Caverna

De Minecraft Wiki
Uma caverna com um Zumbi.

Cavernas, túneis, ou grutas são características de terreno muito comuns geradas na Superfície e no Nether que são geralmente encontradas no subsolo. Elas são espaços abertos de vários formatos e tamanhos que as vezes se cruzam com umas as outras com diferentes estruturas geradas, criando vastos sistemas de cavernas. Elas frequentemente possuem muitos minérios e são ótimos lugares para reunir recursos, mas podem ser perigosas, devido aos mobs hostis que aparecem na escuridão.

Geração[editar | editar código-fonte]

Cavernas são estruturas do subsolo que consiste em fragmentos gerados aleatoriamente de blocos de ar e de fontes de lava (na camada 10 e abaixo), esvaziando uma área e expondo outros blocos gerados com o terreno (como pedras e veios minerais) no interior. Sua estrutura geralmente consiste em uma série de túneis irregulares que se ramificam e se enrolam em outras direções, que podem se conectar à superfície, criando entradas naturais para a caverna. Em biomas de selva, trepadeiras são geradas em cavernas próximas à superfície. A areia geralmente cai em cavernas geradas perto da superfície de um deserto ou praia; crateras na areia podem alertar o jogador para cavernas abaixo da superfície. As cavernas não podem cortar areia vermelha nem blocos de neve, apesar de gerarem como bloco de superfície em vários biomas. [1]

As cavernas geram em qualquer altitude até o nível Y=129 e podem abranger desde a superfície até a rocha-mãe (nível Y=5). Eles frequentemente cruzam estruturas geradas, como outras cavernas, masmorras, ravinas e minas abandonadas.

Cavernas e ravinas são capazes de gerar debaixo d'água.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

As cavernas podem ser classificadas nos seguintes tipos de sistemas de cavernas:

Trincheira[editar | editar código-fonte]

Uma trincheira naturalmente gerada com duas ravinas rasas no topo de cada uma, usando a opção de mundo customizada.

Trincheiras são estruturas cavernosas que geram em biomas de montanha e savanas destruídas. Elas podem as vezes cruzar e abrir em grandes sistemas de cavernas. Essas são extremamente raras em mundos comuns sem a opção de mundo customizado e geralmente têm pisos correspondentes ao bioma (geralmente grama). Elas geralmente têm pouco impacto na jogabilidade, pois raramente contêm algo de valor além de ferro e carvão.

Caverna pequena[editar | editar código-fonte]

Uma caverna pequena gerada abaixo do gelo.

Pequenas cavernas estão localizadas principalmente perto do nível do mar e é improvável que estejam ligadas com outras cavernas. Por causa de sua relativa superficialidade, é improvável que eles contenham algo mais raro do que pequenos depósitos de minérios básicos, como carvão e ferro . Essas cavernas podem ter várias entradas que são naturalmente iluminadas pela luz solar ou da lua. Esse tipo de caverna quase sempre apresenta poças de água/lava dentro, provavelmente causadas pela geração da própria água.

Caverna média[editar | editar código-fonte]

Uma caverna média com um Esqueleto.

Cavernas de tamanho médio são geralmente achadas ao alcance de outras cavernas, muitas vezes menores e abundantes, que são acessíveis por meio da mineração. Essas cavernas frequentemente possuem grandes depósitos de minérios básicos ao lado de depósitos com minérios mais raros. Elas também tem regularmente, no mínimo pequenos fluxos de água e lava assim como a presença de pequenas masmorras.

Caverna grande[editar | editar código-fonte]

Esses são vastos sistemas subterrâneos, encontrados geralmente perto da rocha-mãe. Eles carregam grandes depósitos de qualquer tipo de minério - com raros materiais, como diamantes e esmeraldas. Note que o minério de esmeralda é exclusivamente gerado em biomas montanhosos. Tais sistemas contêm um número de lagos de todos os tipos, assim como a presença de fluxos de lava e água.

Há pouca ou nenhuma diferença entre cavernas pequenas, médias e grandes que não sejam o tamanho e a complexidade.

Caverna cilíndrica[editar | editar código-fonte]

Uma caverna cilíndrica acima do solo.

Durante o processo de geração de terreno, grandes cavernas simétricas e cilíndricas de vários tamanhos raramente pode ser criado no subterrâneo, que muitas vezes se fundem com outros sistemas de cavernas. Estes tipos incomuns de cavernas podem variar de cerca de 1 a 22 blocos de altura, e de cerca de 13 a 30 blocos de diâmetro, embora este último é bastante raro. Apesar de não ser particularmente interessante, do ponto de vista de mineração, eles podem não parecer naturais e irregular em comparação com o terreno circundante. Enquanto o menor raramente contêm muitos minérios, o maior pode ser bastante útil para a mineração como a sua área de superfície pura rivaliza com a de uma ravina de tamanho médio-grande.

