Experiência

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Esfera de experiência
Experience Orb Value -32768-2.pngExperience Orb Value 3-6.pngExperience Orb Value 7-16.pngExperience Orb Value 17-36.pngExperience Orb Value 37-72.pngExperience Orb Value 73-148.pngExperience Orb Value 149-306.pngExperience Orb Value 307-616.pngExperience Orb Value 617-1236.pngExperience Orb Value 1237-2476.pngExperience Orb Value 2477-32767.png
Tamanho

Altura: 0,5 Blocos
Largura: 0,5 Blocos

ID interno

EJ: nenhum

Split-arrows.svg
Foi sugerido que essa página ser dividida nomeado Experiência e Esfera de experiência. [discuss]
Motivo: Esta página parece bastante volumosa e combina várias informações não relacionadas sobre a experiência e a entidade da esfera de experiência.
Barra de XP visível acima da barra rápida.

Experiência(EXP ou XP abreviada) pode ser obtida reunindo esferas de experiência da mineração, derrotando criaturas e jogadores, reproduzindo, comércio, pescando, completando progressos, e usando rebolos e fornalhas. A experiência adquirida durante a vida de um jogador afeta a pontuação do jogador na tela de fim de jogo, Embora não tenha efeito direto no personagem do jogador, ela pode ser usada para aprimorar seu equipamento através de encantamentos, ou usando uma bigorna reparar, renomear ou combinar encantamentos em equipamentos.

Fontes[editar | editar código-fonte]

É possível obter experiência de várias fontes diferentes:

  • De matar a maioria das criaturas, que jogam esferas de experiência junto com outros itens.
    • Uma criatura não perde experiência, a menos que morra dentro de cinco segundos (100 tiques do jogo) de um ataque registrado como acerto do jogador (incluindo lobos domesticados e dinamite). Isso permite obter experiência de, por exemplo, derrubar um monstro de um penhasco (buscar as esferas pode ser outra questão). O jogador também pode tentar "reivindicar" um monstro em chamas batendo ou atirando nele uma vez — mesmo que o golpe não o mate, se o fogo acabar em 5 segundos, ele derruba XP.
    • Mortes de homens-porcos zumbis hostis sempre se registra como morto pelo jogador que está mirando, independentemente de esse jogador ter tocado aquele homem-porco zumbi.[1]
    • Criaturas mortas por dinamite ativada por um jogador usando pederneira largam XP como de costume; no entanto, criaturas mortas por dinamite que foram ativadas por fogo, redstone, ou uma explosão que não foi ativada pelo jogador não largam nenhuma experiência.
    • Criaturas largam um número aleatório de esferas, e as esferas podem ter valores diferentes. No entanto, o valor total sempre permanece dentro dos valores abaixo, independentemente da dificuldade em definir.
    • Criaturas hostis dão mais experiência que passivas. Animais bebês, morcegos, golens, e aldeões não dão nenhuma experiência. O dragão ender dá esferas totalizando 12.000 XP na primeira vez que um jogador mata-o – 12 vezes mais do que qualquer outra coisa no jogo – e 500 XP nas próximas vezes.
      • Algumas criaturas hostis geram com armas, ou podem gerar com armas e/ou armadura. Essas criaturas dão 1 a 3 pontos extras (aleatoriamente) por peça de equipamento que eles geraram. Equipamentos apanhados após a geração não contam.
    • Minerar (destruir) um bloco gerador dá 15–43 pontos de experiência como esferas.
  • De minerar qualquer minério que larga um recurso, em vez de minério. As eferas são produzidos junto com o(s) item(ns) mineral(is). Se uma picareta com toque suave for usada para extrair o bloco de minério, a experiência não será largada, mas o bloco poderá ser posteriormente colocado e extraído normalmente para liberar o mineral e a experiência.
    • O minério ainda produz esferas se destruído por uma explosão, causada ou não pela dinamite ativada pelo jogador.
  • De fundir qualquer um dos vários itens.
    • A fundição de qualquer minério produz alguma experiência, mas normalmente apenas ferro e ouro valem a pena. Para todos os outros minérios, minerá-los é melhor.
    • Quantidades moderadas são obtidas pela fundição/cozimento de outros materiais: comida, bolas ou blocos de argila, cacto, toras de madeira, areia ou pedregulho, com cacto dando o máximo.
    • O material fundido deve ser retirado da fornalha pela janela da GUI. Se o jogador usar um funil para descarregar o forno, é possível recuperar toda a experiência produzida pela fornalha, fundindo um item extra e retirando-o da GUI. Despejar o conteúdo quebrando a fornalha destrói a experiência.
  • De reprodução de animais, que produz esferas onde os pais estão, junto com o filhote. Quebrar ovos não dá experiência.
  • De pescaria. A experiência é concedida imediatamente após a retirada do peixe, mesmo que o próprio peixe não seja recolhido.
  • De comércio com aldeões.
  • Um frasco de experiência libera esferas quando quebrado.
  • Do comando /experience.
  • De itens desencantados em um rebolo.

