Creeper

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Creeper
Creeper.png
Charged Creeper Animation.png
Pontos de vida

20Heart.svg × 10

Comportamento

Hostil

Força de Ataque

Varia de acordo com a proximidade e dificuldade.
Dano máximo:
Regular:
Fácil: 25Heart.svg × 12.5
Normal: 49Heart.svg × 24.5
Difícil: 73Heart.svg × 36.5
Elétrico:
Fácil: 49Heart.svg × 24.5
Normal: 97Heart.svg × 48.5
Difícil: 145Heart.svg × 72.5

Tamanho

Altura: 1,7 Blocos
Largura: 0,6 Blocos

Geração

Nível de luz igual ou inferior a 7

ID interno

EJ: 50
EB: 33

ID

creeper

Creepers são criaturas hostis fatais, comumente verdes que se aproximam silenciosamente de jogadores e explodem logo depois de chegar a 3 blocos de seus alvos. Devido à sua aparência distinta e alto potencial para matar jogadores incautos, além de danificar o meio ambiente e a construção dos jogadores, os creepers se tornaram um dos ícones do Minecraft, notório entre jogadores e não jogadores. Usar um arco é a maneira mais fácil de matar o creeper, sem ele explodir.

Creepers são uma importante fonte de pólvora bem como a única maneira de obter mais discos de música. Quando atingido por raio, um creeper fica elétrico, o que amplifica substancialmente sua potência de explosão e permite que cabeças de criatura serem obtidas.

Geração[editar | editar código-fonte]

Os creepers geram naturalmente no Mundo superior em blocos sólidos com nível de luz igual ou inferior a 7.

Drops[editar | editar código-fonte]

Quando mortos, creepers largam:

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Um creeper perseguindo.

Creepers perseguem qualquer jogador dentro de um raio de 16 blocos (± 5%) e ± 4 blocos verticalmente. O alcance de detecção de creepers é reduzido para 8 blocos quando o jogador está usando uma cabeça de criatura de creeper.‌[Edição Java apenas]

Quando a três blocos de um jogador, um creeper para de se mover, assobia, pisca e se expande, depois explode após 1,5 segundos.A detonação de um creeper pode ser interrompida se o jogador deixar o raio de explosão de 7 blocos (inclusive repulsionar o creeper) ou desaparecer da vista do creeper, ou se o creeper for morto antes da explosão.

Um creeper pode pular para um jogador se sobreviver à queda. Os creepers iniciam sua animação de explosão de 1,5 segundos antes de cair; portanto, uma explosão ocorre mais cedo após o pouso com quedas mais altas.

Creepers podem subir escadas de mão e trepadeiras como qualquer outra criatura, mas não o faz intencionalmente.

Os creepers podem ser forçados a explodir usando uma pederneira.

Creepers fogem de jaguatiricas e gatos a menos de seis blocos de distância. Um creeper que iniciou sua detonação não foge, a menos que o jogador deixe seu raio de explosão.

Explosões de creepers regulares tem uma força de 3.

Se um creeper for infligido com um efeito de estado, sua explosão cria uma nuvem de efeito de área of the effect.‌[Edição Java apenas]

Ao contrário de outras criaturas, os creepers não são atacados por lobos domesticados, golens de ferro, ou zoglins. No entanto, eles ainda são atacados por withers, golens de neve, e vingadores nomeados como "Johnny". Quando atingido por um projétil perdido, um creeper retalia se ainda não estiver perseguindo um jogador.

Creeper elétrico[editar | editar código-fonte]

Charged Creeper JE1 BE1.png
Raio de dano de explosão de dois creepers na areia. Comparação entre um creeper elétrico (esquerda) e um creeper regular (direita).

Um creeper elétrico é uma variante mais poderosa de um creeper.

Um creeper elétrico é criado apenas quando raio cai dentro de 4 blocos de um creeper normal ou quando atingido por um tridente com o encantamento Condutividade durante um temporal, o que aumenta significativamente seu poder explosivo. Os creepers elétricos são diferenciados dos creepers normais pela aura azul que as cerca.

