Mecânica de encantamento

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Este artigo é sobre as mecânicas de encantamento.

Mecânica básica[editar | editar código-fonte]

Sempre que o jogador coloca um item elegível na mesa de encantamentos, os níveis de encantamento disponíveis são gerados aleatoriamente para cada slot usando a fórmula abaixo. O nível de encantamento depende do número de pontos próximos estantes de livros (limitadas a 15) e em qual posição do slot está.

Nível básico de encantamento disponível (base) = (1..8 + piso(b / 2) + 0..b),

onde b é o número de estantes próximas (máximo de 15) e x..y gera um número inteiro aleatório distribuído uniformemente entre x e y, inclusive. Isso é modificado de acordo com a posição do slot:

Nível de encantamento do slot superior = max(base / 3; 1)
Nível de encantamento do slot intermediário = (base × 2) / 3 + 1
Nível de encantamento do slot inferior = max(base; b × 2)

max(x; y) retorna o maior de dois valores x e y.

Número de estantes de livros 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Nível mínimo (no slot superior) 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2
Nível máximo (no slot inferior) 8 9 11 12 14 15 17 18 20 21 23 24 26 27 29 30
Número de estantes de livros 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Faixa de nível do slot superior 1 - 2 1 - 3 1 - 3 1 - 4 1 - 4 1 - 5 1 - 5 1 - 6 1 - 6 1 - 7 2 - 7 2 - 8 2 - 8 2 - 9 2 - 9 2 - 10
Faixa de nível do slot intermediário 1 - 6 1 - 7 2 - 8 2 - 9 3 - 10 3 - 11 3 - 12 3 - 13 4 - 14 4 - 15 5 - 16 5 - 17 5 - 18 5 - 19 6 - 20 6 - 21
Faixa de nível do slot inferior 1 - 8 2 - 9 4 - 11 6 - 12 8 - 14 10 - 15 12 - 17 14 - 18 16 - 20 18 - 21 20 - 23 22 - 24 24 - 26 26 - 27 28 - 29 30

Observe que um custo de experiência mais alto para um slot específico não significa necessariamente que os encantamentos desse slot sejam melhores que os outros com menos custo.

No modo Criativo, nenhum nível de experiência é necessário para encantamentos.

Posicionamento da estante de livros[editar | editar código-fonte]

Estantes de livros nas proximidades aumentam os níveis de encantamento disponíveis; sem estantes de livros, o requisito de nível de experiência nunca excede 8.

Para ter um efeito, uma estante de livros deve ser colocada exatamente a 2 blocos, lateralmente, da mesa de encantamento e estar no mesmo nível ou altura de um bloco acima da mesa, e o espaço 2 de altura entre a estante de livros e mesa deve ser ar (até uma tocha, cobertura de neve ou carpete bloqueia o efeito), onde "entre" é mostrado nos diagramas a seguir (os espaços em branco são o ar e os não importam):

Assim do topo:
ou
e assim do lado:
or

Observe que as partículas de glifo, que voam das estantes de livros, seguem regras diferentes e podem aparecer mesmo que as estantes de livros não estejam melhorando a mesa.

Existem muitos arranjos possíveis de estantes que podem atingir o limite de encantamento. Um método simples é cercar a mesa encantadora com um quadrado de 1 bloco de estante de livros com um espaço vazio em qualquer lugar do perímetro:

Outra alternativa que está disponível agora é construir um 'canto da biblioteca' onde cada estante tenha dois blocos de altura, como no plano abaixo. Esse arranjo oferece espaço para 16 estante, que é uma a mais do que o necessário; portanto, se a coluna da estante de livros de canto não puder ser vista, remova uma das duas estantes de livros que não tenha nenhum efeito, tanto técnica quanto visualmente.