A coleta de pontos de experiência das esferas de experiência aumenta o nível de experiência do jogador, preenchendo gradualmente uma barra na parte inferior da tela até que um novo nível seja alcançado quando a barra estiver cheia. Quando os jogadores morrem, eles largam esferas de experiência no valor de 7 * nível atual pontos de experiência, até um máximo de 100 pontos (suficiente para atingir o nível 7), e toda a outra experiência desaparece. Se a gamerule keepInventory está definida para true, a experiência é mantida mesmo que o jogador morra.

Esferas de experiência[editar | editar código-fonte]

Esferas de experiências mudam entre as cores verde e amarelo e flutuam ou deslizam em direção ao jogador até uma distância de 6 blocos, acelerando à medida que se aproximam do jogador. Esferas de experiência puxadas em direção a um jogador são retardadas por teias de aranha. Esferas de experiência também podem ser puxadas em torno ou para longe do jogador por correntes de água corrente.

Quando coletadas, esferas de experiências emitem um som parecido com o de um sino de Natal por uma fração de segundo. Ao contrário dos recursos, os pontos de experiência são adquiridos gradualmente: não importa quantas esferas estejam no alcance do jogador, elas serão adicionadas à experiência do jogador uma de cada vez (cerca de 10 esferas/segundo). Em casos extremos, isso pode resultar no jogador sendo seguido por um enxame de esferas por muitos segundos. Se uma esfera de experiência não for coletada dentro de 5 minutos após seu aparecimento, ela desaparecerá.

Esferas de experiência variam em valor. O valor geral de uma esfera é refletido por seu tamanho, com onze tamanhos possíveis correspondentes a valores específicos. Os três tamanhos menores são os mais comuns, pois a maioria da experiência largada por criaturas e blocos é inferior a dez. Esferas de experiência densas, a partir dos valores 17 e acima, têm "olhos" ou "núcleos" laranja e são menos frequentemente encontradas, mais comumente ao derrotar o dragão ender, wither e outros jogadores, objetos desencantados em um rebolo, quebrando geradores, e coletando itens de alto tráfego em fornalhas (atualmente a única maneira de obter esferas de tamanho 11 no modo sobrevivência). Ao contrário dos itens largados, as esferas de experiência não se fundem em esferas com maior valor quando estão próximas umas das outras.

Esfera Valor mínimo Valor máximo
-32768 2
3 6
7 16
17 36
37 72
73 148
149 306
307 616
617 1236
1237 2476
2477 32767

Esferas geradas naturalmente sempre têm um valor inteiro de 1 – 11, 17, 37, 73, 149, 307, 617, 1237 ou 2477. Pesca, reprodução e comercialização largam uma única esfera com um valor aleatório no intervalo apropriado. Quebrar blocos, matar monstros e jogadores, fundir itens e garrafas de encantamento calculam a quantidade total de experiência e depois a dividem em valores de 1, 3, 7, 17, 37, 73, 149, 307, 617, 1237 e 2477. Os valores mais altos são escolhidos primeiro, portanto, por exemplo, um valor total de 1000 seria descartado como esferas com os valores 617, 307, 73 e três 1. Observe que, enquanto o primeiro Dragão Ender em um mundo perde 12.000 experiências, elas são largadas em 10 ondas de 1000 e uma em 2000, portanto, nenhuma esfera de valor 2477 é largada. Tais esferas só podem existir no mundo através de fornalha que tiveram muito tráfego.

