Creative.svg

Encantamento

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Enchantment)
Notch-twitter.png

Como o trabalho encantador funciona no Minecraft? Bem, você abre um livro mágico e escolhe um feitiço aleatório, sem saber o que fará. MAGIA!

Notch [1]
Interface do Altar de Encantamentos. Topo: Sem item. Abaixo: Com item e possíveis encantamentos. O último encantamento não está disponível devido à falta de níveis de experiência necessários, e o mouse está por cima da segunda linha.

Encantamento é um mecanismo que melhora armaduras, ferramentas, armas (espadas, arcos) e livros com um ou mais "encantamentos", aprimorando habilidades existentes de um item ou imbuindo-os com habilidades adicionais.

Métodos de encantamento[editar | editar código-fonte]

Existem três métodos para encantar itens:

  • Através de um altar de encantamentos em troca de pontos de experiência e lápis-lazúli. Apenas itens sem nenhum encantamento pode ser encantados desta forma.
  • Através de uma bigorna, combinando dois itens de mesmo tipo, mas com encantamentos diferentes, em um único item que terá os encantos de ambos.
  • Através de uma bigorna, combinando um livro encantado com um item, que também custa pontos de experiência.

Há também três métodos adicionais para se conseguir itens encantados:

  • Através de um Aldeão, que poderá oferecer livros, ferramentas e armas encantados em troca de esmeraldas.
  • Através de pesca, em que há uma chance de se obter itens encantados.
  • Através de Zumbis ou Esqueletos, no caso deles empunharem objetos encantados e você os matar, há uma chance de obter esses itens.

Os itens também podem ser encantados com o comando /enchant por OPs em um servidor, ou em um mundo singleplayer com comandos ativados, o que permite encantamentos que não estariam disponíveis via métodos de encantamento normais. No modo Criativo, items podem ser encantados através de uma bigorna e livros encantados, sem custo de níveis ou lápis-lazúli. Livros Encantados estão disponíveis no inventário do modo Criativo, com livros exibidos individualmente para o mais alto nível de cada encantamento e outros níveis disponíveis através da guia "Buscar Itens" .

Altar de encantamentos[editar | editar código-fonte]

Um item pode ser encantado clicando com o botão direito do mouse em um altar de encantamentos e colocando o item mais 1 a 3 lápis-lazúli nos compartimentos de entrada. Ao colocar o item, três opções aleatórias aparecerão no lado direito da interface gráfica. Os glifos não tem significado, mas passar o mouse por cima de um encantamento disponível ira revelar um dos encantamentos que serão aplicados. Só podem ser escolhidas as opções com um requerimento de nível igual ou inferior ao nível atual do jogador, e um requerimento de lápis-lazúli igual ou menor à quantidade de lápis-lazúli colocada na mesa. Cada opção impregna o item com um conjunto aleatório de encantamentos que são dependentes do número de níveis de experiência requeridos, e não do custo de níveis (por exemplo: Um encantamento de nível 1 poderia dar a uma picareta o encantamento "Inquebrável I"; o custo efetivo em níveis e lápis-lazúli não tem efeito (ou seja, um encantamento pode requerer no mínimo que o jogador esteja no nível 30, mas o custo efetivo, isto é, a quantidade de níveis que o jogador irá gastar nesse caso será apenas 3).

O requerimento mínimo de nível influencia a quantidade, o tipo e o nível de encantamentos incutidos no item; quanto maior for o nível de experiência requerido, maior será, em geral, a qualidade e/ou mais quantidade de encantamentos. No entanto, ainda existe muita aleatoriedade, e até mesmo um encantamento de nível 30 (o máximo) não garante mais de um encantamento, nem mesmo que os encantamentos serão de "força máxima" — um nível de encantamento 30 ainda pode render Fortuna II ou Eficiência III apenas, por exemplo.

