Heads-up display

De Minecraft Wiki
Para o recurso do Minecraft Dungeons, consulte MCD:Heads-up display.
O HUD visto no modo de sobrevivência.

O heads-up display (HUD) aparece na tela enquanto o jogador está no jogo. É sobreposto à visão do mundo do jogo.

Exibição

Todas as barras existentes no HUD. No sentido horário, começando da parte inferior esquerda: a barra de experiência, a barra de saúde, a barra de armadura, a barra de oxigênio e a barra de fome.

O HUD consiste nas barras de saúde, fome e experiência do usuário, o hotbar, bem como uma cruz que designa o bloco ou entidade atualmente focado se o jogador não estiver jogando em um dispositivo móvel e não tiver habilitado os controles divididos. A armadura a barra de condição aparece acima da barra de saúde se o jogador estiver usando armadura, e a barra de oxigênio é exibido acima da barra de fome se o jogador estiver debaixo d'água. Observe que as barras de saúde e armadura estão no canto superior esquerdo e as barras de fome e oxigênio estão no canto superior direito se o jogador estiver na edição Bedrock e tiver escolhido a UI do Pocket Edition.

No modo Criativo, as barras de saúde, fome, oxigênio, experiência e blindagem ficam ocultas.

O chat também faz parte do HUD, no canto inferior esquerdo‌[Edição Java apenas]/canto superior esquerdo‌[Edição Bedrock apenas], mostrando qualquer coisa falada recentemente ou comandos executados recentemente. Isso pode ser expandido com a tecla T.

Hotbar

O hotbar na Edição Java.
O hotbar na Edição Bedrock. O botão de inventário é visível ao usar a entrada de toque.

A hotbar é uma barra de seleção que aparece na parte inferior da tela. É onde o jogador armazena e seleciona os itens mais usados. Consiste nos nove slots inferiores do inventário do jogador. O item selecionado também é exibido no lado direito da tela, ou um punho vazio se o slot estiver vazio. Quando o jogador muda um item na mão pela roda do mouse ou pelas teclas 1-9, seu nome é mostrado acima do nível de experiência por um curto período de tempo. Este nome aparece em itálico.

Os jogadores podem empunhar duas vezes permitindo que um segundo item seja mostrado à esquerda (ou direita se a mão principal do jogador estiver definida como "esquerda"), junto com um slot hotbar adicional no mesmo lado. Tanto o slot quanto o item são mostrados apenas se contiver um item, que pode ser adicionado usando a GUI ou pressionando "trocar itens." Na Edição Java, ele mostra o slot off-hand com os itens equipados à esquerda da hotbar. Na Edição Bedrock, este não é o caso, embora o item ainda esteja equipado no slot sem mãos.

Na Edição Bedrock, o hotbar possui um botão adicional para o inventário. No entanto, isso está presente apenas em dispositivos móveis, como Android, iOS e Windows 10 (com touchscreen). Na Edição New Nintendo 3DS, o hotbar está localizado na tela de toque e é um pouco diferente.

Boneco de Papel

O boneco de papel é uma visão lateral do jogador exibida no canto superior esquerdo da tela. Mostra a skin do jogador e qualquer armadura usada. Se o jogador estiver andando, o boneco de papel mostra as pernas do jogador se movendo. Se o jogador estiver agachado, correr, nadar, ou voando com elytra, isso pode ser visto.

O boneco de papel pode ser ligado e desligado pressionando F8 no PC.

HUD em Bedrock

Botões direcionais na Edição Bedrock

Esses botões estão presentes apenas em versões móveis(Android e iOS) e servem para direcionar o jogador. Os jogadores podem agachar e voar/pular, nas opções e indo em "Toque", é possível alterar as opções de agachar e voar.

Mira

A mira é uma pequena cruz no meio da tela. Mostra o ponto objetivo da ferramenta ou do item que está sendo segurado. A mira inverte as cores da área em que está, o que pode resultar em uma mira quase invisível se a área for cinza médio. Então não é mostrada se o jogador estiver jogando em um dispositivo móvel e tiver desativado os controles divididos.