Selecionando um nível de encantamento[editar | editar código-fonte]

Como os encantamentos oferecidos dependem do nível de encantamento e o nível de encantamento depende do número de estantes de livros ativas, uma maneira fácil de alterar os encantamentos oferecidos é desativar as estantes colocando tochas entre elas e a mesa de encantamentos. Dessa forma, ainda é possível ter todo o 'anel' de estantes de livros ao redor da mesa, mas obter encantamentos de nível inferior. Quebrar as tochas restaura o efeito das estantes de livros.

Enchantment table bookshelf placement.png

Com o layout mostrado aqui, encantamentos com qualquer número de estantes de 0 a 15 podem ser facilmente verificados:

Como os encantamentos são escolhidos[editar | editar código-fonte]

"Nível de encantamento" é o nível de experiência necessário (o número verde no canto inferior direito). "Poder de encantamento" é a força do encantamento nomeadamente. Por exemplo, "Afiação IV" tem um poder de 4. O algoritmo de encantamento usa um processo de três etapas.

Passo um – Aplicando modificadores ao nível de encantamento[editar | editar código-fonte]

A primeira coisa que o Minecraft faz é aplicar dois modificadores no nível básico de encantamento. Cada modificador é restrito a um determinado intervalo, com números próximos ao meio do intervalo mais comuns do que aqueles próximos às extremidades.

O primeiro modificador é baseado na "encantabilidade" do item, que depende do material e do tipo do item (veja a tabela abaixo). Materiais mais fortes tendem a ter uma menor capacidade de encantabilidade. O Minecraft escolhe um número entre 0 e metade da capacidade de encantabilidade e adiciona esse número mais um ao nível de encantamento. Arcos, livros e varas de pesca têm uma encantabilidade de 1 para esse fim. Esse valor aleatório segue uma distribuição triangular (como rolar um par de dados e adicionar) portanto, resultados próximos a um quarto da capacidade de encantamento são muito mais prováveis do que resultados extremos.

O nível de encantamento modificado é calculado com a seguinte fórmula:

L = B + R1 + R2 + 1

Onde:

  • R1 e R2 são dois inteiros individuais gerados aleatoriamente:
R1 = inteiroAleatorio(0; E / 4)
R2 = inteiroAleatorio(0; E / 4)
  • B é o nível básico de encantamento.
  • E é a encantabilidade do item.

Divisão é arredondada para baixo.

Encantabilidade[editar | editar código-fonte]

Material Encantabilidade de armadura Encantabilidade de espada/ferramenta
Madeira N/D 15
Couro 15 N/D
Pedra N/D 5
Malha 12 N/D
Ferro 9 14
Ouro 25 22
Diamante 10 10
Tartaruga 9 N/D
Netherita 15 15
Livro 1 1

Em seguida, o Minecraft escolhe um valor entre 0,85 e 1,15, novamente com uma distribuição triangular. O nível de encantamento modificado é multiplicado por este valor (para aumentar ou diminuir em até 15%) e arredondar para o número inteiro mais próximo.

Pseudocódigo do passo 1[editar | editar código-fonte]

// Retorna um número inteiro aleatório distribuído uniformemente entre 0 e n - 1, inclusive
função intAleatorio(n);

// Retorna um número real aleatório (fracionário) uniformemente distribuído entre 0 (inclusive) e 1 (exclusive)
função flutuanteAleatorio();

// Retorna o número real n arredondado para o número inteiro mais próximo.
função arredondar(n);


// Gera um número aleatório entre 1 e 1+(encantabilidade/2), com uma distribuição triangular
int encantabilidade_aleatória = 1 + intAleatorio(encantabilidade / 4 + 1) + intAleatorio(encantabilidade / 4 + 1);

// Escolhe o nível de encantamento
int k = nível_de_encantamento_escolhido + encantabilidade_aleatória;

// Um bônus aleatório, entre ,85 e 1,15
flutuante porcentagem_bônus_aleatória = 1 + (flutuanteAleatorio() + flutuanteAleatorio() - 1) * 0.15;

// Por fim, calculamos o nível
int nível_final = arredondar(k * porcentagem_bônus_aleatória);
se ( nível_final < 1 ) nível_final = 1

A fonte é o código fonte do Minecraft 1.8.

