Enderman

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Endermen)
Enderman
Enderman normal.png
Enderman.png
Pontos de vida

40 (Heart.svg × 20)

Força de Ataque

Fácil: 4 (Heart.svgHeart.svg)
Normal: 7 (Heart.svgHeart.svgHeart.svgHalf Heart.svg)
Difícil: 10 (Heart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svg)

Geração

No Overworld, no Nether ou no End com nível de luz 7 ou menor.

Experiência

5

ID interno

58

ID da entidade

Enderman

Pérola do fim, item deixado por um enderman ao ser morto.

Um Enderman é uma criatura negra, neutra do End que têm a habilidade de se teleportar. Possui corpo antropomórfico esbelto, seus braços e pernas são compridos e finos. Seus olhos são púrpuras e emitem partículas lilás idênticas às partículas de portais.

Geração[editar | editar código-fonte]

Endermans surgem em blocos sólidos a nível de luz de 7 ou menos. Eles geram comumente no End, em grupos (ou assombrações [1]) de 4 indivíduos. Todavia, na superfície eles geram em grupos de 1-4 e são mais raros do que a maioria dos outros monstros. No Nether geram em números de 4 e são ainda mais raros.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Endermans sofrem dano ao ter contato com água (incluindo frascos de água arremessáveis), chuva, fogo e lava. Eles também podem subir um bloco completo sem ter de saltar, assim como um Golem de Ferro.

Endermans não atacam a menos que provocado por um jogador que ataca-os ou olha à parte superior de seu dorso por até 64 blocos de distância. Quando provocado por estar sendo observado, eles também irão fazer um longo, som alto, ameaçador e correrá tremendo ao jogador para o atacá-lo. Se um Enderman é provocado por outra criatura, deixará de atacar o jogador. Caso você olhe para sua cabeça ele não vai atacar o player até que o mesmo pare de o olhar diretamente.

Já que são danificados pela água e chuva, irão teleportar quando tomam danos causados ​​por qualquer um destes. No entanto, Endermans não tomarão dano ao estar em um caldeirão cheio (a não ser na Bedrock Edition). Eles também vão se teleportar se eles tomam sufocamento, incêndio ou danos a lava, bem como danos causados ​​por envenenamento ou o efeito de de apodrecimento. Endermans continuarão perseguindo um jogador até que estes estejam mortos, aguentando danos severos, ou se distraindo com elementos exteriores, como chuva, fogo ou sol; que são susceptíveis de teleportar para locais subterrâneos, tais como cavernas e minas abandonadas, ao amanhecer. Se o jogador dormir em uma cama, é possível que um Enderman teleporte sobre ele e esmurrá-los para fora, no entanto, o jogador vai continuar a dormir. Endermans não podem ser provocados por jogadores que olham através de blocos transparentes ou que usam uma abóbora em sua cabeça. No entanto, eles podem se tornar agressivos por um jogador em um carrinho em alguns ângulos. Endermans tentarão matar endermites, desde que foram gerados a partir de pérolas do fim e não há nenhum jogador próximo no Modo Sobrevivência ou no Modo Aventura. Se o jogador estiver acerca o suficiente ao endermite, Endermans focarão no jogador em vez do endermite. Se você jogar uma poção arremesável de invisibilidade em um Enderman, ele ficará invisível, mas você ainda pode ver seus olhos e suas partículas. No final, um Enderman invisível a uma certa distância se tornará visível como uma figura roxa e pálida.

Teleporte[editar | editar código-fonte]

Endermans deixam partículas esfumaçadas púrpuras no ar, principalmente quando se teleportam.

Quando se teleportam, para cada tentativa de um destino aleatório é escolhido dentro de 32 blocos ao longo de cada eixo (ou seja, um 64 × 64 × 64 cúbico centrado na posição atual). Em seguida procurarão para baixo (independentemente da distância) do destino escolhido até que o bloco abaixo é feito de um material do qual possa se mover. A tentativa de teleporte será bem sucedida para este local, desde que não envolva líquidos ou sólidos para impedi-los de se colocar ali. Assim, Endermans tipicamente precisam de pelo menos três blocos não sólidos acima do destino para se teleportar com sucesso. Note que eles não teleportam para escadas, carpetes, blocos de caminho de grama ou lajes.