Os temporizadores de contagem regressiva são os mesmos que os dos creepers normais, tanto em termos de alcance quanto de tempo. Com uma potência de 6, uma explosão causada por um creeper elétrico é duas vezes mais poderosa que a explosão causada por um creeper comum (ver imagem). As explosões de creepers elétricos são 50% mais poderosas que uma explosão de dinamite. O quão perto o creeper estava do raio não afeta o tamanho da explosão.

Os creepers elétricos têm o mesmo ID de entidade que os creepers normais. A única diferença é que o valor da tag booleana "powered" está configurada para "1" (true, verdadeiro).

Explosões de creepers elétricos que matam zumbis, esqueletos, esqueletos wither, ou outros creepers fazem com que uma dessas criaturas largue a cabeça de criatura correspondente. Eles não largam sua própria cabeça. Jogadores ou dragões ender não largam sua própria a cabeça, nem criaturas sem cabeças da criaturas correspondentes.

Sons[editar | editar código-fonte]

SomLegendaFonteDescriçãoID de espaço de nomeChave da legendaVolumeAfinaçãoDistância de atenuação
Creeper morre? Reproduz quando o creeper morre.entity.creeper.deathsubtitles.entity.creeper.death? ? 16
Creeper ferido? Reproduz quando creeper sofre danos.entity.creeper.hurtsubtitles.entity.creeper.hurt? ? 16
Creeper sibilando? Reproduz se o jogador se aproximar demais do creeper ou se usar pederneira no creeper.entity.creeper.primedsubtitles.entity.creeper.primed? (0,5)16

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

Veja também: Formato Chunk

Creepers têm dados de entidade associados a eles que contêm várias propriedades da criatura.

  • Dados da entidade
    • Tags comuns a todas as entidades Veja Template:Nbt inherit/entity/template
    • Tags comuns a todos os mobs Veja Predefinição:Nbt inherit/mob/template
    •  powered: 1 ou 0 (verdadeiro/falso) - Pode não existir. Verdadeiro se o creeper estiver elétrico por ser atingido por um raio.
    •  ExplosionRadius: O raio da própria explosão, o padrão é 3.
    •  Fuse: Indica o valor inicial do timer de detonação interno do creeper (não afeta creeper que cai e explode ao impactar sua vítima). O temporizador de detonação interno retorna a esse valor se o creeper não estiver mais dentro do alcance do ataque. O padrão é 30.
    •  ignited: 1 ou 0 (verdadeiro/falso) - Se o creeper foi inflamado por uma Pederneira.

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Icon Conquista Descrição do jogo Requisitos reais (se diferente) Pontos do Xbox ganhos Tipo de troféu (PS)
ArqueiroMate um creeper com flechas.10GBronze
Arqueiro(a)

Progressos[editar | editar código-fonte]

Ícone Progresso Descrição no jogo Pai Requisitos reais (se diferente) ID interno

Advancement-plain-raw.png

Aventura
Aventura, exploração e combateMate qualquer entidade, ou seja morto por qualquer entidade.minecraft:adventure/root

Advancement-plain-raw.png

Caçador de monstros
Elimine qualquer monstro hostilAventuraMate uma dessas 33 criaturas Outros monstros, se houver, podem ser mortos, mas são ignorados por esse progresso.minecraft:adventure/kill_a_mob

Advancement-plain-raw.png

Sem piedade
Elimine um de cada monstro hostilCaçador de monstrosMate uma dessas 34 criaturas Outros monstros, se houver, podem ser mortos, mas são ignorados por esse progresso.minecraft:adventure/kill_all_mobs

Histórico[editar | editar código-fonte]

