Oceano

De Minecraft Wiki
Pistão.gif
Esta página está com problemas e deve ser revisada [Discutir]
Foram identificados possíveis erros nesta página. A revisão será feita pelo Projeto de conserto e revisão de páginas.
Oceano
Ocean.png
Dados

dec: 0 hex: 0 bin: 0

ID

ocean

Tipo

Aquático

Raridade

Muito comum

Temperatura

0,5

Estruturas

Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Água
Cascalho
Areia
Terra
Argila
Erva marinha
Alga

O oceano é um bioma aquático comum que consiste predominantemente em água. Os oceanos são o maior bioma por área, cobrindo em torno de 25-33% da área de superfície do Mundo Superior ao fatorar todas as suas variantes, e consistem em corpos de água profundos com a superfície a uma altitude de Y =63 por padrão, que é contado como o "nível do mar" do mundo.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os oceanos são vastas extensões de água, que vão do nível do mar até o fundo do oceano, a uma profundidade de aproximadamente Y=45. O fundo do mar é bastante montanhoso, apresentando vários picos e vales, e é constituído principalmente por manchas de cascalho, argila, terra e areia, que podem gerar perto dos picos. As ravinas podem ocasionalmente ser geradas no fundo do oceano, formando trincheiras subaquáticas. Alguns picos no fundo do mar podem chegar altos o suficiente para formar ilhas na superfície do oceano; essas ilhas são tipicamente pequenas praias simulando um pedaço de um bioma comum, como uma floresta ou planícies. O fundo do mar é coberto por ervas marinhas e algas, com "florestas" de algas que frequentemente atingem perto ou até tocam a superfície da água. Mobs aquáticos, como bacalhau, salmão, lula e golfinhos, frequentemente aparecem nos oceanos. Naufrágios e ruínas subaquáticas frequentemente geram dentro de todos os oceanos, mais frequentemente do que outras estruturas em outros biomas. As variantes de oceanos profundos podem ocasionalmente gerar monumentos oceânicos.

A sobrevivência nos biomas oceânicos é impraticável devido a toda a água. Um jogador que acampa em uma ilha no oceano enfrenta uma situação bastante difícil. Os biomas dos oceanos são bastante vastos; pode-se não encontrar o continente por centenas ou mesmo milhares de blocos. Isso significa que quaisquer recursos encontrados em uma ilha podem ser tudo o que o jogador tem, se o jogador não estiver disposto ou não puder se aventurar. Dependendo do tamanho da ilha, é provável que seja o mob encontrado mais frequentemente seja o afogado, seguido pelos esqueletos.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Os oceanos vêm em nove variantes diferentes no jogo, incluindo o oceano base e oito variantes diferentes. Ambas as edições do jogo possuem variantes não utilizadas.

Oceano profundo[editar | editar código-fonte]

Oceano profundo
Deep Ocean.png
Dados

dec: 24 hex: 18 bin: 11000

ID

deep_ocean

Tipo

Aquático

Raridade

Muito comum

Temperatura

0,5

Estruturas

Monumentos oceânicos
Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Água
Cascalho
Coluna de bolhas
Bloco de Magma
Obsidiana
Erva Marinha
Alga

Na variante oceano profundo, o oceano pode exceder 30 blocos de profundidade, tornando-o duas vezes mais profundo que o oceano normal. O chão é coberto principalmente com cascalho. Monumentos oceânicos são gerados em oceanos profundos, o que significa que guardiões e guardiões-mestre podem aparecer aqui. Golfinhos, bacalhau, salmão[Edição Bedrock apenas] e lula também aparecem nesses oceanos. Cavernas subaquáticas e ravinas geralmente geram aqui, formando trincheiras subaquáticas. A lava exposta nessas trincheiras ocasionalmente se transforma em blocos de magma, criando coluna de bolhas que podem arrastar um jogador para baixo.