Nota: No PlayStation 4 (Bedrock), a mira é totalmente branca.

Se a opção para o indicador de ataque estiver definida para o modo "Mira", o tempo de espera da arma é indicado por um ícone de espada perto da mira que preenche, representando o progresso de tempo de espera. Este ícone da espada desaparece quando a arma fica totalmente no cooldown, Neste modo, se uma arma totalmente no cooldown e estiver sendo segurada e um mob ou jogador estiver ao alcance, o ícone da espada e um sinal de mais adicional (+) e este indicador é mostrado abaixo da mira, indicando que a arma está ao alcance para acertar um golpe de dano total.‌[Edição Java apenas]

Efeitos

Todos os efeitos de status que o player possui atualmente são mostrados no canto superior direito da tela. Os efeitos de status que acabam mais cedo aparecem mais à esquerda, e os efeitos de status que estão prestes a acabar começam a piscar. Além disso, os efeitos de status positivos são mostrados na parte superior e outros efeitos (neutros ou negativos) são mostrados na parte inferior. Os efeitos de farol têm um contorno azul (em vez de cinza), e os efeitos de status com partículas ocultas não são indicados no HUD.

Montado em criaturas

♥♥♥♥♥♥♥
Uma barra de saúde da criatura
A barra de salto de cavalo vazia.
A barra de salto de cavalo completa.

Ao montar um cavalo, lhama, porco, ou strider, a barra de fome é substituída pela saúde do mob, que usa uma textura de coração ligeiramente diferente da barra de saúde do jogador. Além disso, ao montar um cavalo ou lhama, a barra de experiência é substituída pela barra de salto de cavalo / lhama.

Opções

No menu Opções, a escala da GUI altera o tamanho do HUD e da GUI entre "grande" (3), "normal" (2) e "pequeno" (1). O padrão, "auto", muda o tamanho do HUD e da GUI dependendo do tamanho da janela do jogo.‌[Edição Java apenas]

Existe uma opção para ocultar o HUD. Se o jogador estiver usando os controles do teclado, isso também pode ser feito com a tecla F1. Na Edição Bedrock, a opção "Ocultar HUD" alterna a barra de atalho, mira e, se estiver usando controles de toque, botões. A mão, boneco de papel, e as coordenadas são separadas das opções.

Os jogadores podem alternar o HUD, o efeito de vinheta em gráficos bonitos, a visualização de uma abóbora e a hitbox do bloco pressionando a tecla F1. [mais informações necessárias]

O HUD também contém a tela de depuração,‌[Edição Java apenas] que pode ser mostrado ou escondido usando F3. Pressionando ⇧ Shift + F3 adiciona o gráfico de pizza adicional que mostra a alocação de recursos. Pressionando Alt + F3 mostra o gráfico FPS e TPS.

O jogador pode escolher se quer usar a mão direita ou esquerda.‌[Edição Java apenas] Essa configuração também move o slot de mão secundária para o lado oposto.

Minecraft China

O HUD em Minecraft China.

No Minecraft China, há "2 botões" que pode ser visto no topo da tela. Há também um botão que permite ao jogador tirar uma captura de tela ou trocar a câmera e alterar as configurações de voz.

À direita da tela, pode ser visto um botão que é usado para bloquear caminhada, corrida ou fuga furtiva. Pode ser útil em algumas situações.

