Invasão

De Minecraft Wiki
Invasão
Raid bar.png
Raid.png
Lugar

Vilas

Itens largados

Veja § Saque

Hordas

See § Invasores

Uma invasão (em inglês, raid) é um evento do jogo que libera hordas de illagers que nascem nos arredores das vilas quando um jogador com o efeito de Mau presságio adentra no vilarejo.

Início[editar | editar código-fonte]

Uma invasão pode começar próximo a vilas (de qualquer bioma ou tamanho) com pelo menos uma cama e aldeão. Um jogador com efeito de Mau presságio irá provocar uma invasão. Esse efeito de status é obtido quando um jogador mata o capitão (o illager que carrega um estandarte em suas costas), que pode ser encontrado no posto de observação ou na patrulha.

Quanto mais capitães illagers o jogador matar, mais o efeito de Mau Presságio acumula, até atingir o Mau presságio VI "6" (que é o limite), fazendo com que os membros da invasão tenham a chance de ter ferramentas encantadas.

na Edição Java, Devastadores passam a serem gerados a partir da horda 2 (com uma chance de ter saqueadores, vingadores e invocadores montados em cima deles), bruxas começam a surgir a partir da horda 3, e Invocadores surgem na horda 5. O capitão de patrulha dá 1-5 níveis de Mau Presságio quando é morto na Edição Java. Matar um capitão do posto de observação sempre dá 1 nível do status negativo. Esses efeitos são acumulativos, para gerar invasões mais difíceis.

na Edição Bedrock, o efeito de mau presságio não acumula matando mais capitães. O número de hordas vária de acordo com a Dificuldade, sendo 3 no fácil, 5 no normal e 7 no difícil, exatamente como na Edição Java. Não há hordas extras. Vingadores aparecem a partir da horda 2, os devastadores surgem na horda 3, as bruxas começam na horda 4 e os invocadores aparecem na horda 5.

A invasão[editar | editar código-fonte]

Iniciando[editar | editar código-fonte]

Ao entrar em uma vila com o status "Mau Presságio", o efeito desaparece imediatamente e uma barra denominada "Invasão" aparece. Uma vez que a barra termina de carregar, sua carga diminui para cada monstro morto, mostrando o número de monstros ainda vivos quando há menos de três restantes. O som de um berrante soa no início de cada horda e durante a invasão, centrada em um illager ou bruxa, e os aldeões também tocam o sino da vila enquanto a barra está sendo carregada. Cada horda subsequente é maior, com mais Illagers (e bruxas) e mais tipos de Illagers.

Juntando-se[editar | editar código-fonte]

Na Edição Java, os Illagers que não forem gerados por um ataque, exceto as bruxas geradas naturalmente, podem se juntar a uma horda em um ataque e ser contados pelo chefe (por exemplo, se uma patrulha de illager aparecer perto do ataque). Ilusionistas também podem participar do ataque.

na Edição Bedrock, os Illagers não podem participar de Invasões. Se um novo ataque for acionado depois que todas as camas forem destruídas e, em seguida, substituídas, os illagers restantes não serão contados na nova barra de ataque.

Os capitães do posto de observação não são utilizados na Edição Bedrock.

  • Eles não surgirão durantes as invasões, porém seu código existe.

Capitães[editar | editar código-fonte]

Capitães do posto de observação não são utilizados nas invasões‌[Edição Bedrock apenas] Quando um capitão é morto durante a invasão na Edição Java, outros illagers no ataque tentam pegar a bandeira deixada pelo capitão anterior; o illager que recupera a bandeira se torna o capitão da nova horda da invasão. Um jogador não recebe o efeito Mau Presságio ao matar o capitão dentro de uma vila. O capitão é sempre um vingador, se possível. os capitães da invasão naturalmente gerados podem ser saqueadores na edição de bedrock

Invasores[editar | editar código-fonte]

Quando um ataque começa, o evento gera multidões de 0 a 1024 blocos de distância. A distância de renderização determina a distância real, ajustada mais perto se os blocos na distância de renderização não forem adequados para o surgimento, como lava ou blocos sólidos. As invasões podem surgir em qualquer bioma e em qualquer dimensão. As multidões geradas chegarão em grupos, horda após horda. Os seguintes grupos de monstros podem aparecer em cada horda.