Endermans sempre tentam se teletransportar ao receber dano, tal como de água. A maioria dos ataques corpo a corpo comuns são bem sucedidos, mas são geralmente seguidos por um teletransporte imediato a alguns blocos atrás do jogador atacante. Quando atacado diretamente pelo jogador, Enderman tem uma chance de não abrir suas bocas. Endermans não podem ser atacados com projéteis (incluindo poções arremessáveis de dano instantâneo), já que vão teleportar pouco antes de serem atingidos. Se todos os blocos disponíveis dentro da distância de teleporte são removidos ou incapazes de receber teleporte, é possível acertar Endermans na versão PC com um projétil, flechas tendem a saltar fora lidando com nenhum dano na ocasião. No entanto, nas edições do console, é possível atingir um enderman com um projétil por tiro de arco nele sem colocar a mira diretamente. Quando teleportarem devido a danos, Endermans irão fazer até 64 tentativas de se teleportar.

Um Enderman não pode se teleportar enquanto ele estiver em um carrinho, embora se estiverem na chuva ou água ele vai tentar fazer isso, sempre teleportando de volta para o carrinho várias vezes até a morte.

Endermans não teleportam durante o dia (exceto em mundos planos) e na areia das almas a menos que ela esteja danificada. Eles também não vão teleportar se forem atacados em suas pernas ou por lobos (já que lobos atacam nas pernas). Endermans também dificilmente se teleportam quando em combate a outras criaturas, como Golems de Ferro. O Enderman vai socar o golem de ferro uma vez antes dele poder matar. Uma maneira rápida e eficaz para matar um Enderman é correr rapidamente com ou sem uma espada (e sem olhar para sua cabeça), atacar as pernas uma vez, e ter 4 ou mais lobos domesticados para matá-lo.

É possível que um Enderman se teletransporte no momento da morte. Na edição Java, a pérola deve cair assim que o Enderman morre, mas o XP apenas aparece onde o corpo estiver. Devido a isto, é possível matar um Enderman, pegar a pérola no ponto onde ele recebeu o golpe mortal, e encontrar a experiência na localização do Enderman teleportado.

Movendo Blocos[editar | editar código-fonte]

Endermans retiram aleatoriamente apenas estes seguintes blocos:

[2]

Bloco de Grama
Terra
Micélio
Areia
Cascalho
Argila

Dente-de-leão
Rosa
Cogumelo Marrom
Cogumelo Vermelho

Cacto
Abóbora
Melancia

Dinamite

Endermans não podem carregar entidades, como botes, carrinhos, portas, outros monstros ou jogadores.

Danos Estruturais[editar | editar código-fonte]

Por o Enderman possuir a habilidade de mover blocos, isso pode causar danos ao ambiente natural e em algumas estruturas construídas por jogadores. Eles também podem permitir que os animais pulem para fora das cercas, colocando blocos adjacentes.

Eles também podem polinizar cactos em biomas do deserto, removendo blocos e colocando em areia fresca, aumentando gradualmente a população de cactos nos desertos frequentemente carregados.

Prevenção[editar | editar código-fonte]

Enderman ficará quando é atacado com uma espada com o encantamento "aspecto flamejante". Se um Enderman entrar na casa de um jogador ou numa outra área, e o jogador quiser que ele saia, o método mais fácil de removê-lo é lançando um projétil, enquanto o Enderman ainda não é hostil. Isso faz com que ele se teletransporte para longe. Outra boa maneira de derrotar um Enderman hostil é construir um alto cacto de 3 blocos, colocar um bloco no topo do cactus e manter-se sobre ele. O Enderman será espetado até a morte. Seja preparado e tenha a espada na mão, pois o Enderman pode segurar o cacto.

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

Veja também: Formato Chunk

Endermans têm dados de entidade associados a eles que contêm várias propriedades da multidão. A ID da entidade é Enderman.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Enderman/video

