Multijogador

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig color.svg Esse artigo fala sobre a experiência multijogador em Minecraft. Para o software multijogador, veja Servidor.
PvP (Player Versus Player, em português "Jogador Contra Jogador") em um servidor multijogador.

O multijogador é a versão baseada em servidor do Minecraft que permite que vários jogadores interajam em um único mundo, permitindo que trabalhem juntos para extrair minérios, construir estruturas e combater criaturas (ou entre si).

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O aviso que aparece na na Edição Java ao clicar na seção multijogador no menu principal.

O modo multijogador funciona usando um servidor, que permite aos jogadores jogar online ou através de uma rede local com outras pessoas. Existem várias opções de personalização que podem ser definidas pelos operadores. Essas configurações dependem do tipo de servidor e podem criar muitas experiências diferentes para vários jogadores. Na Edição Bedrock, os jogadores podem convidar até 8 amigos em seus mundos através do Xbox Live.

A jogabilidade em Minecraft geralmente é a mesma no modo para um jogador ou para vários jogadores, com algumas diferenças notáveis. O modo multijogador enfatiza mais a comunidade e a colaboração entre os jogadores, que é assistida pela função de bate-papo no modo de multijogador. O modo multijogador permite que o jogador construa engenhocas destinadas a vários jogadores. Além disso, existem muitos mapas de aventura e minijogos nos quais vários jogadores são necessários.

Na Edição Java, também há uma diferença importante: pausar o jogo funciona de maneira diferente (como pausar quando o jogador abre um mundo da LAN no modo singleplayer). Nenhum mecanismo de jogo para de funcionar se o jogador pausar o jogo. Por exemplo, se o jogador tiver itens sendo fundidos em um forno, pressionar ESC não interromperá o processo de fundição. Na Edição Bedrock, não há diferença, pois abrir o menu em um único jogador não pausa o jogo.

Erros[editar | editar código-fonte]

Se o jogador digitar um comando inexistente, o comando conterá erros de sintaxe ou o player não terá permissão para usar o comando especificado, o player receberá uma mensagem de erro e o comando não funcionará.

O usuário então recebe uma mensagem de erro que é vista apenas pelo usuário que cometeu o erro, o que pode ser uma das razões pelas quais acima.

Narrador[editar | editar código-fonte]

As diferentes configurações do narrador.

Pressionando CTRL + B irá alternar o narrador, um mecanismo de conversão de texto em fala que lê automaticamente as mensagens de bate-papo, incluindo o nome de usuário. Este atalho de teclado foi intencionalmente codificado para ser imutável,[1] mas por razões desconhecidas, no entanto, essa postura parece estar sob revisão. O narrador pode ser alternado entre várias configurações:

  • Desativado: O narrador está inativo.
  • Todos: O narrador lerá as mensagens do chat e do sistema.
  • Chat: O narrador só lerá as mensagens produzidas pelos jogadores.
  • Sistema: O narrador só lerá as mensagens produzidas pelo sistema (saídas de comandos, notificações, etc.).

O narrador não lê comandos ou saídas de comando.

Veja também[editar | editar código-fonte]