Edição Java[editar | editar código-fonte]

O número de hordas depende da dificuldade, com uma horda adicional se o nível do Mau Presságio for maior que um. Existem 3 hordas na dificuldade Fácil, 5 na normal e 7 na difícil. Os monstros em cada horda seguem esta tabela:

Número de monstros em cada horda.
Monstros Horda 1 Horda 2 Horda 3 Horda 4 Horda 5 Horda 6 Horda 7
Saqueador [nota 1] 4-5 3-4 3-4 4-5 4-5 4-5 2-3
Vingador [nota 1] 0-1 2-3 0-1 1-2 4-5 2-3 5-6
Devastador 1
Bruxa [nota 2] 0-1 3 0-1 0-1 1-2
Invocador 1 1 2
Saqueador montado em devastador 1
Vingador montado em devastador 1
Invocador montado em devastador 1
  1. a b no modo Difícil, há a chance de surgir 1 Saqueador e/ou Vingador a mais.
  2. Bruxas não irão aparecer no modo 'fácil'.

Nas hordas 1-3, os vingadores empunham machados de madeira e nas hordas 4-5 empunham machados de pedra. Nas hordas 6 e 7, os vingadores empunham machados de ferro, como fazem nas mansões da floresta

Edição Bedrock[editar | editar código-fonte]

na Edição Bedrock, o número de hordas varia conforme a dificuldade (hordas extras não são contadas), independente do nível de Mau Presságio. No modo Fácil existem 3 hordas, 5 no Normal e 7 hordas no nível Difícil.

Número de monstros em cada horda.
Saqueadores 4 3 3 3 5
Vingadores 2 4 2 6
Devastadores 1 1
Bruxas 3 1
Invocadores 1 1 2
Saqueador montado em devastador 1 1
Invocador montado em devastador 1

Saque[editar | editar código-fonte]

Todos os monstros de uma invasão derrubam seus respectivos itens.

Itens largados especiais

O capitão da invasão derruba:

Na Edição Bedrock, saqueadores e vingadores que surgem de invasões, podem também dropar:

Além disso, no modo Fácil e Normal, possuem 65% de chance de drop, e 80% no modo Difícil, os seguintes itens:

Nota:

  • Equipamentos de ferro largados em invasões, tem 50% de chance de virem encantadas com um ou mais encantamentos aleatórios.
  • Equipamento de ferro largados em invasões estarão gravemente danificados.
  • Esses itens largados também são afetados pelo encantamento Saque.
  • Esmeralda é largada regulamente em invasões, mas também pode dropar como um item adicional.

Mau Presságio[editar | editar código-fonte]

Além de iniciar uma invasão, dependendo do nível de Mau Presságio do jogador de ativa-la, a invasão sofrerá algumas alterações. Quando o nível de Mau Presságio for maior do que um, uma horda extra é invocada, com a mesma força que a horda final. Quanto maior for o nível de Mau Presságio ao inciar a invasão, maior será a chance dos Illagers virem com armas e equipamentos encantados. Se a invasão for contida, os jogadores vitoriosos receberão o efeito Herói da Vila com o mesmo nível que o Mau Presságio da invasão.‌[Edição Java apenas]

Finalizando[editar | editar código-fonte]

Na Edição Java se a vila que está sendo sitiada por uma invasão deixar de ser caracterizada como uma Vila (ex: todos os aldeões forem mortos ou se todas as camas forem destruidas), a invasão é encerrada, a barra de status da invasão mostrará "Invasão - Derrota", e todos Illagers comemoram: os ivocadores e |vingadores erguem as mãos, os saqueadores começam a pular pra cima e pra baixo, e todos emitem "sons de celebração" acompanhados pelos |devastadores.