Oceano congelado[editar | editar código-fonte]

Oceano congelado
Frozen Ocean.png
Dados

dec: 10 hex: A bin: 1010

ID

frozen_ocean

Tipo

Aquático

Raridade

Incomum

Temperatura

0,0 (padrão; varia conforme o oceano)

Estruturas

Icebergs
Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Água
Gelo
Bloco de neve
Gelo compactado
Gelo azul
Cascalho
Areia
Argila
Terra

A variante oceano congelado possui água roxa escura na superfície. Como o oceano frio, possui um fundo do mar de cascalho, embora a superfície da água esteja congelada. Nem erva marinha nem algas geram no fundo do mar, deixando-o totalmente idêntico e remanescente dos oceanos anteriores a 1.13. Grandes icebergs feitos de bloco de neve, gelo compactado e gelo azul frequentemente geram na superfície e ursos polares e esqueletos-errantes podem aparecer nesses icebergs. Salmão, bacalhaus[Edição Bedrock apenas] e lulas também podem aparecer aqui, e são os únicos monstros aquáticos (exceto afogados) que podem.

Da mesma forma que os pântanos, os oceanos congelados têm temperaturas variadas em suas paisagens, mas têm um efeito mais perceptível, pois os trechos mais frios têm queda de neve e lençóis de gelo, enquanto os trechos mais quentes causam chuvas (até uma certa altura, de maneira semelhante a montanhas) e água descongelada. Isso não se aplica a suas variantes profundas, no entanto.

Na Edição Java, os oceanos congelados (junto com suas variantes profundas) nunca geram terra diretamente na costa. Eles sempre têm uma costa de oceano frio com 32 blocos ao seu redor, caso gerem perto de um monte de terra. Essa borda geralmente é irregular e quebrada.

Oceano congelado profundo[editar | editar código-fonte]

Oceano congelado profundo
Deep Frozen Ocean.png
Dados

dec: 50 hex: 32 bin: 110010

ID

deep_frozen_ocean

Tipo

Aquático

Raridade

Incomum

Temperatura

0,5

Estruturas

Monumentos oceânicos
Icebergs
Naufrágios
Ruínas subaquátucas

Blocos

Água
Bloco de neve
Gelo compactado
Gelo[Edição Bedrock apenas]
Gelo azul
Cascalho
Coluna de bolhas
Bloco de magma
Obsidiana

A variante oceano congelado profundo também contêm monumentos oceânicos e um piso mais profundo do que os oceanos normais. Na Edição Java, diferente da superfície rasa, a superfície da água não está congelada[1]; no entanto, a superfície está completamente congeladana Edição Bedrock. Icebergs ainda podem gerar e ursos polares, esqueletos-errantes, bacalhau[Edição Bedrock apenas] e salmão ainda podem aparecer.

Oceano frio[editar | editar código-fonte]

Oceano frio
Cold Ocean.png
Dados

dec: 46 hex: 2E bin: 101110

ID

cold_ocean

Tipo

Aquático

Raridade

Comum

Temperatura

0,5

Estruturas

Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Água
Cascalho
Terra
Areia
Argila
Erva marinha
Alga

A variante oceano frio tem água de cor azul índigo na superfície. Como oceanos normais e oceanos congelados, seu piso é composto de cascalho, embora existam manchas escassas de terra, areia e argila no fundo. Salmão, bacalhau, golfinhos, lula e afogados são capazes de gerar em biomas de oceano frio, ao lado de todas as outras criaturas hostis.

Oceano frio profundo[editar | editar código-fonte]

Oceano frio profundo
Deep Cold Ocean.png
Dados

dec: 49 hex: 31 bin: 110001

ID

deep_cold_ocean

Tipo

Aquático

Raridade

Comum

Temperatura

0,5

Estruturas

Monumentos oceânicos
Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Água
Cascalho
Coluna de bolhas
Bloco de magma
Obsidiana
Erva marinha
Alga

A variante oceano frio profundo é semelhante aos biomas de oceanos frios, mas duas vezes mais profundo. Como outros oceanos profundos, os monumentos oceânicos são capazes de ser gerados nessa variante, os quais contêm guardiões, guardiões-mestre, prismarinhos e esponjas.