Esferas com valores negativos podem ser criadas usando o método o comando /summon, usando valores abaixo de 0 ou acima de 32767 devido ao estouro de número inteiro de 16 bits. Eles têm o menor sprite de esfera de experiência. Embora coletá-las não afete a barra de experiência do jogador, elas podem aumentar a durabilidade de uma ferramenta encantada com Remendo, desde que a ferramenta já esteja danificada antes da coleta das esferas.[2]

Como itens, esferas de experiência flutuam quando na água.‌[Edição Java apenas] Esferas de experiência podem ser destruídas por fogo, lava, explosões e cactos, e podem acionar placas de pressão e arames de armadilha. Esferas de experiência também podem parar carrinhos de mina.

Na Edição Bedrock, embora drops de criatura gerem no instante em que o golpe final é dado à criatura, esferas de experiência não aparecem até que a entidade da criatura desapareça e a fumaça apareça.

Na Edição Java, esferas de experiência aparecem na mesma localização espacial e temporal que o saque quando uma entidade é morta.

Quantidades de experiência por fonte[editar | editar código-fonte]

Fonte Experiência
Animais
Abelha, Gato, Galinha, Bacalhau (incluindo Salmão, Baiacu e todos os Peixes tropicais),
Vaca, Raposa,
Cavalo (incluindo Burro, Mula, Cavalo-esqueleto, e Cavalo-zumbi),
Lhama (incluindo a lhama do vendedor ambulante),
Coguvaca, Jaguatirica, Panda, Papagaio, Porco, Urso polar, Coelho, Ovelha, Lula, Golfinho, Tartaruga, Lobo, Lavagante[EB apenas][nota 1]
1–3
Lavagante[EJ apenas] 1–2
Morcego, todos os animais filhotes exceto hoglins[EJ apenas] 0
Golens
Golem de ferro, Golem de neve 0
Monstros
Aranha das cavernas, Creeper, Afogado, Enderman, Ghast, Hoglin, Zumbi-múmia, Ilusionista, Phantom, Piglin, Saqueador, Shulker, Traça, Esqueleto, Aranha, Esqueleto-errante, Vex, Vingador, Bruxa, Esqueleto wither, Zumbi, Zoglin, Homem-porco-zumbi 5 + 1–3 (por equipamento)
Endermite 3
Slime e Cubo de magma grande[nota 2] 4
Slime e Cubo de magma médio[nota 2] 2
Slime e Cubo de magma pequeno 1
Zumbi-múmia bebê, Afogado bebê, Zumbi bebê, Homem-porco-zumbi bebê, Aldeão zumbi bebê 12 + 1–3 (por equipamento)
Jóquei de aranha[nota 3] 5 (esqueleto) + 1–3 (por equipamento) + 5 (aranha)
Jóquei de galinha[nota 3] 12 (zumbi) + 1–3 (por equipamento) + 10 (galinha)
Blaze, Invocador, Guardião-mestre[nota 4], Guardião 10
Devastador 20
PCs e NPCs
Jogador 7 por nível, até 100
Agente, NPC, Aldeão, Vendedor ambulante 0
Chefes
Dragão Ender 12.000 (500 se regerado com cristais do end)
Wither 50
Blocos de mineração
Minério de carvão 0–2
Minério de diamante, Minério de esmeralda 3–7
Minério de lápis-lazúli, Minério de quartzo do Nether 2–5
Minério de redstone 1–5
Gerador 15–43
Fundição/Cozimento
Detritos ancestrais 2
Cacto[Edição Java apenas], Minério de diamante, Minério de esmeralda, Minério de ouro 1
Minério de ferro, Minério de redstone 0,7 [nota 5]
Argila, Batata, Bife cru, Frango cru, Bacalhau cru,
Carneiro cru, Costeleta de porco crua, Coelho cru, Salmão cru
0,35 [nota 5]
Bola de argila 0,3 [nota 5]
Minério de lápis-lazúli, Minério de quartzo do Nether, Cacto[Edição Bedrock apenas] 0,2 [nota 5]
Esponja úmida, Madeira 0,15 [nota 5]
Fruta do coro, Minério de carvão, Pedregulho, Pedra
Terracota tingida, Netherrack, Areia, Tijolos de pedra
Espadas de ferro e ouro, Ferramentas de ferro, Ferramentas de ouro,
Armadura de ferro, Armadura de ouro, Armadura de malha
Armadura de ferro ou ouro para cavalo, Alga
0,1 [nota 5]
Completando progressos desafio‌[Edição Java apenas]

