Borda do mundo

De Minecraft Wiki
World border
Worldborderanimation.gif
Esse artigo fala sobre a borda personalizável. Para o limite físico do mundo jogável, veja Limite do mundo. Para o fenômeno que existia antes do Beta 1.8, veja Far Lands. Para o comando, veja Comandos/worldborder.

A borda do mundo é a atual fronteira de um mundo do Minecraft.

Aparência

A borda do mundo aparece como listras estreitas, diagonais e animadas. Quando a borda não está se movendo, as listras são de uma cor aqua translúcida. Se a borda estiver se expandindo, as listras aparecerão verdes; se a borda estiver diminuindo, as linhas aparecem em vermelho.

Tamanho

A borda do mundo é essencialmente uma caixa delimitadora gigante; por padrão, seu centro está nas coordenadas X / Z: 0 , com uma largura e comprimento de quase 30 milhões (29.999.984) de blocos de ambas as extremidades. Seus efeitos cessam a uma altitude de aproximadamente Y = 231 - 1 (2,147 bilhões, ou 2.147.483.647), embora não seja mais exibido visualmente abaixo de Y: 0 e acima Y: 255.

Com comandos, o tamanho e a posição da borda podem ser modificados. A borda do mundo sempre se comporta em incrementos de bloco completo, mesmo se estiver configurada para um bloco parcial. Seu tamanho e localização padrão permanecem os mesmos em todas as três dimensões padrão. As dimensões personalizadas podem ter tamanhos individuais. Se estiver no Nether, aparece vermelho, independentemente de a borda estar se expandindo, diminuindo ou não.

Efeitos

Em entidades

A maioria das entidades, com exceção de alguns projéteis, são incapazes de se mover através da fronteira do mundo.

Se um ejetor ou liberador for colocado de forma que fique diretamente voltado para a borda da borda, então itens, projéteis, TNT, etc. podem ser disparados para fora da borda da borda. Todos os itens disparados de um distribuidor flutuam no ar; se um item é descartado do inventário do jogador, o item cai normalmente.

Se um mob é gerado de um dispensador por meio de um ovo de desova, o mob se comporta normalmente. Aranhas podem escalar a fronteira do mundo e endermans podem se teletransportar para fora dela.

Qualquer jogadores fora da fronteira mundial (com exceção daqueles no modo Criativo ou Espectador) sofrem danos constantes, desde que estejam fora da fronteira. A quantidade de dano depende da distância até a fronteira.

Embora os próprios jogadores não possam se mover através da borda do mundo, eles podem atravessá-la por outros meios, incluindo:

  • Deixando a borda do mundo ultrapassá-los, pois está encolhendo
  • Jogando uma pérola de ender através da borda
  • Montar um carrinho, barco, cavalo ou porco
  • Usando comandos como /teleport[inglês].
  • Dormindo próximo à borda do mundo
  • Comendo fruta do Coro perto da borda e sendo teletransportado para além dela.
  • Morrer e renascer, se o ponto de desova estiver fora da borda do mundo

Em blocos

Os jogadores não podem normalmente colocar e destruir blocos, nem interagir com objetos fora da fronteira do mundo, pois não há hitboxes. É "possível" colocar blocos fora da fronteira mundial, seja colocando o bloco contra um que está dentro da fronteira mundial ou usando comandos.

A maioria dos blocos ainda funciona fora da fronteira mundial e a maioria das engenhocas com redstone ainda funcionam também. As exceções incluem blocos em queda (como areia e cascalho), que caem como um item, e pistões ou funis, que simplesmente não funcionam. Explosões de TNT e outras fontes também funcionam normalmente, destruindo terreno fora da fronteira. Luz de tochas e outras fontes também não são afetadas.

Os líquidos fluem através da borda do mundo, desde que sejam colocados dentro da borda.

Os líquidos podem fluir pela borda e continuar fluindo até atingir seu limite de fluxo. Líquidos não podem ser colocados do lado de fora da fronteira[1] Líquidos colocados por meio de um ejetor flui normalmente. A mistura de água e lava com um ejetor resulta no fluxo de cada líquido terminando abruptamente, presumivelmente porque a pedra, pedregulho ou obsidiana que normalmente geraria não.