Edição Java Classic
31 de agosto de 2009Os creepers são mostradas primeiro, com base em um um modelo de porco falhado que o Notch havia criado (ele misturou o comprimento e a altura do corpo[1]). Eles foram as primeiras criaturas adicionadas no Survival Test.
1 de setembro de 2009Creeper Revision 1.png Notch mostra creepers no The Word of Notch. A textura dada ao creeper é um tom de verde escuro que brilha para um tom mais claro ao ser atingido.
Creepers comportam-se muito como zumbis atualmente, pulando aleatoriamente até localizar o jogador.
Os ataques corpo a corpo de creepers dão apenas 4Heart.svgHeart.svg de valor de dano ao invés dos 6Heart.svgHeart.svgHeart.svg do zumbis.
Quando mortos, creepers "deitam" como qualquer outra criatura morta e causam uma explosão esférica de 4×4×4 que deixava uma cratera considerável, destruindo muitos blocos e ferindo gravemente qualquer jogador próximo.
Atualmente, o creeper vale 250 pontos quando morto, mas depois foi reduzido para 200 pontos.
0.24_SURVIVAL_TEST 24px Adicionados creepers.
0.24_SURVIVAL_TEST_03 Os creepers não largam mais os itens de água e lava ao explodir o líquido.
0.25 SURVIVAL TEST Criaturas, incluindo creeprs, agora são mais perigosas, renascem, desaparecem e atacam esqueletos se são atigidas por eles.
20 de outubro de 2009Notch mencionou que creeprs não destroem mais blocos rochosos.
0.26 SURVIVAL TEST Creeper.png A textura dos creepers foi alterada.
As explosões de creepers não destroem mais blocos de pedra ou do tipo de pedra.
As explosões de creepers agora deixam fumaças.
Edição Java Indev
0.31 20100204-2 Creepers agora explodem quando estão perto dos jogadores.[verificar] Anteriormente no Survival Test, creepers causavam dano corpo a corpo e explodiam apenas quando mortos pelo jogador.
20100219 Os creepers agora largam enxofre após a morte.
?Creepers não produzem mais partículas de folhas após a explosão.
Edição Java Alpha
v1.2.0 ?Creepers agora têm um novo som de dano.[mais informações necessárias]
Edição Java Beta
1.4 O 'A' na logo do Minecraft agora inclui uma face de creeper.
1.5 Charged Creeper JE1 BE1.png Creepers agora ficam carregados quando atingidos por raios, aumentando o raio de explosão e força.
1.8 Pre-release O creepers agora são muito mais fatais e podem matar um jogador desarmado, se num raio de 4 a 5 blocos em volta do creeper. Esse dano também é independente da dificuldade.
Sound Update As explosões de creepers agora tem um novo som.
Edição Java
1.0.0 Beta 1.9 Prerelease 5 Creepers e outras criaturas hostis não atacam mais o jogador no modo criativo, a menos que provocado.
1.1 11w50a Os creepers agora largam todos os discos de música, exceto o 11.
1.2.1 ?Como parte da revisão de IA, creepers não atacam mais outras criaturas.
Os creepers não se inclinam mais para a esquerda do jogador, agora parando na frente do jogador.
1.3.1 12w30a Creepers foram fortalecidos. Dependendo da dificuldade, o dano do creeper é escalado agora com o Fácil: ~50% menos dano, Normal: mesmo dano de antes, e Difícil: ~33% mais dano do que antes. Com armadura de diamante completa e dificuldade difícil, um creeper pode derrubar 2 corações do jogador.[2]
1.4.2 12w38b Novas mecânicas de creeper foram adicionadas; creepers agora explodem, se eles caírem no jogador a uma certa altura.
1.6.1 13w18a Os creepers não explodem mais quando atingidos no modo Criativo.
1.7.2 13w36a Os creepers agora podem ser explodidos à força usando pederneira.
1.8 14w05a Jogadores agora podem ver da perspectiva de um creeper em modo espectador. Um shader de trepadeira é aplicado e o jogador é limitado aos movimentos do creeper.
14w11a Outros creepers, bruxas, zumbis, esqueletos, aranhas, aranhas das cavernas e homem-porco-zumbi agora fogem de creepers que estão prestes a explodir.
14w30a Creepers elétricos agora fazem zumbis, esqueletos, esqueletos wither e outros creepers para largar suas cabeças.
14w30b Cada creeper elétrico agora faz largar apenas uma cabeça, mesmo que várias criaturas que largam a cabeça sejam mortas.
1.8.1 pre1 Criaturas não é mais fogem de creepers que estão prestes a explodir.
Creepers não atacam mais golens de ferro.
1.9 15w32a A faixa de detecção de creepers é reduzida pela metade quando o jogador está vestindo uma cabeça de criatura de creeper.
15w33c O alcance de detecção para jogadores usando a cabeça de creeper foi ajustado, agora 37,5% do alcance normal.
15w36a O alcance de detecção de jogadores usando a cabeça de creeper é novamente 50% do alcance normal.
15w39a Creepers agora são um pouco mais baixos (1,7 blocos de altura, em vez de 1,8).
15w51a Creepers não largam mais discos de música quando a gamerule doMobLoot está false.
1.11 16w32a Creepers que explodem enquanto têm um efeito de poção agora deixam para trás uma nuvem de efeito de área tendo esse efeito.
Alterado o ID de salvamendo do jogo de creepers de Creeper para creeper.
1.14 18w43a Os creepres agora largam discos de música quando mortos por esqueletos-errantes.
Edição Pocket Alpha
0.4.0 Creeper.png Adicionados creepers.
Os creepers atualmente têm os sons de explosão antigos.
0.7.4 Tocar e segurar uma pederneira em um creepers agora faz com que ele exploda automaticamente.
0.9.0 build 1 Os creepers não flutuam mais 2 pixels do chão.
build 2 Um botão de ignição agora é usado para explodir automaticamente um creeper ao segurar pederneira, em vez de tocar e segurar.
build 8 Creepers agora usam a nova IA.
build 9 Os creepers agora usam a antiga IA novamente porque elas andam mais rápido e não detonam.
0.9.2 Os creepers agora têm uma faixa correta de explosão.
O tempo de detonação para creepers foi corrigido (anteriormente explodiria quase instantaneamente).
0.11.0 ?Creepers agora podem subir escadass.
0.12.1 build 1 Creepers agora usam a nova IA novamente.
Charged Creeper JE1 BE1.png Creepers agora ficam elétricos quando atingidos por um raio, aumentando o raio de explosão e força.
Creepers agora têm o novo som de explosão.
Creepers agora têm a animação de piscar.
0.14.0 build 1 Creeper agora são um pouco mais baixos (1,7 blocos de altura em vez de 1,8).
0.16.0 build 4 Trepadeiras agora têm sons de ociosidade.
Edição Bedrock
1.2.0 ?Os creepers agora largam discos de música quando mortos por esqueletos.
1.10.0 beta 1.10.0.3 Os creepers agora largam discos de música quando mortos por esqueletos-errantes.
Edição de Console Legado
TU1 CU1 1.0 Patch 1 1.0.1 Creeper.png Adicionados creepers.
TU5 Charged Creeper JE1 BE1.png Adicionados creepers elétricos.
TU12 Creepers não atacam mais outras criaturas. Antes desta atualização, um creeper acertado por um esqueleto atacaria o esqueleto, criando uma cratera no processo.
TU14 1.04 Creepers foram fortalecidos. Dependendo da dificuldade, o dano do creeper é escalado agora com o Fácil: ~50% menos dano, Normal: mesmo dano de antes, e Difícil: ~33% mais dano do que antes. Com armadura de diamante completa e dificuldade difícil, um creeper pode derrubar 2 corações do jogador.
Um creeper agora é agressivo até com o último jogador que o bate.
O efeito de knockback do creeper foi aumentado.
Creepers agora explodem, se eles caírem no jogador a uma certa altura.
TU24 CU12 1.16 A animação de piscar do creeper foi atualizada.
TU31 CU19 1.22 Patch 3 Os creepers agora podem ser explodidos à força usando pederneira.
Creepers largam uma cabeça de criatura quando mortos por um creeper elétrico.
TU54 CU44 1.52 Patch 24 1.0.4 Creepers que explodem ao ter um efeito de poção agora deixem para trás uma nuvem de efeito de área tendo o efeito.
1.90 Os creepers agora largam discos de músicas quando mortos por esqueletos-errantes.
New Nintendo 3DS Edition
0.1.0 Creeper.png Adicionados creepers.
Minecraft Earth
0.2.0 Creeper.png Adicionados creepers.