Um gatálogo completo, Ótima vista daqui de cima, Recepção calorosa, Duelo de atiradores

50
Dois coelhos com uma flechada só 65
Tiro certeiro 85
Uma dieta equilibrada, Mistura explosiva, Illager Banner.png Herói da vila, Sem piedade,
Dedicação exclusiva, Bolha subespacial, De dois em dois, Falsa aliança
100
Hora de aventura 500
A que ponto chegamos? 1000
Outro
Frasco de experiência 3–11
Comércio com aldeão 3–6 (8–11 se os aldeões
estão dispostos a se reproduzir)
HeartParticle.png Reproduzindo animais 1–7
Pegando peixe 1–6
  1. Exclui animais filhotes e jóqueis.
  2. a b A experiência diminui quando essas criaturas se separam ou morrem. Isso significa que os maiores podem perder experiência várias vezes antes de serem totalmente derrotados.
  3. a b Jóqueis consistem em duas criaturas que se movem como uma. Cada parte descarta a experiência separadamente quando é derrotada.
  4. Guardiões-mestres são considerados monstros Na Edição Java, enquanto eles são considerados chefes Na Edição Bedrock.
  5. a b c d e f Para valores fracionários, primeiro multiplique esse valor pelo número de itens fundidos removidos da fornalha, depois conceda ao jogador a parte do número inteiro e, se houver uma parte fracionária, isso representa a chance de um ponto de experiência adicional.
    • Por exemplo, ao fundir 1 minério de carvão e remover o carvão, o valor é 0,1, o que garante 10% de chance de obter 1 ponto de experiência.
    • Ou, ao fundir 7 pedregulhos e remover todas as 7 pedras, o valor é 0,1 * 7 = 0,7, então isso concede 70% de chance de obter 1 ponto de experiência.

Subindo de nível[editar | editar código-fonte]

Nível XP total Diferença de XP entre níveis
1 7 7
2 16 9
3 27 11
4 40 13
5 55 15
6 72 17
7 91 19
8 112 21
9 135 23
10 160 25
11 187 27
12 216 29
13 247 31
14 280 33
15 315 35
16 352 37
17 394 42
18 441 47
19 493 52
20 550 57
21 612 62
22 679 67
23 751 72
24 828 77
25 910 82
26 997 87
27 1089 92
28 1186 97
29 1288 102
30 1395 107
31 1507 112
32 1628 121
33 1758 130
34 1897 139
35 2045 148
36 2202 157
37 2368 166
38 2543 175
39 2727 184
40 2920 193

XP Per Level 14w02a.svg

As fórmulas para descobrir quantas esferas de experiência são necessárias para chegar ao próximo nível são as seguintes:

Experiência exigida =
2 × nível_atual + 7 (para níveis 0–15)
5 × nível_atual – 38 (para níveis 16–30)
9 × nível_atual – 158 (para níveis 31+)

Pode-se determinar quanta experiência foi coletada para atingir um nível usando as equações:

Experiência total =
nível2 + 6 × nível (em níveis 0–16)
2,5 × nível2 – 40,5 × nível + 360 (em níveis 17–31)
4,5 × nível2 – 162,5 × nível + 2220 (em níveis 32+)
Planilha do Google com experiência total e experiência necessária até o nível 10000: https://docs.google.com/spreadsheets/d/10Ipatk8aybFNtLAPQP8iPyMzxxwhWiCfgdmobjXiaVY/edit?usp=sharing

Números úteis[editar | editar código-fonte]