Comandos

Artigo principal: Comandos/worldborder
Set
/worldborder set <tamanhoEmBlocos> [tempoEmSegundos][inglês]
Define a borda em uma região quadrada com o tamanho especificado em blocos como largura e comprimento. Opcionalmente, um tempoEmSegundos pode ser especificado de forma que a borda aumente ou diminua da largura anterior até aquela definida no tempo especificado em segundos. Se tempoEmSegundos não for especificado, a borda do mundo muda imediatamente. Para redefinir o tamanho da borda global, defina tamanhoEmBlocos como 59.999.968. A borda ainda aumenta ou diminui e a animação é exibida mesmo se o jogo for pausado.
Center
/worldborder center <x> <z>[inglês]
Define o centro da área dentro da borda do mundo para as coordenadas <x> e <z> especificadas. Til (~) pode ser usado como uma coordenada relativa. Para redefinir o centro da borda do mundo, defina <x> e <z> como 0 (zero).
Add
/worldborder add <tamanhoEmBlocos> [tempoEmSegundos][inglês]
Adiciona ou subtrai tamanhoEmBlocos de / para a largura e comprimento da borda mundial atual. tamanhoEmBlocos pode ser um número positivo ou negativo. Opcionalmente, um tempoEmSegundos pode ser especificado de forma que a borda aumente ou diminua da largura atual para aquela que está sendo definida ao longo do tempo especificado em segundos.
Damage
/worldborder damage buffer <tamanhoEmBlocos>[inglês]
Define o número de blocos que um jogador pode estar com segurança fora da borda mundial antes de sofrer danos. O padrão é 5 blocos.
/worldborder damage amount <danoPorBloco>[inglês]
Define a quantidade de dano que um jogador sofre quando está fora da borda mundial mais o buffer da fronteira mundial. O padrão é 0,2 dano por segundo por bloco.
Warning
/worldborder warning time <tempoEmSegundos>[inglês]
Faz com que a tela fique vermelha quando a borda mundial em contração atinge o jogador dentro do tempo especificado. O padrão é 15 segundos. A tonalidade não é exibida se o usuário estiver usando gráficos rápidos.
/worldborder warning distance <tamanhoEmBlocos>[inglês]
Faz com que a tela fique tingida de vermelho quando o jogador está dentro do número especificado de blocos da borda mundial. O padrão é 5 blocos. A tonalidade não é exibida se o usuário estiver usando gráficos rápidos.
Get
/worldborder get[inglês]
Retorna a largura atual da borda mundial.

Histórico

Edição Java
1.8 24 de Abril de 2014Dinnerbone twitta uma prévia das texturas de borda do mundo "cintilantes", que foram feitas por Ryan Holtz.
14w17a Adicionada a borda mundial personalizável.
14w18a Os jogadores não podem mais interagir com blocos fora da borda mundial.
14w19a Comandos "Warning" e "Damage" adicionados.
Uma aura de advertência vermelha é vista quando se está a uma certa distância da borda mundial.
A borda no Nether agora tem o mesmo tamanho que no Mundo Superior.
Viajar para o Nether não cria mais novos portais fora da borda.
14w20a Se você estiver preso fora da borda mundial, é possível voar/andar livremente, embora você gradualmente perca corações. Não é possível caminhar livremente pela fronteira por dentro.
14w26a Comando "Add" adicionado.
14w29a Comando "Get" adicionado, que mostra o tamanho atual da borda.
Os blocos de comando não funcionam mais fora da fronteira. Não está claro se isso é um bug ou intencional.
14w30a Funis não funcionam mais fora da fronteira.
14w31a O parâmetro de tempo da mudança de tamanho da borda mundial agora pode ser maior.
Apenas jogadores sofrem danos fora da borda mundial.
Em breve na Edição Java
1.17 20w48a A borda do mundo agora segue o jogador verticalmente.[2]

Problemas

Problemas relacionados com "Borda do mundo" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades

  • A razão pela qual a fronteira do mundo padrão está em X / Z ± 29.999.984 é devido ao fato de que Dinnerbone colocou 1 chunk (16 blocos) abaixo da borda para evitar cair fora do mundo.[3]

Galeria

Referências

Veja também