Códigos de formatação

De Minecraft Wiki
Disambig color.svg Esse artigo fala sobre o sistema de formatação baseado em § legado. Para o sistema JSON moderno, veja Formato de texto JSON bruto.
Um livro mostrando as possíveis opções de formatação com o caractere que as executa.

Códigos de formatação, também conhecido como códigos de cores, adicione cores e modificações ao texto no jogo.

O texto no Minecraft pode ser formatado em parágrafo (§). Na Edição Bedrock, o parágrafo pode ser inserido em placas, nomes de mundo, renomeando itens e no bate-papo. Na Edição Java, parágrafos podem ser usados no server.properties, pack.mcmeta, títulos de mundo e nomes de servidores. programas externos pode ser usado para inseri-lo em outros locais.

O texto pode ser formatado usando o sinal de seção (§) seguido por um caractere. Um símbolo § seguido por um dígito hexadecimal na mensagem informa ao cliente para trocar as cores enquanto exibe o texto. Na Edição Bedrock, o símbolo § pode ser usado em qualquer entrada de texto, enquanto na Edição Java, pode ser usado no server.properties,títulos de mundo no pack.mcmeta, e nomes de servidores.

Na Edição Java, se um código de cor for usado após um código de formatação, o código de formatação será desabilitado além do ponto do código de cor. Por exemplo, §cX§nYexibe como XY, enquanto que §nX§cY exibe como XY. Portanto, ao usar um código de cores em conjunto com um código de formatação, certifique-se de que o código de cores seja usado primeiro e reutilize o código de formatação ao alterar as cores.

Na Edição Bedrock, os códigos de formatação persistem após um código de cor. Além disso, se um código ofuscado for usado e um código de redefinição não for usado antes do final da linha, a GUI do cliente continua a ofuscar o texto após o MOTD e na exibição do número da versão:

Motd scramble bug.png

Códigos de cores[editar | editar código-fonte]

Dígito hexadecimal para mapeamento de cores. Use § seguido da letra/número da cor correspondente; por exemplo. §E lhe dará amarelo.

As mensagens enviadas do servidor para o cliente podem conter códigos de cores, que permitem colorir o texto para diversos fins.

Um sinal de seção (§) seguido de um dígito hexadecimal na mensagem diz ao cliente para mudar de cor enquanto exibe texto.

Código Nome Cor do primeiro plano Cor de fundo Versão
R G B Hex R G B Hex
§0 black 0 0 0 000000 0 0 0 000000
§1 dark_blue 0 0 170 0000AA 0 0 42 00002A
§2 dark_green 0 170 0 00AA00 0 42 0 002A00
§3 dark_aqua 0 170 170 00AAAA 0 42 42 002A2A
§4 dark_red 170 0 0 AA0000 42 0 0 2A0000
§5 dark_purple 170 0 170 AA00AA 42 0 42 2A002A
§6 gold 255 170 0 FFAA00 42 42 0 2A2A00 [EJ apenas]
64 42 0 402A00 [EB apenas]
§7 gray 170 170 170 AAAAAA 42 42 42 2A2A2A
§8 dark_gray 85 85 85 555555 21 21 21 151515
§9 blue 85 85 255 5555FF 21 21 63 15153F
§a green 85 255 85 55FF55 21 63 21 153F15
§b aqua 85 255 255 55FFFF 21 63 63 153F3F
§c red 255 85 85 FF5555 66 21 21 3F1515
§d light_purple 255 85 255 FF55FF 63 21 63 3F153F
§e yellow 255 255 85 FFFF55 63 63 21 3F3F15
§f white 255 255 255 FFFFFF 63 63 63 3F3F3F
§g minecoin_gold 221 214 5 DDD605 55 53 1 373501 [EB apenas]

Códigos de formatação[editar | editar código-fonte]

Código Nome Compatível

com Bedrock

Compatível

com Java

§k Ofuscado Yes Yes
§l Negrito Sim Sim
§m Tachado Não[1] Sim
§n Sublinhado Não[1] Sim
§o Itálico Sim Sim
§r Reset Sim Sim

Os caracteres aleatórios colocados após §k têm sempre a mesma largura dos caracteres originais. Por exemplo, qualquer caractere aleatório circulado em que a letra "m" seria caracteres largos, enquanto qualquer caractere aleatório no lugar de um "i" seria caracteres estreitos.

§r redefine os estilos dos seguintes caracteres; por exemplo., §nXXX§rYYY exibe como XXXYYY.

Digitando[editar | editar código-fonte]

Para inserir "§" no Windows com a maioria dos teclados em inglês dos EUA/Reino Unido, digite Alt + NUMPAD2NUMPAD1 (alt code no cp437). Para qualquer outro teclado, a versão ANSI do Windows Alt + NUMPAD0NUMPAD1NUMPAD6NUMPAD7 frequentemente funciona.

  • Se EnableHexNumpad está habilitado no registro do Windows, Alt + NUMPAD+ANUMPAD7 (usando o teclado principal para "A") funciona para qualquer idioma por ser Unicode.
  • Em um Mac com teclado americano, digite ⌥ Option + 6 (ou ⌥ Option + 5 para EUA ampliado). Para qualquer outro teclado, digite ⌥ Option + 00a7.
  • No Linux com o compose key ativado, digite Composeso. O símbolo também pode ser digitado usando atalhos Unicode: Control + ⇧ Shift + u00a7.
  • Para inserir "§" em um Nintendo Switch, selecione os idiomas (ícone do globo), role até a parte inferior para encontrar o idioma dos "Símbolos" e selecione Página 2 para encontrar o símbolo à direita na linha inferior.

Quando parte detexto JSON, o símbolo pode ser escrito como \u00A7 ou \u00a7.

