Lua

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Uma lua cheia.

A Lua é um sprite de um corpo celestial que aparece no ceú durante o período noturno.

Noite[editar | editar código-fonte]

A noite começa após o sol se por totalmente a oeste e a Lua nascer no leste. (No Computador e Console Editions, A lua nasce no leste e se põe no oeste; em Pocket Edition, ele sobe no norte e se põe no sul.) Com o passar do tempo, a lua se moverá lentamente pelo céu em direção ao horizonte oposto. No geral, a noite dura cerca de 7 minutos (do tempo real). Os jogadores podem monitorar a posição da Lua no céu usando um relógio.

Durante a noite, a lua ilumina a superfície da mesma maneira que o sol; Contudo, com os níveis de luz reduzidos para um quarto. Isso permite que mobs tal como zumbis e creepers apareçam. Para evitar a aparição deles, você pode mudar a dificuldade para pacífico ou desligar o Ciclo dia/noite.

Blocos de grama e mudas não crescerão ao luar, nem se decompõem. Para cultivá-las durante a noite, é necessário o uso de fontes de iluminação tal como tochas. Por outro lado, o cultivo continuará a crescer.

A noite pode ser pulada inteiramente usando uma cama, desde que não haja monstros nas proximidades.

Estrelas[editar | editar código-fonte]

Juntamente com a Lua, o céu noturno também é composto de estrelas. Estrelas aparecem como pontos brilhantes, e o céu estrelado gira com a Lua enquanto a noite avança. Porque se levantam no leste/norte e se põem no oeste/sul (dependendo da edição), você pode navegar pelas estrelas mesmo quando a Lua não é visível.

Fases da lua[editar | editar código-fonte]

A lua, mostrando suas fases (vistas no céu ocidental).

A Lua passa por oito fases lunares, e muda de fase todas as noites. As fases são (em ordem cronológica):

Lua Cheia

Lua Balsâmica

Quarto Minguante

Lua Minguante

Lua Nova

Lua Crescente

Quarto Crescente

Lua Gibosa


Os pixeis da fase do quarto crescente e da lua balsâmica apresenta uma forma mais arredondada e orgânica do que as luas na fase balsâmica que apresentam uma aparência mais quadrada. Isto pode ajudar um jogador numa caça a slimes num pântano.

Não há comando específico para mudar a fase da lua, mas usando /time add 24000 ela irá avançar para a próxima fase. Usando /time add 168000 irá avançar para a fase anterior (do próximo ciclo lunar).

Efeitos em criaturas[editar | editar código-fonte]

Slimes desova em um pântano durante a lua cheia

A fase da lua tem dois efeitos subtis sob a geração de criaturas:

  • O número de slimes em pântanos é proporcional à fase da lua: Eles são mais numerosos durante a lua cheia, mas não irão ser gerados durante a lua nova. (A fase da lua não influencia a geração normal de slimes nos locais designados, em altitudes abaixo de y=40.)
  • Quanto mais cheia a lua, maior a chance de esqueletos e zumbis segurarem ou nascerem com armas e armadura. Além disso, a chance do equipamento estar encantado é maior, e os níveis de encantamento também são maiores com a lua mais cheia. Uma lua mais cheia também possui uma grande chance de aranhas nascerem com algum efeito de estado aleatório, incluindo invisibilidade. Todos esses efeitos são afetados pela dificuldade do mundo; uma dificuldade maior aumenta a chance de criaturas serem afetados por efeitos de estado.
  • Durante uma lua cheia na Edição Bedrock, 50% dos gatos geram com a cor preta.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Edição Java Indev
20100212-1Durante o período beta, a lua no Minecraft nascia a norte e não a leste.[1] Isto era um bug, mas foi deixado no jogo.[2]
Edição Java
1.0.0Beta 1.9-pre4Adicionadas oito fases lunares para a lua.
A lua agora é redonda.
Beta 1.9-pre6A lua é revertida de volta à forma quadrada original e as fases lunares convertidas à forma quadrada.
Antes o sol e a lua nasciam a norte.[3] Isto era um bug, mas foi deixado no jogo por algum tempo.[4] Agora o sol e a lua nascem a leste.[5]
1.3.112w21aAtualizada a textura das estrelas. Elas agora são menores e mais brilhantes.
Edição Pocket Alpha
0.7.3Adicionado lua e estrelas.
0.10.0O céu noturno é agora azul escuro em vez de preto. (Versão exclusiva)
Edição Pocket
1.1O sol, a lua e as estrelas agora se elevam no leste e se colocam no oeste. Anteriormente, eles se elevaram no norte.

Problemas[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Lua" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Um ciclo lunar do Minecraft (de uma lua cheia para outra lua cheia) demora 2 horas e 40 minutos de tempo de jogo. Isto significa que acontecem, aproximadamente, 9 ciclos lunares num dia da vida real (24 horas) no jogo.
  • Enquanto que a lua move independentemente de outros corpos celestiais na vida real, no Minecraft, a lua está fixa no ceú em relação às estrelas. Desta forma, eclipses solares são impossíveis no Minecraft
  • Ficar ou voar numa altura acima do terreno de aproximadamente 1,4x a distância de renderização, o sol aparece oposto à lua no céu, fazendo parecer quase que como se o jogador estivesse no espaço.
  • A lua parece estar acesa de norte ou sul, enquanto que devia estar acesa de leste ou oeste (pelo sol). Estando fixa opostamente ao sol, devia estar constantemente cheia.
  • O padrão de estrelas é baseado numa semente, mas não na semente do mundo. Tal como o padrão de rocha-mãe, as estrelas são sempre baseadas na mesma semente, independentemente da semente do mundo.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]