Captura de tela

De Minecraft Wiki
Uma captura de tela feita dentro do jogo, usando F1 para ocultar o heads-up display.

Capturas de tela são imagens capturadas dentro do jogo ao pressionar (por padrão) a tecla F2 ou Fn+F2 para Macs e alguns outros teclados. Capturas de tela são salvas automaticamente na pasta "screenshots" dentro do diretório .minecraft.

Como outras teclas de controle no Minecraft, a tecla de captura de tela pode ser personalizada (em "Opções.. Controles... Miscelânea"), então procure lá se a tecla padrão não fizer nada.

Sistema de registro de data e hora[editar | editar código-fonte]

Capturas de tela são salvas como arquivos .png com um formato de nomeação baseado nas data e hora atuais: AAAA-MM-DD_HH.MM.SS.png. Por exemplo, uma captura de tela feita em julho 8, 2020, às 4:47:28 pm será nomeada como "2020-07-08_04.47.28.png". Se várias capturas de tela são salvas no mesmo segundo, um número de revisão é acrescentado ao nome do arquivo (por exemplo, "2020-07-08_04.47.28_1.png" é a segunda captura de tela feita nessa hora).

Opções da captura de tela[editar | editar código-fonte]

É possível alterar quais recursos são incluídos na captura de tela ao pressionar as teclas de controle. Por padrão, as capturas de tela serão exatamente iguais à tela durante um jogo normal.

Tecla de Controle Função
F1 Oculta os elementos do HUD tais como barras de saúde, fome e experiência, e quaisquer itens que estejam sendo segurados. No multijogador também oculta o chat do servidor e as etiquetas de nome dos jogadores.
F3 Mostra a tela de depuração. Isto exibe coordenadas, contagem de entidades e outras várias coisas. Pressione ⇧ Shift+F3 ṕara abrir a tela de depuração com gráfico de depuração.

Armazenamento[editar | editar código-fonte]

No Windows, as capturas de tela são salvas em .minecraft\screenshots dentro da pasta AppData/Roaming. Esta pasta pode ser acessada ao digitar %appdata%\.minecraft\screenshots na barra de endereços do Explorador de Arquivos.

Para a versão Windows 10 da Edição Bedrock, pressione ⊞ Win+G para abrir a janela de configurações do jogo. Em Game Capturing, clique no botão da câmera para fazer uma captura de tela. Aparecerá então uma notificação do Windows exibindo onde a captura de tela foi salva. A pasta padrão de capturas de tela é C:\Users\<nome do usuário>\Videos\Captures.

No macOS, as capturas de tela são guardadas em ~/Library/Application Support/minecraft/screenshots, e no Linux em ~/.minecraft/screenshots.

A pasta de capturas de tela também pode ser acessada indo em "Pacote de Recursos" no menu de configurações, clicando em "Abrir pasta de pacote de recursos", e voltando um nível.

Edição Java Alpha
v1.2.0?A função de captura de tela foi implementada. Originalmente a tecla F1 tinha que ser mantida pressionada para fazer capturas de tela.
Edição Java Beta
1.2Capturas de tela podem ser feitas usando a tecla F2 sem ter que antes manter pressionada a tecla F1.
1.2_02Pressionar ⇧ Shift+F2 ativava uma função experimental inacabada de captura de tela que tentava gerar uma imagem TGA enorme de 645 megapixels com uma resolução de 36,450×17,700 pixels.[1] Pressionando esta combinação de teclas faria com que o cliente congelasse por um instante, exibindo várias linhas cortadas da vista atual, ou travar, dependendo da quantidade de memória RAM disponível. Durante este tempo, o jogo tentaria gerar um arquivo de 1,8 GB de tamanho que poderia acabar corrompido.
1.5A falha da captura de tela foi corrigida.
Edição Java
1.6.1?A capacidade para escolher um caminho personalizado para a pasta de dados do Minecraft foi adicionada.