Creative.svg

Guardião Ancião

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Elder Guardian)
Guardião Ancião
Guardião Ancião.png
Pontos de vida

80Heart.svg × 40

Força de Ataque

Fácil: 5Heart.svgHeart.svgHalf Heart.svg
Normal: 8Heart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svg
Difícil: 12Heart.svg × 6
Quando Atacado: 4Heart.svgHeart.svg

Drops
Drops raros
ID interno

68

ID

Guardian

O Guardião Ancião é um mob hostil que só é gerado debaixo d'água em monumentos do oceano. Ele é uma variante mais forte do Guardião.

O Guardião Ancião é gerado 3 vezes em seções específicas do monumento do oceano. Guardiões Anciãos infligem Fadiga III em jogadores próximos; o objetivo disso é proteger o tesouro (blocos de ouro e esponjas molhadas)até que o monumento seja totalmente conquistado (isto é, até que o jogador mate os 3 Guardiões Anciões), bem como para evitar que os jogadores explorem facilmente o monumento simplesmente quebrando as paredes.

O Guardião Ancião ataca através de um grande feixe de laser que causa dano ao jogador. Além disso, Guardiões Anciãos conseguem mirar e machucar jogadores que estão andando em botes; porém uma vez que o jogador esteja fora de alcance, o laser do Guardião vai desligar do jogador, e não causará nenhum dano e ele é um mob grande

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Guardiões Anciãos não nadam para muito longe de onde são gerados tanto quanto os Guardiões normais, porém seu comportamento em terra seca é igual aos guardiões regulares. Seus olhos vão seguir e olhar qualquer jogador próximo, e sempre vão olhar diretamente para seu alvo. Isto os torna o primeiro mob com olhos dinâmicos. (Os olhos são, na verdade, a parte da cabeça do modelo e as cabeças de quase todos os mobs vão olhar para o jogador, o que faz parecer que o olho do mob estava olhando em sua direção.)

Uma vez a cada minuto, o Guardião Ancião irá procurar por jogadores em um raio de 50 blocos que não estejam afetados com Fadiga, que estejam afligidos com um nível de fadiga inferior a III, ou cuja aflição vai se desgastar em menos de um minuto. Os jogadores encontrados serão afligidos com Cansaço III por 5 minutos, e uma imagem fantasmagórica do Ancião aparece para o jogador.

Ataque[editar | editar código-fonte]

O Guardião Ancião tem dois métodos de ataque, um disparando seu laser e o outro é um efeito similar a espinhos. O laser leva vários segundos para carregar, não causando nenhum dano enquanto isso, e muda de roxo para amarelo brilhante. Uma vez carregado, o feixe termina abruptamente e causa dano. O Guardião Ancião vai nadar ao redor por alguns segundos antes de disparar novamente. Se o alvo se aproximar do Guardião Ancião enquanto estiver disparando seu raio, ele para o ataque e vai nadar para longe até que esteja a uma distância confortável, onde irá então reiniciar o ataque. O feixe não pode ser evitado, mas pode ser obstruído por blocos sólidos, e tem um alcance máximo de cerca de 14 blocos.

Combate[editar | editar código-fonte]

Guardiões Anciãos são muito resistentes a ataques corpo a corpo quando debaixo d'água, uma vez que o jogador não será capaz de se aproximar rapidamente dele devido ao efeito de desaceleração da água. Guardiões vão nadar para longe quando o jogador alvo de seu ataque se aproximar, e o Guardião Ancião vai lhe causar 2 corações de dano a cada vez que é atingido quando seus espinhos estiverem estendidos. Se encurralado, o Guardião Ancião costuma estender seus espinhos e atacar o jogador, mesmo à queima-roupa.

Os Guardiões Anciãos são resistentes a dano de fogo, mas se de alguma forma forem levados a terra seca , eles às vezes levam dano de queda por causa de seu movimento rápido.

Se o jogador precisar lutar contra um Guardião Ancião no corpo a corpo, eles devem tentar encurralá-lo e esperar o melhor; ou então tentar enganá-lo para nadar dentro do alcance de corpo a corpo repetidamente.

O Guardião Ancião não pode atirar tão rápido quanto um jogador com um arco pode, então um jogador habilidoso será capaz de atirar no Guardião e depois esconder-se para quebrar a trava do feixe, repetindo isso até que o Guardião seja morto. Se o Guardião está em águas rasas, o jogador pode usar uma Vara de Pescar para puxá-lo para fora da água, onde os jogadores podem matá-lo com corpo a corpo, sem ser baleados ou ferido pelos espinhos. (O guardião consegue disparar quando está fora da água; mas, a menos que esteja preso de alguma forma, ele ficará pulando e se movimentando demais para que possa manter o alvo ao alcance de 14 blocos.)

O Guardião Ancião tem uma quantidade muito grande de HP (80), tornando os combates corpo a corpo ainda mais difíceis. Guardiões Anciãos causam mais dano do que Guardiões regulares. Equipamentos de diamante encantados com Respiração e Depth Strider (Passos Profundos), espadas e arcos são recomendados. Combater Guardiões Anciãos sem armadura é incrivelmente perigoso, se não impossível. Armadura é essencial para combater Guardiões Anciãos. Entrar em seu território sem armadura quase sempre levará a uma morte rápida, mesmo armado com uma espada ou um arco e flecha.

lançamento
1.814w25aAdicionados Guardiões Anciãos.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Depois de Gigantes e Golens de Ferro, Guardiões Anciãos têm o maior número de pontos de vida de qualquer mob não-boss.
  • Para gerar o Guardião Ancião, utilize /summon Guardian ~ ~ ~ {Elder:1}
    • Guardiões Anciãos gerados com o comendo /summon iniciando com apenas 30 de HP, o mesmo que um Guardião o normal.
  • O olho dos Guardiões Anciãos ainda vão seguir um jogador completamente sem armadura sob os efeitos de uma Poção da Invisibilidade, mas não vai atacá-los. Guardiões Anciãos ainda vão atacar lulas sob o efeito desse mesmo efeito de poção.
  • Estranhamente, Guardiões Anciãos não tomam dano de fogo, apesar de serem criaturas aquáticas.
  • Assim como o Dragão do Fim, o Guardião Ancião irá atacar até os jogadores que estiverem no modo Criativo.