Problemas[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Creeper" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Uma visão que pode assustar até os mais experientes jogadores do Minecraft.
  • O modelo do creeper é realmente o resultado do Notch ao tentar criar um modelo para o primeiro porco.
  • Notch afirmou no Twitter que "Eu imagino [os creepers] como sendo feitos de folhas ou similar. Não sei por que eles explodem."[3]
  • Quando solicitado a descrever a textura física de um creeper, Notch disse que sentiria eles "crocantes, como folhas secas".[4]
  • Os creepers são da cor verde brilhante porque o Notch tentou deixá-las bem camuflados para as texturas clássicas originais do Minecraft, que eram tons brilhantes de verde.
  • No modo multijogador, se um creeper é atacada por outro jogador e o outro jogador fica fora de vista, ele não ataca nenhum outro jogador.
  • Quando perguntado como os creepers desencadeiam sua natureza explosiva, Dinnerbone disse "Eles estão tão nervosos que tremem muito, e isso os desencadeia da mesma maneira que esfregar duas varas faz fogo".[5]
  • Creepers são mais rápidos quando fogem de gatos do que quando perseguem jogadores.
  • Se um creeper elétrico recebe invisibilidade, o efeito de "aura" ainda é visível.
  • Uma explosão de um creeper elétrico pode causar a maior quantidade de dano que qualquer criatura do jogo pode causar ao mesmo tempo.
  • Abelhas e creepers são as únicas criaturas que morrem depois de atacar o jogador.
  • O som sibilante do creeper usa o mesmo arquivo de som que quando um bloco de dinamite é ativado, sendo apenas o arquivo reproduzido em um tom mais baixo.

