Lobo

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Lobos)
Ir para: navegação, pesquisa
Lobo
Wolf.pngAngry Wolf.pngSitting Wolf.pngSitting Angry Wolf.png
Baby Wolf.pngBaby Angry Wolf.pngSitting Baby Wolf.pngSitting Baby Angry Wolf.png
Tamed Wolf with Red Collar.pngTamed Wolf with White Collar.pngTamed Wolf with Orange Collar.pngTamed Wolf with Magenta Collar.pngTamed Wolf with Light Blue Collar.pngTamed Wolf with Yellow Collar.pngTamed Wolf with Lime Collar.pngTamed Wolf with Pink Collar.pngTamed Wolf with Gray Collar.pngTamed Wolf with Light Gray Collar.pngTamed Wolf with Cyan Collar.pngTamed Wolf with Purple Collar.pngTamed Wolf with Blue Collar.pngTamed Wolf with Green Collar.pngTamed Wolf with Brown Collar.pngTamed Wolf with Red Collar.pngTamed Wolf with Black Collar.pngSitting Tamed Wolf with White Collar.pngSitting Tamed Wolf with Orange Collar.pngSitting Tamed Wolf with Magenta Collar.pngSitting Tamed Wolf with Light Blue Collar.pngSitting Tamed Wolf with Yellow Collar.pngSitting Tamed Wolf with Lime Collar.pngSitting Tamed Wolf with Pink Collar.pngSitting Tamed Wolf with Gray Collar.pngSitting Tamed Wolf with Light Gray Collar.pngSitting Tamed Wolf with Cyan Collar.pngSitting Tamed Wolf with Purple Collar.pngSitting Tamed Wolf with Blue Collar.pngSitting Tamed Wolf with Green Collar.pngSitting Tamed Wolf with Brown Collar.pngSitting Tamed Wolf with Red Collar.pngSitting Tamed Wolf with Black Collar.png
Baby Tamed Wolf.pngSitting Tamed Baby Wolf.png
Pontos de vida

Selvagem: 8♥♥♥♥
Domesticado: 20♥ × 10

Força de Ataque

Selvagem:
Fácil 3♥♥
Normal 4♥♥
Difícil 6♥♥♥
Domesticado: 4♥♥

Geração

Na grama, nos biomas de floresta e de taiga.

Os lobos são criaturas neutras as quais podem se aliar aos jogadores. Podem ser domesticados quando o jogador os alimenta com ossos.

Geração[editar | editar código-fonte]

Um lobo domesticado olhando o jogador.
Três lobos domesticados seguindo o jogador.

Lobos são encontrados apenas em florestas, taigas de árvores gigantes, taigas e taiga nevadas e nas variantes de cada bioma. Uma exceção é a floresta florida. Em tais lugares, eles são encontrados em alcateias de 4 indivíduos, sendo que 10% deles serão lobos filhotes. Lobos gerados naturalmente sempre serão neutros em relação ao jogador, mas se tornam hostis ao serem atacados.

Drops[editar | editar código-fonte]

Quando morrerem, os lobos adultos droparão 1 - 3 uma vez mortos por um jogador ou lobo domesticado.

Após uma procriação, 1 - 7 é fornecido.

Da mesma forma que acontece com outros animais filhotes, matar um filhote de lobo não fornecerá nenhuma experiência.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Um lobo se sacudindo para se secar da água.

Lobos podem exibir três diferentes estados dependendo de como o usuário interage à eles:

  • Selvagem Possuem pelugem grisalha, uma cauda rebaixada, e os seus olhos consistem de dois pixels brancos e duas pupilas negras. São neutros ao jogador e atacam coelhos, raposas, lhamas, ovelhas, filhotes de tartaruga e esqueletos sem qualquer provocação anterior.
  • Agressivo Distinguem-se dos selvagem por suas características físicas e constantes latidos. Suas caudas tornam-se retas, seus olhos vermelhos e o nível de contraste dos seus pelos aumenta, revelando manchas de pelos eriçados e sua boca fica como se estivessem produzindo um rosnado. Eles não causam danos aos jogadores na dificuldade "Pacífica".
  • Domesticado Podem ser distinguidos de lobos selvagens ou hostis através dos olhares, uma vez que aparentam a ser dóceis. Eles têm um colar vermelho em torno de seu pescoço, o qual pode ser tingido usando qualquer tintura sobre o lobo. Pressionando o botão de usar, eles se sentarão enquanto o jogador poderá se movimentar livremente. Lobos domesticados irão atacar jogadores ou criaturas que ferem seu dono, a não ser que o alvo tenha o mesmo dono ou estiver na mesma equipe. Também não atacam creepers, ghasts, fantasmas, gatos ou cavalos domesticados sob qualquer circunstância. Lobos domesticados que não estiverem sentados irão atacar esqueletos sem provocação, mas não os animais.

Os esqueletos, as raposas, os coelhos e os filhotes de tartaruga fogem na presença de um lobo, mesmo domesticado. As ovelhas e as lhamas só fugirão quando atacadas.

Os lobos têm 0,85 blocos de altura, e os seus filhotes 0,425 blocos de altura. O comportamento dos filhotes é o mesmo dos adultos.

Movimento[editar | editar código-fonte]

Um lobo domesticado ao lado de um gato adulto, ambos sentados sobre um tapete.

