Características do terreno

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Mar de lava)
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página lista características do terreno geradas que são criadas em um mundo Minecraft.

Mundo superior[editar | editar código-fonte]

Terreno[editar | editar código-fonte]

Biomas ditam a forma e a altura do mundo. Nesta fase, o terreno é constituído principalmente por pedra e variantes de pedra, com água preenchendo a maioria dos espaços vazios abaixo da camada 63, com exceção das estruturas.

Montanha[editar | editar código-fonte]

Montanhas são colinas com declives e penhascos extremos. Montanhas às vezes podem ter cavernas por elas. Em uma mundo amplificado, montanhas são extremamente comuns em todos os biomas, exceto nos biomas de oceano e pântano.

"Ilha" flutuante[editar | editar código-fonte]

"Ilhas" flutuantes são estruturas que flutuam no ar e não estão conectadas ao solo, mar, colinas ou penhascos. "Ilhas" flutuantes são normalmente apenas pedaços aleatórios de terra e pedra flutuando encontradas perto de penhascos, mas, em raras ocasiões, elas podem ser grandes estruturas flutuantes que até têm nascentes e árvores nelas. As ilhas flutuantes são mais frequentemente encontradas em biomas de montanhas (e suas variantes), junto com as variantes "colinas", "montanhas" e "modificadas" da maioria dos biomas, especialmente savanas acidentadas.

Cavidades[editar | editar código-fonte]

Cavidades são o oposto de ilhas flutuantes. Elas parecem cavernas, mas elas não têm nada a ver com a geração de cavernas (embora eles possam se cruzar com elas). Quando há muitas saliências, elas se juntam e criam uma cavidade. Elas têm exatamente o mesmo piso que o terreno acima, dependendo do bioma em que elas estão localizadas, ao contrário de cavernas. Cavidades não têm piso específico. Blocos de grama podem gerar dentro também e sobreviver sem luz. Quando geram sob o nível do mar, são preenchidas com água. Elas são extremamente raras no mundo padrão mas podem ser encontradas muito mais comumente em certos mundos personalizados.

Colina[editar | editar código-fonte]

Colinas são pedaços de terra gerados aleatoriamente no mapa. Como escadas, as colinas são sempre atravessáveis até o ponto mais baixo em virtude do algoritmo que as gera; quase sempre existe um local em cada nível, de onde o próximo nível pode ser acessado, o que significa que o jogador pode subir uma colina um nível de cada vez até chegar ao topo. Casos em que isso não é verdade são raros.

Superfície[editar | editar código-fonte]

Camada superficial[editar | editar código-fonte]

As camadas mais altas do terreno são convertidas em um material dependente do bioma: geralmente blocos de grama e terra, ou areia em desertos e praias. Podzol é encontrado na taiga de árvores gigantes, micélio nos biomas dos campos de cogumelos e areia vermelha é encontrada no bioma de terras áridas. Arenito é gerado sob a areia.

Bacia[editar | editar código-fonte]

Ocasionalmente, em vez de ser convertida em terra ou areia, a camada superior é removida, deixando uma 'bacia' de pedra nua. Elas têm alguma semelhança com um 'escudo' geológico (uma área de rocha tectonicamente estável que foi exposta a erosão prolongada devido à sua idade avançada; é distinto do termo geológico "bacia"). Elas parecem ser mais comuns em florestas ou planícies e são ocasionalmente vistas cheias de água. Geralmente, minerais podem ser encontrados nelas, geralmente minério de carvão e minério de ferro. Se gerado em um bioma de terras áridas, minério de ouro também pode ser visto.

Pilar bryce[editar | editar código-fonte]

Os pilares bryce são estruturas altas, semelhantes a picos, encontradas em terras áridas, consistidos em 6 cores de terracota. Embora essa estrutura seja encontrada exclusivamente em terras áridas erodidas, todos os biomas de terras áridas realmente têm essa estrutura, mas configuradas como false, exceto as terras áridas erodidas. Essa estrutura se projeta para fora do nível do mar e pode ocasionalmente passar da camada de altitude 100.

Corpos líquidos[editar | editar código-fonte]

Lago[editar | editar código-fonte]

Lago grande[editar | editar código-fonte]

Como a água gera na superfície do mundo abaixo de y=63, a terra que cobre pode se transformar em lagos grandes. Lagos grandes geram bolsas de terra, areia, cascalho e argila no fundo do lago. Quando lagos grandes geram perto da costa, elas podem se transformar em pequenas baías.

