Você pode seguir a nossa conta no Twitter onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki

Formatos de versão

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Cada fase de edição e desenvolvimento do Minecraft usa um sistema de versão diferente.

Edição Java[editar | editar código-fonte]

Pre-Classic[editar | editar código-fonte]

Durante pre-Classic, as versões não foram numeradas e, em vez disso, rotuladas com as iniciais do jogo, seguidas pelo dia do mês, hora e minuto em que a versão foi lançada. Por exemplo, rd-160052 foi lançado em 16 maio as 00:52 (12:52 na Suécia). O nome temporário RubyDung (rd) foi usado nessas versões; RubyDung foi um jogo que Notch já trabalhou anteriormente.

Classic[editar | editar código-fonte]

Durante a mc-161648, o usuário fartron solicitou que o Notch adicione uma contagem de compilação,[1] que foi adicionado na próxima versão, 0.0.2a. Isso iniciou a fase do que agora é chamado Classic, e as versões foram rotuladas usando três números seguidos pelo último "a" e os patches de correção de erros foram indicados por um sublinhado seguido por um número de revisão (por exemplo, 0.0.18a_02 é o segundo pacote de correção de erro para 0.0.18a). O "a" significa "alpha", que é o que essa fase de desenvolvimento foi originalmente chamada.[2] Durante a versão Classic 0.0.23a_01, Notch anunciou que iria mudar o sistema de versões, removendo um dos zeros e o "a".[3] Isso coincidiu com o desenvolvimento de Survival Test, portanto, versões durante esse período foram anexadas à palavra "SURVIVAL TEST" (que às vezes continha sublinhados, como na versão 0.24_SURVIVAL_TEST). Depois da 0.27 SURVIVAL TEST, a fase de survival testing foi concluída e o formato da versão agora tinha apenas dois números (o primeiro era zero) seguido por um patch opcional para correção de erros (por exemplo, 0.28_01).

Indev e Infdev[editar | editar código-fonte]

Durante o Indev, o número da versão permaneceu em 0,31 para muitas versões. No meio do desenvolvimento do Indev, o Notch alterou o número da versão de "0,31" para apenas "Minecraft Indev" ("Indev" é uma palavra-valise de "em desenvolvimento"). Quando o Infdev começou, a versão foi alterada para "Minecraft Infdev" ("Infdev" é uma palavra-valise de "desenvolvimento infinito", como Notch acrescentou infinita geração mundial).

Alpha[editar | editar código-fonte]

Os números de versão foram adicionados novamente durante Alpha a partir da versão v1.0.1. O formato da versão agora era um "v" seguido de três números na fase de pedidos, maior, menor. Minecraft estava agora em um estado completo, pois havia deixado os estágios de "desenvolvimento" de Indev e Infdev e, como tal, o contador de "fase" foi alterado para "1". Um patch opcional de correção de erros sublinhado também foi usado nesta fase de desenvolvimento. Por exemplo, Alpha v1.2.3_02 é o segundo pacote de correção de erro ("_02") da terceira revisão menor (".3") da segunda versão principal (".2") do Alpha.

Beta[editar | editar código-fonte]

Beta redefiniu o número da versão para 1.0 após Alpha v1.2.6, agora, os números de versão beta e beta tinham apenas dois números seguidos por um patch de correção de erros sublinhado opcional (por exemplo, Beta 1.1_01 foi lançado para corrigir um grande erro no Beta 1.1). Esse formato ficou inconsistente posteriormente no estágio beta de desenvolvimento: por exemplo, Beta 1.7 foi seguido por Beta 1.7_01 que foi seguido por Beta 1.7.2. A Beta também começou a lançar versões de pré-visualização dos principais lançamentos na forma de "pre-releases". Esses pre-releases assumiram a forma do número da versão principal, seguido pela palavra "Pre-release" e um número de revisão. Por exemplo, Beta 1.8 Pre-release 2 foi o segundo pre-release de Beta 1.8. Pre-releases para a release 1.0.0, que foi então chamado Beta 1.9, omitiu o hífen da palavra "Pre-release".

Lançamento[editar | editar código-fonte]

A versão completa da Edição Java, então conhecido como apenas Minecraft, redefiniu o número da versão para 1.0.0. Esta versão é a única versão de lançamento a não omitir o ".0 final" para um release principal (como na versão 1.1).

