Gato

De Minecraft Wiki

Gatos são mobs passivos domáveis, a partir da atualização Village e Pillager, foi separado gatos de Jaguatiricas.

Geração[editar | editar código-fonte]

Aldeias[editar | editar código-fonte]

Os gatos aparecem nas aldeias desde que haja pelo menos um aldeão e quatro camas válidas. Um gato aparece para cada quatro camas válidas, com um máximo de 10 gatos.

Cabana do pântano[editar | editar código-fonte]

Um gato preto pode aparecer junto com uma bruxa dentro das cabanas do pântano. Este gato nunca desaparece. Além disso, todos os gatos que aparecem dentro ou perto das cabanas do pântano são sempre gatos pretos (de Spawn Eggs , comandos não especificados e até reprodução).

Bedrock Edition[editar | editar código-fonte]

Durante a lua cheia, 50% dos gatos nascem pretos. Nas aldeias, 25% dos gatos nascem filhotes.

Drops[editar | editar código-fonte]

Após a morte, os gatos podem dropar:

0-2 Linha

1-3 Orbes de experiência quando morto por um jogador ou lobo domesticado.

Como outros filhotes, matar um gatinho não gera itens ou experiência .

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Os gatos são imunes a dano por quedas , mas ainda evitam cair de penhascos altos o suficiente para causar esse tipo de dano.

Os gatos ainda podem ver jogadores, mesmo com o efeito de Invisibilidade .

Com exceção de uma taxa de movimento mais rápida, os filhotes obedecem ao mesmo comportamento dos adultos.

Na edição Java , os gatos sibilam com fantasmas que estão perseguindo um jogador.

Creepers e fantasmas evitam gatos, mesmo enquanto perseguem um jogador , mantendo uma distância de 6 e 16 quarteirões de distância, respectivamente, de qualquer gato. No entanto, um Creeper que iniciou sua detonação não fugirá, a menos que o jogador deixe seu raio de explosão.

Gatos adultos nadam na água e sobrevivem indefinidamente. Filhotes na água eventualmente morrem de afogamento se não forem resgatados.

Cura[editar | editar código-fonte]

Alimentar um gato domesticado machucado com um bacalhau cru ou salmão restaura sua saúde em 2 ♥. Ao contrário dos lobos domesticados, você não pode saber quanta saúde um gato domesticado tem ao verificar sua cauda.

Procriação[editar | editar código-fonte]

Quando os gatos domesticados são alimentados com um bacalhau ou salmão cru, eles entram no modo de amor. A procriação gera um filhote, e os pais não podem se reproduzir novamente por cinco minutos. O filhote tem a coloração de um dos pais. É impossível procriar enquanto os dois gatos estiverem sentados, mas um gato móvel pode procriar com um gato sentado, nesse caso, o dono do gato móvel também é dono do filhote.

O crescimento de filhotes pode ser acelerado lentamente usando peixe cru. Cada peixe reduz o tempo de crescimento restante em 10%.