Montanhas

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Esse artigo fala sobre o bioma. Para a estrutura, veja Características do terreno § Montanha.
Um bioma de montanhas.

Montanhas (chamada colinas extremas na Edição Bedrock) são biomas gelados comuns. Existem quatro variantes usadas (nove ‌[em breve: EJ 1.17 ]) e uma variante não usada na família do bioma.

Descrição

Como o nome indica, os biomas de montanha apresentam terrenos íngremes e alcançam altitudes mais altas do que qualquer outro bioma no jogo, exceto pelas variantes destruídas do bioma de savana. A superfície é feita principalmente de grama, pedra e cascalho e árvores de carvalho e pinheiros podem crescer. O bioma de montanhas padrão geralmente atinge o pico em torno do nível Y 110, embora outras variantes possam ir mais alto. Como o clima está frio, a chuva muda para queda de neve acima de aproximadamente o nível Y 92, e camadas de neve se formam em blocos acima desse ponto, junto com o congelamento da água em gelo. A grama e folhas possuem uma coloração azul esverdeada. As lhamas podem gerar em biomas montanhosos; são os únicos lugares onde as lhamas podem gerar além das savanas. Além disso, o minério de esmeralda gera exclusivamente em biomas montanhosos abaixo do nível Y 32, e "partes" de pedra infestada geram abaixo do nível do mar (64). As camadas de neve são empilhadas.‌[Edição Bedrock apenas]

Devido ao algoritmo de geração de terreno, os biomas de montanha têm algumas características e formações incomuns em comparação com outros biomas. Blocos flutuantes e até mesmo pequenas ilhas flutuantes são comuns, assim como beirais e grandes cachoeiras (ocasionalmente, até mesmo cascatas de lava existem). Isso pode criar algumas vistas impressionantes às vezes. Essas esquisitices são ampliadas em savanas acidentadas.

A sobrevivência em biomas montanhosos pode ser um desafio para os iniciantes, devido às alturas que muitas vezes correm o risco de grandes danos causados por quedas e elevações mais altas trazendo neve e gelo, mas pode ser bastante fácil uma vez aclimatado à área e um espaço plano o suficiente é encontrado ou feito para abrigar . Madeira pode ser um pouco escasso em certas áreas pedregosas, mas a variante Montanhas Arborizadas tem um suprimento mais abundante e frequentemente é gerado dentro de montanhas normais. As lhamas também podem servir como animais de carga úteis quando domesticados. Água deve ser protegida por luz ou um telhado para evitar que congele quando acima da linha de queda de neve, no entanto, e o jogador deve estar ciente de seus arredores para evitar cair de penhascos íngremes, especialmente ao lutar contra criaturass hostis. Cuidado também deve ser tomado ao minerar em biomas de montanha, devido à geração de pedras infestadas; o jogador pode ser cercado de traça se não estiver preparado.

Biomas de montanha são gerados em aglomerados de biomas frios e exuberantes, comumente encontrados próximos a biomas de taiga, floresta ou planícies.

Durante o Minecraft Live, foi anunciado que a geração da montanha seria melhorada com neve fofa no topo.

Variantes

Há um total de cinco biomas variantes de montanha, incluindo um cuja geração foi descontinuada em novos mundos.

Montanhas

Montanhas
Mountains.png
Tipo

Frio

Raridade

Comum

Temperatura

0.2

Blocos

Bloco de grama
Tronco de carvalho[EJ apenas]
Folhas de carvalho[EJ apenas]
Tronco de pinheiro[EJ apenas]
Folhas de pinheiro[EJ apenas]
Neve
Pedra
Minério de esmeralda
Pedra infestada

Cor da grama


 #8ab689

Cor da água


 #0E63AB

O bioma de montanhas é a variante normal da montanha. Este bioma apresenta o terreno padrão de pedra e terra com carvalhos e abetos esporadicamente gerados.‌[EJ apenas] Como em todas as variantes de montanha, lhamas podem gerar aqui, e blocos infestados de traça e minério esmeralda são gerados naturalmente.

