Você pode seguir a nossa conta no Twitter onde são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki

Creeper

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Creeper
Creeper.png
Pontos de vida

20Heart.svg × 10

Força de Ataque

Varia conforme proximidade e dificuldade.
Dano máximo:
Normal: 49Heart.svg × 24.5
Carregado: 97Heart.svg × 48.5

Tamanho

Altura: 1.7 Blocos
Largura: 0.6 Blocos

Geração

Nível de luz de 7 ou menos

ID interno

PC: 50
PE: 33

ID

creeper

Pistão.gif
Esta página está com problemas e deve ser revisada [Discutir]
Foram identificados possíveis erros nesta página. A revisão será feita pelo Projeto de conserto e revisão de páginas.


Creepers são criaturas comuns e hostis que irão explodir quando a cerca de um jogador.

Geração[editar | editar código-fonte]

Eles naturalmente geram no topo de blocos sólidos da superfície (overworld) com nível de luz de 7 ou menos, tipicamente em grupos de 4 a noite como também em cavernas. No entanto em modo criativo também podem ser invocados por seus respectivos ovos de gerar.

Os eletrificados geram quando um raio cai a cerca de 4 blocos de distância de um creeper, aumentando seu poder explosivo e deixam-os ostentando uma aura azul os rodeando.

Drops[editar | editar código-fonte]

Creepers fornecem 0–2 pólvoras ao morrerem, e um disco de música caso mortos por uma flecha de um esqueleto. Eles também podem dropar uma cabeça de creeper uma vez mortos por uma explosão carregada (de um creeper eletrificado). Eles soltam 5 de experiência quando mortos por um jogador ou lobo domesticado, mesmo com a verdade de que lobos domesticados não atacam creepers.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Uma recriação feita por blocos (pixel art).

Os creepers seguirão jogadores vagarosamente e silenciosamente num raio cúbico de 16 blocos horizontais e 4 verticais. Eles podem subir escadas de parede e vinhas, como qualquer outra criatura, mas não fazem isto intencionalmente. Seu raio de busca é reduzido à 8 blocos se o jogador estiver vestindo uma cabeça de creeper.

Quando a cerca de três bloco do jogador, estes inflarão e piscarão em uma questão de 1,5 segundos, tendo uma potência explosiva de 3. Ademais, a explosão se retardará caso se encontre em uma teia. A explosão pode ser cancelada se o jogador sair do raio de explosão (7 blocos), incluindo pela repulsão ou por o matar.

Diferentemente dos mortos vivos como zumbis e esqueletos, creepers não queimam durante o período diurno. Fazem um excêntrico som similar a uma faísca e bola de canhão sendo expelida. O famoso "Tssssss..." é ouvido quando estão a cerca de explodir.

Fogem de jaguatiricas e gatos, evitando rapidamente os felinos a 6 blocos, sendo assim é uma boa dica o jogador estar acompanhado pelos mascotes, que o serve de proteção. Note que lobos domésticos não atacam creepers, para evitarem a explosão. Os creepers são mais rápidos fugindo dos felinos do que quando perseguem os jogadores.

Combate

Devido ao seu poder de ataque estrondoso, podem ser uma ameaça aos jogadores uma vez que despreparados, especialmente por ser uma criatura silenciosa. Pode ser fácil matá-los quando se têm em mãos um arco ou espadas como as de ferro ou superiores. O ideal é recuar após cada ataque corpo a corpo infligido aos monstros. Enquanto eles estiverem em contato com a água, sua explosão é anulada pelo líquido, portanto essa é uma boa maneira de evitar a explosão de blocos ao redor, apesar dos mesmos causarem dano aos jogadores e entidades caso estejam próximos.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • Quando próximos de explodir, irão cessar seus movimentos e seus rostos vão apontar diretamente para frente.
  • São as criaturas mais icônicas do jogo. Fizeram diversas aparições em mercados (pelúcias, roupas, etc) e na mídia, como em vídeos do YouTube e em outros jogos.
  • Seu rosto pode ser visto em um bloco de arenito lapidado.
  • Em relação a sua aparência, o creeper é um monstro sem mãos, com quatro pernas curtas e curvas, grandes globos oculares negros de pupila mais escura ainda, uma boca numa expressão triste e com a pele verde-limão com manchas pálidas, o que lembraria folhas secas.
  • A aparência do creeper se originou de um erro gráfico após Notch fazer a textura e o modelo de um porco; o erro foi tão único que fizeram do creeper uma criatura a ser incluída no desenvolvimento do jogo.
  • Quando um papagaio estiver perto de um creeper, ele começará a fazer ruídos de faíscas ainda que o creeper em si não faça nenhum barulho enquanto vagam. Isso pode ser útil para identificar creepers e cavernas próximas, já que o papagaio imita criaturas que estiverem obstruídas por blocos.
  • Desde que felinos foram inseridos no jogo, diversas teorias entre os jogadores tentam explicar o motivo deles serem temidos pelos Creepers, uma delas diz que por terem 7 vidas, apenas uma explosão de um Creeper não seria suficiente para mata-los.

Creeper eletrificado[editar | editar código-fonte]

Um creeper eletrificado

Sendo uma variação do creeper normal, é bem raro: o creeper terá que ser acertado por um raio. Sua explosão será duas vezes mais potente que a do creeper regular. O dano do creeper eletrificado é o de maior força do jogo.

Suas explosões causarão que zumbis, esqueletos e outros creepers dropem suas respectivas cabeças.

Explosão de um creeper normal (direita) e de um creeper após ser atingido por um relâmpago (esquerda).

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Os creepers são inconfundíveis pela comunidade, devido ao seu potencial para destruir e danificar os jogadores e seus edifícios. Suas aparências distinta e com capacidades destrutivas os fazem um ícone relevante do Minecraft.

Mercadoria[editar | editar código-fonte]

Ele é um ícone dos produtos de vendas do Minecraft:

  • Bichos de pelúcia
  • Figuras de ação
  • Pulseiras
  • Camisetas
  • Peças de LEGO Minecraft
  • Papercraft
  • A imagem do perfil do Facebook, Twitter, Instagram e YouTube do Minecraft

Problemas[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Creeper" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.