Recife de corais[editar | editar código-fonte]

Estruturas grandes[editar | editar código-fonte]

  • Cavernas – grandes túneis encontrados no subsolo no mundo superior e no nether.
    • Ravinas – cavernas muito profundas e estreitas

Estruturas pequenas[editar | editar código-fonte]

O Nether[editar | editar código-fonte]

Mar de lava[editar | editar código-fonte]

Os mares de lava são encontrados abaixo do nível 30 no Nether. Eles formam uma grande parte do Nether e são extremamente comuns. Eles podem se esticar por centenas de metros em qualquer direção e geralmente são delimitados por netherrack (ou mais raramente areia das almas, cascalho e/ou blocos de magma). Lavagantes podem gerar em mares de lava.

Ao contrário dos oceanos do mundo superior, os oceanos de lava não são tratados como um bioma.[1]

Bacias do Nether[editar | editar código-fonte]

No Nether, as bacias geram no mesmo tamanho e forma que no Mundo Superior. Ao contrário de suas contrapartes no Mundo Superior, no entanto, as bacias do Nether substituem o solo com netherrack em vez de pedra. Bacias do Nether também podem expor minérios, principalmente minério de quartzo do nether e minério de ouro do nether.

Colunas de basalto[editar | editar código-fonte]

As colunas de basalto geram em deltas de basalto, cobrindo o terreno do bioma. As colunas de basalto consistem em basalto que formam colinas irregulares. Elas podem gerar a qualquer altura no bioma, mesmo nos mares de lava, e podem ter várias formas e tamanhos.

Deltas[editar | editar código-fonte]

Os deltas são lagos rasos de um bloco de profundidade, cercados por blocos de magma e blocos de terreno natural. Eles podem ser encontrados em qualquer nível no bioma de deltas de basalto.

Várias pedras luminosas[editar | editar código-fonte]

Pilares de basalto[editar | editar código-fonte]

Veios minerais[editar | editar código-fonte]

Nascentes[editar | editar código-fonte]

Lava oculta[editar | editar código-fonte]

O End[editar | editar código-fonte]

Ilha central[editar | editar código-fonte]

O centro do End é uma ilha grande, semelhante a um asteroide, composta inteiramente de pedra do end, flutuando no vazio. A uma distância de 1000 blocos de distância, começa uma extensão interminável de mais ilhas, longe da ilha principal. Consistem em ilhas grandes, do tamanho da ilha principal, e ilhas menores, que geralmente são finas e pequenas..

Ilha exterior[editar | editar código-fonte]

As ilhas exteriores do end encontram-se a 1000 blocos da ilha central. Elas variam em tamanho, de grandes ilhas a menores "mini ilhas". Estruturas geradas como cidades do end e barcos do end geram aqui, junto com árvores do coro e bacias. O jogador pode ser levado para as ilhas do end através da Passagem do End.

Pilar de obsidiana[editar | editar código-fonte]

Plataforma de obsidiana[editar | editar código-fonte]

Portal de saída[editar | editar código-fonte]

Passagem do End[editar | editar código-fonte]

Bacias do End[editar | editar código-fonte]

Bacias no End geram como no Mundo Superior e no Nether, com a exceção de que nunca expõem nenhum minério. As bacias do end podem gerar na ilha central e nas ilhas exteriores, e árvores do coro pode ocasionalmente criar raízes nelas.

Detalhes técnicos[editar | editar código-fonte]

Os recursos são gerados para uma determinada chunk após a formação do terreno. O Formato Chunk inclui uma tag chamada TerrainPopulated que indica se os recursos cujo ponto de origem está nessa chunk foram gerados. Se for falso ou ausente, eles geram novamente. A geração de recursos é baseada no que já está na chunk, então (por exemplo) sinalizar uma chunk que já foi preenchida para repovoamento aproximadamente dobra a quantidade de minério nela.