Na Edição Java :

Criaturas da montanhas
Criatura Chance de geração Tamanho do grupo
Categoria dos passivos
Ovelha 1245 4
Porco 1045 4
Galinha 1045 4
Vaca 845 4
Lhama 545 4–6
Categoria dos hostis
Aranha 100515 4
Zumbi 95515 4
Aldeão zumbi 5515 1
Esqueleto 100515 4
Creeper 100515 4
Slime[nota 1] 100515 4
Enderman 10515 1–4
Bruxa 5515 1
Categoria das criaturas do ambiente
Morcego 1010 8
  1. A tentativa de geração só tem sucesso em pedaços de slime.

Na Edição Bedrock :

Criaturas da montanhas
Criatura Chance de geração Tamanho do grupo
Categoria dos passivos
Ovelha 1245 2–3
Porco 1045 1–3
Galinha 1045 2–4
Vaca 845 2–3
Lhama 545 4–6
Categoria dos hostis
Aranha 100495 1
Zumbi 95495 2–4
Aldeão zumbi 5495 2–4
Esqueleto 80495 1–2
Creeper 100495 1
Slime[nota 1] 100495 1
Enderman 10495 1–2
Bruxa 5495 1
Categoria das criaturas do ambiente
Bat 1010 2
  1. A tentativa de geração só tem sucesso em pedaços de slime.


Montanhas florestadas

Uma variante montanhas florestadas apresenta elevações significativamente mais altas do que as montanhas normais, com pico em torno do nível Y 140. Pinheiros e carvalhos geram muito mais nos picos, formando uma pequena floresta ou bosque. Embora o suprimento maior de madeira possa ser útil, os picos mais altos aumentam o risco de danos fatais por queda, especialmente se esta variante for gerada na borda de uma cordilheira e na fronteira com um rio ou outro bioma de baixa elevação. Na Edição Bedrock, a elevação do terreno em montanhas arborizadas é a mesma que no bioma de montanhas regulares. Este bioma também gera autônomo como uma separação espessa quando um deserto faz fronteira com um bioma nevado.

Montanhas florestadas usam as mesmas chances de geração de criaturas que as montanhas.

Montanhas de cascalho

Montanhas de cascalho
Gravelly Mountains.png
Tipo

Frio

Raridade

Raro

Temperatura

0.2

Blocos

Cascalho
Bloco de grama
Neve
Pedra
Minério de esmeralda
Pedra infestada

A variante montanhas de cascalho substitui as poucas camadas superiores de pedra e grama por cascalho em toda a sua paisagem. Seus picos são ligeiramente mais altos do que as montanhas normais, embora não tão altos quanto as montanhas florestadas. Na Edição Bedrock, a elevação do terreno em montanhas de cascalho é a mesma que no bioma de montanhas regulares. Devido ao cascalho substituindo a maior parte da grama, as árvores geram com muito menos frequência ‌[EJ apenas], tornando esta variante relativamente estéril. Os jogadores devem ter cuidado ao emergir do subsolo neste bioma, pois as camadas superiores de cascalho podem representar risco de asfixia.

Montanhas de cascalho usam as mesmas chances de geração de criaturas que as montanhas.

Montanhas de cascalho+

Montanhas de cascalho+
Gravelly Mountains Plus.png
Tipo

Frio

Raridade

Raro

Temperatura

0.2

Blocos

Cascalho
Bloco de grama
Neve
Pedra
Minério de esmeralda
Pedra infestada

Montanhas de cascalho+ é uma variante rara que é semelhante às montanhas de cascalho, mas apresenta os picos muito mais altos das Montanhas Arborizadas. Os picos ainda estão cobertos de cascalho, no entanto, e grandes vales geralmente são gerados entre os picos. Na Edição Bedrock, a elevação do terreno em montanhas de cascalho+ é a mesma que no bioma de montanhas regulares. As árvores ainda são bastante esparsas neste bioma, tornando-o um bioma difícil para a sobrevivência, devido à sua esterilidade ser combinada com terreno íngreme. Este bioma também gera autônomo como uma separação espessa quando um lago do deserto faz fronteira com um bioma nevado.

Montanhas de cascalho+ usam as mesmas chances de geração de criaturas que as montanhas.