Encantar um livro produzirá um livro encantado, que não faz nada por conta própria, mas efetivamente "guarda" o encantamento para ser aplicado mais tarde em outro item através de uma bigorna.

No modo criativo, a mesa de encantamentos funciona de modo diferente da bigorna. Enquanto usar a bigorna no criativo não custa experiência, ao encantar itens na mesa irá gastar níveis. Porém, se o jogador não tiver os níveis de experiência necessários, sua experiência será apenas reduzida a zero, e o objeto receberá o encantamento como se ele tivesse os níveis necessários. Isto inclui tentativas de utilizar o altar de encantamento estando no nível zero.

Reparar e desencantar[editar | editar código-fonte]

A pedra de amolar ou "Grindstone", é um bloco que foi adicionado na versão 1.14 (Java Edition) e mudou a mecânica de reparo e desencanto, ao colocado um item encantado em seu "slot" ele retira o encantamento e devolve uma parte da experiência para o jogador. No caso do reparo é necessário usar dois itens para poder reparar, porém caso o item esteja encantado ele também perde o encantamento.

Afetando os encantamentos oferecidos[editar | editar código-fonte]

Os encantamentos possíveis dependem apenas: a) da "seed" de encantamentos do jogador, b) do tipo e material do item, c) e do nível de encantamento (1-30). Remover e colocar o item de volta, clicar no compartimento de itens com um item diferente, usar outro item de mesmo tipo e material, trocar ou mover o altar de encantamentos (mantendo o mesmo número de estantes de livros), usar outro altar de encantamentos com o mesmo número de estantes de livros, ou trocar ou rearranjar as estantes de livros sem mudar a quantidade total delas não tem efeito nenhum sobre os encantamentos possíveis (oferecidos pelos altares de encantamento).

Trocar os níveis dos encantamento oferecidos através de adicionar, remover ou bloquear estantes de encantamento irá alterar os encantamentos exibidos, mas não os encantamentos possíveis; isto pode ser demonstrado no fato de que, ao utilizar outro altar de encantamentos com a mesmo quantidade de estantes, ele irá mostrar os mesmo encantamentos anteriores.

Os encantamentos para um mesmo nível (com a mesma "seed" e item) também diferem dependendo da linha em que aparecem, mas não são "melhores" ou "piores" só por aparecerem em linhas diferentes, apesar de terem custos diferentes.

Ao encantar qualquer item em qualquer nível trocará a "seed" de encantamentos do jogador, que por sua vez irá mudar os encantamentos possíveis para todos os itens em todos os níveis de encantamento. Assim, se não gostar de nenhum dos encantamentos disponíveis para uma ferramenta, 1 lápis e 1 nível podem ser gastos para encantar um livro ou outra ferramenta para renovar a lista.

Estratégia[editar | editar código-fonte]

Uma vez que nem todos os níveis precisam da mesma quantidade de experiência, o custo de um encantamento em relação ao tempo e esforço aumenta quando seu nível atual aumentar.

  • Até o nível 16, cada nível custa 17 pontos de experiência. Você pode fazer encantamentos de nível menor eficientemente em qualquer ponto neste limite.
  • Enquanto você progredir estando abaixo do nível 16, cada nível precisará de mais XP que o anterior; o XP necessário para progredir de 30 para 31 poderia equivalentemente evoluí-lo do nível 13 ao 16. Tente encantar utilizando um nível o mais próximo do seupara ter um maior custo-benefício do XP;
  • Se você não tem algo em particular para encantar, pode encantar um livro, o que te permitirá escolher um outro item para encantar em outro momento.
  • Geralmente, encantar uma ferramenta ou espada mais fraca que ferro é um desperdício de nível por conta da sua baixa durabilidade.
  • Veja que a bigorna também gastará seus níveis. Tem uma lógica similar, mas pode usar até 39 níveis ao invés de 30.
  • Níves 30-39 precisam de tanto XP quanto os níveis 0-30. É sábio preparar seus itens antes de começar a usar a bigorna e manejar seus itens de forma eficiente para que o custo do reparo não ultrapasse 39.