Os lobos domesticados que estiverem de pé caminham ao redor do(a) dono(a), mas seguem se estiverem afastados por dez ou mais blocos. Se o jogador se afastar por mais de doze blocos, os lobos irão se teletransportar para algum bloco livre próximo (se houver). Além de facilitar as viagens, o teletransporte pode ser usado para resgatá-los de penhascos, correntes de água e lava.

  • Os lobos podem receber o comando para se sentarem. Pressionando o botão de uso novamente, eles ficarão de pé. Eles não se teleportam se estiverem sentados.[1]
    • Um lobo se senta quando domesticado pela primeira vez.
    • Enquanto sentados, eles não seguem o jogador a não ser que este se engaje em combate ou vá para dentro d'água. Após a luta acabar ou encontrar terra firme, eles voltam a se sentar.
    • Eles também se levantam e seguem se forem feridos ou puxados pela correnteza.
  • Os lobos encontram caminhos mesmo em terrenos complexos. Enquanto estiverem atacado, eles conseguem evitar quedas.
  • Os lobos atacam dirigindo-se ao alvo e saltando da mesma forma que uma aranha, porém sem causar dano enquanto estiverem no ar. Lobos domesticados atacam qualquer animal que o jogador atacar e conseguem atravessar túneis de dimensão 1x1.

Se um lobo ficar dentro d' água ele irá ficar cinzento escuro, como se seu pelo estivesse molhado. Ao sair da água, ele irá se sacudir como se estivesse encharcado.

Se um lobo domesticado estiver a mais de 12 blocos de seu dono, ele irá se teletransportar ao jogador, com algumas ressalvas:

  • O teletransporte reinicia o foco do lobo, então se este estiver atacando outras criaturas e surgir atrás do jogador, ele voltará apenas seguindo.
  • É possível que lobos domesticados se teletransportem para um local inacessível (por exemplo, sob blocos de gelo) e sejam feridos ou morram sufocados como resultado.

O teletransporte do lobo é completamente silencioso, o que não é um equívoco. [2]

Domesticação, saúde e alimentação[editar | editar código-fonte]

Um lobo pode ser domesticado alimentando-o com ossos. Uma vez domesticado, um lobo não aceitará mais ossos. Observe que o número de ossos necessário é aleatório - cada osso tem uma chance 13 de domesticar.[3] Não há limites no número de lobos que o jogador pode domesticar.

Lobos domesticados podem ser curados, alimentando-os com qualquer tipo de carne que não seja peixe.

Observe que os lobos não têm intoxicação alimentar, assim podem comer livremente carne podre, um peixe baiacu ou frango cru. Alimentar um lobo domesticado que já está com a saúde completa inicia a animação o processo de reprodução.

Precauções[editar | editar código-fonte]

Mesmo domesticado, o lobo não possui uma barra de saúde visível como a de um cavalo domesticado. É possível ter noção da saúde de um lobo domesticado com base na elevação de sua cauda, quanto mais dano ele tiver recebido, mais baixa ela ira ficar,[4] para aumentar sua saúde você pode alimenta-lo com carne de porco ou vaca, até que sua cauda fique totalmente erguida. Lobos que estiverem com a saúde baixa, com metade ou menos da vida restantes, vão começar a uivar.

É importante lembrar que um lobo domesticado que não tiver recebido o comando para se sentar irá sempre seguir seu dono, mas não é possível controlar sua locomoção, por isso ele pode causar problemas caso o jogador esteja andando em lugares perigosos pois o lobo poderá acabar atraindo atenção de esqueletos que ver ou mesmo pisar onde não deve, caso o jogador desvie de uma armadilha ou poço de lava, o lobo poderá acabar caindo nela.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Um filhote de lobo sentado.

Lobos domesticados em plena saúde podem ser procriados com qualquer tipo de carne, exceto peixe.

O crescimento de um lobo filhote pode ser acelerado lentamente usando qualquer tipo de carne. Cada uso reduz 10% do tempo restante para crescer. Ao contrário da cura, a reprodução e a aceleração crescimento não podem ser feitos com o uso de um ensopado de coelho.

A reprodução de dois lobos que reconhecem alguém como dono faz com que o filhote também seja de propriedade do dono dos dois lobos originais. Se dois lobos domesticados com donos diferentes são procriados, o dono do filhote é o dono do lobo que foi domesticado mais recentemente.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Notchface.png

Jens passou a maior parte da semana trabalhando em uma nova criatura; o lobo! Você pode o domesticar e o mandar seguir, e ele funcionará como um animal de estimação. Eles são bastante raros, mas não sumirão quando você os domesticar.

Notch[5]
  • O lobo foi o primeiro mob do jogo que se torna propriedade do jogador quando domesticado.
  • O lobo foi o primeiro predador natural de outros mobs do jogo.
  • Desde o seu lançamento, a Mojang sempre recebe pedidos de jogadores para lançar uma atualização onde seja possível criar armaduras para os lobos domesticados.
  • Mesmo um filhote de lobo domesticado recém spawnado pode se tornar agressivo e atacar e matar mobs que seu dono atacar ou que atacarem seu dono.
  • O lobo é a única criatura do jogo que ataca os esqueletos naturalmente.

Referências[editar | editar código-fonte]