Raramente, masmorras e fortalezas podem ser encontradas nessas cavernas.

Ravina[editar | editar código-fonte]

Ravinas são altas e longas fendas de ar, geralmente medindo em torno de 27 a 62 blocos de altura, 85 a 127 blocos de comprimento e tipicamente com menos de 15 blocos de largura. Ravinas podem ter pequenas saliências ao longo do topo. Eles podem ser encontrados nos níveis 10 a 72, às vezes aparecendo na superfície do mundo ou debaixo d'água, formando desfiladeiros. Elas podem ir fundo no subsolo, às vezes gerando slimes ou expondo minério de diamante. Se elas atingirem uma profundidade suficiente, também poderão ser pavimentados pelos lagos de lava no nível 10. As ravinas podem cortar do nível da superfície até a rocha-mãe, especialmente visível no tipo de mundo amplificado. Ravinas também podem ser encontradas em oceanos ou rios com uma cachoeira do rio/oceano caindo neles. Ravinas podem aparecer no oceano com blocos de magma no fundo formando colunas de bolhas.

Ravinas podem se conectar a cavernas, masmorras, minas abandonadas e qualquer outra estrutura gerada. Devido à grande área de superfície de suas paredes, as ravinas costumam ter água e/ou lava fluindo por elas (de fontes nas paredes, lagos subterrâneos ou aberturas para o mar). Uma ravina que cruza um rio ou rio congelado corta o rio com paredes de pedra para acomodar a ravina.

Na Edição Bedrock, as ravinas quase sempre vão até a rocha-mãe, o que faz com que a lava seja gerada no fundo. Isso significa que as ravinas que aparecem nos biomas das montanhas parecem maiores. A obsidiana geralmente se forma no fundo quando as fontes de água fluem para a lava. Como as ravinas atingem abaixo da coordenada Y=15, é possível encontrar diamantes perto do fundo.

Entrada gigante[editar | editar código-fonte]

Uma entrada gigante.

Essas cavernas possuem um grande buraco como uma entrada e muitas vezes logo depois contém um espiral para baixo, contendo minérios como carvão e ferro. Raramente, essas entradas podem ir quase em linha reta para baixo, mostrando minérios raros.

Caverna conectada[editar | editar código-fonte]

Uma caverna conectada de tamanho médio com duas semi-camadas. As tochas foram colocadas pelo jogador.

As cavernas conectadas são cavernas grandes e espaçosas, que geralmente são o resultado de quando várias cavernas pequenas se fundem, criando uma caverna grande, bagunçada e única. Elas são semelhantes às grandes cavernas, exceto mais bagunçadas e espaçosas, com diferentes camadas. Essas cavernas conectadas geralmente têm cachoeiras ou quedas de lava saindo do teto da caverna, às vezes até as duas. Eles também têm diferentes "camadas de piso", o que significa que a caverna tem diferentes camadas de pedra que podem ser acessadas uma na outra caverna conectada, simplesmente empilhando blocos. Cavernas conectadas geralmente têm de duas a quatro camadas. Geralmente, pequenos sistemas regulares de cavernas próximas se conectam a uma caverna conectada. As cavernas podem se conectar a uma caverna conectada de qualquer direção, inclusive de cima. Cavernas conectadas não são significativamente raras.

Caverna de acesso ao mar[editar | editar código-fonte]

Um exemplo de uma caverna ligada ao mar

Essas cavernas estão conectadas e são acessadas a partir do mar. Essas são entradas fundamentalmente subaquáticas às cavernas e, geralmente, são grandes ravinas do que as cavernas reais. Quando iluminados por blocos de magma, eles permitem que o jogador os veja da superfície do oceano. Como as cavernas geralmente geram especificamente para evitar a água, as verdadeiras cavernas de acesso ao mar são raras e a maioria é formada por blocos de gravidade em colapso.

Lagos subterrâneos[editar | editar código-fonte]

Lagos de água[editar | editar código-fonte]

Um lago de água subterrâneo.
Uma caverna com água fluindo para dentro.

Encontrado em qualquer parte do mundo, lagos subterrâneos de água são os tipos mais comuns de lago. Lagos de água podem gerar 1 a 20 blocos abaixo da superfície, e são geralmente visíveis da superfície e não é particularmente difícil de se deparar com um, e pode gerar em todo o caminho até o nível da rocha-mãe.