Combinações da Bigorna[editar | editar código-fonte]

Uma bigorna pode ser usada para combinar encantamentos de dois itens, sacrificando um deles para reparar o outro. Os itens devem ser do mesmo tipo (por exemplo, um machado de ferro e um machado de diamante não podem ser combinados), e há limites para quais encantamentos pode ser combinados e quanto trabalho pode ser feito nesta operação.

Por exemplo, um machado de diamante em sua máxima condição com eficiência IV SOMENTE pode ser combinado com outro machado de diamante (não importando em qual condição) com eficiência IV, e assim por diante( eficiência III com outra eficiência III, etc.)

Para combinar itens, o jogador deve colocar o item no primeiro espaço de uma bigorna, e o item a ser sacrificado no segundo espaço. Se a combinação for permitida, o encantamento resultante aparecerá no espaço de saída da bigorna e um custo de nível de experiência aparece embaixo (verde se o jogador tiver níveis de experiência o suficiente, e vermelho se não). Para completar o encantamento, o jogador remove o item encantado do espaço de saída da bigorna e o seu nível de experiência é reduzido de acordo ao requisitado.

O custo nos níveis depende dos encantamentos, sendo que um grande encantamento custa mais. Se o item alvo também esta sendo reparado, custará mais; às vezes muito mais para itens de diamante. O item alvo também pode ser renomeado por um custo adicional. Há também uma sobrecarga acumulativa por trabalhos feitos na bigorna, que é limitada por renomeação de itens. No modo sobrevivência, há um limite de 39 níveis para quaisquer trabalhos feitos na bigorna; se um trabalho exigir mais que isso, será recusado (apesar de poder ser feitos aos poucos: renomeie, repare, então combine os encantamentos).

Livros encantados[editar | editar código-fonte]

Livros encantados podem ser feitos usando uma mesa de encantamentos para encantar um livro.Podem ser encontrados também em baús já existentes, ou comprados com esmeraldas de um aldeão bibliotecário ou pescado pela vara de pescar. O livro pode receber múltiplos encantamentos de quaisquer tipos, mas apenas encantamentos apropriados para um dado item podem ser aplicados naquele item. Por exemplo, o mesmo livro pode receber os encantamentos de Respiração e Força, mas o encantamento de Respiração será perdido se o livro for aplicada para algo como um elmo, e o encantamento de Força será perdido se o livro for aplicado para algo como um arco.

Livros encantados podem ser usados em uma bigorna para adicionar encantamentos aos itens. Podem aplicar alguns encantamentos à itens que não podem ser encantados em uma mesa, ou que não poderiam (antes do 1.7) normalmente ter aquele encantamento, Inquebrável em uma espada, Toque suave em uma tesoura, Espinhos nas botas (no modo criativo, livros podem encantar qualquer item com qualquer encantamento, como Repulsão II em um graveto).

O custo de experiência por usar livros são consideravelmente menores que combinando itens com encantamentos similares, uma vez que os livros mesmos exigem nível para serem criados. Entretanto, ainda há um custo extra, e encantando itens diretamente há chances de se obter múltiplos encantamentos. A maior vantagem de livros é que eles podem ser armazenados para uso em um item à sua escolha, e permitirem combinações controladas. Por exemplo, um livro de Toque Suave pode ser usado em tesouras, machados, picaretas, ou pá e você pode decidir qual usar quando quiser - talvez algo que já tenha Inquebrável? Um livro de Inquebrável pode ser usado para preservar sua espada com Pilhagem, picareta com Fortuna ou armadura com Espinhos. Entretanto, os custos reduzidos acompanham um risco: a facilidade de se encantar um item é tanta que não poderá ser consertado, porque o custo mínimo de reparo excederia o limite da bigorna.

