Fortuna

De Minecraft Wiki
Fortuna
Nível máximo

III

Itens principais

Itens secundários

Nenhum

Peso de encantamento

2

Incompatível com

Toque Suave

ID
fortune
ID numérico

18

Fortuna é um encantamento aplicado às ferramentas de mineração e escavação para aumentar o drop de itens específicos.

Para Carvão, Diamante, Esmeralda, Quartzo do Nether e Lápis-Lazúli, a Fortuna I oferece uma chance de 33% de multiplicar o drop por 2 (aumento médio de 33%), a Fortuna II oferece a chance de multiplicar os drops por 2 ou 3 (25% de chance cada , com média de aumento de 75%), e Fortuna III oferece uma chance de multiplicar os drops por 2, 3 ou 4 (chance de 20% cada, com média de aumento de 120%). 1 drop tem um peso de 2 e cada número de drop extras tem um peso de 1.

Drop de minérios
Drop Sem Fortuna Fortuna I Fortuna II Fortuna III
Carvão, Diamante, Esmeralda,

Quartzo do Nether or Lápis-Lazúli

1x 66% 1x

33% 2x

(Média. +33%)

50% 1x

25% 2x

25% 3x

(Média. +75%)

40% 1x

20% 2x

20% 3x

20% 4x

(Média. +120%)

Para Redstone, Cenoura, Pedra Luminosa, Lanterna do mar, Melancia, Fungo do Nether, Batatas, Beterrabas (apenas sementes) e Trigo (apenas sementes), cada nível aumenta o drop no máximo em +1 (máximo de 4 para pedra luminosa, 5 para lanterna do mar e 9 para fatias de melancia ).

Para grama alta , cada nível aumenta a queda máxima em +2.

A fortuna aumenta a probabilidade de pederneira cair do cascalho e mudas caírem das folhas e maçãs caírem do carvalho e das folhas escuras.

Sílex 10% 14% 25% 100%
Muda de Árvore da Selva.png Muda de Árvore da Selva 2.5% 2.78% 3.125% 4.17%
Muda 5% 6.25% 8.33% 10%
Maçã 0.5% 0.556% 0.625% 0.833%

Altos níveis de fortuna inatingíveis na sobrevivência fazem com que blocos não deixem cair nada.

Incompatibilidades[editar | editar código-fonte]

Toque Suave e Fortune são mutuamente exclusivos. Se forem utilizados comandos para aplicar o toque suave e o Fortune a um item, o encantamento do toque suave terá precedência sobre o encantamento da Fortune nos blocos afetados por ambos.