Quando os recursos são gerados, eles podem se espalhar em chunks vizinhas que foram geradas anteriormente. Assim, uma árvore na borda do mundo gerado (e provavelmente visível apenas através de ferramentas externas) pode ser substituída por um lago antes que o jogador a atinja. Também é teoricamente possível para dois mundos gerados com a mesma semente, da mesma versão do Minecraft, diferir ligeiramente, dependendo das rotas de viagem dos jogadores, porque a ordem de geração de chunk pode determinar qual dos dois recursos conflitantes substitui ou suprime o outro.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Edição Java pre-Classic
Cave game tech testDesenvolvimento no "Cave Game" iniciou; cavernas adicionadas.
Edição Java Classic
0.0.12a Oceano adicionado ao redor do mapa.
0.0.14a Árvores adicionadas. Nesse ponto, elas eram simplesmente tocos cobertos com uma fina camada de folhas.
0.0.15a (Multiplayer Test 1) As árvores têm uma nova forma.
25 de agosto de 2009Vídeo enviado mostrando a geração alterada de caverna; cavernas mais longas e estreitas e cavernas maiores, mais fundo você viaja.
Os lagos de lava de superfície mostraram-se possíveis, mas improváveis, apesar de existirem já na 0.0.12a_03.
Edição Java Infdev
20100320 Árvores re-adicionadas.
Edição Java Alpha
v1.0.1 As cavernas agora podem ser muito maiores e mais expansivas.
v1.2.0 preview Adicionadas as estruturas geradas relacionadas ao Nether, mas nem todas.
v1.2.6 Adicionado o Nether mas nem todas as estruturas geradas relacionadas ao Nether.
Edição Java Beta
1.8 Pre-release Adicionado cogumelos enormes.
Adicionado biomas de rios e vastos oceanos.
Praias de areia e cascalho removidas devido a mudanças no algoritmo de geração de terreno.
Edição Java
1.0.0 Beta 1.9 Prerelease 4 Adicionado o End e estruturas geradas por ilhas principais relacionadas a End, incluindo a ilha do End, a plataforma de obsidiana, as torres de obsidiana e o portal de saída.
1.1 12w01a As praias de areia retornaram, mas a aparência e a geração delas não são as mesmas de antes.
1.2.1 12w07a A geração de praias foi bastante aprimorada.
1.6.1 13w17a Oásis de água não geram mais nos desertos.
1.7.2 13w36a As praias de cascalho foram devolvidas ao terreno.
As montanhas agora geram como parte das variantes de bioma "M".
Os oásis do deserto aparece no bioma M do deserto.
Matacões de pedra musgosa foram adicionados.
1.9 15w31a Adicionadas as ilhas exteriores do end.
Árvores do coro adicionadas.
Adicionado porta de passagem do end.
1.13 18w08a Cavernas e ravinas agora podem gerar subaquáticas.
Oceano congelado retornou, mas sem personalização, eles aparecem e geram, mas não são os mesmos não utilizados.
18w10d Adicionados recifes de coral.
18w15a Adicionados icebergs.
1.16 20w06a Adicionados pilares de basalto.
Edição Pocket Alpha
0.1.0 Adicionadas praias, oceanos, oceanos congelados, penhascos, montanhas, bacias, veios minerais e árvores.
0.7.0 Adicionadas praias de cascalho.
0.9.0 build 1 Adicionadas cavernas, piscinas de lava, rios, cogumelos enormes, matacões de pedras de musgo, manchas de gelo e picos de gelo.
Oceanos congelados não geram mais.
Removed gravel beaches.
0.12.1 build 1 Adicionado o Nether, junto com oceanos de lava, muitas de pedras brilhantes, praias de areia das almas, lava oculta, praias de cascalho e veios do quartzo inferior.
Edição Pocket
1.0.0 alpha 0.17.0.1 Adicionado o End e as estruturas geradas relacionadas ao End, incluindo as ilhas do End, a plataforma de obsidiana, as torres de obsidiana, a fonte do end, as cidades do end, as passagens do end e as árvores do coro.
Edição Bedrock
1.2.0 beta 1.2.0.2 Adicionadas ravinas.
1.4.0 beta 1.2.14.2 Adicionado icebergs.
Adicionados recifes de coral.
Ravinas agora podem gerar debaixo d'água.
Oceanos congelados retornaram, mas a aparência e a geração deles não são as mesmas de antes.
beta 1.2.20.1 Caves can now generate underwater.
1.16.0 beta 1.16.0.51 Adicionado pilares de basalto.
Edição de Console Legado
TU5 CU1 1.0 Patch 1 1.0.1 Adicionadas ravinas.
Praias de areia e cascalho removidas devido a mudanças no algoritmo de geração de terreno.
TU9 Adicionado o End juntamente com estruturas relacionadas ao End, como a ilha do End, a plataforma de obsidiana, as torres de obsidiana e a fonte do end.
As praias de areia retornaram, mas a aparência e a geração delas não são as mesmas de antes.
TU19 CU7 1.12 Oásis de água não geram mais nos desertos.
TU69 1.76 Patch 38 Adicionados recifes de coral, cavernas e ravinas subaquáticas.
New Nintendo 3DS Edition
1.7.10 Adicionadas árvores do coro.

Vídeos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]