Passo dois – Encontre possíveis encantamentos[editar | editar código-fonte]

Uma espada com vários encantamentos.

Agora, com base no nível modificado, o Minecraft faz uma lista de todos os tipos de encantamento que podem ser aplicados ao item de destino, juntamente com o poder que cada encantamento possui.

A potência de cada tipo de encantamento é determinada pelo nível e pelos valores na tabela de níveis de encantamentos. Para cada valor de potência de um tipo de encantamento, há um nível mínimo e máximo modificado que podem produzir o encantamento nesse poder. Se o nível de encantamento modificado estiver dentro do intervalo, o encantamento receberá esse potência. Se o nível modificado estiver dentro de duas faixas sobrepostas para o mesmo tipo de encantamento, será usado o valor mais alto de potência.

Tesouro[editar | editar código-fonte]

Alguns encantamentos são "tesouros" (mostrados na tabela abaixo), o que significa que nunca podem ser criados por uma mesa de encantamentos e podem ser descobertos apenas em determinadas situações: ao gerar em saque de baú (equipamentos e livros), quando pescando, ao gerar em livros encantados em comércios, e quando um livro encantado é largado por uma invasão illager[Edição Bedrock apenas]. Velocidade das almas é um caso interessante, pois você não pode obtê-lo através da pesca ou do comércio. A única maneira de obtê-lo é por troca com piglins ou invadindo bastiões em ruínas.

Passo três – Seleciona um conjunto de encantamentos da lista[editar | editar código-fonte]

Agora que ele tem uma lista dos possíveis encantamentos para o item, o Minecraft deve escolher alguns deles para aplicar. Cada encantamento tem um "peso" estatístico. Encantamentos com pesos maiores têm maior chance de serem selecionados.

Em detalhes, o Minecraft usa o seguinte algoritmo de seleção aleatória ponderada:

  1. Calcular o peso total de todos os encantamentos da lista (T).
  2. Escolher um número inteiro aleatório na metade do intervalo [0; T) como um número w.
  3. Iterar através de cada encantamento da lista, subtraindo seu peso de w. Se w agora é negativo, selecionar o encantamento atual.

Esse algoritmo produz os mesmos resultados que listar cada encantamento o número de vezes dado por seu peso e, em seguida, escolher uma entrada aleatória na lista combinada.

Portanto, para cada encantamento da lista, a probabilidade de ele ser selecionado é:

P = w/T

Onde:

  • w é o peso do encantamento.
  • T é o peso total de todos os encantamentos na lista.
Tipo de encantamento Encantamento Peso Criável por uma mesa de encantamentos
Armadura Proteção 10 Sim
Peso-pena 5 Sim
Proteção contra o fogo 5 Sim
Proteção contra projéteis 5 Sim
Afinidade aquática 2 Sim
Proteção contra explosões 2 Sim
Respiração 2 Sim
Passos profundos 2 Sim
Passos gelados 2 Não
Espinhos 1 Sim
Maldição do ligamento 1 Não
Velocidade das almas 1 Não
Espada Afiação 10 Sim
Ruína dos artrópodes 5 Sim
Repulsão 5 Sim
Julgamento 5 Sim
Aspecto flamejante 2 Sim
Saque 2 Sim
Alcance 2 Sim
Picareta

Machado
Tesoura
Eficiência 10 Sim
Fortuna 2 Sim
Toque suave 1 Sim
Arco Força 10 Sim
Chama 2 Sim
Impacto 2 Sim
Infinidade 1 Sim
Vara de pesca Sorte do mar 2 Sim
Isca 2 Sim
Tridente Lealdade 5 Sim
Penetração 2 Sim
Correnteza 2 Sim
Condutividade 1 Sim
Besta Carga rápida 5 Sim
Rajada 2 Sim
Perfuração 10 Sim
Aplicável a todos Durabilidade 5 Sim
Remendo 2 Não
Maldição do desaparecimento 1 Não

