Creative.svg

Creeper

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Creeper elétrico)
Creeper
Creeper.png
Pontos de vida

20Heart.svg × 10

Força de Ataque

Varia conforme proximidade e dificuldade.
Dano máximo:
Normal: 49Heart.svg × 24.5
Carregado: 97Heart.svg × 48.5

Tamanho

Altura: 1.7 Blocos
Largura: 0.6 Blocos

Geração

Nível de luz de 7 ou menos

Drops comuns

Veja Drops

Experiência

5

Sons Ferido Detonado Morto
ID interno

PC: 50
PE: 33

ID

creeper

Creepers são criaturas comuns e hostis que irão explodir quando a cerca de um jogador.

Geração[editar | editar código-fonte]

Eles naturalmente geram no topo de blocos sólidos da superfície (overworld) com nível de luz de 7 ou menos, tipicamente em grupos de 4 a noite como também em cavernas. No entanto em modo criativo também podem ser invocados por seus respectivos ovos de gerar.

Os eletrificados geram quando um raio cai a cerca de 4 blocos de distância de um creeper, aumentando seu poder explosivo e deixam-os ostentando uma aura azul os rodeando.

Drops[editar | editar código-fonte]

Creepers fornecem 0–2 pólvoras ao morrerem, e um disco de música caso mortos por uma flecha de um esqueleto. Eles também podem dropar uma cabeça de creeper uma vez mortos por uma explosão carregada (de um creeper eletrificado). Eles soltam 5 de experiência quando mortos por um jogador ou lobo domesticado (entretanto lobos domesticados não atacam creepers).

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Uma recriação feita por blocos (pixel art)

Os creepers seguirão jogadores vagarosamente e silenciosamente num raio cúbico de 16 blocos horizontais e 4 verticais. Eles podem subir escadas de parede e vinhas, como qualquer outra criatura, mas não fazem isto intencionalmente. Seu raio de busca é reduzido à 8 blocos se o jogador estiver vestindo uma cabeça de creeper.

Quando a cerca de três bloco do jogador, estes inflarão e piscarão em uma questão de 1,5 segundos, tendo uma potência explosiva de 3. Ademais, a explosão se retardará caso se encontre em uma teia. A explosão pode ser cancelada se o jogador sair do raio de explosão (7 blocos), incluindo pela repulsão ou por o matar.

Diferentemente dos mortos vivos como zumbis e esqueletos, creepers não queimam durante o período diurno. Fazem um excêntrico som similar a uma faísca e bola de canhão sendo expelida. O famoso "Tssssss..." é ouvido quando estão a cerca de explodir.

Fogem de jaguatiricas e gatos, evitando rapidamente os felinos a 16 blocos, sendo assim uma dica o jogador estar acompanhado pelos mascotes. Note que lobos domésticos não atacam creepers, para evitarem a explosão. São mais rápidos fugindo dos felinos do que perseguindo os jogadores.

Devido ao seu poder de ataque estrondoso, podem ser uma ameaça aos jogadores uma vez que despreparados, especialmente por ser uma criatura silenciosa (embora que na Bedrock Edition eles façam sons quando ociosos). Pode ser fácil matá-los quando se têm em mãos um arco ou espadas como as de ferro ou superiores. O ideal é recuar após cada ataque corpo a corpo infligido aos monstros. Enquanto eles estiverem em contato com a água é uma boa maneira de evitar a explosão, pois esta é anulada pela água (apesar de causar dano ao jogador e entidades caso estejam próximos).

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • Quando próximos de explodir, irão cessar seus movimentos e seus rostos vão apontar diretamente para frente.
  • São as criaturas mais icônicas do jogo. Fizeram diversas aparições em mercados (pelúcias, roupas, etc) e na mídia, como em vídeos do YouTube e em outros jogos.
  • Seu rosto pode ser visto em um bloco de arenito lapidado.
  • Creeper é um monstro sem mãos, com quatro pernas curtas e curvas, grandes globos oculares negros de pupila mais escura ainda, uma boca numa expressão triste e com pele verde-limão com manchas pálidas, semelhante a folhas secas.
  • Quando uma papagaio está perto de um creeper ele começará a fazer barulhos de "faísca" mesmo que o creeper em si não faça nenhum barulho que o papagaio possa imitar. Isso pode ser útil para indentificar creepers próximos e também cavernas já que o papagaio imita mobs que estiverem obstruídos por blocos.
  • A skin do creeper se originou de um erro após Notch fazer a textura de um porco, o erro deu tão certo que o creeper passou a ser um mob.

Creeper eletrificado[editar | editar código-fonte]

Creeper elétrico

Sendo uma variação do Creeper normal, é bem raro: o creeper terá que ser acertado por um raio. Sua explosão será duas vezes mais potente que a do creeper regular. O dano do creeper eletrificado é o de maior força do jogo.

Suas explosões causarão que zumbis, esqueletos e outros creepers dropem suas respectivas cabeças.

Explosão do Creeper normal (direita) e Creeper elétrico (esquerda)

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Creepers são altamente considerados pela comunidade, devido ao seu potencial para destruir e danificar os jogadores e seus edifícios. Sua aparência distinta e capacidade destrutiva fazem deles um ícone inconfundível do Minecraft.

Mercadoria[editar | editar código-fonte]

Ele é um ícone dos produtos de vendas do Minecraft:

  • Bichos de pelúcia
  • Figuras de ação
  • Pulseiras
  • Camisetas
  • Peças de LEGO Minecraft
  • Papercraft
  • A imagem do perfil do Facebook do Minecraft.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Creeper" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.