Vídeo

Histórico

O HUD (com a posição original da barra armadura), como apareceu antes da Adventure Update.
A contagem de flechas costumava estar à direita do saúde do jogador, antes de Indev.
Edição Java Classic
0.0.1a Adicionado um número de versão no canto superior esquerdo.
0.0.19a Adicionado hotbar.
0.24_SURVIVAL_TEST Adicionada barra de saúde e contagem de setas ao lado dela.
Adicionada barra de oxigênio, que aparece debaixo d'água.
Edição Java Indev
20100122Contador de flechas removido.
20100218 Adicionada barra de armadura. Ele apareceu ao lado da barra de saúde quando usado qualquer armadura.
Edição Java Beta
1.6.5 O número da versão no canto superior esquerdo agora é exibido apenas na tela de depuração.
1.8 Pre-release O número da versão é exibido mesmo se não estiver na tela de depuração.
Adicionada barra de fome.
A barra de armadura agora está posicionada acima da barra de fome.
Adicionada barra de experiência.
Edição Java
1.0.0 Beta 1.9 Prerelease Adicionado número de nível à barra de experiência.
release O número da versão no canto superior esquerdo é exibido apenas na tela de depuração novamente.
1.4.6 12w50a Ao alternar itens na hotbar, seu nome é mostrado no HUD.
1.6.1 13w16a Quando o jogador monta um cavalo, sua saúde é mostrada no HUD. Em vez disso, a barra de fome desaparece durante o passeio e a barra de experiência é substituída pela barra de salto.
1.9 15w31a Quando um item ou bloco é segurado pela mão inábil, um slot aparece à esquerda da hotbar (à direita para canhotos)
Quando um status de efeito está ativo no reprodutor, ele aparece no canto superior direito da tela. Ele pisca quando está prestes a acabar.
O jogador agora pode alterar se sua mão principal é a direita ou esquerda.
A mira não aparece mais na visualização em 3ª pessoa.
Edição Pocket Alpha
0.2.0 Added health and oxygen bars.
0.5.0 HUD bars moved from above the hotbar to the top left of the screen
Name of items appear over hotbar when selected.
0.6.0 Armor bar added along with armor
0.7.0 Added option to edit D-pad size
Added option to hide GUI
Added Chat Screen button on HUD
0.8.0 build 2 The hotbar is now transparent.
0.9.0 build 1 Added an interaction button that appears when placing finger/crosshair over certain entities for actions other than placing, mining and hitting.
0.11.0 build 6 Positions of items in the hotbar can now be swapped.
0.12.1 build 1 Added hunger and experience bars.
build 3 The hotbar now has 9 slots instead of 7.
0.14.0 ?Changed texture of inventory button.
Edição Pocket
1.1.0 alpha 1.1.0.0 The HUD can now be set to display the same way as it does in the Java and Legacy Console Editions, when "Classic UI" is toggled on.
Edição Bedrock
1.2.0 beta 1.2.0.2 Added a Hide Hand option and replaced Hide GUI with Hide HUD.
Added paper doll.
1.2.1 The crosshair no longer appears in 3rd person view.
Edição de Console Legado
TU6 CU1 1.0 Patch 1 1.0.1 Added option to disable HUD and appearance of player hand in graphics settings.
Added paper doll.
TU9 Added HUD size options for both splitscreen and full-screen modes. Individual splitscreen users can have their own settings for HUD.
TU53 CU43 1.49 Patch 23 1.0.3 When an item is held in the off hand, a slot appears on the left of the hotbar (on the right for left-handers).

Trivia

  • A mão do jogador não desaparece no modo de primeira pessoa após a morte.[1]
  • Na Edição Bedrock, a hotbar não está perfeitamente alinhada com o centro da tela.[2]

Referências

  1. MC-88781 – "Mão visível na tela de morte após o desaparecimento da entidade do jogador "resolvido como não consertado"
  2. MCPE-46975 – "Hotbar sem 1 pixel"

Mãos 1.8

Até a versão 1.8 do Minecraft,o jogador só tem uma mão[com excessão de mods] que é usada para segurar itens,quebrar e colocar blocos,comer e outras ações do jogo.

Mãos 1.9

Na versão 1.9 estão adicionando 2 mãos,assim,o jogador pode segurar dois itens ao mesmo tempo como uma espada e um escudo ou uma picareta e uma tocha por exemplo.A segunda mão só aparece apertando no botão F.Se você segurar duas espadas ao mesmo tempo não poderá atacar com as duas.