  • Para ir do nível 0 ao nível 30, é necessário 1395 de experiência.
  • Para ir do nível 27 ao nível 30, é necessário 306 de experiência.
  • Matar um slime grande e todos os slimes que se separam dele produzem de 12 a 28 experiências, com uma média de 20.
  • O nível máximo necessário para encantar é o nível 30, enquanto a bigorna aceita trabalhos até o nível 39 (no modo criativo, o limite da bigorna é removido).
  • O nível 16 está a um quarto do nível 30, enquanto o nível 22 está na metade do caminho. O nível 30, por sua vez, está na metade do nível 39.
  • Matar o dragão ender pela primeira vez dá aproximadamente 68 níveis de XP. O dragão ender larga 10 ondas de esferas no total de 1.000 pontos de experiência por onda, e outra que vale no total 2.000. Tomadas separadamente, as ondas menores podem levar um jogador de zero ao nível 26, enquanto a grande onda leva um jogador de zero ao nível 34. A maior esfera derrubada tem um valor de 1237 pontos de experiência e pode levar um jogador de zero ao nível 28 por si só.
  • O valor máximo da experiência pode ser obtido pelo comando /experience é 2147483647 que é (231 - 1). Provavelmente, isso se deve ao fato de a experiência ser armazenada como um número inteiro de 32 bits padrão Java assinado.
  • O nível máximo de XP que jogadores podem obter legitimamente é 21863,[mais informações necessárias] mas podem chegar até 2147483647 usando comandos; nesse caso, a barra de experiência pode desaparecer e reaparecer.[3]

Pontuação[editar | editar código-fonte]

Exemplo de Pontuação no Hardcore

A pontuação é o número de experiências que o jogador coletou desde a última morte. Esse número é a experiência total que o jogador coletou, e não a quantidade de experiência que ele teve na morte. Quando o jogador morre, a pontuação é exibida na tela da morte.

Sons[editar | editar código-fonte]

SomLegendaFonteDescriçãoID de espaço de nomeChave da legendaVolumeAfinaçãoDistância de
atenuação
Parâmetros de som
VolumeAfinaçãoDistância de
atenuação
SaídaPré-carregado
Experiência adquirida? ? entity.experience_orb.pickupsubtitles.entity.experience_orb.pickup? ? 16?????
Jogador subindo de nível? ? entity.player.levelupsubtitles.entity.player.levelup? ? 16?????

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

ID[editar | editar código-fonte]

Edição Java:

Entidade ID de espaço de nome
Esfera de experiência experience_orb

Edição Bedrock:

Entidade ID de espaço de nome ID numérico
Esfera de experiência xp_orb 96

Dados da entidade[editar | editar código-fonte]

Veja também: Formato Chunk

As esferas de experiência têm dados de entidade associados a elas que contêm várias propriedades da entidade.

  • Dados da entidade
    • Tags comuns a todas as entidades Veja Template:Nbt inherit/entity/template
    •  Age: O número de ticks na esfera de XP que ficou "intocada". Após 6000 ticks (5 minutos), a esfera é destruída.
    •  Health: A saúde das esferas de XP. Esferas de XP recebem dano de fogo, lava, bigornas caindo e explosões. A esfera é destruída quando sua saúde atinge 0. No entanto, esse valor é armazenado como um byte nos dados salvos e lido como um short, mas cortado no intervalo de um byte. Como resultado, seu intervalo é de 0 a 255, sempre positivo, e valores superiores a 255 estouram.
    •  Value: A quantidade de experiência que a esfera oferece ao ser recolhida.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em uma imagem do novo sistema de iluminação, uma pequena luz amarela (a esfera era amarela devido a uma luz quente de uma tocha) de forma esférica pode ser vista no lado esquerdo da tela,[4] mas um dia depois que a foto foi publicada Notch alegou que havia um erro e postou um novo, desta vez, sem uma esfera amarela.[5] Em um tweet posterior, Notch mostrou uma foto de uma change-list da Beta 1.7 (naquela época a Adventure Update deveria ser na Beta 1.7). Embora estivesse completamente confuso e fosse, inicialmente, pensado como uma piada,[6] mas Notch afirmou que uma das fotos com o novo sistema iluminação e na lista de alterações havia um segredo,[7] e pessoas de toda a web começaram a especular.

Um lugar que as pessoas discutiram foi no Minecraft forums, onde foi descoberto que as guias no topo da lista de alterações parcialmente cobertas podiam ser decodificadas com base no padrão de 2 pixels de altura disponível na imagem.[8]

Depois que um usuário chamado "tmcaffeine" a decodificou com sucesso, as guias mostravam: ExperienceOrb.javachangelist.txtLevel.javaTile.javaHugeMushroomTile.javaHugeMushroomFeature.java, e RandomLevelSource(cut).

