Coordenadas

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas X, Y e Z em um mapa do Minecraft.
O norte está para cima, em Z *negativo* e 180 graus. Movendo no sentido horário, o leste está para a direita em X positivo e -90 graus. O sul está para baixo, em Z *positivo* e 0 graus. Oeste fica à esquerda, em X negativo e +90 graus.
Eixos X e Z com direções mostradas, de uma visão panorâmica. Destaques em vermelho onde esses eixos são diferentes do padrão.

Coordenadas representam numericamente a localização de um jogador em uma dimensão.

Sistema de coordenadas[editar | editar código-fonte]

As coordenadas são baseadas em uma grade onde três linhas ou eixos se cruzam no ponto de origem.

  • O eixo X indica a distância do jogador a leste (positivo) ou oeste (negativo) do ponto de origem, ou seja, a longitude,
  • O eixo Z indica a distância do jogador ao sul (positivo) ou ao norte (negativo) do ponto de origem, ou seja, a latitude,
  • O eixo Y indica o quão alto ou baixo (de 0 a 255, sendo 64 o nível do mar) o jogador está, ou seja, a elevação,
  • O comprimento unitário dos três eixos é igual ao lado de um bloco. E, em termos de medição do mundo real, um bloco equivale a 1 metro cúbico.

Posição do bloco[editar | editar código-fonte]

A posição de um bloco é, na verdade, as coordenadas do ponto no canto noroeste inferior do bloco, ou seja, as coordenadas inteiras obtidas pelo arredondamento para baixo das coordenadas dentro do bloco.

No Minecraft, as coordenadas decimais geralmente precisam ser convertidas em coordenadas inteiras arredondando para baixo, o que é chamado de posição do bloco da coordenada.

Exibindo coordenadas[editar | editar código-fonte]

Captura de tela mostrando as informações de depuração, com as coordenadas XYZ, Face e posição do Bloco.
A posição do bloco do jogador mostrada na Edição Bedrock.

Na Edição Java, pressionando F3 (ou Fn + F3 em Macs e alguns laptops ou Alt + Fn + F3 em Macs mais novos) exibe uma tela de depuração que fornece as coordenadas atuais do jogador na parte superior esquerda da tela.

Na Edição Bedrock, a posição do bloco do jogador pode ser exibida alterando as opções do mundo. As coordenadas são exibidas em uma caixa no canto superior esquerdo, se a opção "Mostrar Coordenadas" estiver ativada na tela de configurações do jogo ou /gamerule showcoordinates true é usado.

Interpretando coordenadas[editar | editar código-fonte]

O ponto de origem marca o ponto zero para as coordenadas X e Z. Portanto, pode ser considerada como a coordenada 0,0:

  • Eixo X = 0
  • Eixo Z = 0

Conforme o jogador viaja para o sul, o número do eixo Z aumenta; viajar para o norte o diminui. Da mesma forma, o número do eixo X aumenta conforme o jogador viaja para o leste e diminui conforme viaja para o oeste.

Conforme a elevação do jogador aumenta, o número do eixo Y aumenta e, conforme a elevação do jogador diminui, esse número diminui.

A coordenada Y funciona um pouco diferente das coordenadas x e z em termos de geração. Normalmente, o jogador não gera na coordenada Y 0. Em vez disso, Y=63 é o nível do mar da água na Superfície, Y=31 é o nível do mar de lava no Nether, e Y=11 é o nível de inundação do mar de lava na Superfície. Para esclarecer: o nível do mar é 63, 11 ou 31, que se refere à posição do bloco de água/lava do topo é 62, 10 ou 30.

As coordenadas do jogador são na verdade as coordenadas do centro na parte inferior da caixa de colisão do jogador. Quando o visor mostra que está em Y=63, os pés do jogador estão em Y=63 e os olhos do jogador estão em 64,62.

Uso de coordenadas[editar | editar código-fonte]

As coordenadas podem ter uma variedade de usos.

Depois que os jogadores estabelecem as bases, eles podem anotar suas coordenadas antes de partir para a exploração. Então, se eles se perderem ou resurgirem, eles podem encontrar o caminho de volta para suas bases referindo-se a essas coordenadas.

As coordenadas são freqüentemente usadas ao compartilhar sementes de nível para dar instruções sobre onde ir para encontrar coisas.

A exibição de coordenadas pode ser desabilitada usando o comando /gamerule reducedDebugInfo true:

Debug screen without coordinates.png

Para a Edição Bedrock, /gamerule showcoordinates true se aplica.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Edição Java Alpha
v1.2.3 As coordenadas agora aparecem na tela de depuração.
Edição de Console Legado
TU1 CU1 1.0 Patch 1 1.0.1 As coordenadas são exibidas no canto superior de um mapa.