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Creepers têm uma reputação formidável na comunidade por causa de seu potencial de ferir ou matar até jogadores veteranos e destruir estruturas. Sua aparência distinta e habilidades destrutivas os tornaram um ícone reconhecível do Minecraft. Os creepers são referenciados em vários dos itens disponíveis nos depósitos de mercadorias do Minecraft,[6] e se tornaram um meme da Internet completo com arte de fãs, referências de quadrinhos na web e pôsteres desmotivacionais. Uma parte central do meme é o slogan não oficial do creeper, derivado da tendência da criatura de se aproximar do jogador e sibilar antes de detonar:

"Essssse(a) é um(a) <objeto valioso aleatório> muito bom que você tem... Seria uma pena sssssse algo acontecesse com ele(a)..."[7]

Moe Szyslak apareceu como um creeper e explodiu na casa dos Simpsons no 17º episódio da temporada 25.

Mercadorias[editar | editar código-fonte]

Creepers foram retratadas em muitos produtos do Minecraft incluindo mas não limitado a:

  • A letra "A" na logo do Minecraft na versão de lançamento (O logotipo Alpha e Beta Original era apenas "MINECRAFT" escrito com blocos de pedregulho)
  • Brinquedos de pelúcia.
  • Figuras de ação.
  • Pulseiras.
  • Camisetas
    • A camiseta de anatomia do creeper revela o interior de um creeper e também revela seu nome científico: Creepus Explodus.
  • LEGO Minecraft
  • Papercraft
  • Imagem de perfil do Minecraft no Facebook
  • Nas sacolas de brindes distribuídas no Minecon 2011, os creepers eram dados como uma decoração dobrável e tapável para o quarto ou coleção, além de diamante e grama.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Séries de TV

  • Vários creepers apareceram na TV durante episódios do programa de TV Mad (Criminal Minecraft e ThunderLolcats [8]) Em ThunderLolcats eles usam a frase de efeito, dizendo "Esssssa.. é uma bela parede que você tem lá."