Edição Java Classic
?Um precursor do sistema de experiência foi a pontuação no Classic Survival Test.
Edição Java Indev
17 de fevereiro de 2010Os níveis de XP são mencionados pelo Notch.
Edição Java Beta
1.8 Pre-release A experiência foi originalmente revelada pelo Jeb durante uma entrevista com o Minecraft Forum.[9] Jeb divulgou uma foto da lista de GUI da 1.8, que mostra a barra de experiência, entre outras coisas.
Experience Orb (sprite) Revision 3.png Experiência adicionada.
Atualmente, não há benefícios mensuráveis para ganhar esferas e níveis de experiência.
Pre-release 2 ;) Experience Orb (sprite) Revision 1.gif As esferas de experiência não são mais renderizadas como translúcidas.[10]
Edição Java
1.0.0 Beta 1.9 Prerelease Somente para esta versão, como teste, é adquirida experiência quando o jogador está saltando. No entanto, a experiência ainda não faz nada.
Beta 1.9 Prerelease 2 A mudança da experiência mencionada na versão anterior foi removida. A experiência não é mais adquirida quando o jogador pula.
Beta 1.9 Prerelease 4 A capacidade de gastar níveis de experiência para encantar itens foi adicionada agora.
O número do nível de experiência agora é mostrado e cada nível é mais difícil de alcançar do que o anterior.
Beta Sound Update A esferas de experiência costumavam fazer um tom mais baixo do som de coleta de itens, mas agora elas produzem um som cintilante ao coleta-las.
?A quantidade de esferas de experiência largadas por um jogador na morte é limitada agora.
A pontuação que o jogador ganha agora aparece corretamente na tela de "Fim de jogo!". Cada esfera de experiência vale um ponto de pontuação.
1.2.1 12w04a Adicionados frascos de experiência, um item que o jogador pode ganhar experiência.
12w05a A necessidade de experiência ao encantar no modo criativo foi removida. Devido a isso, as frascos de experiências agora são úteis apenas em mapas de aventura.
Os requisitos de experiência foram alterados nesta atualização.
1.3.1 12w22a Jogadores agora podem obter experiência de minerar, quebrar geradores de criaturas e fundição em uma fornalha. Uma quantidade muito grande de experiência pode ser coletada durante a mineração, às vezes em centenas de níveis.
Minério de carvão, lápis-lazúli, redstone, diamante e esmeralda agora dão aos jogadores pontos de experiência.
Minério de ferro e ouro agora, em vez disso, dão experiência quando eles são fundidos.
O custo para ganhar cada nível agora se tornou constante, com 17 pontos de experiência por nível.
Somente o nível 30 é necessário para obter o nível máximo de encantamento.
12w23a Os níveis de XP agora custam 17 esferas de experiência cada até o nível 16, após o qual o custo por nível cresce linearmente e o XP total cresce quadraticamente (declarado incorretamente como "exponencialmente" pela Mojang). No entanto, é mais fácil chegar a 30 níveis do que era antes da 12w22a.
1.4.2 12w38a Subir de nível agora faz um som de sino cintilante, semelhante a, mas mais longo que o som da esfera de experiência.
12w39a Os níveis de experiência agora podem ser usados em comandos digitando, por exemplo, @a[lm=4,l=7], escolhendo todos entre 4 e 7 níveis, inclusive. Normalmente é usado em um bloco de comando.
12w41a Adicionadas bigornas, que permite a reparação e combinação de itens, ao custo dos níveis de experiência.
O som d aumento de nível da coleta de experiência agora é reproduzido a cada 5 níveis e é reduzido.
1.6.1 13w21a Os níveis de experiência não aparecem mais em modo criativo. Anteriormente, a experiência seria oculta, mas os níveis de experiência mostrariam.
1.8 14w02a As mudanças no sistema de encantamento significam que subir de nível agora requer mais experiência.
Experience Orb (sprite) Revision 2.gif A textura das esferas da experiência foi alterada.
1.9 15w46a A experiência agora é coletada aos pés, o que significa que, se uma grande quantidade de experiência é coletada, ela não bloqueia mais a visão do jogador.[11]
1.11 16w32a O ID de entidade das esferas de experiência foi alterado de XPOrb para xp_orb
1.13 18w19a Esferas de experiência agora flutuam na água.
pre5 O ID da esfera de experiência agora foi alterado para experience_orb.
1.15 19w46a As esferas de experiência agora aparecem imediatamente quando uma criatura é morta (semelhante ao saque), em vez de quando seu corpo desaparece.
Experience Orb (sprite) Revision 3.png A textura das esferas da experiência foi alterada. Elas se tornaram translúcidas novamente.
Edição Pocket Alpha
0.12.1 build 1 Experience Orb (sprite) Revision 2.gif Experiência adicionada.
build 8 Esferas de experiência agora queimam em fogo ou lava.
Edição Pocket
1.1.0 alpha 1.1.0.0 O ID de entidade das esferas de experiência foi alterado de xporb para xp_orb.
Edição Bedrock
1.14.0 beta 1.14.0.1 A quantidade de experiência largada por animais combina com a Edição Java.
Edição de Console Legado
TU7 CU1 1.0 Patch 1 1.0.1 Experience Orb (sprite) Revision 1.gif Experiência adicionada.
A experiência é colecionável a partir de fundição e/ou minerar minérios, reprodução e matar criaturas.
New Nintendo 3DS Edition
0.1.0 Experience Orb (sprite) Revision 2.gif Experiência adicionada.
1.1.06 A experiência é colecionável a partir de fundição e/ou minerar minérios, assim como comércio.
Um exemplo da quantidade excessiva de esferas de experiência largada após a morte na Beta 1.8, causando quedas extremas de desempenho.