Livros podem receber múltiplos encantamentos de uma mesa de encantamentos. Entretanto, os encantamentos não poderão ser aplicados a certos itens, e apenas encantamentos que podem ser aplicados serão transferidos (os que não puderem irão aumentar levemente o custo). Um livro com múltiplos encantamentos pode aumentar o risco de uma sobrecarga de encantamentos em um item.

Aldeões[editar | editar código-fonte]

Cada aldeão tem uma profissão, e com as profissões melhor separadas, cada aldeão vende itens unicos de sua profissão, porém apenas alguns vendem livros ou itens encantados.
Veja a lista:

  • Armoreiro (Armaduras encantadas)
  • Pescador (Vara de pescar encantada)
  • Flecheiro (Arco e besta encantados)
  • Bibliotecário (Livros encantados)
  • Ferramenteiro (Ferramentas encantadas)
  • Armeiro (Armas encantadas)
    Veja todas as trocas em comércio.

Encantamentos[editar | editar código-fonte]

A tabela abaixo descreve os encantamentos que são possíveis de adquirir legitimamente no modo Survival. Outras combinações são possíveis apenas no modo criativo, com cheats, mods, ou software de terceiros.

  • Encantamento (Se refere ao nome apresentado no jogo)
  • Nível Máximo (Se refere ao nível máximo que o item pode ser encantado)
  • Itens (Se refere aos itens que podem ser encantados)
  • Descrição do encantamento (Descreve o efeito que o encantamento dá ao jogador ou a seus alvos)

Encantamento Nível Máximo Itens Descrição do Encantamento
Afinidade Aquática I Aumenta a velocidade de mineração.
Ruina dos Artrópodes V Aumenta o dano em (Aranha, Aranha da caverna, Traça, Endermite)
Proteção contra Explosões IV

Diminui o dano e repulsão sofridos por explosões.
Canalização I O tridente cria um raio onde ele acerta. (Apenas em dias de chuva ou tempestade)
Maldição da Ligação I

O item não pode ser removido. (Apenas com comandos)
Maldição do Desaparecimento I

O item irá desaparecer do inventário ao morrer.
Passos Profundos III Aumenta a velocidade na água.
Eficiência V
Aumenta a velocidade de quebra de seus respectivos blocos.
Peso Pena IV Diminui o dano causado por queda e por perolas do end.
Aspecto Flamejante II Põe fogo no alvo.
Proteção contra fogo IV

Reduz o dano pelo fogo e o tempo de queima.
Chama I A flecha ateia fogo nos alvos.
Fortuna III
Aumenta a possibilidade de largar mais itens de certos blocos.
Passos Gelados II Torna a água abaixo do jogador em um gelo. (Tem tempo de quebra do gelo)
Empalamento V Causa dano adicional a criaturas do oceano.
Infinidade I Os disparos não consomem flechas.
Repulsão II Aumenta a repulsão.
Saque III Aumenta a quantidade de itens que podem cair.
Lealdade III O tridente retorna à mão do jogador. (Quanto maior o nível menor o tempo de espera)
Sorte no Mar III Aumenta a possibilidade de pescar algo "diferente".
Isca III Aumenta a frequência dos peixes morderem a isca.
Remendo I

Repõe a durabilidade através da Experiência.
Tiro Múltiplo I Dispara 3 flechas ao invés de 1.
Perfuração IV Atravessa mais de uma criatura.
Proteção Contra Projéteis IV

Reduz o dano provocado por projéteis.
Proteção IV

Reduz grande parte dos danos.
Impacto II Joga o inimigo para trás. (Similar ao encantamento de repulsão)
Carga Rápida III Diminui o tempo necessário para recarregar.
Respiração III Aumenta o tempo da respiração abaixo d'água.
Correnteza III Ao ser lançado o tridente "leva" o jogador junto com ele. (Apenas abaixo d'água ou na chuva)
Afiação V Aumenta o dano causado.
Toque Suave I
Os blocos são largados em sua forma original.
Julgamento V Aumenta o dano em "mortos vivos"
Alcance III Aumenta a área de ataque da espada.
Espinhos III

Retorna parte do dano ao remetente.
Inquebrável III

Aumenta a durabilidade dos itens.

