png

Renovável

Sim

Empilhável

Sim (64)

Inflamável

Pedra: Não
Madeira: Não, mas pega fogo a partir de lava

Larga

Ele mesmo

Valores de dados
Pedra
dec: 70 hex: 46 bin: 1000110
Madeira
dec: 72 hex: 48 bin: 1001000
Nome
Pedra
stone_pressure_plate
Madeira
wooden_pressure_plate

As Placas de Pressão são um dos cinco tipos de interruptor atualmente presentes no jogo. As placas só podem ser colocadas na parte superior de um bloco e, quando são pressionadas por um jogador ou um mob (ou até por itens; leia mais abaixo), tornam-se uma fonte de energia de Redstone até que parem de ser pressionadas.

Criação[editar | editar código-fonte]

Placas de pressão de madeira são feitas a partir de 2 Tábuas de Madeira colocadas lado a lado, e as placas de pressão de pedra são feitas com pedra (não pedregulho) da mesma maneira.

Nome Ingredientes Receita de Criação
Placa de Pressão de Pedra Pedra

Placa de Pressão de Madeira Qualquer Tábuas

Ocorrência Natural[editar | editar código-fonte]

Uma placa de pressão de pedra, pode ser encontrada dentro dum templo do deserto. Placas de pressão de madeira também geram comumente em Vilas e em cima de Cercas como mesas.

Ativação[editar | editar código-fonte]

Uma placa de pressão é ativada nas seguintes circunstâncias:

  • Quando um jogador ou um mob pisa na placa.
  • Quando um jogador voa muito perto da placa.
  • Quando um item (do tipo que se pode pegar do chão) cai em cima de uma placa de madeira (as de pedra não são afetadas). Se um bloco de Areia ou de Cascalho cair em uma placa de pressão, ele será transformado em um item, mas este não cairá, necessariamente, na placa.
  • Carrinhos:
    • Quando qualquer tipo de carrinho passar por cima de uma placa de madeira, ela será ativada.
    • Um carrinho ocupado por um jogador ou um mob também ativará uma placa de pedra (outros tipos de carrinho não funcionarão). Isso ocorre porque a hitbox do jogador ou mob está próxima o bastante do chão para sensibilizar a placa; não está ligado ao carrinho em si.
    • Um carrinho movendo-se na diagonal é capaz de ativar placas de pressão de madeira colocadas ao lado dos trilhos.
    • Note-se que as placas de pressão não agem como trilhos. Por isso, elas brecarão carrinhos.
  • Varas de pescar
    • Os anzóis das varas de pescar podem ativar placas de madeira. Para lançar o anzol na placa de forma a ativá-la, o jogador precisa estar bem próximo da placa, quase em cima dela.
  • Flechas:
    • Uma flecha manterá uma placa de madeira ativada até que o projétil seja coletado por algum jogador ou desapareça naturalmente após um minuto.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Placas de Pressão são muito usadas em Armadilhas. Por exemplo, um jogador pode ligar uma placa de pressão a alguns blocos de TNT ocultos para provocar uma explosão quando alguém desatento pisar na placa. Armadilhas desse tipo são geradas naturalmente nos Templos do Deserto. Também é possível usar pistões para criar armadilhas que prendam jogadores ou mobs.

Além disso, as placas de pressão podem ser usadas para fechar ou abrir portas automaticamente: basta colocar placas na frente ou atrás de uma porta.

Os Blocos de Música, juntos com placas de pressão, permitem que o jogador toque músicas. Porém, o som que as placas fazem quando pressionadas pode ser indesejável, e, por isso, alguns jogadores retiram esse som do jogo. Isso é feito substituindo o arquivo .minecraft\resources\newsound\random\click.ogg por um arquivo de áudio que só contenha silêncio e que esteja marcado como “somente leitura”. Dessa forma, o Minecraft não tentará baixar o arquivo correto e o jogador poderá tocar músicas sem ouvir o som das placas de pressão. Atenção: o arquivo substituído é o mesmo usado para os sons dos botões dos menus do jogo.

História[editar | editar código-fonte]

a
SF3 Placas de pressão entram no jogo.
b
1.3 Placas de pressão só precisam de dois blocos de tábuas de madeira/pedra para serem feitas; versões anteriores pediam três (essa receita passa a produzir meios-blocos).
1.6 Não é mais necessário usar uma picareta para recuperar placas de madeira. Os dois tipos de placas de pressão podem ser recuperados se o jogador destruir o bloco em que as placas foram colocadas.
Placas de pressão não podem mais ser colocadas em blocos de folha. Placas que foram colocadas em folhas antes da atualização serão transformadas em um item quando forem pressionadas.
1.8 Placas de pressão podem ser colocadas em cercas, criando algo que lembra uma mesa. No entanto, as placas não funcionam em cima de cercas.
1.9pre2 Placas de pressão funcionam corretamente quando colocadas em cima de cercas.
r
12w23a Placas de pressão de madeira podem detectar flechas.

Promotional Content