Atenção usuários e editores: dia 5 de outubro, segunda-feira, todos os idiomas da Minecraft Wiki estarão migrando para a UCP (plataforma unificada da comunidade), e, portanto, podem ocorrer instabilidades e alguns problemas. Durante o período de migração, a wiki estará em modo de leitura. Após esse período, caso encontre algum problema, por favor, reporte pelo discord da wiki ou procure algum administrador. Saiba mais na wiki de ajuda.

Lava

De Minecraft Wiki
Lava
Lava.gif
Lava BE4.gif
Lava
Transparente

Sim

Luminância

Sim (15)

Resistência à explosão

100

Ferramenta

Cria fontes?

Não

Distância do fluxo

4 (Superfície, End)
8 (Nether)

Velocidade do fluxo

30 ticks por bloco (Superfície, End)
9 ticks por bloco (Nether)

Lava é um líquido emissor de luz que causa dano de fogo. Embora lava possa gerar em qualquer nível, incluindo na superfície do Mundo Superior, a lava é gerada principalmente abaixo do nível y=11 no Mundo Superior e abaixo do nível y=31 no Nether.

Lava não pode ser obtida como um item na Edição Java, mas pode ser recuperada com um balde. Na Edição Bedrock, pode ser obtido como um item por meio de add-ons ou edição de inventário.

Ao contrário dos blocos fontes de água, os blocos de fontes de lava não são renováveis. Novos blocos fontes de lava não podem ser criados em um espaço por dois ou mais blocos de fonte adjacentes, como é possível com água.

Ocorrência natural[editar | editar código-fonte]

Durante a geração do mundo, lava substitui blocos de ar gerados em cavernas e ravinas entre os níveis 1 e 10. Lava não substitui blocos de ar dentro de minas, masmorras ou fortalezas entre os níveis y 1 e 10.

A lava também pode ocorrer como rios de lava a partir de um único bloco de nascente, descendo pelas paredes em poços. O bloco da fonte pode estar na lateral de uma caverna, ravina, poço de mina ou penhasco de pedra acima do solo.

A lava também se desenvolve como lagos, que podem ser encontrados em qualquer elevação de qualquer bioma.

Dois blocos de lava também podem ser encontrados em planícies, tundra nevada e casas de armeiros de vilas do deserto, ou uma fonte em casas de armeiros de aldeias da savana.

15 blocos de lava podem ser encontrados na sala do portal final de uma fortaleza: 3 ao longo de cada parede lateral e 9 abaixo da moldura do portal.

Lava também é gerada em mansões da floresta: dois blocos de lava são gerados na "sala do ferreiro" e 25 blocos de lava são gerados em uma "sala de lava" secreta.

No Nether, a lava é extremamente comum, aparecendo com mais frequência do que a água no mundo superior. Mares de lava ocorrem, com o nível do mar no nível y 31, cerca de um quarto da altura total do Nether (já que o espaço utilizável no Nether tem 128 blocos de altura). Eles se estendem até cerca do nível y 22. A lava também aparece aleatoriamente em blocos únicos dentro das formações de netherrack. A lava também é gerada como uma fonte única em salas de poços em fortalezas do Nether.

Lava é gerada como formas delta, que podem ser encontradas comumente no bioma deltas de basalto. Lava também gera em portais em ruínas e bastiões em ruínas.

Como é dentro da lava.
Como é dentro da lava usando Resistência ao Fogo.

Combustível[editar | editar código-fonte]

Quando usado em uma fornalha, um balde de lava dura 1000 segundos (100 itens).

Queimar[editar | editar código-fonte]

A maioria das entidades sofre 4♥♥ de dano a cada meio segundo enquanto em contato com lava e é incendiada. Quando em contato com a lava, 300 Fireticks são adicionados instantaneamente ao Firetimer da entidade / jogador. Para cada novo tick que o jogador entra em contato com a lava, 2 Fireticks são adicionados ao Firetimer. Por exemplo, 10 segundos na lava causam uma quantidade total de 700 Fireticks (35 segundos) onde o jogador queima (300 inicialmente + 400 Fireticks para 200 ticks na lava) ou melhor, 500 Fireticks (25 segundos) deixados para queimar quando saem a fonte de lava. Se a vítima tocar na água ou a chuva cair sobre ela, o fogo é extinto, mas a lava continua a danificá-la diretamente.

Na Edição Bedrock, um jogador com o efeito de Resistência ao Fogo não pega fogo.

Vexs, zoglins, mobs do Nether diferentes de piglins e hoglins, ou jogadores ou mobs afetados por uma poção de resistência ao fogo não são danificados ao tocar na lava.

As brasas ou bolas de fogo que saem da lava são puramente decorativas e não causam incêndios ou danos às entidades. Quando a chuva cai na lava, as partículas de brasa negra aparecem com mais frequência.