Tabela de obtenção de encantamentos[editar | editar código-fonte]

As tabelas abaixo resumem quais encantamentos podem ser obtidos de maneira comum ou através do criativo, comandos ou aplicativos de terceiros. Mostra itens das entradas de armaduras e de ferramentas, tanto na edição bedrock quanto nas outras edições

Tabela de ferramentas/armas[editar | editar código-fonte]

Encantamento (Max)
(JE) (BE)

Ruína dos Artrópodes (V)
Condutividade (I)
Maldição do Desaparecimento (I)
Eficiência (V)
Aspecto Flamejante (II)  
Chama (I)
Fortuna (III)  
Empalamento (V)  
Infinidade (I)  
Repulsão (II)  
Saque (III)  
Lealdade (III)  
Sorte no Mar (III)  
Isca (III)  
Remendo (I)
Tiro Múltiplo (I)
Perfuração (IV)
Força (V)
Impacto (II)
Carga Rápida (III)
Correnteza (III)
Afiação (V)
Toque Suave (I)
Julgamento (V)
Alcance (III)
Durabilidade (III)

Encantamentos para armaduras[editar | editar código-fonte]

Encantamento (Max)

Afinidade Aquática (I)
Proteção Contra Explosões (IV)
Maldição da Ligação (I)
Maldição do Desaparecimento (I)
Passos Profundos (III)
Peso Pena (IV)
Proteção Conta Fogo (IV)
Passos Gelados (II)
Remendo (I)
Proteção Contra Projéteis (IV)
Proteção (IV)
Respiração (III)
Espinhos (III)
Durabilidade (III)