Margem de montanha

A variante margem de montanha é uma variante atualmente não utilizada. Da mesma forma que o bioma de margem da selva, era um bioma técnico destinado a fornecer uma transição suave de outros biomas para as montanhas. É semelhante ao bioma taiga, mas com poucos carvalhos. O terreno era mais suave e não tão íngreme como nas montanhas normais, com carvalhos e abetos crescendo. Este bioma foi descontinuado com a atualização da Edição Java 1.7.2 e não gera mais naturalmente, embora ainda possa ser visto usando a opção buffet de mundo ‌[Edição Java apenas] ou addons. ‌[Edição Bedrock apenas]

Margem de montanha usam as mesmas chances de geração de criaturas que as montanhas.

Em breve

Existem 5 sub-biomas adicionais que são gerados dependentes da altura que compõem um bioma de montanhas. No entanto, vários biomas podem ocupar as mesmas coordenadas X (longitude) e Z (latitude), variando apenas ao longo do nível Y (altitude). Minérios de carvão, ferro, e esmeralda podem ser encontrados em altitudes mais elevadas do que outros biomas. Esses biomas são delimitados por florestas ou floresta de flores e não são geradas costas de pedra quando próximas a um oceano (em vez disso, floresta irá apenas cortar o oceano)

Montanha de pradaria

As montanhas de pradaria [Tradução não oficial] são geradas cerca dos níveis de altitude Y = 100 até Y = 140 em uma montanha. Arbustos de bagas doces podem ser encontrados nesse bioma, assim também como as flores centáurea e dente-de-leão. Árvores não são geradas nesse bioma.

Bosque montanhoso

Bosque montanhoso
Mountain Grove.png
Tipo

Frio

Raridade

Incomum

Temperatura

-0.2

Blocos

Neve
Neve fofa[EJ] ou Neve em pó[EB]
Terra
Madeira de pinheiro
Folhas de pinheiro
Minério de esmeralda
Minério de carvão
Minério de ferro

O bosque montanhoso [Tradução não oficial] é gerado entre os níveis de altitude Y = 110 até Y = 140 de uma mountanha, nesse bioma é gerado a floresta de pinheiro nas encostas mais baixas de uma montanha. Coelhos nascem nesse bioma. A superfície também é coberta por neve, blocos de neves e neve em pó.

Encostas nevadas

Encostas nevadas
Snowy Slopes.png
Tipo

Frio

Raridade

Incomum

Temperatura

-0.3

Blocos

Neve
Neve fofa[EJ] ou Neve em pó[EB]
Gelo
Minério de esmeralda
Minério de carvão
Minério de ferro

O bioma de encostas nevadas [Tradução não oficial] é gerado aproximadamente entre os níveis de altitude Y = 140 até Y = 170. As encostas nevadas são cobertas por neve, blocos de neve e neve fofa[EJ] ou neve em pó[EB] . Cabras nascem nesse bioma.

Picos elevados

Picos elevados
Lofty Peaks.png
Tipo

Frio

Raridade

Incomum

Temperatura

-0.7

Blocos

Neve
Pedra
Gelo
Minério de esmeralda
Minério de carvão
Minério de ferro

O bioma de picos elevados [Tradução não oficial] é um dos dois mais altos dos biomas de montanha, o qual é gerado acima do nível de altitude Y = 170. O clima nos biomas de picos elevados ou picos cobertos de neve depende da temperatura. Esse bioma só gera em montanhas altas suficientes para gerá-lo. Esse bioma é coberto por blocos de neve.

Picos cobertos de neve

Picos cobertos de neve
Snow Capped Peaks.png
Tipo

Frio

Raridade

Incomum

Temperatura

-0.7

Blocos

Neve
Pedra
Gelo
Gelo compactado
Minério de esmeralda
Minério de carvão
Minério de ferro

O bioma de picos coberto de neve [Tradução não oficial] é um dos dois mais altos biomas de montanha, o qual é gerado acima do nível de altitude Y = 170. O clima dos biomas de picos elevados ou picos cobertos de neve depende da temperatura. Esse bioma só gera em montanhas que são altas o suficiente para gerá-lo. Esse bioma não é apenas coberto por blocos de neve, mas também com gelo e gelo compactado.

