Phantom

De Minecraft Wiki
Jens Bergensten Mojang avatar.png

Esse monstro parecido com uma arraia-manta é uma criatura voadora que desova em grandes altitudes. É atraído pela insônia e encontrará jogadores que não dormiram por muitos dias. Ele irá descer em grupos e morder sua carne.

Jens Bergensten[1]

Phantoms (português brasileiro) ou Espetros (português europeu) são criaturas hostis comuns voadoras que atacam jogadores os quais não dormiram por mais de três dias no jogo. Sua aparência e sons esquisitos de morto-vivos são suas principais descrições.

Geração[editar | editar código-fonte]

Os phantoms geram no Mundo Superior à noite, ou a qualquer momento durante uma tempestade; bem acima dos jogadores que não tenham dormido por pelo menos 3 dias. Phantoms irão aparecer mais vezes quanto mais tempo um jogador passar sem dormir.

Para os phantoms gerarem com sucesso, o jogador em questão deve estar acima do nível do mar e não ter um bloco acima de sua cabeça de blocos de luz de qualquer forma (por exemplo, as folhas não funcionarão, pois têm uma opacidade de luz de 2,[verificar] mas o vidro funcionará como sua opacidade de luz é 0).

Com uma chance de 14 no dia 4, 25 no dia 5, 36 no dia 6 etc (especificamente, random.nextInt(ticksSinceLastSlept) >= 72000)

Os phantoms levam em conta a mesma mecânica de geração que outros mobs hostis, mas não a respeita quando geram. Em outras palavras, ela é baseada na localização de jogadores no mundo, não escolhendo aleatoriamente um bloco perto dos jogadores como outros monstros.

Drops[editar | editar código-fonte]

Phantoms dropam de 0-1 "membrana de phantom" quando mortos por um jogador, algo pode ser aumentado em quantidade com o encantamento Pilhagem.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Um phantom "mergulhando" no jogador.

Quando ociosos, os phantoms voarão em um círculo em uma elevação constante, deixando um rastro de fumaça cinzenta ao fazê-lo. Eles têm um raio de busca bastante grande, e, ocasionalmente, mergulharão ou acelerarão rapidamente para atacar sua vítima. Se for interrompido ou ferido durante esta ação, o phantom voltará para sua elevação original. Quando ocioso na água, o phantom às vezes pode mergulhar e morrer afogado, uma vez que não é puxado pra cima pela corrente. Eles são capazes de se moverem pela água na mesma velocidade que a normal.

Seus olhos e partículas esfumaçadas permanecerão visíveis mesmo sob o efeito de invisibilidade.

Phantoms são considerados mortos-vivos, e irão flamejar durante o dia, tais como zumbis, etc... São imunes aos efeitos venenosos, são prejudicados pelos de cura e curados pelos de dano. O Wither também não irá os atacar.

Atualmente são as criaturas mais rápidas do jogo (exceção aos chefes, como o dragão do fim e o wither). Atingem a velocidades de até 20,83 blocos por segundo. Eles não são retardados pela àgua.

Só para comparação, Élitros podem chegar até 67,5 m/s.

Eles evitam aproximação com os gatos num raio de 16 blocos.

A cor vermelha foi testada durante as fases de desenvolvimento deles.

Progressos[editar | editar código-fonte]

Advancement-plain-raw.pngAventuraAventura, exploração e combateMate qualquer entidade, ou seja morto por qualquer entidade.minecraft:adventure/root
Advancement-plain-raw.pngCaçador de MonstrosElimine qualquer monstro hostilAventuraMate um desses 22 mobs. Outros mobs são ignoradas por esse progresso.minecraft:adventure/kill_a_mob
Advancement-fancy-raw.pngMonstros CaçadosElimine um de cada monstro hostilCaçador de MonstrosMate cada um desses 22 mobs. Outros mobs podem ser mortos, mas são ignorados pelo progresso.minecraft:adventure/kill_all_mobs

