Aqueduto

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Canalizador)

Um Aqueduto (português brasileiro) ou Conduto (português europeu) é similar a um sinalizador que provê o poder do conduíte e ataques a criaturas hostis submersas.

Os aquedutos caem como item quando quebrado com qualquer ferramenta ou à mão, mas uma picareta é a maneira mais eficiente.

Criação[editar | editar código-fonte]

Ingredientes Receita de Criação
Concha de náutilo +
Coração do mar

Poder do conduíte[editar | editar código-fonte]

Quando ativo o aqueduto dá o poder do conduíte para todos os jogadores quando na chuva[Java e Console Legado apenas] ou na água, dentro de um raio de 32-96 blocos. Este efeito para a queda da respiração, dá visão noturna abaixo d'água e acrescenta velocidade de mineração, porém a velocidade de mineração é menor do que a do encantamento. Dentre as vantagens do aqueduto, ele também mata qualquer inimigo dentro de seu raio. O aqueduto pode ser ativado em qualquer bioma, altura e/ou profundidade.

Para ativar o aqueduto, ele precisa estar no centro de uma área 3x3x3 de água, na qual ele deve estar encapsulado no centro da estrutura. A estrutura é erguida da forma como mostrada nas imagens a seguir.

Os blocos em verde e vermelho são apenas para se medir melhor a estrutura.

O efeito do raio do aqueduto é de 16 blocos para cada 7 blocos incluídos na estrutura, além disso ele não será ativado até atingir o mínimo de 16 blocos na estrutura. Assim, estende-se para 48 o raio e 21 blocos na estrutura, 64 o raio e 28 blocos na estrutura, 80 o raio e 35 blocos na estrutura e 96 o raio e 42 blocos na estrutura. Um cubo completo também traz vantagens adicionais de atacar criaturas dentro de 8 blocos do aqueduto para 4Heart.svgHeart.svg a cada 2 segundos, se eles estiverem em contato com água ou chuva.

Outros blocos usados como parte da estrutura (incluindo escadas de prismarino, laje e laje dupla) não tem efeito na ativação da estrutura. Qualquer bloco que esteja além da estrutura 5x5x5 não produzirá efeitos adicionais.

Luminosidade[editar | editar código-fonte]

Aquedutos emitem uma luz de nível 15, o maior nível de luminosidade no jogo. Estando ativo ou não.

História[editar | editar código-fonte]

Edição Java
1.1318w15aAdicionado os aquedutos.
18w16aOs efeitos de partícula foram mudados da versão anterior.
18w19aAquedutos agora produzem som.
18w20bO olho do aqueduto mostra quando está "olhando" para uma criatura.
18w20cPrismarino escuro agora pode ser usado para ativar o aqueduto.
1.13.118w31aAquedutos estão agora devidamente "alagado"C.
Edição Bedrock
1.5.0beta 1.5.0.1Adicionado o aqueduto.
beta 1.5.0.4Aquedutos agora produzem som.
Edição de Console Legado
TU691.76Patch 38Adicionado o arqueduto.

Problemas relacionados com "Aqueduto" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Quando é ativado, o aqueduto exibe a textura do Coração do Mar em seu centro.