Se todos os Illagers forem mortos na horda final, qualquer jogador que tenha matado um illager da invasão, receberão o efeito Herói da Vila, os aldeões soltam |fogos de artifício e a barra de status da invasão mostrará "Invasão - Vitória".

na Edição Bedrock se todos os aldeões ou camas forem destruídas na invasão, todos os jogadores nas proximidades receberão novamente o efeito Mau Presságio. Invasões não serão consideradas 'encerradas' se houver pelo menos um bebê aldeão, pelo fato dos illagers não conseguirem ataca-los, nem destruir as camas.

Aldeões[editar | editar código-fonte]

Durante uma invasão, |aldeões apresentarão "particulas de suor". ‌[Edição Java apenas] Aldeões irão correr para suas casas da mesma forma quando está anoitecendo ou iniciando uma tempestade.

Bruxas[editar | editar código-fonte]

na Edição Java, bruxas participantes de uma invasão irão dar suporte para outros illagers derramando poções de regeneração ou por meio da cura. As bruxas também atacam os aldeões, e arremeção poções nocivas neles.

na Edição Bedrock, bruxas participantes de uma invasão não irão curar outros illagers, mas atacarão jogadores e golems de ferro.

Monstros[editar | editar código-fonte]

PillagerFace.png VindicatorFace.png EvokerFace.png VexFace.png WitchFace.png RavagerFace.png IllusionerFace.png
Saqueador Vingador Evocador Vex (Surgem através do Evocador) Bruxa Devastador Ilusionista (Não são gerados na invasão, porém, se existir um nas proximidades, ele se juntará a invasão)

Estruturas NBT[editar | editar código-fonte]

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Mate a besta!Derrote um Devastador.30GPrata
Estamos sendo atacados!Desencadear uma invasão de saqueador.Ande em uma vila com o efeito Mau presságio aplicado.20GBronze
Toque o alarme!Toque o sino com um inimigo hostil na vila.20GBronze
Eu tenho um mau pressentimento sobre issoMate um capitão saqueador20GBronze

Progressos[editar | editar código-fonte]

Advancement-plain-raw.png

Herói da vila
Defenda uma vila de uma invasãoExílio voluntárioadventure/hero_of_the_village

O progressominecraft:voluntary_exile será ativado quando uma invasão é iniciada; o progresso minecraft:hero_of_the_village será ativado quando a invasão terminar com a vitória dos jogadores.

Edição Java
1.1418w47aAdicionado invasões.
18w49aAgora existem duas hordas para cada nível de Mau Presságio.
Jogadores tem que terminar a horda atual, para que a próxima seja iniciada.
A barra de status do chefe da invasão começará a encher vagarosamente assim que invasão for inciada e para cada horda concluída.
18w50aCapitães da patrulha agora dão de 1–3 níveis de Mau Presságio quando forem mortos.Capitães de postos de observação dão apenas 1 nível.
Capitães agora podem surgir nos postos de observação.
Devastadores aparecem na horda 2, bruxas na horda 4 e invocadores na horda 5.
19w13aCapitães de Patrulha agora dão de 1-5 níveis de Mau Presságio quando mortos.
Jogadores ganharão o efeito Herói da Vila após completarem invasões.
Edição Bedrock
1.11.0beta 1.11.0.1Adicionado invasões, disponível apenas em jogos experimentais, não está utilizável no momento e a barra de status fica na cor da rosa.
beta 1.11.0.3Invasões podem ser ativadas por jogadores, tornando-as utilizáveis.
Durante invasões, será possível escutar o badalar dos sinos.
beta 1.11.0.4Jogadores ganharão o efeito Herói da Vila ao completar uma invasão.
beta 1.11.0.5Jogadores ganharão o efeito Mau Presságio se a vila perder o status de 'vila' durante uma invasão.
beta 1.11.0.7Uma mensagem será mostrada, caso a invasão expire depois que 2-3 dias tenham se passado no jogo.
A distância máxima em que illagers podem surgir a partir de uma vila foi aumentado de 52 para 1024 cubos.

Bugs[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Invasão" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Veja também[editar | editar código-fonte]