Oceano morno[editar | editar código-fonte]

Oceano morno
Lukewarm Ocean.png
Dados

dec: 45 hex: 2D bin: 101101

ID

lukewarm_ocean

Tipo

Aquático

Raridade

Comum

Temperatura

0,5

Estruturas

Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Água
Areia
Terra
Argila
Cascalho
Erva marinha
Alga

A variante oceano morno tem água azul-petróleo na superfície. Seu piso é feito de areia com ocasionalmente terra], cascalho e argila e contém alga marinha e ervas marinhas. As ruínas subaquáticas que são geradas em oceanos mornos e quentes são feitas de materiais com areia, em oposição aos materiais com pedras que compõem as ruínas dos outros oceanos. Bacalhau, salmão[Edição Bedrock apenas], peixes tropicais[Edição Java apenas] e baiacu[Edição Java apenas] podem aparecer aqui, ao lado dos outros mobs aquáticos.

Oceano morno profundo[editar | editar código-fonte]

Oceano morno profundo
Deep Lukewarm Ocean.png
Dados

dec: 48 hex: 30 bin: 110000

ID

deep_lukewarm_ocean

Tipo

Aquático

Raridade

Comum

Temperatura

0,5

Estruturas

Monumentos oceânicos
Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Água
Areia
Coluna de bolhas
Bloco de magma
Obsidiana
Erva marinha
Alga

A variante oceano morno profundo é semelhante aos biomas de oceano mornos, mas duas vezes mais profundos. Como outros oceanos profundos, os monumentos oceânicos são capazes de ser gerados nessa variante, os quais contêm guardiões, guardiões-mestre, prismarinhos e esponjas.

Oceano quente[editar | editar código-fonte]

Oceano quente
Warm Ocean.png
Dados

dec: 44 hex: 2C bin: 101100

ID

warm_ocean

Tipo

Aquático

Raridade

Incomum

Temperatura

0,5

Estruturas

Recife de corais
Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Água
Areia
Terra
Argila
Cascalho
Blocos de coral
Coral
Gorgônias
Pepino-do-mar
Erva marinha

A variante oceano quente possui água verde clara na superfície. Como o oceano morno, ele tem um piso feito de areia e, como todos os oceanos, exceto os congelados, é preenchido com ervas marinhas. Os oceanos quentes apresentam grandes recifes de corais e numerosos pepinos-do-mar, embora as algas não sejam naturalmente geradas aqui. Devido à altura do recife de coral, os oceanos quentes podem parecer mais rasos que os outros oceanos, embora o fundo do oceano não seja mais profundo. Peixes tropicais e baiacus podem aparecer aqui, como em oceanos mornos, embora bacalhaus não possam ser gerados. The Warm Ocean variant has light green water at the surface. Like the lukewarm ocean, it has a floor made of sand, and like all except frozen oceans, it is populated with seagrass. Warm oceans feature large coral reefs and numerous sea pickles, though kelp does not naturally generate here. Because of the height of the coral reef, warm oceans can appear more shallow that other oceans, though the actual ocean floor is no deeper. Tropical fish and pufferfish may spawn here, like in lukewarm oceans, though cod does not spawn.

In Java Edition, similarly to frozen oceans, warm oceans never generate directly bordering land. They always have a 32-block-wide border of lukewarm ocean around them should they generate close to any land. This border is also very jagged, like frozen oceans.

Deep Warm Ocean[editar | editar código-fonte]

Oceano morno profundo
Deep Warm Ocean.png
Dados

dec: 47 hex: 2F bin: 101111

ID

deep_warm_ocean

Tipo

Aquatic

Raridade

N/A

Temperatura

0.5

Estruturas

Monumentos oceânicoss
Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Água
Areia
Coluna de bolhas
Bloco de magma
Obsidiana
Erva marinha

The Deep Warm Ocean variant is similar to warm ocean biomes, but without coral reefs nor sea pickles, and twice as deep. Since they are a deep ocean variant, they can generate ocean monuments, resulting in the spawning of guardians, elder guardians, prismarine, and sponges. This biome does not naturally generate, though it can be generated using a Customized Superflat world or the appropriate Buffet world options‌[Edição Java apenas] or addons‌[Edição Bedrock apenas].

