Jogabilidade experimental

De Minecraft Wiki
A isenção de responsabilidade que aparece ao alternar a jogabilidade experimental em um mundo.

Jogabilidade experimental (pt-BR) ou gameplay experimental (pt-PT) é uma opção de jogo da Edição Bedrock. Ao ativá-lo, ele permite que o jogador teste alguns recursos inacabados ou em andamento mais cedo.

Ativando

A jogabilidade experimental é encontrada nas opções de mundo ao criar um mundo. Ativar a opção não desativa as conquistas, no entanto, essa função não pode ser desativada depois que o mundo é criado. Ativar em um mundo já existente cria uma cópia chamada "[EX] nome do mundo". O mundo original sem jogabilidade experimental ainda pode ser jogado, embora o progresso não seja transferido pelos dois mundos.

Recursos

O objetivo da jogabilidade experimental é para o jogador observar alguns recursos ainda não concluídos. A partir da Edição Bedrock 1.16.40, não há recursos escondidos na jogabilidade experimental. Esses são:

  • "Recursos complementares experimentais"
  • "Criação de biomas personalizados"
  • "Capacidades de Modding Adicionais"
  • "Caves and Cliffs"

A partir da Edição Bedrock beta 1.16.210.50, os seguintes recursos estão ativados pelo botão alternador de "Caves and Cliffs" na jogabilidade experimental:

Histórico

Edição Bedrock
1.4.0 beta 1.2.13.8 Adicionada a opção de jogabilidade experimental.
Ativar a opção de jogabilidade experimental dá ao jogador acesso aos seguintes recursos: madeira descascada, escadas e lajes de prismarinho, tridentes, afogado e novas animações de natação.
beta 1.2.20.1 Adicionadas conchas de náutilo, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
release Todos os recursos acima, exceto afogado e conchas de náutilo, não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.5.0 beta 1.5.0.0 Afogado e conchas de náutilo não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.7.0 beta 1.7.0.2 Adicionado o comando /scoreboard[inglês] e placares básicos, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.7.0.7 Os placares não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.8.0 beta 1.8.0.10 Adicionadas bestas e seus encantamentos, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.9.0 beta 1.9.0.0 Adicionados saqueadores e selva de bambus, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.9.0.2 Adicionados muitos novos blocos de bancadas de profissão, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.9.0.3 Adicionado mecanismo de script do Minecraft, disponível apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.10.0 beta 1.10.0.3 Adicionados composteiras, fogueiras, um novo bloco cortador de pedras, bagas doces, devastadores, vendedores ambulantes, postos de observação, novas estruturas de vilas, novos aldeões e aldeões zumbis, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
Bestas, saqueadores, lampiões e a função de script de entidade não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.11.0 beta 1.11.0.1 Adicionados capitães de invasões, invasões e os efeitos de status Mau Presságio e Herói da vila, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
Selvas de bambus não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.11.0.3 Bancadas de arco e flecha, bancadas de ferraria, bagas doces, devastadores, os novos aldeões, postos de observação, os novos aldeões zumbis e as novas vilas não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.11.0.4 Vendedores ambulantes não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
release Capitães de invasões, invasões e os efeitos de status Mau Presságio e Herói da vila não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.13.0 beta 1.13.0.1 Adicionados os modos de Salvamento e Carregamento para os geradores de estruturas, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.16.0 beta 1.16.0.51 Adicionados alvos, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.0.57 As funcionalidades de alvos, vazios estruturais e geradores de estruturas não estão mais disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
Adicionadas magnetitas, que estão disponíveis apenas por meio da jogabilidade experimental.
beta 1.16.0.63 A funcionalidade das magnetitas não está mais disponível apenas por meio da jogabilidade experimental.
1.16.100 beta 1.16.100.55 O botão alternador de jogabilidade experimental foi renovado.
Adicionados botões alternadores de "Complementos de biomas personalizados", "Complementos de script experimental", "Recursos Molang experimentais" e "Próxima atualização de jogabilidade".
beta 1.16.100.56 Adicionado botão alternador de "Recursos complementares experimentais".
beta 1.16.100.57 Adicionado botão alternador de "Capacidades de Modding Adicionais".
Alterado nome do botão alternador de "Complementos de biomas personalizados" para "Criação de biomas personalizados".
Removido botão alternador de "Próxima atualização de jogabilidade".
1.16.200 beta 1.16.200.52 Adicionado botão alternador de "Caves and Cliffs".
Adicionado cabra, chifre de cabra e pó de neve, que estão disponíveis apenas por trás da jogabilidade experimental.
release Removido botão alternador e recursos de "Caves and Cliffs" no lançamento.