Edição Java Beta
?At first, when Notch was still designing the endermen, he thought they were not “creepy” enough, coming with the idea that having a situation which the player would want to avoid could make the enderman significantly more scary. This gave Notch the idea to implement the staring feature, where aiming the crosshair at the enderman’s face would cause a suspenseful moment in which breaking eye contact would trigger an attack, as well as the enderman having the ability to teleport so that when the player has stared at the enderman, he or she would have to face a consequence for that action.[4]
According to Burnie Burns of Rooster Teeth Productions, the endermen’s weakness to water was suggested by Burnie’s son when Notch mentioned that he needed to come up with a way to kill a group of endermen.[3]
?In the Beta 1.8 demo at PAX, endermen dropped diamonds as a placeholder for ender pearls.
1.8pre1The enderman was officially introduced in Beta 1.8. Endermans were able to pick up any block, including bedrock. They had green eyes and emitted black smoke.
1.8The enderman eye color is changed to purple.
Endermans now emit portal particles, rather than smoke.
Edição Java
1.0.0Beta 1.9-pre1Before this update, endermen could be killed with the use of a bow. Afterwards, arrows, snowballs, eggs, and negative splash potions will not hit them due to the fact that they teleport away before impact.
Enderman will teleport away and become neutral if they are in water.
Beta 1.9-pre3Notch stated “Endermans suck because they're annoying, and because I nerfed them and made them too easy. I shall fix this.”[5] Because of this, endermen were modified in this update to have 20 hearts instead of 10.
Beta 1.9-pre4Endermans now have a realm of their own: the End, where they spawn frequently.
Endermans used to burn in sunlight, but as of this update, they will instead teleport away when the player walks up to them in the daytime, making it extremely hard to get close enough to kill them.
RC1Before the Sound Update, endermen used the sound effects of zombies as a place holder. Then in Beta 1.9, the zombie sounds for the enderman were removed. On November 13th, 2011 endermen received their own audio scheme, most notably a long moan overlaid with static for when they are triggered hostile by the player. The noises are actually a person saying “Hi” and “What’s Up” backwards and distorted.[6][7]
1.3.112w22aThe enderman’s behavior was modified slightly. Now, it stops in front of the player. When the player swings his/her sword, it teleports behind the player.
1.4.212w38aThe enderman’s sound now plays the full length sounds instead of shortened, now if you look at them (or they open the jaw), a static sound will play, similar to Slenderman.
1.7.21.7-preEndermans are no longer provoked when attacked by the player in creative mode
1.814w06aEndermans can now pathfind as a result of their update to the new AI system.
Endermans now teleport after being damaged by any damage source, including suffocation damage
14w11aNow walk slightly faster.
Endermans can now spawn endermites when they teleport. The chance of producing one is 15%, minus 1% for each endermite already spawned.
Endermans are naturally aggressive towards endermites.
14w17aEndermans are no longer hostile to non-pearl spawned endermites.
14w28aEndermites no longer spawn from endermen.
1.915w31aEndermans will now remain aggravated towards the player despite being in contact with water.
Endermans will now drop the block they are holding when killed
Have an animation when attacking.
Edição Pocket Alpha
0.9.0build 1Added endermen.
build 2Endermans now have sounds.
Endermans now teleport out of the way of projectiles.
build 8Attack strength is now the same as the PC edition.
0.12.1build 10Endermans will now avoid water.
0.14.0build 1Endermans now drop the block they are holding when killed.
Edição de Console Legado
TU5CU11.0Patch 11.0.1Added endermen.
TU141.04Endermans now open their mouths and shake when provoked.
Endermans now stop in front of the player. When the player swings their sword, it teleports behind the player.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O Enderman foi a 11° criatura a ser adicionado no Minecraft.
  • Você pode olhar para ele diretamente sem que ele te persiga usando uma abóbora na cabeça.
  • Se você arremessar uma poção de invisibilidade em um enderman, será possível observar os olhos dele.
  • Se você bater nas pernas de um Enderman, a chance de seu teleporte será reduzida.
  • O Enderman foi inspirado em uma criatura chamada "Slenderman" que é muito conhecida na mídia e em jogos.
  • O Enderman possuía olhos verdes iguais ao do Phantom. Porém, seus olhos passaram a ser roxos como atualmente.
  • O Enderman pode criar um Golem de Ferro sem querer, pois ele consegue pegar e colocar abóboras. Caso você fizesse várias estruturas em "T" com blocos de ferro e vários Endermans com abóboras hora ou outra um Golem seria criado.
  • Os sons de Enderman parecem ser audios reversos:
    • O som "idle1" é um "here" invertido
    • O som "idle2" é um "hiya" invertido
    • O som "idle3" é um som baixo :what‘s up?" Ou "this way!"
    • O som "idle4" é um reverso "forever!"
    • O som "idle5" é um reverso "uh oh!".
  • Mudar para o modo espectador e pegar a câmera do enderman adiciona o invertido shader, sugerindo que eles vejam o End como uma ilha de pedregulhos (porque end stone é uma inversão amarelada de pedregulhos) em um céu branco, com pilares brancos, brancos com olhos verdes e um dragão branco ender dragon.
  • Os olhos e o corpo de um enderman estão localizados em dois arquivos de textura diferentes.
  • Se for atacado diretamente por um jogador (apenas um hit), os Endermans terão a chance de não abrir suas bocas.
  • Notch afirmou em público que o homem final é uma referência “sutil” ao “Slenderman”, um monstro parecido com um nome similar. Dado o desenvolvimento posterior do Fim, é possível que ele já tivesse o nome em mente, e não o tenha escolhido por causa do encadeamento do Reddit no qual seu nome foi revelado.[8]
    • No pacote de textura de Halloween para a Edição de Console, o homem final é reprojetado para se parecer com o Slenderman.

Problemas relacionados com "Enderman" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Beta 1.8 pre-release[editar | editar código-fonte]

Beta 1.8+[editar | editar código-fonte]

.