lançamento
30 de setembro de 2011Primeira menção da mesa de encantamento.
30 de setembro de 2011De acordo com uma foto postada por Notch sobre a Mesa de Encantamentos, ela seria feita de pedregulho e obsidiana.
1 de Outubro de 2011As primeiras imagens na tela de encantamento são reveladas, com encatamentos escritas no Standard Galactic Alphabet. O primeiro encantamento se traduz "Bem Jogado Internet Você É Bom", o segundo traduzido como "Estes Nomes Serão Aleatórios e Confusos" e o terceiro se traduz "Cada Encantamento Custa Level de Experiência". O Alfabeto Padrão Galático ou SGA foi criado por Tom Hall para o uso na série de jogos de computador Commander Keen .
1.0.01.9pre3O básico do encantamento foi adicionado, juntamente com a mesa de encantamento. Não exigia Estante para obter o máximo de encantamentos. Muitos encantamentos ainda não estavam no jogo. Os encantamentos foram e continuam sendo rotulados na mesa de encantamento como palavras aleatórias escritas no Alfabeto Padrão Galáctico.
1.9pre4Resolvido o problema onde todos os encantamentos apareciam com Peso Pena I.
Propriedade de encantamento habilitada no SMP. Anteriormente, se um jogador tentasse encantar um item, ele parecia encantado pelo client, mas atualizado com o status não encantado uma vez que o jogador desconectou e voltou a entrar.
?Mesa de Encantamentos será derrubada somente quando minerada por uma picareta.
1.1Adicionado quatro encantamentos para o arco: Força, Impacto, Chama e Infinade.
1.2.112w05aEncantamento não necessita de experiência no modo Criativo.
12w06aArcos e Espadas de Ouros agora possuem pequenas chances de já estarem encantados ao caírem de seus respectivos monstros.
1.3.112w17aGelo e Painel de Vidro podem de novo serem coletados por uma ferramenta encantada com Toque Suave.
12w22aO level máximo de encantamento diminui de 50 para 30.
Experiencia é coletada minerando e cozinhando na fornalha.
12w23aO brilho de ferramentas encantadas agora são visiveis no multiplayer.
1.4.212w34bArcos encantados com chama agora ativam blocos de TNT.
12w41a Os encantamentos agora podem ser combinados usando bigorna, permitindo que alguns encantamentos de alto nível sejam aplicados onde eles não eram anteriormente possíveis.
1.4.41.4.4preOs encantamentos agora podem ser aplicados usando/encantando, no entanto, a proteção não está disponível devido a um bug.
1.4.612w49a/enchant agora funciona com ID 0, o que significa que pode ser usado para aplicar proteção.
Você pode encantar um livro, para então encantar uma ferramenta.
12w50aAdicionado um novo encantamento: Espinhos.
Agora você pode adicionar o encantamento Toque Suave às tesouras e o encantamento Inquebrável a qualquer coisa que tenha durabilidade.
A eficiência foi nerfado, um pouco para que as ferramentas encantadas que não combinem com o bloco que você está quebrando não funcionarão tão rapidamente quanto antes (por exemplo, Picaretas com Eficiência V não quebram mais instantaneamente a terra).
1.7.213w36aAdicionado dois encantamentos de Vara de Pesca: Sorte do Mar e Lure. A vara de pescar pode agora ser encantada sem o uso de livros. A armadura agora pode receber inquebrável sem o uso de livros.
1.814w02aO encantamento recebe uma grande reforma, onde foi acrescentado um custo secundário, o Lápis-Lazúli.
Quando um item for encantado, um encantamento aparecerá agora na dica de ferramenta ao selecionar um encantamento (por exemplo, "Looting III? ...").
Levels estão mais dificeis de serem obtidos de novo (como configurações pre-1.3.)
Encantamentos de Level 5 (Afiação, Força, Julgamento e Ruína de Artrópodes) podem ser aplicados sem o uso de uma bigorna.
14w04aFortuna agora possui um 1% extra de conseguir um item raro por level.
Edição de Console Legado
TU7Adicionado o sistema de encantamento e mesas de encantamento. Baseia-se no sistema de encantamento da 1.3 - o nível máximo de encantamento é de 30 em vez de 50. A experiência é obtida a partir de fundições e/ou mineração de minérios, criação e matança de monstros.