Um jogador na lava dura alguns segundos antes de morrer:

Edição Java[editar | editar código-fonte]

  • 2,5 segundos sem armadura
  • 3,5 segundos com armadura de couro completa, sem encantamentos
  • 4 segundos com armadura de ouro completa, sem encantamentos
  • 4,5 segundos com armadura de cota de malha completa, sem encantamentos
  • 5,5 segundos com armadura de ferro completa, sem encantamentos
  • 10,5 segundos com armadura de diamante completa, sem encantamentos
  • 11 segundos com armadura de netherita completa, sem encantamentos

Edição Bedrock[editar | editar código-fonte]

  • 2,5 segundos sem armadura
  • 4,5 segundos com armadura de ouro completa, sem encantamentos
  • 5 segundos com armadura de cota de malha completa, sem encantamentos
  • 12,5 segundos com armadura de netherita completa, sem encantamentos

Propagação do fogo[editar | editar código-fonte]

A área laranja representa as áreas
onde o ar poderia pegar fogo se as áreas
cinza e laranja contiverem blocos inflamáveis.
A madeira está toda a uma distância segura.

Lava pode causar incêndios transformando blocos de ar em blocos de fogo:

  • em uma área 3×1×3 logo acima da lava, e
  • em uma área 5×1×5 acima disso.

Para que o ar acima da lava se transforme em fogo, um bloco adjacente ao ar deve ser inflamável, ou um dos blocos não inflamáveis construído em madeira. Como o fogo depende de blocos de ar, até mesmo tochas ou lava podem impedir que um bloco inflamável pegue fogo. Além disso, nem todos os blocos inflamáveis ou construídos em madeira podem ser inflamados pela lava.

A lava de qualquer profundidade pode iniciar incêndios dessa maneira, pareça ou não ter uma corrente.

Observe que um bloco de ar na área 5x1x5 pega fogo independentemente do que está diretamente ou diagonalmente abaixo dele. Em particular, uma única camada de obsidiana na superfície de um lago de lava não impede que os blocos em cima dele pegem fogo da lava abaixo.

Lava no fundo do mapa no modo Criativo
A mesma área que acima, após uma inundação e com o alicerce exposto.

Clássico[editar | editar código-fonte]

No modo Criativo, a lava se espalha duplicando a si mesmo em direções abertas horizontais e verticais como Água. No entanto, Lava é mais lenta, e pode-se fugir facilmente dela. Um jogador rápido pode bloquear o fluxo de lava ao construir uma represa. Mas se a onde de lava é grande, o jogador pode não conseguir construir rapido o suficiente. Também como a água, a lava diminui a velocidade do jogador que se move através dela, e com força ainda maior. Lava também é mais opaca que a água e é difícil ver através dela quando se está submerso. Não é possível ver através da lava de fora dela.

Na parte de baixo do mapa, lava pode ser encontrada acima do rocha matriz em uma forma diferente, isso será uma armadilha para os player que estiver saindo, a menos que colida com a água, ou o player aperte R e renasça, ou se o player jogar blocos de areia ou cascalho, fazendo-os cair em baixo da lava. Se a água estiver na mesma área que a lava esta,a lava será transformada em pedra, isso permitirá remover o bloco de pedra e expor o alicerce debaixo.

Sobrevivência[editar | editar código-fonte]

Desde Infdev, os fluxos de lava fluem mais realisticamente pela superfície, mas não tanto quanto água. A Lava fluirá uma distância total de 3 blocos a partir do bloco fonte (mais no Nether. Assim como a água, a lava fluirá linhas retas em direção à primeira depressão de terreno em quatro blocos. Itens que caiam na lava se desintegrarão. Apesar de alguns objetos queimarem instanteneamente, obsidiana levará alguns segundos.

A quantidade de dano foi reduzida a meio coração a menos por segundo dentro da lava, mais o dano decorrente do fogo. Lava não está mais presente no fundo dos mapas neste modo. Lava pode derreter gelo e neve, como tochas, mas uma área muito maior. Lava é luminosa e grande fluxos de lava podem ser vistos à grande distância no escuro.

A criação de obsidiana foi adicionada na versão Alpha v.1.0.6_03.

Na versão Beta, lava reage menos com fluxos horizontais de água. Fluxos ou piscinas de lava sem nascente virarão terra depois de certo tempo.

Desde a atualização do cliente 0.0.19a, em 20 de junho de 2009, a textura da lava se tornou animada.

A partir do Secret Friday Update 9, baldes de lava podem ser usados com combustíveis para fornalhas, para 100 unidades de derretimento; no entanto, o balde também será consumido no processo. Antes da atualização de 3 de dezembro, clicar com o botão direito numa fornalha, bancada de trabalho ou baú enquanto se segura um balde com lava deixaria você com uma nascente de lava em cima do item, mas agora apenas abre o inventário como abriria se você estivesse carregando qualquer outro item.[1].

Se você usar um balde de lava como combustível numa fornalha, ir para o Nether reiniciará a contagem dos usos, para que você possa usar mais 100 vezes.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • Lava só é chamada de lava quando encontrada na superfície, e é chamada de magma quando encontrada no subsolo, então a maior parte de 'lava' no Minecraft é na verdade magma.

Gallery[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]