Os custos do nível de experiência foram fortemente revisados na snapshot 12w22a e 12w23a. Antes destes, atingir o nível 50 (o máximo utilizável em um único encantamento) requeria 4625 de experiência, correspondente a derrotar 925 criaturas hostis (assumindo as "comuns".) Posteriormente, é necessária uma experiência consideravelmente menor para atingir níveis mais altos (A quantia que anteriormente levaria o jogador ao nível 30 agora o leva ao nível 39). Níveis mais altos custam mais experiência que os inferiores, mas ainda é mais fácil obter níveis do que na 1.2.5. Agora, o nível 30 é o máximo para encantamentos, e esse custo é equivalente a 165 criaturas "comuns", menos de 1/5 do preço antigo.

Valores da Edição Java Beta 1.8 à 1.3.1 (12w23a)

Valores da Edição Java 1.3.1–1.8 (14w02a)

Problemas[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Experience" ou "Orb" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Se um jogador mata uma criatura atirando poções de um ejetor, nenhuma experiência é largada.
  • Usar experiência em encantamento ou reparo não diminui a pontuação que é mostrada na morte.
  • Se o jogador ganhar muitos pontos de experiência, como 1 trilhão, a barra de experiência e o contador de níveis desaparecerão completamente do HUD. Parece ocorrer em torno do nível 32.767 ou 215−1, o maior valor representável por um número inteiro assinado de 16 bits.[12]
  • O XP máximo que pode ser obtido com o comando /experience é 2.147.483.647 níveis ou 231−1, o maior valor representável por um número inteiro assinado de 32 bits e pelo tipo int do Java.
  • O nível máximo é 238.609.311 antes que a barra de experiência desapareça completamente.
  • A cada 5 níveis, um som especial de XP é reproduzido. O som é reproduzido cada vez que o jogador atinge um múltiplo de 5 níveis.
  • Antes da Beta 1.9 Prerelease 2, a pontuação era lida como &e0.
    • Isso foi causado por um erro no qual o jogo renderiza texto colorido. §E0 renderizaria o texto como 0, mas sombreado em amarelo brilhante. Da Indev 0.31 (a versão em que o precursor da experiência, um sistema de pontuação, foi removido após o Survival Test) para esta versão, um erro surgiu onde seria exibido &e0 em vez disso, um erro comum ao formatar o texto colorido no Minecraft (exceto em servidores personalizados com o plug-in para substituir isso).
  • Apesar de serem largamente largadas por criaturas e blocos e de serem obtidas com a pesca, as esferas de experiência não podem ser configuradas usando tabelas de saque.
  • O arquivo de textura para esferas de experiência contém cinco texturas de esferas adicionais, todas idênticas e seu objetivo é desconhecido.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]