Legacy Frozen Ocean[editar | editar código-fonte]

Information icon.svg
Esse recurso é exclusivo para Edição Bedrock.
Legacy Frozen Ocean
Legacy Frozen Ocean.png
Dados

dec: -116 hex: FFFFFFFFFFFFFF8C bin: 

ID

legacy_frozen_ocean

Tipo

Aquatic

Raridade

N/A

Temperatura

0.0

Estruturas

Naufrágios
Ruínas subaquáticas

Blocos

Gelo
Água
Cascalho
Coluna de bolhas
Bloco de magma
Obsidiana
Erva marinha
Alga

The Legacy Frozen Ocean variant is similar to frozen ocean biomes, but without icebergs, making it look like flatlands of ice. Polar bears and strays can spawn in here. Unlike the regular frozen ocean biome, rabbits can spawn here and have their snowy texture. Also unlike regular frozen ocean, no monsters other than drowned, strays and skeletons can spawn here. This biome also generates kelp. This biome existed prior in Pocket Edition Alpha 0.9.0. This biome does not naturally generate, though it can be generated using a biome editor or addons.

Achievements[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Carregar conquistas: Conquista desconhecida. Título da conquista não encontrado na página Conquistas

History[editar | editar código-fonte]

Edição Java Classic
0.0.12a An infinite ocean now surrounds the map.
Edição Java Alpha
v1.2.0 preview Added true biomes. While oceans were not technically their own biome, they would generate as "structures" between other biomes, similarly to mountains.
Edição Java Beta
1.8 ?As part of a biome overhaul, oceans have now been made into their own proper biome.
Edição Java
1.0.0 ?Frozen Ocean biome added. At this time, it generates as an ocean with a solid layer of ice at the surface. It also generates in small patches alongside the shore of the new snowy biomes.
1.7.2 13w36a Deep Ocean variant added, along with multiple other biomes.
Oceans are now no longer infinite.
Frozen Oceans no longer generate naturally.
1.8 14w25a Added ocean monuments, which generate in oceans.
1.13 18w08a Added ocean variants, including warm ocean, lukewarm ocean, cold ocean, warm deep ocean, lukewarm deep ocean, cold deep ocean, and frozen deep ocean.
Frozen ocean biome now generates naturally again, though differently from before.
18w08b Deep warm ocean biomes no longer generate naturally.
18w09a Added underwater ruin structures, which generate in all oceans.
18w10d Added coral reefs, which generate in warm oceans.
18w11a Added shipwrecks, which generate in all oceans.
18w15a Added icebergs, which generate in frozen oceans.
18w16a Renamed FrozenOcean to Frozen Ocean.
18w19a Renamed Warm Deep Ocean to Deep Warm Ocean.
Renamed Lukewarm Deep Ocean to Deep Lukewarm Ocean.
Renamed Cold Deep Ocean to Deep Cold Ocean.
Renamed Frozen Deep Ocean to Deep Frozen Ocean.
pre5 Changed the ID warm_deep_ocean to deep_warm_ocean.
Changed the ID lukewarm_deep_ocean to deep_lukewarm_ocean.
Changed the ID cold_deep_ocean to deep_cold_ocean.
Changed the ID frozen_deep_ocean to deep_frozen_ocean.
Edição Pocket Alpha
0.9.0 build 1 Deep Ocean added, along with multiple other biomes.
Frozen Oceans no longer generate naturally, making them unused.
0.16.0 build 1 Added ocean monuments.
Edição Bedrock
1.4.0 beta 1.2.14.2 Added Warm Ocean, Lukewarm Ocean, Cold Ocean, and their deep variants, including New Frozen Ocean and Frozen Deep ocean.
Added shipwrecks, icebergs and coral reefs.
Changed ID of old frozen ocean to legacy_frozen_ocean.
beta 1.2.20.1 Added underwater ruins.
Edição de Console Legado
TU5 CU1 1.00 Patch 1 Added ocean biomes.
TU31 CU19 1.22 Patch 3 Added deep oceans.
Added ocean monuments.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • The plains and forest biomes also generates in patches within normal deep ocean biomes, similar to how 'Hills' biomes generate within their respective base biomes.
  • Althought normal Deep ocean biomes can generate standalone, normal deep ocean biomes also generates in patches within normal ocean biomes, similar to how 'Hills' biomes generate within their respective base biomes.

Gallery[editar | editar código-fonte]

See also[editar | editar código-fonte]