Escudos podem receber os encantamentos Durabilidade, Remendo, Maldição do desaparecimento, e Maldição do ligamento(escudos não podem ser vinculados a um jogador) usando Livros encantados. O jogador sempre recebe pelo menos um encantamento em um item, e há uma chance de receber mais. Encantamentos adicionais são escolhidos por este algoritmo:

  1. Com probabilidade (nível modificado + 1) / 50, continua. Caso contrário, pare de escolher encantamentos de bônus.
  2. Remove da lista de encantamentos possíveis tudo o que conflite com os encantamentos escolhidos anteriormente.
  3. Escolhe um encantamento dos restantes encantamentos possíveis (com base nos pesos, como antes) e aplicá-lo ao item.
  4. Divide o nível modificado ao meio, arredondado para baixo (isso não afeta os possíveis encantamentos, porque todos foram pré-calculados no passo dois).
  5. Repete desde o início.

Ao encantar livros usando uma mesa de encantamentos, se vários encantamentos foram gerados, um selecionado aleatoriamente é removido da lista final. Isso não se aplica a outras fontes de livros encantados que usam mecânica de encantamento, como pesca ou baús em estruturas geradas.

Encantamentos conflitantes[editar | editar código-fonte]

Alguns encantamentos entram em conflito com outros encantamentos e, portanto, ambos não podem ser encantados no mesmo item, eliminando efetivamente a possibilidade de obter uma arma sobrecarregada.

As regras para conflitos de encantamento são:

  • Todo encantamento entra em conflito consigo mesmo. (O jogador não pode obter uma ferramenta com duas cópias do encantamento Eficiência.)
  • Todos os encantamentos de dano (Afiação, Julgamento, e Ruína dos artrópodes) conflitam um com o outro.
  • Todos os encantamentos de proteção (Proteção, Proteção contra explosões, Proteção contra o fogo, Proteção contra projéteis) conflitam um com o outro.
  • Toque suave e Fortuna conflitam um com o outro.
  • Passos profundos e Passos gelados conflitam um com o outro.
  • Remendo e Infinidade conflitam um com o outro.
  • Lealdade e Correnteza conflitam um com o outro.
  • Condutividade e Correnteza conflitam um com o outro.
  • Rajada e Perfuração conflitam um com o outro.

Encantamentos conflitantes podem aparecer em um item com itens especialmente criados com comandos /give. Não se deve confiar no comportamento de tais itens, mas em geral:

  • Um item com várias cópias do mesmo encantamento usa o nível da primeira cópia desse encantamento na lista.
  • Para armaduras com encantamentos de proteção conflitantes, todos os encantamentos entram em vigor individualmente.
  • Para armas com encantamentos de dano conflitantes, todos os encantamentos entram em vigor individualmente.
  • Para ferramentas com ambos Toque suave e Fortuna, Toque suave tem prioridade sobre a Fortuna nos blocos afetados por ambos os encantamentos. Fortuna ainda se aplica a blocos como plantações que não são afetadas pelo Toque suave.
  • Para arcos com ambos Remendo e Infinidade, ambos os encantamentos funcionam individualmente.
  • Para tridentes com ambos Lealdade e Correnteza, Correnteza ainda funciona normalmente, mas o tridente não pode mais ser jogado pelo jogador. No entanto, os tridentes ainda podem ser jogados usando ejetores.
  • Para bestas com ambos Rajada e Perfuração, ambos os encantamentos funcionam individualmente.
Um gráfico mostrando todos os encantamentos possíveis nas ferramentas de diamante.

Referências[editar | editar código-fonte]


Links externos[editar | editar código-fonte]

  • Havia uma página da Web para testar encantamentos. Embora não exista mais, ainda está disponível na WayBack Machine