Após o lançamento completo do Minecraft, versões de desenvolvimento público chamadas "snapshots" foram publicados na maioria das semanas, mostrando o desenvolvimento dessa versão no momento. Snapshots usam um formato muito diferente de outros lançamentos: o formato é o ano de dois dígitos, seguido pela letra "w", a semana de dois dígitos do ano e, em seguida, uma letra de revisão para a quantidade de snapshots lançado nessa semana. Por exemplo, 18w10d foi o quarto snapshot ("d") lançado na 10 terceira w(semana) de 2018.

Versões de Pre-release entre 1.2.1 e 1.7.4 assumiu a forma de versões completas, que aumentaram o número da versão secundária para uma nova versão. Por exemplo, 1.7 foi um pre-release para 1.7.2. Da 1.7.6 até 1.13.2, pre-releases foram nomeados como homólogos de lançamento completo, seguidos por "-pre" e um contador de revisões. Por exemplo, 1.12-pre7 é o sétimo pre-release de 1.12. Da 1.14, a palavra "pre-release" foi escrito por extenso: 1.14 Pre-Release 3 foi o terceiro pre-release da 1.14.

Edição Bedrock[editar | editar código-fonte]

Alpha[editar | editar código-fonte]

Originalmente legendado como Edição Pocket, as versões nessa fase de desenvolvimento assumiram a forma de um "v" seguido de três números: fase, maior e menor, seguidos pela palavra "alpha". O número da fase durante o Alpha foi 0 e os números principais e secundários aumentaram a cada release (quando o número da versão principal foi aumentado, a versão secundária foi redefinida para 0). As compilações de desenvolvimento nesta fase foram rotuladas como sua versão pai, seguida por "build" e o contador de build. Por exemplo, v0.14.0 alpha build 1 foi a primeira compilação para a versão Alpha 0.14.0.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

As versões de lançamento mantinham o mesmo formato que em Alpha, mas aumentaram o número da fase para 1. As versões de desenvolvimento neste momento eram conhecidas como versões "alpha" (não confunda com a fase de desenvolvimento chamada "alpha") e tomou a forma da palavra "alpha" seguida de um número de versão de quatro dígitos (major.minor.patch.revision[4]). Os três primeiros dígitos são a versão pai (alpha 1.0.0.1 foi uma construção de desenvolvimento para 1.0.0) foi uma compilação de desenvolvimento e o quarto número é a revisão de compilação, que não é necessariamente incrementada em 1 a cada versão.

Na 1.2.0, a "Edição Pocket' " foi descartado e as versões de desenvolvimento foram renomeadas de "alpha" para "beta"; o formato do número da versão não foi alterado (por exemplo, beta 1.8.0.8 foi uma construção de desenvolvimento para a 1.8.0.

Edição de Console Legado[editar | editar código-fonte]

As muitas versões diferentes de console usam formatos de versão totalmente diferentes. Versões do Xbox 360 Edition "atualizações de títulos" usadas: as letras "TU" seguidas de um número. Atuaçizações do Xbox One Edition foram chamados de "atualizações de conteúdo" e usam o mesmo formato do Xbox 360, mas com as letras "CU" em vez de "TU". Conforme exigido pelo software PlayStation, o PlayStation Editions usava um número de versão decimal de três dígitos (um número inteiro seguido de um número de dois dígitos de 00 a 99, iniciando de 1,00; a versão 1.99 deve ser seguida de 2,00), que às vezes pode pular números. Versões do Wii U Edition são conhecidos como "Pacotes" e usam a palavra "Patch" seguida de um número. Versões do Nintendo Switch Edition usou um número de versão completo de três dígitos a partir de 1.0.1, mas apenas incrementou a versão secundária a cada lançamento.

Outras edições[editar | editar código-fonte]

Outras edições do Minecraft não usam formatos consistentes de versão.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "TigIRC logs" (archived) – Archive.org, May 16, 2009, UTC–4. "(12:49:34) fartron: put in a build count or something so i can tell if it loaded the new one
    (12:49:56) notch: good idea. I'll add from the next version and up. =)"
    .
  2. "Minecraft (alpha)" by Notch. TigSource, May 17, 2009.
  3. Changing the version systemThe Word of Notch, July 15, 2009
  4. Como afirmado em options.txt.