Jogos de console/PC

  • No Borderlands 2, creepers aparecem em um poço de minas na parte mais noroeste das Cavernas Cáusticas, incluindo terra, minério de carvão, pedra, minério de ouro, e um "Badass creeper" que tem o dobro da força e do tamanho de um creeper comum.
  • Em Airmech, creepers aparecem como uma "pele" de unidade para a unidade de bombardeiros suicidas boomer. Creepers podem ser verdes, azuis ou vermelhos, dependendo da cor da equipe que os faz.
  • Em Octodad: Dadliest Catch, uma cabeça de creeper é vista em uma prateleira no supermercado, juntamente com 2 picaretas e alguns blocos de grama. Faz parte de uma coleção conhecida como "Mintcraft".
  • Em Awesomenauts, um dos personagens jogáveis (Clunk) tem uma "pele" referenciando o creeprs, completa com assobios e efeitos sonoros de explosão.
  • Um creeper pode ser visto e interagido em um nível do jogo McPixel.
  • Visto como uma fantasia de Halloween no Terraria.
  • No Evoland 2, um jogo criado como uma homenagem a muitos jogos clássicos, "Dreaded Creepers" pode ser encontrado como uma criatura em A mina, época atual. Se você for morto por um Dreaded Creeper, você desbloqueia a conquista sssSSSSSss BOOM!.

Jogos em flash

  • Em Stealing the Diamond, quando Henry Stickmin se aproxima da parede externa do museu com uma picareta, um creeper aparece atrás dele e explode, destruindo parte da parede.
  • No final do mapa em Stick RPG2, um creeper sorridente pode ser visto em um buraco no nível do solo.
  • Uma das coisas que o jogador pode acertar em Katawa Crash é um creeper.
  • No jogo Transformice, existe uma cabeça de creeper que o jogador pode comprar como um chapéu para seu rato.

Outros jogos

  • Em um jogo chamado Quube Twodee, fabricado pela Universal Chicken em Adelaide, Austrália, um dos níveis tem uma face de creeper.
  • O PixelJunk Shooter 2 para PS3 mostra um pequeno creeper na tela de título, oculto entre outros inimigos nativos do Shooter 2.
  • Em um nível personalizado projetado pelo Notch para VVVVVV, "Pyramid Escape", o rosto de um creeper pode ser visto esculpido em segundo plano na extremidade esquerda da pirâmide.
  • No Torchlight II, o creeper aparece em uma área lateral incomum e gerado do Campo de Batalha dos Cem do Ato III, chamado "Mina do Notch". Como esperado, os creepers encontrados dentro correm em direção ao jogador e explodem, deixando para trás vários blocos de terra. Um baú no final da área pode conter uma das cinco espadas raras com seus próprios atributos.
  • Em um jogo chamado Strollin, existe um item de creeper que pode ser comprado, o que faz as bombas jogarem o jogador mais longe.
  • No Geometry Dash, superar o nível 16 (Hexagon Force) no modo normal recompensa o jogador com um cubo de cara de creeper. Também pode ser colorido para parecer normal.
  • Um pequeno jogo do Notch feito em 48 horas, chamado Minicraft, também inclui creepers. O que é interessante sobre eles no jogo é que ele tem tipos mais difíceis quanto mais fundo o jogador fica no subsolo.

Outros

  • Na segunda-feira, 18 de junho de 2012, um creeper foi enviado acima das nuvens para o espaço.[9]

Galeira[editar | editar código-fonte]

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]