Atenção usuários e editores: dia 5 de outubro, segunda-feira, todos os idiomas da Minecraft Wiki estarão migrando para a UCP (plataforma unificada da comunidade), e, portanto, podem ocorrer instabilidades e alguns problemas. Durante o período de migração, a wiki estará em modo de leitura. Após esse período, caso encontre algum problema, por favor, reporte pelo discord da wiki ou procure algum administrador. Saiba mais na wiki de ajuda.

Enxada

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Enxada de diamante)
Enxada
Wooden Hoe JE3 BE3.pngStone Hoe JE2 BE2.pngIron Hoe JE2 BE2.pngGolden Hoe JE3 BE3.pngDiamond Hoe JE3 BE3.pngNetherite Hoe JE2.png
Raridade

Comum

Durabilidade

Madeira: 60 Usos
Pedra: 132 Usos
Ferro: 251 Usos
Ouro: 33 Usos
Diamante: 1562 Usos

Renovável

Diamante: Sim (não desde a 14w02a)
Todas as outras: Sim

Empilhável

Não

Enxadas são ferramentas utilizadas para lavrar terra e blocos de grama em terra arada, o primeiro passo no cultivo de trigo, abóboras e melões. É uma ferramenta indispensável para a agricultura, embora a própria agricultura não seja necessária no jogo.

Fabricação[editar | editar código-fonte]

Ingredientes Receita de Fabricação Descrição
Qualquer Tábuas ou
Pedregulho ou
Pedra-negra ou
Barra de ferro ou
Barra de ouro ou
Diamante +
Graveto

Enxada danificada correspondente

A durabilidade das duas enxadas é somada, com um adicional de 5% de durabilidade (qualquer encantamento será perdido se utilizado este método – à exceção da maldição do desaparecimento).

Melhorando[editar | editar código-fonte]

Ingredientes Receita de Ferraria
Enxada de diamante +
Barra de netherita
Melhorar equipamento

Reparando[editar | editar código-fonte]

Rebolo[editar | editar código-fonte]

Ingredientes Receita de Esmerilhamento Descrição
2x Enxada de madeira danificada ou
2x Enxada de pedra danificada ou
2x Enxada de ferro danificada ou
2x Enxada de ouro danificada ou
2x Enxada de diamante danificada ou
2x Enxada de netherita danificada

Reparo unitário[editar | editar código-fonte]

Uma enxada pode ser reparada também em uma bigorna, adicionando-se unidades da camada do material a ser reparado, com cada material de reparo restaurando 25% da durabilidade máxima da enxada, arredondado para baixo.

Por exemplo, tábuas de madeira podem ser usadas para reparar uma enxada de madeira; Barra de ferro pode ser usada para reparar uma enxada de ferro; e assim em diante.

Enxada é usada para transformar blocos de terra e capim em terras aradas para a produção de trigo, melões ou abóboras. Para lavrar, pressione usar em um bloco de grama ou terra, com uma enxada. O material utilizado na construção da enxada tem quase nenhum efeito sobre a utilidade da enxada - o processo de cultivo é efetivamente instantânea, independentemente do material, e todas as enxadas tem os mesmos danos que os punhos se usado em combate. Tal como acontece com todas as ferramentas, o material utilizado, no entanto, afeta a durabilidade da enxada.