Lagos de lava[editar | editar código-fonte]

Esses são similares ao lagos de água, e podem gerar em todas as camadas. blocos de pedra geralmente geram em volta deles.

Oceanos de lava[editar | editar código-fonte]

Um exemplo de um oceano de lava subterrâneo.
Um oceano de lava dentro de uma ravina.

Da mesma forma que os oceanos aquáticos substituem todos os blocos de ar abaixo de uma certa altitude na superfície, quando a profundidade é suficiente em uma caverna, todos os blocos que gerariam como ar, em vez, geram como lava.

Edição Java pre-Classic
Demonstração técnica do cave gameDesenvolvimento no "Cave Game" começou; cavernas são mostradas.
Edição Java Classic
0.0.3aAdicionado cavernas.
25 de Agosto de 2009As cavernas são mostradas como mais longas e mais estreitas.
Foi demonstrado que cavernas maiores estão localizadas no subsolo.
0.24_SURVIVAL_TESTAdicionadas as alterações na caverna acima.
Edição Java Indev
0.31 (22 de Janeiro de 2010)As cavernas não são mais preenchidas com água.
Edição Java Infdev
27 de Fevereiro de 2010Removido cavernas.
25 de Março de 2010Cavernas foram reimplementadas.
27 de Março de 2010Removido cavernas novamente.
16 de Junho de 2010Novamente cavernas reimplementadas.
As cavernas agora estão agrupadas em vez de aleatórias.
As cavernas têm de 1 a 5 saídas, permitindo várias fugas.
As cavernas estão agora tão agrupadas que uma caverna pode ser descrita como "queijo suíço".
Mais fontes de água e lava geram em cavernas.
Os túneis têm uma variedade maior de espessura.
17 de Junho de 2010, 2Cascalho e terra agora podem ser encontrados em cavernas.
Edição Java Alpha
1.0.3As cavernas agora têm ruídos ambientais, como gemidos e assovios de trem.
1.2.6Piscinas de água e lava agora podem ser encontradas em cavernas.
Edição Java Beta
1.2Os minérios agora podem ser encontrados com mais frequência nas paredes das cavernas.
Edição Java
1.4.212w38aMorcegos adicionados e são o único mob passivo a aparecer em cavernas escuras.
12w38bNovos sons de caverna adicionados.
1.7.213w36aA geração de cavernas foi aprimorada, tornando as cavernas menos densas e interconectadas.[2]
1.814w02aAs cavernas agora geram granito, diorito e andesito abaixo de Y=80, em abundância semelhante ao cascalho ou terra.
14w20aAs cavernas agora geram na superfície do deserto, mesa, mega taiga e biomas de cogumelos.
14w32aAs cavernas que emergem nos biomas de mesa agora geram com arenito vermelho em vez de arenito.
1.1016w20aAs cavernas agora não são mais geradas com arenito no teto, quando surgem na areia de qualquer tipo. A areia mostra partículas de areia instáveis, até que seja perturbada.
1.1318w08aCavernas e ravinas agora podem gerar embaixo d'água.
Edição Pocket Alpha
0.9.0build 1Adicionado cavernas.
Edição Bedrock
1.2.0beta 1.2.0.2Adicionado cavernas.
1.4.0beta 1.2.14.2Ravinas agora podem gerar em baixo d'água.
beta 1.2.20.1Cavernas agora podem gerar embaixo d'água.
Edição de Console Legado
TU1CU11.0Patch 1Adicionado cavernas.
New Nintendo 3DS Edition
0.1.0Adicionado cavernas.

Problemas relacionados com "Caverna" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • Areia e arenito, assim como estruturas geradas, pode juntar-se com cavernas.
  • Nos biomas de selva, vinhas geram em cavernas perto da superfície.
  • Embora minérios são abundantes em cavernas e muitas vezes exigem pouco trabalho para consegui-los, muitas vezes contêm pouco minério, como a caverna corta através deles quando ele foi gerado.
  • Areia muitas vezes cairá em cavernas geradas perto da superfície de um deserto ou na praia e assim como crateras em um deserto irá alertar o jogador para cavernas abaixo da superfície.
  • Raramente, cavernas próximas da superfície podem ser geradas com uma camada de grama (que mais tarde se tornará terra com a escuridão). Estas não são cavernas reais, mas sim "saliências fechadas-over", gerados apenas em colinas extremas. Estes são tecnicamente invertido ilhas flutuantes.
  • Ruídos ambientes podem ser emitidos em cavernas escuras.

Veja também[editar | editar código-fonte]