Alternativamente na Edição Bedrock, o personagem pode ser copiado desta página (§), e Ctrl + V (Windows) ou ⌘ Cmd + V (macOS) pode ser pressionado para colar o personagem em um livro. Observe que colar faz não trabalhar em tudo (por exemplo, bate-papo, blocos de comando, nomes de mundo).

Nas versões Edição Java Classic early, o character usado era & ao invés de §.[2]

Texto de exemplo[editar | editar código-fonte]

O texto a seguir pode ser colado em um livro (antes da 1.14) para produzir o que é mostrado na imagem:

§nMinecraft Formatting

§r§00 §11 §22 §33
§44 §55 §66 §77
§88 §99 §aa §bb
§cc §dd §ee §ff

§r§0k §kMinecraft
§rl §lMinecraft
§rm §mMinecraft
§rn §nMinecraft
§ro §oMinecraft
§rr §rMinecraft

Minecraft Formatting.gif

Uso no server.properties e pack.mcmeta[editar | editar código-fonte]

Para obter um MOTD colorido ou formatado, \u00A7 deve ser usado em vez de §; por exemplo, §5 seria \u00A75. A lista completa deles está listada abaixo. As cores podem ser usadas em conjunto com a formatação. A formatação deve ser feita após a cor.

Dado que o arquivo pack.mcmeta aceita texto JSON bruto como descrições, o uso de § pode ser substituído por componentes de texto com cores e estilos diferentes, embora usando § ainda funciona.

Código Nome oficial
MOTD code
§0 Black \u00A70
§1 Dark Blue \u00A71
§2 Dark Green \u00A72
§3 Dark Aqua \u00A73
§4 Dark Red \u00A74
§5 Dark Purple \u00A75
§6 Gold \u00A76
§7 Gray \u00A77
§8 Dark Gray \u00A78
§9 Blue \u00A79
§a Green \u00A7a
§b Aqua \u00A7b
§c Red \u00A7c
§d Light Purple \u00A7d
§e Yellow \u00A7e
§f White \u00A7f
§k Obfuscated \u00A7k
§l Bold \u00A7l
§m Strikethrough \u00A7m
§n Underline \u00A7n
§o Italic \u00A7o
§r Reset \u00A7r
\n Extra line \n

Compatibilidade com versões mais antigas[editar | editar código-fonte]

Os códigos de formatação podem ser usados no motd em uma linha em um arquivo server.properties, mas os sinais de seção devem ser escapados como \u00A7. Se um parágrafo de seção for inserido diretamente, o servidor o substituirá por \u00C2\u00A7 (§); os clientes exibirão o caractere \u00C2 como um ponto de interrogação. Exclua o caractere \u00C2 cno MOOD, se houver vários pontos de interrogação: isso acontecerá se algo não for compatível.

Use em pacotes de idiomas personalizados[editar | editar código-fonte]

Os códigos de formatação podem ser usados para colorir nomes e descrições em arquivos de idiomas usando § então qualquer um dos números/letras exibidos acima. Isso também é usado em end.txt e credits.txt. Um exemplo disso é §dDiamante para fazer o nome de um diamante aparecer como Diamond.

Desde a Edição Java 1.16, §r não pode mais ser usado para remover itálico de marcas de tradução personalizadas em arquivos de idioma. Por exemplo, se a etiqueta de tradução "item.example.teste": "§rTeste Item" é aplicado ao Name exibe dados de um item personalizado ({display:{Name:'{translate:"item.example.teste"}'}), ainda aparece como Teste Item ao invés de simplesmente Teste Item. Isso não se aplica a nenhuma outra opção de formatação.

Use em nomes de mundo[editar | editar código-fonte]

Com o uso de ferramentas externas, como NBTExplorer, nomes de mundo podem ter cores e códigos de formatação personalizados. Para modificar o nome, escolha a etiqueta LevelName no mundo level.dat. Neste exemplo, LevelName está configurado para §1R§2e§3d§4s§5t§6o§7n§8e §9C§ar§be§ca§dt§ei§fo§1n§2s.

Além disso, o jogador pode renomear a pasta do mundo para conter um dos códigos. No menu de seleção de mundo, a cor ou efeito especificado aparece.

O jogador também pode usar um pacote de recursos com um § já no nome do mundo ao criar um mundo e tudo o que o usuário precisa fazer é mudar ou alterar o código de cor após o §.

Na Edição Bedrock, o jogador tem permissão para usar um § dentro do nome do mundo ao criar o mundo. Isso permite o uso de cores personalizadas e códigos de formatação dentro do nome do mundo sem a necessidade de modificar o jogo.

Use nos nomes dos servidores[editar | editar código-fonte]

Com o uso de uma ferramenta de terceiros, como o NBTExplorer, os nomes dos servidores podem ter cores personalizadas. Para utilizar essa funcionalidade, selecione o atributo Name no arquivo servers.dat dentro do diretório .minecraft usando uma ferramenta de terceiros. No exemplo a seguir, a etiqueta Name está configurado para §4§lMinecraft §6§lServer:

ColouredServer.PNG

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os códigos de cores correspondem quase exatamente, em ordem, às 16 cores disponíveis usando um Adaptador de gráficos coloridos (CGA), como lançado em 1981. Somente a cor 6 difere; a exceção de fórmula para a cor 6 no Minecraft –
     #FFAA00 – difere do feito para CGA –
     #AA5500.

  1. a b MCPE-41729
  2. IRC logs on Archive.org; #minecraft.20090619.log. "P7:43:58 <Notch> Quatroking: want to know a secret?" [...] "P7:44:44 <Notch> /say He&1llo&f, world! &bHOW ARE YOU!?" [...] "P7:45:52 <Notch> it's the ega palette, almost" (June 20, 2009, 00:43:58 UTC)