November 1, 2017MINECON 2017 Mob B.jpg Phantom exibido pela primeira vez no YouTube (naquela época, apenas conhecido como Criatura B e Monstro dos Céus Noturnos).
14 de novembro de 2017Artigo sobre o Phantom foi publicado, introduzindo uma opção de voto da comunidade para o Phantom na MINECON Earth 2017.
18 de Novembro de 2017O Phantom vence a votação na MINECON Earth.
Edição Java
1.1318w07aPhantom 18w07a-18w10a.pngAdicionados os phantoms.
18w09aNão gerarão mais no End.
Nem durante o dia.
18w10aFantasma.pngModelo e textura alterados.
18w10cAgora serão considerados mortos-vivos.
18w10dPhantoms agora queimam à luz do sol como a maioria dos mortos-vivos.
Phantoms não mais geram no dia.
18w14aAgora dropam membrana de Phantom, em vez de couro.
18w19aA animação mudou para que as asas fiquem mais rápidas e suaves.
Agora dropam experiências.
pre1Agora tem novos sons de bater as "asas".
Em breve na Edição Java
1.1418w44aFantasmas agora estão com medo de gatos.
Edição Bedrock
1.6beta 1.6.0.1Adicionados os tais phantoms com pontos de vida de 10Heart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svg. Não dropam membranas de phantoms ainda
beta 1.6.0.5Phantoms agora dropam membranas de phantoms
Auemntado seus pontos de vida de 10Heart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svg para 20Heart.svg × 10.
Agora são considerados uma criatura morta-viva: eles vão pegar fogo sob a luz solar direta.
Os phantoms agora podem se afogar.
1.8beta 1.8.0.8Os Phantoms agora estão com medo de gatos.
Edição de Console Legado
TU691.76Patch 38Phantom.png Adicionados os phantoms.

Problemas relacionados com "Phantom" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os phantoms têm uma marcação Size (Tamanho), que determina o tamanho da criatura .
  • O phantom foi adicionado ao jogo como resultado de ganhar a enquete de criatura no Twitter na Minecon Earth como "Criatura B".
  • Os phantoms são atualmente as criaturas mais rapidas do jogo, viajando a velocidades de até 20,83 blocos por segundo.
  • Em um ponto antes do lançamento de 18w10a, a textura phantom ficou vermelha, mas foi decidido que ela parecia muito com uma criatura no nether.
  • O phantom originalmente iria ter uma boca, como o esboço mostrado durante o MineCon Earth mas acabou sendo desfeito porque "parecia muito com um muppet".
  • Mesmo projetos anteriores podem ser vistos no canal do instagram para o Minecraft: um se assemelhava ao esboço, mas era áspero e suave, e um que era como uma versão ao vivo da textura atual.
  • O phantom é a única criatura hostil voadora do overworld (Com exceção do Vex que possui uma vida curta e só pode ser encontrado naturalmente a partir de um Invocador).
  • A textura dos olhos do Phantom é separada da textura do seu corpo, por isso seus olhos são visíveis mesmo quando sobre efeito de invisibilidade. (O mesmo acontece com os Endermans e Aranhas).
  • Originalmente os Phantons nasceriam no The End, porém isso aumentaria grandemente a dificuldade da dimensão e foi descartada a ideia.

Dicas[editar | editar código-fonte]

  • Para evitar que o phantom te atrapalhe durante sua sobrevivência, é recomendado que você não fique mais do que três dias a dormir no Minecraft, assim ele não nascerá. É ideal também não ficar vários dias consecutivos sem dormir, pois a medida que as noites passam eles se tornam mais comuns.
  • No combate contra ele é recomendável algum item que o faça pegar fogo, assim ele pode morrer no ar sem que você espere ele dar outro mergulho.
  • Nunca olhe diretamente para o céu, porque os phantoms tipicamente atacam por trás enquanto o jogador olha somente para cima.
  • Acertar ele fará que o mesmo cancele o mergulho e volte para seu eixo Y (altitude) anterior.

  1. "Conheça o Phantom" – Minecraft.net, 12 de março de 2018