Valores de dados

ID

Edição Java:

NomeID de espaço de nomeChave de tradução
Montanhasmountainsbiome.minecraft.mountains
Montanhas florestadaswooded_mountainsbiome.minecraft.wooded_mountains
Montanhas de cascalhogravelly_mountainsbiome.minecraft.gravelly_mountains
Montanhas de cascalho+modified_gravelly_mountainsbiome.minecraft.modified_gravelly_mountains
Margem de montanhamountain_edgebiome.minecraft.mountain_edge

Edição Bedrock:

NomeID de espaço de nomeID numérico
[Nenhum nome exibido]extreme_hills3
[Nenhum nome exibido]extreme_hills_plus_trees34
[Nenhum nome exibido]extreme_hills_mutated131
[Nenhum nome exibido]extreme_hills_plus_trees_mutated162
[Nenhum nome exibido]extreme_hills_edge20

Histórico

alpha
v1.2.0 preview Adicionados biomass, incluindo montanhas.
Embora as montanhas não sejam tecnicamente seu próprio bioma, elas frequentemente são geradas nos novos biomas. No entanto, esse também era o caso antes desta atualização.
beta
1.8 Pre-release Biomas foram reformulados, dando às montanhas seu próprio bioma, Colinas extremas.
Edição Java
1.7.2 13w36a Variantes de colinas extremas adicionadas, junto com muitos outros biomass.
The Extreme Hills Edge biome no longer generates naturally.
Pine trees and snow now generate in Extreme Hills.
1.13 18w16a "Colinas extremas M" foi renomeado para "Colinas extremas mutante".
"Colinas extremas+ M" foi renomeado para "Colinas extremas+".
18w19a "Colinas extremas" foi renomeado para "Mountains".
"Margem da colinas extremas" foi renomeado para "Margem de montanha".
"Colinas extremas+" foi renomeado para "Montanhas florestadas".
"Colinas extremas mutante" foi renomeado para "Montanhas de cascalho".
"Colinas extremas mutante+" foi renomeado para "Montanhas de cascalho+".
pre5 O ID extreme_hills foi alterado para mountains.
O ID smaller_extreme_hills foi alterado para mountain_edge.
O ID extreme_hills_with_trees foi alterado para wooded_mountains.
O ID mutated_extreme_hills foi alterado para gravelly_mountains.
O ID mutated_extreme_hills_with_trees foi alterado para modified_gravelly_mountains.
28 de setembro de 2019Durante o MINECON Live 2019, as montanhas ganharam a votação de bioma da comunidade; geração melhorada de terreno, neve fresca e cabras serão adicionadas.
Edição Pocket Alpha
0.1.0 Adicionados biomass, com pequenas montanhas gerando dentro deles.
0.9.0 build 1 Adicionado um bioma de colinas extrema adequado, junto com muitos outros biomas.
Agora, apenas pinheiros geram (não também carvalhos) na colinas extrema. As árvores são encontradas apenas na variante frorestada.
Neve agora é encontrada nos picos na colinas extrema.
0.9.5 Adicionada variante de colinas extremas+.
0.11.0 build 1 Adicionadas variantes de colinas extrema M e colinas extrema + M.
build 10 A quantidade de cascalho na colinas extremas M foi aumentada.
Edição Pocket
1.1.0 alpha 1.1.0.0 Adicionado lhamas, que pode gerar em colinas extremas.
Edição Bedrock
1.2.0 ?Adicionado neve no topo para colinas extremas.
Em breve na Edição Bedrock
28 de setembro de 2019Durante o MINECON Live 2019, as montanhas ganharam a votação de bioma da comunidade; geração melhor de terreno, neve em pó e cabras serão adicionadas.
1.16.200 beta 1.16.200.52 Adicionados cabras, que atualmente aparecem em colinas extremas com um espaço reservado.
1.16.220 beta 1.16.220.50 Adicionada as seguintes variações do bioma de montanha: Montanha de pradaria, Bosque montanhoso, Encostas nevadas, Picos elevados e Picos cobertos de neve.
Cabras não nascem mais em biomas de colinas extremas
Cabras agora são geradas em biomas de encostas nevadas.
Edição de Console Legado
TU5 CU1 1.00 Patch 1 1.0.1 Adicionado bioma de colinas extremas.
TU31 CU19 1.22 Patch 3 Adicionados variantes do bioma de colinas extremas.

Galeria

Veja também