Creative.svg

Dificuldade

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Difficulty)

Criaturas com armadura completa são uma visão comum em níveis de dificuldade mais altos.

Dificuldade é uma configuração padrão no Minecraft, sendo assim, grande parte dos seus efeitos são visíveis no mundo independente do modo de jogo - Criativo, Survival, Hardcore e Espectador -. Existem 4 variantes de dificuldade no Minecraft, que tem um impacto direto na jogabilidade, dificultando ou facilitando a jogatina, o jogador pode escolher a dificuldade que mais se adapta às suas habilidades.

Dificuldades Padrões[editar | editar código-fonte]

DifficultyButton.gif

Existem quatro níveis de dificuldade no jogo: Pacífica, Fácil, Normal e Difícil. Estes podem ser definidos nas configurações, bem como pelo comando /difficulty.

Pacífico[editar | editar código-fonte]

Não é recomendando para quem quer alguma emoção no jogo!
  • Nenhum mob hostil pode spawnar naturalmente, as únicas exceções são os Vingadores, Invocador, Shulkers e o Dragão do End, mas eles não podem causar dano ao jogador.
  • Não há Aranhas, Aranha da caverna, Homem-porco Zumbi ou Endermen - Mobs neutros (só te atacam se você atacar primeiro) podem spawnar naturalmente, exceto homem-porco-zumbi.
    • Quando qualquer um desses mobs tenta spawnar (seja naturalmente, através de spawners, ovos de invocação ou comandos), eles são removidos do jogo instantaneamente.
  • Quando a dificuldade for trocada de qualquer outra configuração para Pacífica, todos os monstros que não tiverem permissão para spawnar no Pacífico serão removidos do mundo.
  • O jogador não sente fome, logo, ele recupera a saúde rapidamente.
    • Ainda é possível morrer caso o dano recebido seja muito alto (queda por exemplo) ou caso seja um dano com frequência elevada em um curto espaço de tempo (sufocamento na parede).
  • O jogador não pode comer nada além de Maçã Dourada, Fruta do Coro e Leite, a menos que o jogador mude para o Pacífico quando a barra de fome estiver abaixo do máximo‌. [Somente Versão Java e Legacy Console].
  • O jogador pode comer normalmente, embora a barra da fome nunca se esgote.‌[Apenas Edição Bedrock]
    • Se a barra da fome não estiver totalmente cheia, ela começará a se regenerar instantaneamente / rapidamente.

Fácil[editar | editar código-fonte]

  • Monstros hostis aparecem, mas eles causam menos dano em comparação à dificuldade Normal.
    • Monstros hostis não tentarão se esquivar dos golpes do jogador
  • A barra de fome pode se esgotar, começando a reduzir os corações do jogador
    • A fome deixa de diminuir os corações do jogador quando sobrar 10 pontos de vida (5 corações).
  • A Aranha da Caverna não pode envenenar o jogador na dificuldade Fácil, e o Wither não causará o efeito de apodrecimento
  • Relâmpago de Tempestade só incendeia o bloco atingido, não os blocos vizinhos
  • Zumbis não vão transformar aldeões em aldeões zumbis.

Normal[editar | editar código-fonte]

Nível de dificuldade padrão do jogo.

  • Caso a barra de fome se esgote, o jogador começará a perder pontos de vida
    • A fome deixa de diminuir os corações do jogador quando lhe restar apenas 1 ponto de vida (1/2 "Meio" coração)
  • Os monstros hostis Spawnam naturalmente e causam dano padrão
  • Aldeões mortos por zumbis têm 50% de chance de se transformarem em Aldeão Zumbi.

Difícil[editar | editar código-fonte]

Nível de dificuldade extremo do jogo, este nível pode ser muito difícil para um iniciante, que pode ser morto nas primeiras noites!
  • Os mobs hostis causam mais dano que na dificuldade normal.
  • Os zumbis podem quebrar portas de madeira e aranhas podem causar efeitos no jogador.
    • Zumbis podem pedir reforços quando o jogador os ataca
    • Aranhas podem gerar um efeito de status positivo benéfico (velocidade, força, regeneração e invisibilidade) e esses efeitos têm uma duração infinita.[Somente Versão Java e Legacy Console].
  • Caso a barra de fome chegue a zero, o jogador perderá pontos de vida até morrer, a menos que se alimente antes de chegar ao óbito.
  • Aldeões mortos por zumbis têm 100% de chance de se transformarem em aldeão zumbi

Outras dificuldades[editar | editar código-fonte]

Hardcore
  • A única forma do jogador adentrar neste modo, é através da tela de criação do mundo, escolhendo entre Sobrevivência, Criativo e Hardcore (existe ainda o modo Espectador, porém só está disponível na Edição Java).
  • Traz uma dificuldade equivalente a do modo Difícil, porém exige mais habilidade do jogador, pois neste modo o jogador tem apenas uma vida e não pode morrer, caso isso ocorra O Jogo Acaba.
    • Caso o jogador morra, ele pode deletar o mundo, porém, se ele não deletar, seu /gamemode é alterado para Espectador
  • Atualmente não está disponível na Edição Bedrock
  • Não pode ser alterado em Opções.

Dificuldade Local[editar | editar código-fonte]

A dificuldade local, como o nome já diz, é a dificuldade do chunk (Cada chunk é formado por: 16 blocos de largura, 16 blocos de comprimento e 256 blocos de altura, somando 65.536 blocos no total), a dificuldade local pode ser diferente em chunks diferentes. A dificuldade do jogo altera a dificuldade local: no pacífico a dificuldade local sempre vai ser 0.00, na dificuldade fácil varia entre 0.75-1.5, na normal varia entre 1.5-4.0 e na difícil varia entre 2.25–6.75. A cada dia (no jogo) esse número vai aumentando (menos no pacífico que sempre vai ser 0.00), até um total de 21horas; também aumentará caso o chunk esteja habitado por um jogador (até um total de 50 horas - ou 50 jogadores por 1hora); também pela fase lunar (cada fase lunar afeta o cálculo de spawn de mobs de uma maneira diferente acrescentando de 0 (lua nova) a 1.0 (lua cheia) no cálculo de dificuldade da região). Não dá para alterar a dificuldade local por comandos.