Issues[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Encantamento" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • Reparar um item encantado por criação irá remover o encantamento sobre ele. Isso acontece com qualquer encantamento em qualquer ferramenta.[2] Se você deseja manter o encantamento em um item, repare-o com uma bigorna.
  • Encantamentos que mostram enchantment.level.127 são inalterados no pacote de idiomas do Minecraft
  • Quando uma arma encantada inflige um dano adicional a uma criatura, partículas azuis voam para fora daquela criatura, semelhante a ter um golpe crítico
  • Existem tags NBT para o arquivo level/player.dat. Isso significa que, com um programa externo, você pode encantar itens incantáveis ​​e encantar itens além do seu nível máximo. Por exemplo, você poderia encantar um Biscoito com Fortuna X e Afiação VII.
    • É possível encantar itens que não são ferramentas no modo criativo usando uma bigorna e livros encantados.
  • O encantamento de Fortuna não funciona em , Olho de aranha, Frango cru e Frango Assado. A razão pela qual o Fortuna não funciona a maior parte disso é porque eles são considerados drops raras pelo jogo.
  • Da mesma forma, usar comandos de console para colocar o encantamento Fortuna em Tesouras não causará que mais lã caia de Ovelhas quando usado, pois Fortuna é apenas para uso em blocos.
  • Os itens que estão encantados receberão uma aura brilhante em torno deles. O uso de um enchanted_item_glint.png nas texturas assets\minecraft\textures\misc alterará o brilho em conformidade. Nas versões anteriores do Minecraft e somente em determinadas placas gráficas, itens encantados fariam com que a hotbar se tornasse semi transparente enquanto eles eram o item selecionado.
  • Na tela de encantamento, as legendas na Standard Galactic Alphabet[3] inclui várias piadas:
    • Em 1 de outubro de 2011, Notch criou uma imagem da tela de encantamento, com encantamentos .[4] O primeiro encantamento se traduz em "Bem Jogado Internet Você É Bom", o segundo é traduzido para "Estes Nomes Serão Aleatórios e Confusos", e o terceiro se traduz em "Cada Encantamento Custa Level de Experiência".
    • Três das palavras possíveis para encantamentos são "os pergaminhos mais antigos", provavelmente uma piada com Bethesda, criadora da série "The Elder Scrolls" e cuja empresa-mãe, Zenimax, tentou processar Mojang pelo nome de seu próximo jogo Scrolls.
    • As palavras "klaatu berata niktu" são uma referência (com ortografia) para "Klaatu barada nikto", uma frase que se origina no filme de 1951 "The Day the Earth Stood Still" e foi usado como referência em muitos outros filmes, desenhos animados e jogos .
    • Da mesma forma, "Xyzzy" é um feitiço mágico no jogo "Colossal Cave Adventure" e tem sido usado em vários outros jogos como um easter egg ou um cheat.
  • Todas as ferramentas, espadas e armaduras encantadas antes de 1.9 Pre-release 4 só terão o Peso Pena I como seu encantamento.
  • É possível encantar Toque Suave em todos os níveis de encantamento quando uma picareta dourada for encantada, embora extremamente rara em encantamentos abaixo do nível 20.
  • Itens encantados ainda pulsam enquanto você pausa o jogo.
  • Junto com tochas, qualquer neve ou tapete no topo de um bloco ao lado da mesa de encantamento irá diminuir os níveis de encantamento.
  • Na 1.2 e em diante Zumbi, Homem-porco Zumbi e Esqueleto são capazes de soltar itens raros, isso inclui armas encantadas em dificuldades mais altas .
  • Não é possível obter mais de 4 Pó de Pedra Luminosa de um bloco de luz usando o encantamento da fortuna.
  • Antes de 1.4.4, se um porco, galinha ou vaca fosse morto instantaneamente usando um arco com o encantamento da Chama, deixaria cair comida cozida. No entanto, se alguém foi morto instantaneamente usando uma espada com o encantamento do Aspecto ao fogo, não deixaria cair alimentos cozidos. Isso ocorre porque a espada aplicou o dano primeiro, e depois o encantamento, mas as flechas aplicam primeiro o encantamento.
  • Você só pode encantar um item uma vez, mas é possível obter 2 ou mais encantamentos em um item no primeiro encantamento. No entanto, ao reparar itens encantados (ou seja, na grade de criação), mas não na bigorna, tira os encantamentos de ambos os itens que são combinados, produzindo um único item desencantado.
  • O Dragão do End não recebe dano extra dos encantamentos de espadas com Afiação, Julgamento ou Ruína dos Artrópodes, mas recebe dano extra do encantamento do Força do arco.
  • Parece que a versão Xbox do Minecraft tem um efeito de encantamento diferente. É mais pixelado, e é branco em vez de roxo.
  • Se você mata qualquer criatura enquanto segura uma espada Pilhagem (ou qualquer coisa encantada com Pilhagem em criativo) no momento da morte, ela cairá mais do que o normal. Isso pode incluir refletir as bolas de fogo do Ghast segurando/usando uma espada com Pilhagem, matando criaturas com poção depois de mudar para uma espada ou disparando uma flecha que mata uma criatura enquanto você está segurando uma espada de Pilhagem. (Isso não se aplica aos dispensadores) Da mesma forma, isso faz com que os arcos encantados com pilhagem não sejam obtidos ​​no modo sobrevivência, mas totalmente funcionais.
  • Se você minerar um bloco sem usar a ferramenta desejada, você não obterá o bloco mesmo com o encantamento Toque Suave.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]